Título: Um Ano Inesquecível
Autor: Ronald Anthony
Tradução: Maysa Monção
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Você acredita que o amor pode durar para sempre? Jesse Sienna não. O casamento de seus próprios pais era respeitável mas sem paixão; e sua própria história romântica indica que o amor queima ardentemente antes de desaparecer por completo. Então, quando seu pai, Mickey, muda-se para sua casa e parece não compreender o relacionamento superficial de Jesse com sua atual namorada, Jesse não lhe dá atenção. É apenas um exemplo do quão diferente eles são e fica mais evidente que ele e seu pai nunca terão uma ligação mais profunda. Mas a verdade é que Mickey Sienna conhece mais sobre amor do que a maioria das pessoas conseguem aprender na vida toda. Há mais de cinquenta anos, ele encontrou o amor mais verdadeiro que a vida pode oferecer. Ele sabe das infinitas recompensas de investir seu coração e sua alma em alguém... E conhece o prejuízo devastador de deixar esse alguém perfeito escapar. Quando Mickey percebe que Jesse não está dando valor a uma mulher extraordinária, decide que é hora de contar a história que nunca contou para nenhum de seus filhos a Jesse. Durante os meses seguintes, Mickey mostra seus momentos mais particulares e felizes para seu filho... e muda a percepção de Jesse em relação ao amor e as possibilidades de um relacionamento duradouro para sempre. (retirada do site da editora)
Amei demais esse livro. E li sem nenhuma expectativa, então o poder dele de me surpreender foi com certeza muito maior.
A esposa de Mickey, Dorothy, acaba de falecer. Ele se recusa a admitir que precisa de ajuda, e continua a viver em uma casa enorme completamente sozinho. Até o dia em que causa um incêndio - coloca ovos para fritar e dorme em frente à TV (pois é, ele não sabia que era uma coisa muito rápida de se fazer). Seus quatro filhos, então, acreditam que seja necessário tomar uma atitude, mesmo contra a vontade do pai. O que seria melhor para ele? A contratação de um enfermeiro? Uma "casa de repouso"? Essa última opção vence. O irmão mais novo, Jesse, é eleito pelos outros como o responsável por encontrar o local adequado, já que mora mais perto.
Jesse nunca encontrou seu lugar na família. Os irmãos são bem mais velhos que ele, e o pai já tinha 50 anos quando ele nasceu. Era mais sobrinho que irmão e mais neto que filho. Ele não acha certa a escolha dos irmãos, e decide conversar com o pai e convidá-lo a morar com ele.
Às vezes, os clichês são verdadeiros. Tive um desejo e fui satisfeito. E, quando comecei, já estava arrependido.
É um relacionamento bem complicado no início. Jesse e Mickey nunca construíram uma relação de pai e filho e isso dificulta bastante a convivência. Mas é maravilhoso ver como tudo muda à medida que eles se conhecem melhor e começam a compreender um ao outro.
Jesse não acredita em um amor que dure para sempre. Mal sabe ele que seu pai é o melhor exemplo disso. Em determinada parte do livro, passamos a acompanhar duas histórias paralelas: uma no presente, em que Jesse precisa aprender a amar sem medo do futuro; e outra no passado, em que tomamos conhecimento de uma linda história de amor vivida por Mickey.
Não queria ser tão ligado a ela a ponto de, décadas depois, se tivesse que falar sobre ela, me viessem lágrimas nos olhos. Não queria viver uma história de saudades ou mesmo um caso de amor em que tudo dava certo até que um pouco de amargura se instalasse entre nós.
A ansiedade que o Jesse sente, de saber mais da história vivida pelo pai, foi completamente passada pra mim... Aliás, acho que me senti mais ansiosa que ele. Fiquei completamente louca para saber como a história terminava (desconfiei, e acertei o fim, e pensei por um momento que podia ser diferente mas, sinceramente? Não podia não. Se fosse, nem Mickey, nem o livro, alcançariam seu objetivo).
