sexta-feira, 24 de novembro de 2017

[Resenha - Novo Conceito] Sempre haverá você

Postado por Ju às 16:00
Esta resenha foi escrita por mim e postada originalmente no blog Ler Imaginar.

Título: Sempre haverá você
Autora: Heather Butler
Tradução: Denise Tavares Gonçalves
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 256

A mãe do George e do Theo é genial. Ela conta histórias incríveis, acena mais rápido do que qualquer pessoa do planeta e, o mais importante, foi ela que sugeriu que eles adotassem um cachorro porcalhão chamado Goffo. O jogo preferido do George é aquele em que ele e a mamãe brincam com palavras novas. Na verdade, a mamãe é a pessoa favorita do George no mundo inteiro. Ele gosta mais dela do que do seu melhor amigo, Dermo, ou do seu cão fedorento, mas adorado. Sempre haverá você conta sobre uma família diferente da sua, mas um pouquinho parecida. E de um menino que está aprendendo algumas coisas. Você quer ser amigo dele? 

George é um garoto que ama sua família. Ele tem um irmão, Theo, e bem no início do livro ganha um cachorro, Goffo. Seus pais são muito ligados aos filhos, e desde o início é mostrado como os meninos têm uma relação especial com a mãe; eles a admiram muito por coisas pequenas, como acenar super rápido e fazer brincadeiras diferentes, que mais ninguém faz. Mas a rotina deles começa a mudar e George não sabe bem o que está acontecendo...

Preciso dizer que a sinopse desse livro não foi muito bem feita. Ela conta basicamente tudo o que acontece na história (a versão que coloquei aqui não é a completa, fiz cortes para não prejudicar a leitura de ninguém). Acredito que os fatos teriam tido um impacto muito maior se eu não soubesse de tanta coisa antes de iniciar a leitura. Quando aconteceu (ou foi revelado oficialmente) o que eu já sabia que aconteceria, o livro estava no fim.

Não cheguei a me apegar muito às personagens, elas foram trabalhadas de forma um pouco superficial. Tem acontecimentos que poderiam ter me feito derramar lágrimas infinitas, mas isso não aconteceu devido à falta de profundidade do enredo. A história é bem curtinha, o livro tem páginas amarelas e mais espaçamento que o normal entre os parágrafos, então a leitura é bem rápida.

Sabem o que achei muito legal? Ter a adoção do cachorro, que é um bagunceiro, e mesmo assim a família aceitá-lo e amá-lo. Engraçado que dois cachorros são adotados, um vai para a casa do protagonista e o outro para a casa de seus avós. O dos avós é adestrado e passa a se comportar maravilhosamente bem, mas a mãe dos garotos resiste a fazer o mesmo com o cachorro deles, quer que ele tenha oportunidade de ser ele mesmo.

Vejam bem, não estou dizendo que adestramento é algo negativo. O que mais curti foi a autora mostrar que há mais de um jeito de fazer um animalzinho fazer parte da sua vida. O número de animais devolvidos depois de adotados é enorme e achei o máximo ela mostrar que para tudo tem solução, o importante é saber que um animal não é um objeto e sim um ser que precisa de amor e que se apega muito a nós.

Não foi uma leitura ruim, mas também não foi um daqueles livros que mudam a vida. É bonito ver a união de família e amigos com um objetivo em comum, e assuntos importantes são abordados, como o bullying, mas realmente não acho que seja um livro marcante de que me lembrarei para sempre.

14 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Eu vou ser sincera, eu não sou muito de ler livros com crianças com protagonista, geralmente os que eu leio não tem profundidade e acho que foi o que aconteceu com o Sempre Havera Você. Eu concordo com você em todos os pontos, quando li a sinopse antes de ler o livro já vi que ela tinha entregado tudo, mas tirando isso e outras coisas o livro é uma otima pedida para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Eu também li e tive as mesmas impressões que você!
    Sempre tenho receio ao ler as sinopses, pois gosto de descobrir no desenrolar da trama o que me espera do livro. Não foi bem o que aconteceu aqui.
    Achei a estória fraca, também não tive a empatia que gostaria.
    Eu achei este livro muito, muito parecido com Sete minutos depois da meia noite e acho que isso me incomodo um pouco
    Muito bacana seu post
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ganhei este livro de Natal e estava com as expectativas lá em cima, que bom que tu me fez "dar uma segurada", rs. Parece uma história bonita, mas sem grandes surpresas. Adorei a resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Não conhecia esse livro e, de cara, a capa não me atraiu. Esse negócio de sinopse mal feita é bem comum, eu acho, já tive pensamentos parecidos com os seus algumas vezes em relação e elas hahaha.
    A história parece ser daquelas para ler em uma tarde que não se tem nada para fazer e que você não quer pensar muito. Parece ser legal.
    Adorei a resenha, até mais o/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Apesar de não ser uma leitura intensa com certeza é um livro válido pela questão da adoção, acho lindo quando autores colocam isso nas histórias e mostram como esses pets podem amar mais que os comprados até.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra. Eu amei a capa ❤
    Amei a resenha, fiquei curiosa para ler. Vou anotar sua dica.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho sérios problemas com os livros da Novo conceito, eu simplesmente não consigo me agradar com nenhum deles, e saber que esse não foi tudo o que esperava me desanimou mais ainda. Espero que a próxima leitura lhe seja agradavel.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem/
    Não conhecia o livro, nunca nem tinha ouvido falar dele,mas amei sua resenha <3

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nossa, a leitura do livro não foi aquilo que pensou. Eu ainda não li o livro, mas esperava mais da história.
    Vou deixar para outro momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. ja me apaixonei mesmo sem ter lido!
    muito dificil historias que tenham adoção de animais ne?
    obrigada pela indicação, preciso muito ler ele

    ResponderExcluir
  11. Oie
    que pena que o livro não foi tão assim mas ainda foi uma leitura legal então quem sabe eu não indique alguns amigos pois eu mesma não fiquei muito curiosa, parabéns pela resenha e sinceridade

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!!!
    Não sei se é porque tenho um apego a livros que trazem em seu enredo bichinhos de estimação e por isso fique um tanto curiosa por essa história.
    Achei legal mostrar essa parte de o bichinho poder ser quem ele é, independente se ele é adestrado ou não, meu baby que eu tinha não era adestrado mas era a coisa mais fofa que tinha.
    Amei a resenha, mesmo que esse livro não tenha dito muito de surpreendente para você.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Estou bem curiosa para fazer a leitura desse livro e achei bem desanimador a sua resenha. Primeiro achei péssimo a sinopse apresentar praticamente todo o enredo, segundo achei muito ruim os personagens serem superficiais, pois o que mais curto em obras é a profundidade deles.
    No mais, acho que vou me arriscar nessa leitura, quem sabe minhas impressões sejam melhores?
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ola Ju, tudo bem? Olha flor, te compreendo! Estou com uns livros que eu paro e penso: se tivesse um pouco mais de drama, se tivesse uma carga emocional maior... Situações sendo resolvidas tão rápido, que na vida real não seria assim... Muitos livros me deixam com essa falta de algo. Adoção de cachorro é legal! Amo quando se fala em adotar e não comprar. E eh, esses spoilers que ganhamos dos livros! Uma vez fiquei brava por conta de uma frase que tinha no livro Salem do King, essa frase me entregou todo o mistério da história.
    Bjus,
    https://ninho-de-gato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo