Título: Manhãs Esquecidas
Autora: Bianca Briguenti
Editora: Coerência
Número de páginas: 94
Clarisse embarca em sua mais nova jornada de emprego, em que teria de cuidar de uma doce senhora. Ao decorrer do tempo, a cuidadora encontra um diário curioso no qual uma jovem garota misteriosa relata com detalhes a vida de Elizabeth, sua avó, uma mulher conhecida na região por ser muito bondosa. Infelizmente, o destino dela fora traçado pela terrível doença nomeada Alzheimer. Buscando respostas pelo fato trágico e, enfrentando aos poucos o esquecimento de sua existência na mente da amada avó, a jovem, que prefere não se identificar inicialmente, se depara com diversas situações que lhe deixam atordoada, e que provam que ela nunca esteve sozinha. Mas, para isso, ela teve de aprender que sua fé não fora em vão, e que cada fato ocorrera a favor de um propósito.
Como prometido, trago hoje a resenha de Manhãs Esquecidas, alguns dias depois de ter dividido com vocês minhas primeiras impressões a respeito da obra.
Clarisse é uma garota que está muito nervosa pois começará em um novo emprego. Mesmo que não saiba exatamente o que a espera, está decidida a oferecer o seu melhor. Será a cuidadora de Cameron, que tem Alzheimer. E vai precisar morar com ela, já que Lourdes, a filha da senhora de quem vai cuidar, que foi quem a contratou, não reside no mesmo lugar.
Trata-se de uma personagem que não conhecemos com profundidade. Não dá para saber exatamente quem ela é, qual sua trajetória na vida nem nada do tipo... Mas dá para perceber que é dedicada e se permite amar seus semelhantes. Logo em seu primeiro dia de trabalho, encontra uma espécie de caderno com uma capa de couro marrom escura, não se aguenta de curiosidade e decide ler seu conteúdo. É é aí que começa a verdadeira história do livro.
O caderno contém um relato de uma garota de 14 anos que foi criada a vida toda pela avó, Elizabeth, já que seus pais morreram quando era muito pequena. A senhora começa a se esquecer de algumas coisas, acaba indo ao médico e fazendo uma série de exames que mostram que na parte física ela não tem nenhum problema... O que só confirma o diagnóstico de uma doença até então bem desconhecida, o Alzheimer.
Mesmo que a garota não se sinta preparada para lidar com aquilo, pois o médico lhe diz que sua avó chegará ao ponto de esquecer quem ela é, decide que não a abandonará e fará tudo o que estiver ao seu alcance para lhe oferecer uma vida digna. Agora seria sua vez de cuidar dela.
O enredo prendeu minha atenção desde o início, e levei só umas duas horas para ler o livro, que tem menos de 100 páginas. Embora tenha faltado aprofundamento nas personagens, a história transmite sentimentos. Me senti bem tocada pelo que li, embora não tenha chegado a chorar.
A edição está linda, as páginas são amarelas e a diagramação tem detalhes bem fofos. Em cada início de capítulo temos uma citação, claro que escolhi minha preferida para tirar uma foto e mostrar para vocês um pouco do livro.
Alzheimer é algo que me assusta bastante e por isso sempre procuro conhecer mais sobre o tema. Mas quanto mais leio sobre o assunto mais a doença me dá medo, acho muito cruel. Esta história, apesar de curtinha, mostra bem como ela se desenvolve, esclarecendo o que acontece em cada uma de suas fases.
A obra permite uma ótima reflexão sobre o amor, a caridade e a presença de Deus em nossas vidas. A autora é bem nova, tem apenas 15 anos, e se inspirou em sua falecida avó para escrever o livro. Espero que a Bianca continue escrevendo, ela ainda precisa amadurecer como autora mas já demonstrou que consegue prender a atenção do leitor; agora é só cuidar de outros aspectos da narrativa para trazer para nós histórias ainda mais envolventes e interessantes.
Que inspiração linda para escrever um livro, né? Só de ler isso já fiquei emocionada, só esse aspecto me parece forte o bastante. Por ser curtinha, já quero ler logo e acompanhar um pouquinho mais sobre essa história e essa doença que merece sim ser falada.
ResponderExcluirHeey!
ResponderExcluirEsse é um assunto que não vejo sendo muito retratado em livros, mas estou curiosa sobre a obra. Ótimas considerações.
Beijos!
Já li alguns livros com essa premissa e chorei horrores com eles, acredito que também devoraria esse e com certeza também me tocaria. Não conhecia esse livro, mas mediantes as reflexões que ele traz ao leitor eu anoto a dica.
ResponderExcluirAbraços
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Olá! Parece bem emocionante a dica do livro, o tema é bem delicado e os personagens parecem bem carismáticos! Bem bacana o jeito como voce abordou sobre o livro na resenha e sobre o trabalho da autora, desejo sucesso nessa jornada!
ResponderExcluirBeijos
Nossa que interessante, eu não conhecia sobre o livro, mas parece ser uma leitura que vale a pena, parabéns pela resenha está ótima e essa diagramação está linda também. Adorei.
ResponderExcluirBeijos
Olá Ju,
ResponderExcluirAdorei conhecer suas impressões sobre esse livro e fiquei muito contente por você ter gostado dessa leitura. Eu acho que esse tema é muito interessante e tenho curiosidade em ler o livro por causa disso, já que minha avó faleceu após sofrer com essa doença.
Gostei de saber que ela é rápida e permite uma ótima reflexão.
Amei a resenha.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Ola
ResponderExcluirNão conhecia o livro mas fico feliz que gostou e apesar dos pontos negativos deu para perceber que é uma boa história carregada de emoção.
Beijo
Raquel Machado
Leitura kriativa
Http://leiturakriativa.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirQue livro lindo, e curtinho é ótimo para se ler entre uma leitura e outra , ou como sempre faço: levo na bolsa para ler enquanto espero minha filha na terapia.
Dica anotada.
Bjus
Eu tenho pavor de Alzheimer. Meu pai teve, minhas tias tiveram, então sei que ele anda à espreita.
ResponderExcluirLer livro que traz essa doença como tema sempre me emociona e me angustia.
Não conhecia esse livro. Vou anotar a dica.
Beijos
Olá Ju, não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários ele parece bem bacana, apesar de curtinho. Dicana anotada.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Não conhecia a história, no entanto fiquei bem curiosa pelo assunto que traz. Pelo jeito a edição é linda mesmo, e sua impressões me deixaram bem animada em ler. Dica anotada <3
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas pelo que vi, é um livro envolvente de leitura rápida. Gosto de livros assim! Adorei a resenha e anotei a dica!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Oi Jú! Que livro curtinho, mas fiquei bem interessada em fazer a leitura, uau um texto de uma garota de 15 anos, que reflete sua própria experiência? Adorei. Beijos
ResponderExcluirNara Dias
www.viagensdepapel.com