É um livro tocante e apaixonante. Dá vontade de encontrar um grande amor. E, para quem já encontrou, reafirma a esperança de que ele pode durar por toda a eternidade e fazer com que a vida se torne muito mais interessante.
Se tiver sorte, vai ser abençoado com um grande amor na vida, uma pessoa que torne o mundo completamente diferente para você.
Comentou? Participe do Top Comentarista! =)
Esse livro me chamou atenção pela capa, mas não sei se lerei ele agora. Estou evitando livros muito emocionantes, rsrs
ResponderExcluirMas é um tema que gosto de ler. Imagino muita emoção mesmo. Um tipo de leitura que sempre se tira uma lição para a vida.
Os pais geralmente são mais 'distantes' mesmo, isso é normal, acontece sempre, é legal o livro falar sobre algo assim!
E adorei sua resenha :)
Tenho visto criticas bem diferentes quanto a esse livro, e só aumenta minha vontade conhece-lo e tirar minhas próprias conclusões. Sua resenha ficou ótima, e já deu uma noção do que esperar =D
ResponderExcluirBjs
daimaginacaoaescrita.com
Romances sempre me encantam, gosto de evitar pois não suporto ter que chorar nos momentos mais emocionantes do livro, porém faz parte da vida de um leitor, haha. E não resisto e leio, portanto, são livros com esse tema que mais tenho em minha estante, gosto da forma que os autores nos fazem crer que existe amor até nos casos mais remotos, trazendo esperança e a vontade de se ter um amo tão verdadeiro assim. O livro, apenas com a sinopse e sua resenha já trás essa vontade de mergulhar nas páginas e se emocionar com esse romance.
ResponderExcluirFrustrada por não aparecer meu comentário aqui. =/
ResponderExcluirOi Luana! Não fica frustrada que já apareceu! =) Agora os comentários são moderados, porque começou a ter mais spam que o normal aqui... mas fica tranquila que eu aprovo rápido! Obrigada por comentar! Beijo!
ExcluirAhh se dá vontade de encontrar um grande amor, eu vou ler! Estou precisando muito de uma estímulo pq tá difícil acreditar em amores verdadeiros e duradouros.
ResponderExcluirLinda a resenha!
Achei a resenha interessante, provavelmente o tipo de livro que tem dramas familiares com assuntos mal resolvidos, e no caso a relação entre pais e filhos, onde o filho não tem sorte no amor,por causa de relacionamentos fracassados e o pai perdeu o amor de sua vida , depois desse acidente o pai vai ter que morar com o caçula ou então seria mandado para o asilo.O pai vai ficar triste e chocado com o comportamento do filho em relação ao amor. Também vai mostrar como é a vida dos personagens com seus sofrimentos e suas vidas,fiquei realmente muito curiosa para descobrir o que acontece no final.
ResponderExcluirNossa ja vi que se eu for ler esse livro eu vou chorar horrores, romance é demais e esse é um livro bem minha cara parece ser mt envolvente e interessante (tradução= preciso dele na minha estante kkkk)
ResponderExcluirThais_Alves.16@hotmail.com
Que resenha linda Ju, me emocionou. Tenho muita vontade de ler esse livro, pois fala do amor romântico e também do amor entre pai e filho. Lencinhos 1000.
ResponderExcluirBeijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
também tinha receio sobre o livro, sempre o via nas livraria, mas nunca cheguei a olhar, mas da próxima vez acho que vou comprar...
ResponderExcluirGostei da ideia de mostrar duas histórias paralelas, muito legal!
É o tipo de livro que me faz chorar então vou dar uma chance ^^
desde a primeira vez que vi fala sobre esse livro eu adorei, ele é lindo uma historia perfeita
ResponderExcluirEu confesso que até o presente momento não me encontrava assim muito interessada nesse livro, achava que podia ser bacana mas minha curiosidade morria aí, mas eu gostei bastante da resenha, senti que era sobre Nicholas Sparks rsrsrs Vou ler :)
ResponderExcluirQuero ler o livro e saber o final porque eu também não acredito muito no amor.
ResponderExcluir;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/