segunda-feira, 12 de março de 2018

[Resenha - Coerência] Manhãs Esquecidas

Postado por Ju às 16:00
Título: Manhãs Esquecidas
Autora: Bianca Briguenti
Editora: Coerência
Número de páginas: 94

Clarisse embarca em sua mais nova jornada de emprego, em que teria de cuidar de uma doce senhora. Ao decorrer do tempo, a cuidadora encontra um diário curioso no qual uma jovem garota misteriosa relata com detalhes a vida de Elizabeth, sua avó, uma mulher conhecida na região por ser muito bondosa. Infelizmente, o destino dela fora traçado pela terrível doença nomeada Alzheimer. Buscando respostas pelo fato trágico e, enfrentando aos poucos o esquecimento de sua existência na mente da amada avó, a jovem, que prefere não se identificar inicialmente, se depara com diversas situações que lhe deixam atordoada, e que provam que ela nunca esteve sozinha. Mas, para isso, ela teve de aprender que sua fé não fora em vão, e que cada fato ocorrera a favor de um propósito.

Como prometido, trago hoje a resenha de Manhãs Esquecidas, alguns dias depois de ter dividido com vocês minhas primeiras impressões a respeito da obra.

Clarisse é uma garota que está muito nervosa pois começará em um novo emprego. Mesmo que não saiba exatamente o que a espera, está decidida a oferecer o seu melhor. Será a cuidadora de Cameron, que tem Alzheimer. E vai precisar morar com ela, já que Lourdes, a filha da senhora de quem vai cuidar, que foi quem a contratou, não reside no mesmo lugar.

Trata-se de uma personagem que não conhecemos com profundidade. Não dá para saber exatamente quem ela é, qual sua trajetória na vida nem nada do tipo... Mas dá para perceber que é dedicada e se permite amar seus semelhantes. Logo em seu primeiro dia de trabalho, encontra uma espécie de caderno com uma capa de couro marrom escura, não se aguenta de curiosidade e decide ler seu conteúdo. É é aí que começa a verdadeira história do livro.

O caderno contém um relato de uma garota de 14 anos que foi criada a vida toda pela avó, Elizabeth, já que seus pais morreram quando era muito pequena. A senhora começa a se esquecer de algumas coisas, acaba indo ao médico e fazendo uma série de exames que mostram que na parte física ela não tem nenhum problema... O que só confirma o diagnóstico de uma doença até então bem desconhecida, o Alzheimer.

Mesmo que a garota não se sinta preparada para lidar com aquilo, pois o médico lhe diz que sua avó chegará ao ponto de esquecer quem ela é, decide que não a abandonará e fará tudo o que estiver ao seu alcance para lhe oferecer uma vida digna. Agora seria sua vez de cuidar dela.

O enredo prendeu minha atenção desde o início, e levei só umas duas horas para ler o livro, que tem menos de 100 páginas. Embora tenha faltado aprofundamento nas personagens, a história transmite sentimentos. Me senti bem tocada pelo que li, embora não tenha chegado a chorar.

A edição está linda, as páginas são amarelas e a diagramação tem detalhes bem fofos. Em cada início de capítulo temos uma citação, claro que escolhi minha preferida para tirar uma foto e mostrar para vocês um pouco do livro.


Alzheimer é algo que me assusta bastante e por isso sempre procuro conhecer mais sobre o tema. Mas quanto mais leio sobre o assunto mais a doença me dá medo, acho muito cruel. Esta história, apesar de curtinha, mostra bem como ela se desenvolve, esclarecendo o que acontece em cada uma de suas fases.

A obra permite uma ótima reflexão sobre o amor, a caridade e a presença de Deus em nossas vidas. A autora é bem nova, tem apenas 15 anos, e se inspirou em sua falecida avó para escrever o livro. Espero que a Bianca continue escrevendo, ela ainda precisa amadurecer como autora mas já demonstrou que consegue prender a atenção do leitor; agora é só cuidar de outros aspectos da narrativa para trazer para nós histórias ainda mais envolventes e interessantes.

13 comentários:

  1. Que inspiração linda para escrever um livro, né? Só de ler isso já fiquei emocionada, só esse aspecto me parece forte o bastante. Por ser curtinha, já quero ler logo e acompanhar um pouquinho mais sobre essa história e essa doença que merece sim ser falada.

    ResponderExcluir
  2. Heey!

    Esse é um assunto que não vejo sendo muito retratado em livros, mas estou curiosa sobre a obra. Ótimas considerações.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já li alguns livros com essa premissa e chorei horrores com eles, acredito que também devoraria esse e com certeza também me tocaria. Não conhecia esse livro, mas mediantes as reflexões que ele traz ao leitor eu anoto a dica.

    Abraços
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parece bem emocionante a dica do livro, o tema é bem delicado e os personagens parecem bem carismáticos! Bem bacana o jeito como voce abordou sobre o livro na resenha e sobre o trabalho da autora, desejo sucesso nessa jornada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que interessante, eu não conhecia sobre o livro, mas parece ser uma leitura que vale a pena, parabéns pela resenha está ótima e essa diagramação está linda também. Adorei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju,
    Adorei conhecer suas impressões sobre esse livro e fiquei muito contente por você ter gostado dessa leitura. Eu acho que esse tema é muito interessante e tenho curiosidade em ler o livro por causa disso, já que minha avó faleceu após sofrer com essa doença.
    Gostei de saber que ela é rápida e permite uma ótima reflexão.
    Amei a resenha.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Não conhecia o livro mas fico feliz que gostou e apesar dos pontos negativos deu para perceber que é uma boa história carregada de emoção.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Que livro lindo, e curtinho é ótimo para se ler entre uma leitura e outra , ou como sempre faço: levo na bolsa para ler enquanto espero minha filha na terapia.
    Dica anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho pavor de Alzheimer. Meu pai teve, minhas tias tiveram, então sei que ele anda à espreita.
    Ler livro que traz essa doença como tema sempre me emociona e me angustia.
    Não conhecia esse livro. Vou anotar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju, não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários ele parece bem bacana, apesar de curtinho. Dicana anotada.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não conhecia a história, no entanto fiquei bem curiosa pelo assunto que traz. Pelo jeito a edição é linda mesmo, e sua impressões me deixaram bem animada em ler. Dica anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas pelo que vi, é um livro envolvente de leitura rápida. Gosto de livros assim! Adorei a resenha e anotei a dica!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Jú! Que livro curtinho, mas fiquei bem interessada em fazer a leitura, uau um texto de uma garota de 15 anos, que reflete sua própria experiência? Adorei. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo