sexta-feira, 30 de março de 2018

[Resenha - Gutenberg] Bem atrás de você

Postado por Ju às 22:00

Título: Bem atrás de você
Autora: Lisa Gardner
Tradução: Eric Novello
Editora: Gutenberg
(Grupo Autêntica)
Número de páginas: 352


Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos. Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser.

Sharlah não teve uma vida nada simples. Aos 5 anos, testemunhou algo que não pode ser esquecido.  Seu pai matou sua mãe e foi atrás dela e do seu irmão com a mesma faca que tinha acabado de fazer dele um assassino. O garotinho, Telly, na época com 9 anos, ao tentar salvar a si mesmo e à irmã, bateu no pai com um taco de beisebol até que ele morresse. E acabou quebrando o braço de Sharlah enquanto estava fora de si.

Os dois foram separados e passaram por várias famílias de acolhimento. Aos 13 anos, a garota está prestes a ser oficialmente adotada por dois ex-policiais, Rainie e Quincy, este último um ex-integrante do FBI especialista em montar perfis de criminosos. Quando duas pessoas são assassinadas de forma extremamente fria, ele é chamado. Acabam suspeitando que o culpado pelos crimes é o irmão da garota, e o pior: aqueles não foram seus primeiros assassinatos, ele parece estar em uma onda de fúria que dificilmente terá um final feliz. 

Quanto episódios de "não ser você mesmo" você pode ter até as pessoas perceberem que esse é quem você realmente é?

Sharlah me conquistou logo de cara. É uma garota cheia de conflitos, gosta da vida que tem mas não consegue admitir isso. Nunca foi capaz de deixar claros seus sentimentos por aqueles que em breve serão oficialmente seus pais. É extremamente corajosa e leal, e não hesita em agir quando acredita que pode fazer a diferença.

A obra é extremamente envolvente. O que não me surpreendeu, todos os livros da Lisa Gardner que li até agora me deixaram vidrada neles, sem conseguir sossegar até finalizar a leitura. Uma pequena parte do enredo acabei desvendando com alguma antecedência, mas a maioria dos fatos me pegou de surpresa. A autora conseguiu me manipular com bastante eficiência.

Foi fantástica a forma como ela abordou as relações familiares. Sim, temos um suspense policial em mãos, mas os relacionamentos entre os envolvidos ganham bastante espaço na história. Muitas das personagens têm passados complicados e dolorosos, mas isso não as impede de construir relações de amor e de confiança. E é lindo ver essas relações crescendo.

O livro tem três tipos de narrativa: em primeira pessoa sob o ponto de vista de Telly (sendo a maior parte dos fatos narrados por ele do passado), em primeira pessoa sob o ponto de vista de Sharlah, e em terceira pessoa mostrando os acontecimentos que envolvem todas as outras personagens. As folhas são amarelas, a fonte é de um tamanho bom e amei a capa com esse efeito de um vidro quebrado.

Só fiquei um pouco chateada por ter descoberto no final da leitura que Rainie e Quincy já foram protagonistas de outros livros da autora, porque isso quer dizer que provavelmente peguei spoilers dessas obras anteriores.

Espero que eu consiga esquecer os fatos das vidas deles que foram citados antes de ter a oportunidade de ler outros livros com os dois. Isso vale até mais para o Quincy, porque a Rainie ainda é um grande mistério para mim. Lembrando que não há spoilers sobre os casos investigados, que mudam de um livro para o outro - e nem sei se há sobre as vidas dos dois, estou apenas supondo.

Não tenho informações a respeito da publicação dessas obras no Brasil, pelo que pesquisei o primeiro só saiu em português por uma editora de Portugal, mas posso estar enganada. Foram seis volumes lançados no exterior entre 1998 e 2008, e em 2017 saíram por lá um conto e este livro. De qualquer maneira, valeu muito a pena a leitura. Adorei a premissa e o desenvolvimento do enredo, a Lisa Gardner realmente nunca me decepciona. Que venham muito mais livros dela! 

14 comentários:

  1. Fiquei indignada que deixei passar a solicitação desse livro.
    Adoro a narrativa da Lisa. Mesmo os livros sendo continuações dá para ler de boa, porque eles são meio que nem os do Harlan Coben, sempre tem uma história diferente.
    E a Lisa tem uma coisa que adoro, ás vezes ela coloca crianças cheias de conflitos nas histórias ♥

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da autora, na verdade não é um tipo de leitura que me encha os olhos, mas eu gostei da forma como abordou a história e sua opinião sobre ele, parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiie. Eu amei sua resenha pois sou super apaixonada por livros que envolvem suspense policiais.
    Os meus favoritos são justamente esses que envolvem os dramas familiares porque de certa forma parecem ser mais verossimeis e me deixam mais próxima do enredo. Nunca li nada da autora. Mas fico com vontade de ler e ama-la também.
    Beijos.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro, mas ainda bem que trouxeste a resenha! Que bom que gostaste!

    Realmente, e uma pena quando descobrimos que o mais provável e termos apanhado spoilers dos livros anteriores em que os protagonistas são os mesmos...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu adoro livros policiais, mas ainda não consegui ler nenhum da Lisa Gardner. Mas sempre que falam das suas histórias e da sua escrita, é sempre de forma muito positiva, então já criei altas expectativas, rsrs.
    O problema dessas séries policias, é que aqui no Brasil, só alguns são lançados, muitas vezes não temos elas completas ou em sequências. Isso me deixa bem triste, pois o leitor perde muito da história. Mas fazer o quê...
    Adorei a sua resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana
    Ainda não li nenhum livro da Lisa, mas estão na minha lista
    Adorei a sinopse deste, a capa é show e quero ler também
    Seu post ficou ótimo!
    Dica anotada
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já lera uma resenha sobre esse livro e fiquei muito interessada! adoro romances policiais e thrillers! Preciso ler logo para saber o desenrolar dessa história!! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, e acredito que seja o gênero que não é muito o que leio, mas gostei bastante da premissa e irei pesquisar mais sobre os livros da Lisa. Obrigada pela dica!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? EU nunca ouvi falar dessa autora, mas tenho muito interesse em policiais escritos por mulheres, apesar de não me cativar muito pelo gênero literário (geralmente, romances policiais me irritam facilmente). Obrigada pela dica, gostei muito da capa, mas vou passar, por enquanto. Tô tentando vencer os não-lidos e tentar não comprar pelo impulso. Mas que bom que gostou da literatura da autora, espero que goste dos outros livros dela!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju! Estou louca para ler este livro. Sou fã da Gardner por conta dos livros que já li dela. Pelo que vi na sua resenha, ela continua muito boa.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Gosto de livros policiais, e esse livro está na minha lista de desejados, adorei a resenha, e uma pena que tem spoilers dos casos anteriores, mas acredito que isso não vai atrapalhar as leituras dos outros livros.
    Beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu disse foi que NÃO tem spoilers dos casos anteriores... Só fala de fatos das vidas dos investigadores que provavelmente o leitor acompanha nos outros volumes.

      Excluir
  12. Oiii!

    É muito chato quando a gente descobre que há outros livros depois de ter terminado o 'primeiro", né?? Espero que não tenha pego nenhum spoiler gigantesco e que encontre as outras obras para ler. Gostei da sua resenha e não conhecia a autora, quem sabe eu não pego para ler um dia desses.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Oie
    ainda não conhecia o livro mas curto bastante o gênero então com certeza bateu uma curiosidade mas ao mesmo tempo tenho fugido bastante de tudo que não seja livro único, quem sabe eu não arrisque esse, bela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo