quinta-feira, 6 de setembro de 2018

[Resenha - Paralela] Hippie

Postado por Ju às 21:00
Título: Hippie
Autor: Paulo Coelho
Editora: Paralela
Número de páginas: 288

Em seu livro mais autobiográfico, Paulo Coelho nos leva a reviver o sonho transformador e pacifista da geração hippie. Paulo é um jovem que quer ser escritor, deixa os cabelos longos e sai pelo mundo à procura da liberdade e do significado mais profundo da existência. Sua jornada começa com uma viagem pela América do Sul – passando por Machu Picchu, no Peru, Chile e Argentina – até o encontro com Karla, em Amsterdã, quando juntos resolvem ir até o Nepal no Magic Bus. No caminho, os companheiros vivem uma extraordinária história de amor, passam por transformações profundas e abraçam novos valores para suas vidas. Hippie é o vigésimo livro de Paulo Coelho, o autor mais traduzido em todo o mundo e que vem sendo publicado pela Paralela desde 2016.

Li alguns livros do Paulo Coelho há muitos anos atrás e, sinceramente, amei. Só que eram livros bem diferentes desse. Em Brida, O Alquimista e O diário de um mago tem mais presença de magia, talvez por isso tenham me agradado bem mais que Hippie.

Esta obra vem com o aviso de ser o livro mais autobiográfico do autor. É uma história baseada em fatos que ele viveu nas décadas de 1960 e 1970. Temos alguns trechos mais fortes, como uma prisão; fiquei simplesmente chocada com o que ele teve que fazer para que parassem com a tortura.

A parte mais legal para mim foi conhecer mais sobre esse mundo hippie. Pude ter uma visão mais ampla a respeito dessas pessoas que marcaram tanto uma época, e que queriam ser livres de corpo e alma.

Paulo está em busca de si mesmo e faz viagens para encontrar o que acredita que precisa, até que se depara com Karla. A garota tem o sonho de ir até o Nepal no chamado Magic Bus, que sai de Amsterdã e leva as pessoas até seu destino por apenas 100 dólares. Só que não quer ir sem uma companhia, e ao conhecer Paulo passa a acreditar que ele é a pessoa certa para acompanhá-la.

Outra coisa legal é como as pessoas do ônibus interagem entre si e acabam se tornando unidas. Não é qualquer um que encararia uma viagem de milhares de quilômetros em um ônibus em que os assentos nem sequer são reclináveis, os que escolhem isso é porque estão mesmo dispostos a viver uma experiência rica e única.

Mas confesso que fiquei um pouco insatisfeita com o final. Gostaria que estivesse disponível mais um pedaço da história e achei que faltou algo para que eu realmente considerasse o livro marcante. Foi uma leitura fluida que expandiu meus horizontes, mas que não conseguiu atingir minhas expectativas.

11 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Se tenho um preconceito literário - e eu tenho mais de um, pode acreditar - é não gostar de Paulo Coelho. Já li onze livros dele e não gostei de nenhum. Isso, eu não desisto, mas realmente não rola química entre eu e o escritor.
    Infelizmente vou deixar passar essa dica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Sou fã do Paulo Coelho, mas confesso que não fiquei tão interessada nesta história meio que autobiográfica dele. Uma pena que a leitura não tenha te agradado tanto.
    Bjos Rose

    ResponderExcluir
  3. aaaaah eu amo o Paulo e tô surtada de vontade de ler esse livro! Acho a diagramação dele perfeita e a história deve ser linda! Adorei sua resenha, só aumentou minha vontade de ler!

    Porém, fiquei triste de saber que o final não é tão bom... Mesmo assim, vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  4. Também li os livros que você citou no início da resenha e os adoro!! Ainda não pude ler Hippie, mas quero muito porque gosto bastante da escrita de Paulo Coelho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?

    Só li um livro do Paulo Coelho, "O Adultério" e gostei bastante. Estou com Hippie na estante para ler e quero ler em breve, pois creio que irei gostar. Adorei saber que é possível saber mais sobre o estilo de vida na época, e uma pena que não tenha superado suas expectativas. Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adoro os livros do Paulo Coelho e o meu favorito é "O Aleph". Ainda não tive a oportunidade de ler Hippie, mas pretendo mudar isso em breve, porque ele sabe escrever incrivelmente e nunca me decepciona.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acredita que não li nenhum livro do autor? Lembro que no ensino médio eu ficava louca para ler, mas não tinha dinheiro para comprar rs.. Fico apaixonada pelas capas dessas edições, e gostei da premissa desse livro, saber um pouco mais sobre essa época e esse estilo de vida rs. Pena que o final não agradou muito né, mas acredito que foi uma ótima leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! A capa merece destaque, é simplesmente linda. Nunca li nenhum livro de Paulo Coelho, acredita? Ta aí uma boa chance de conhecer! Vou acrescentar na minha listinha.

    ResponderExcluir
  9. Oie amoreca, quando era adolescente até cheguei a ler alguns livros do Paulo Coelho, mais depois fui vendo muita coisa dele em outros livros - ou de outros livros nos livros dele, não sei ao certo pra ser sincera hahah, mas dei uma travada na leitura dos livros dele até então.
    Adorei essa capa e confesso que com sua resenha fiquei tentada a ler, quem sabe eu me aventure e mude de opinião.
    Dica anotada por aqui.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  10. Ola.

    Primeira resenha que li deste livro e gostei. Uma pena que o final não tenha te agradado tanto quanto o esperado. Quem sabe um dia eu dê uma chance para ele.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, nunca tive vontade de ler Paulo Coelho, então depois de ler essa resenha, acho que se um dia decidir ler, não será esse o primeiro...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo