sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

[Resenha] Extras

Postado por Ju às 14:00
Esta resenha contém spoilers dos livros anteriores da série. Clique no nome do livro para ler as resenhas dos outros volumes:


Título: Extras
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record

Aya Fuse ocupa uma posição insignificante na sociedade. Não fez nada de importante, seus vídeos são pouco acessados e, para piorar, ela é uma Feia e Extra em uma cultura na qual a perfeição foi substituída pela fama. Todos estão fazendo o melhor que podem para chamar a atenção e, quem sabe, ocupar o topo do ranking de popularidade. Quando Aya descobre um grupo de garotas que se aventura ao surfar trens magnéticos, vê sua grande chance de se tornar famosa. É só fazer uns vídeos legais e pronto, está garantindo o sucesso com milhares de visualizações em seu canal. Mas ao perceber que essa notícia é apenas o gancho para uma história muito mais perigosa, Aya entende que só a pessoa mais famosa do mundo será capaz de ajudá-la. 

Terminei a leitura desse livro fazendo as pazes comigo e com Scott Westerfeld... rs... Então a resenha ficará bem diferente da do volume anterior. Fico feliz que isso tenha acontecido, afinal, gostei tanto de conhecer o autor pessoalmente que me sentiria péssima por odiar profundamente algo que ele escreveu.

A história de Extras tem início três anos depois do fim de Especiais. Se passa em outra parte do planeta, em uma cidade do Japão em que a "libertação" trouxe um novo tipo de sociedade: as melhores casas, roupas, enfim, as melhores vidas, pertencem às pessoas mais famosas. Passamos da ditadura da beleza à ditadura da fama.

Conhecemos Aya Fuse, uma garota de 15 anos que, como quase todos na cidade, possui uma câmera flutuante que a segue por todos os lugares e tem o sonho de conseguir uma matéria para exibir em seu canal que a coloque entre os 1000 mais famosos - no início do livro sua posição está bem próxima do número 450.000. Ou seja, Aya é uma extra, alguém invisível para o mundo, que não tem valor algum.

Aya se lembrava vagamente da Era da Perfeição, quando bastava pedir por roupas fantásticas ou por uma nova prancha voadora para elas surgirem de um buraco na parede como se fosse mágica. Mas, hoje em dia, o buraco não dava nada decente a não ser que a pessoa fosse famosa ou tivesse méritos para gastar. E ganhar méritos significava ter aulas ou realizar tarefas - o que quer que o Comitê da Boa Cidadania mandasse, basicamente.

Aya descobre um grupo de garotas que surfam em cima de trens, e passa a investigá-las por acreditar que fornecerão a matéria de sua vida, aquela que vai permitir que ela abandone o desagradável anonimato. Mas isso acaba por levá-la a descobrir algo muito mais relevante, e a vida da garota vira de cabeça para baixo com essa descoberta.

Como os outros livros, esse faz uma crítica bem legal à nossa sociedade. Mostra que a fama traz privilégios, mas é importante nos lembrarmos também do preço que é cobrado por isso. E mantém o tema que está presente em toda a série, o fato do ser humano tender a destruir o planeta. 

Quem acha que a Tally sumiu para sempre com o fim do terceiro livro, se engana. Ela e outras personagens já conhecidas do leitor reaparecem nesse volume, afinal, ela prometeu estar sempre de olho, não foi? 

Eu gostei bastante de Extras, me senti parte da equipe da Aya na busca pela verdade. E foi bem legal rever personagens que eu odiava e conseguir gostar delas dessa vez. Agora eu posso dizer que valeu a pena a leitura dessa série, apesar de ainda querer picotar Especiais

Alguém já leu? Me contem o que acharam! =)

Até mais!

9 comentários:

  1. Oi Juju!!!
    Ainda bem que você fez as pazes com o autor, é muito chato quando terminamos uma série insatisfeitas com os resultados ;)
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. Falta apenas este livro para encerrar a série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju ^^

    Acredita que tenho Feios há séculos e não li ainda, na época que comprei nem se falava em distopia e ele é uma rs..eu li apenas o que vc achou, já que vc disse que poderia ter spoiler. Pelo visto vc não curtiu tanto Especiais, mas pelo menos vc gostou deste..

    te indiquei um meme de incentivo a leitura http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com.br/2012/12/meme-literario-recebido-incentivo.html

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  4. ahhnn Infelizmente não li nenhum livro dessa série, mas tenho muita vontade de ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que você fez as pazes com a série. Extras me fez reavaliar a série, eu estava muito empolgada e tinha achado que os finais dos livros tinham superado as partes irritantes dos personagens, mas enquanto li Extras senti a irritação mais uma vez (não aguentava mais a neura da divulgação) e o livro só ficou bom mesmo mais para o final, apesar de ser muito louco, por isso Perfeitos é o melhor livro da série para mim, mas a série no geral é muito boa, uma média de 4 estrelas (4, 5, 3 e 3 para a sequência dos livros).
    Distopias são sempre um problema para mim, passo muita raiva e os autores tem a mania bitter sweet irritante. A minha favorita é Estilhaça-me, mas tudo depende de como terminará.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo Especiais e fiquei tentada a ler sua resenha só que não fiz rs pra começar achei Feios meio tedioso no começo só com o decorrer da história foi ficando muito bom, li Perfeitos em menos de 24hs e na minha opinião foi o melhor até agora. Espero que Extras me surpreenda um pouco, pq em vários momentos da leitura sentir vontade de jogar o livro longe. =D

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive um pé atras com esta serie não sei porque! Mas cada vez que leio uma nova resenha me apaixono mais pelos seus livro ^^

    ResponderExcluir
  8. Eu amei e me apaixonei porque sou doida por todos os livros da série, amo demais a Tally-wa e ache ela super incrível *-* No entanto, confesso que gostei mais dos livros anteriores, vê se pode? ^^

    ResponderExcluir
  9. Nossa como eu queria ter conhecido o Scott pessoalmente, eu já sou apaixonada por ele desde os livros Os Primeiros Dias e Os Últimos Dias.

    E essa série me deixa loucaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo