segunda-feira, 3 de setembro de 2018

[Resenha - Gutenberg] Amor amargo

Postado por Ju às 21:00
Título: Amor amargo
Autora: Jennifer Brown
Tradução: Guilherme Meyer
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 256


Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade… Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.


Alex está no último ano do colégio. Com a proximidade da formatura, ela e seus dois melhores amigos da vida toda - Zach e Bethany - planejam uma viagem para logo depois que as aulas terminarem. Eles irão para o Colorado ver as montanhas, por um motivo muito particular: quando a mãe de Alex morreu num acidente, numa época em que ela era tão pequena que não lhe restaram lembranças, estava dirigindo para aquele mesmo local. A garota sente muita falta dela e acredita que não conseguirá seguir em frente sem dar um ponto final na relação; simplesmente precisa entender o que o Colorado tinha de tão importante para que sua mãe a deixasse.

Tudo está indo bem, até que aparece Cole. Um garoto aparentemente perfeito - lindo, carinhoso, inteligente - mas que, depois que inicia um relacionamento com Alex, começa a mostrar um lado nada agradável.

Esse foi um livro que tive que ler devagar. Parando para respirar. Me preparando para encarar cada novo acontecimento. Há muito tempo uma história não me fazia chorar, mas essa fez. Me colocou para refletir de um jeito absurdo. Com certeza nunca mais vou questionar o motivo de uma mulher não largar um parceiro violento, porque só de fazer uma pergunta dessas, ainda que seja só na nossa mente, já começamos mal. 

É sempre bom lembrar: a culpa nunca é da vítima. E os motivos para não conseguir sair daquela situação são os mais diversos. A mulher pode achar que merece passar por aquilo, pode não querer a pena alheia, pode acreditar que aquela pessoa é a única que a ama na vida - então para onde ela correria? A autora é formada em psicologia e um dos temas que escolheu estudar foi a violência contra a mulher, e acredito que isso tenha feito toda a diferença no enredo. Ela sabe do que fala. 

Me transportei para dentro da história e consegui me sentir na pele da protagonista. Doeu ver todo o desespero dela para acreditar que não tinha errado quando escolheu namorar aquele cara. Tenta de todo jeito se convencer de que a violência foi um episódio isolado, e que não vai se repetir - e quando se repete, mesmo assim não deixa essa crença de lado. 

É muito doloroso ver tudo o que um agressor faz. Além da dor física que a vítima precisa encarar, vem o abuso psicológico, que é o que mais a destrói. É tanta crueldade que eu realmente precisei de pausas no decorrer da leitura. 

Em breve lerei outro livro da autora, Mil Palavras, e não preciso nem dizer que minhas expectativas estão nas alturas, certo? Espero que seja uma leitura tão maravilhosa e transformadora quanto essa.

10 comentários:

  1. Olá,

    Tenho muito interesse nesse livro, pois adoro temáticas polêmicas, contudo já me alertaram que é o livro é bem pesado, bom, mas denso. E, acho que é por isso que ainda não fiz essa leitura, tenho que estar preparada, já li outros livros com essa mesma temática e foram leituras bem sentimentais.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem? A única coisa que li dessa autora foi A lista negra, não foi uma boa experiência porque a narrativa bem arrastada, sabe? Mas ela faz tanto sucesso que tenho vontade de me arriscar em outras de suas histórias. Concordo contigo, a vitima nunca é culpada, e imagino como essa deve ter sido uma leitura dolorosa para você, anotei a dica e espero ler em breve, quem sabe mudo de impressão a respeito da escrita dela.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    Que bom que esse livro te emocionou e te transformou tanto. Eu já tive a oportunidade de ler, mas comigo a coisa foi diferente. Eu não consegui me emocionar com essa história, apesar de aprendido a não julgar mais uma mulher que não larga o agressor.
    Eu só senti, na época, que faltou algo na história que me tocasse para valer.
    Estou com Mil palavras em casa para ler e espero que este me agrade :)
    Adorei conhecer uma perspectiva diferente da minha e vou aguardar sua resenha de Mil palavras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Já li um livro com abusos desse tipo (por mais que no livro fosse tratado como algo romântico) e é bem pesado. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas acho que vou ter que me preparar mentalmente para a leitura antes.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oii Ju

    Já havia visto resenhas bem positivas sobre esse livro, eu gosto porque não é um simples livro YA mas rtrata relacionamento abusivo com bastante coerência, a Jennifer sempre traz temas assim, que causem desconforto e impacto no leitor e gosto disos porque nos faz refletir bastante durante a leitura. Quero ler os livros dela, especialmente esse e o novo que vão publicar, Mil Palavras.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro recentemente e a leitura é muito intensa, gostei de ver a sua opinião sobre ele e de saber que você gostou. Livros assim são alertas e acho que mais pessoas, principalmente meninas adolescentes e jovens, precisam ler. Eu vou começar a ler o outro livro da autora hoje.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju, tudo bem!?
    Já vi bastante esse livro por ai, mas até agora não tinha lido nenhuma resenha dele.
    Nem sei como abordar direito o assunto, mas saber que a autora conseguiu colocar a violência contra a mulher de uma forma tão boa que nos faz chorar é ótimo. Não que o abuso que a personagem parece sofrer seja bom, mas esses dias li um livro que abordava o mesmo tema e a unica coisa que o livro fez foi um desserviço, desmerecendo a personagem, foi horrivel.
    Agora, depois de ler sua resenha, já sei qual livro indicar quando me perguntarem sobre um livro nesse tema. Já quero ler esse livro!
    Beijosss!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa já li tantas resenhas sobre esse livro mas foi a primeira que vi falando que teve que fazer pausas por conta da tensão, muito interessante, não é um livro que me vejo lendo por agora na vida, mas com certeza deixarei anotado para leituras futuras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não tinha ouvido falar desse livro até então e, mesmo ser ter lido, só pela sua resenha eu já estou impactada. Livros assim me deixam sempre muito abalada, mas é sempre bom ler, especialmente escritos por uma psicóloga, pois mostra uma visão diferente de um assunto que a gente já ouve falar todo o tempo. Amei a resenha e a indicação, anotado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Confesso que evitei justamente por conta do tema e da violência. Ando lendo muitos livros deste gênero então tô tentando evitar, porém gostei de descobrir que a autora é formada em psicologia.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo