sexta-feira, 10 de novembro de 2017

[Resenha - Planeta] Um instante de felicidade

Postado por Ju às 23:00
Título: Um instante de felicidade
Autor: Federico Moccia
Tradução: Regina Cony
Livro #1 da série
Editora: Planeta
Número de páginas: 352

O italiano Nicco enfrenta a passagem da adolescência para a vida adulta com muito mais sofrimento que seus amigos. Sua namorada terminou tudo com ele com um “sinto muito”, sem dar nenhuma explicação, e seu pai acabou de morrer. Como o “homem da casa”, ele precisa cuidar da mãe, que se entrega à tristeza pela morte do marido, e das duas irmãs que não conseguem se acertar com seus respectivos companheiros. Para dar conta de tudo, ele se divide entre dois empregos. Em meio a esse turbilhão de emoções e acontecimentos, Nicco conhece uma encantadora turista americana nas ruas de Roma e percebe que a vida é curta demais para ser desperdiçada com lamentos sobre o passado. Com a bela Ann, ele embarca numa aventura romântico-gastronômica pela Itália e redescobre seu norte com instantes de felicidade. Impossível ler este romance do best-seller Federico Moccia, carregado de um humor característico da Itália, sem ficar com vontade de comer numa boa cantina italiana ao final de cada capítulo ou até de comprar uma passagem para Roma ao terminar o livro. Apaixonante!

Nicco não está passando por um momento nada fácil. Poucos meses depois de perder o pai, sua namorada termina com ele, e de uma maneira bem dolorosa: diz apenas que sente muito, sem lhe dar nenhuma explicação. Ainda tem a responsabilidade de cuidar da mãe e das irmãs, e se reveza entre seus turnos de jornaleiro na banca da família e seu trabalho de corretor de imóveis.

Faz seu possível para satisfazer as pessoas à sua volta, ainda que tenha que tenha que agir de uma forma com que não concorda algumas vezes. Mas quando conhece Ann, uma turista norte-americana, percebe que a vida pode ser mais leve, que é possível viver um dia de cada vez. À medida que a convivência entre eles aumenta, mesmo com a barreira do idioma, Nicco passa a prestar mais atenção em sua própria vida e entende que isso é algo saudável e necessário - para todos.

Sei que várias coisas nesse livro vão incomodar muita gente. Por exemplo, o melhor amigo do protagonista tem duas namoradas há mais de um ano e ainda arruma outras mulheres aleatórias ao mesmo tempo. Mente descaradamente e está sempre atento à localização das oficiais quando vai aprontar - leia-se trai-las -, o que acontece o tempo todo. Vende filmes pirateados (com ênfase nos pornôs) e sempre consegue se dar bem aonde quer que vá, muitas vezes usando os filmes como moeda de troca.

Achei as irmãs do protagonista extremamente irritantes. Ficam dizendo que ele é o homem da casa e, devido a isso, cabe a ele resolver todos os enormes problemas que elas causam nas próprias vidas. Amor próprio, aliás, passa longe dessas duas, principalmente da caçula, que não consegue passar um minuto que seja sem um homem do lado.

Mas, mesmo com esses problemas, que não posso chamar de pequenos, achei o livro bom (mas nada de extraordinário). Embora eu tenha tido vontade de esganar várias pessoas, consegui gostar do protagonista a maior parte do tempo e me solidarizar com ele, o que tornou a leitura mais fácil. A escrita do Federico é extremamente fluida e é fácil entender porque já ouvi falar tanto de seus livros. 

As descrições de Roma (e de algumas outras cidades da Itália) são incríveis, deu muita vontade de visitar mais uma vez. Espero que os lugares citados realmente existam, inclusive os restaurantes, pois quero conhecer vários deles.

Outra coisa bem positiva é que o autor realmente leva o título a sério. São retratados vários instantes de felicidade, coisas em que às vezes não prestamos atenção em nosso cotidiano mas que são muito preciosas.

Considero o padrão antigo das capas do autor bem mais bonito. Não sei porque mudaram o estilo, adoro quando consigo combinar capas na estante. Talvez a intenção tenha sido deixar claro que se trata de uma história diferente e não de uma continuação das já lançadas.

Por falar em continuação, aliás, essa obra tem uma. Pelo que pesquisei, acredito que sejam só dois livros, porém não encontrei nada muito claro a esse respeito. Só tive essa informação depois de finalizar a leitura, o que me fez sentir um pouco de frustração quando percebi que não haveria um final bem delineado para todas as personagens. Agora só me resta aguardar o lançamento da continuação da história dos protagonistas.

16 comentários:

  1. Oie.
    Tenho certo problemas com personagens aue pego birra.. Apesar do livro ter Roma como plano de fundo, nāo sei se iria ler, a hustória de Nicco nāo me instigou.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Menina, acabei de me inscrever num sorteio de passagens aéreas para Roma. Será isso um sinal?
    Espero que sim haha
    Acho que a história deve ter aquela mensagem positivista de aproveitar a vida, mesmo sob todas as dificuldades e acho isso bem legal.
    Não estou na vibe de ler romances no momento, mas vou ficar com a dica.
    E com Roma na cabeça, hahaha
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oie amore,

    Não conhecia o livro até então, mas gostei do que vi por aqui.
    Gostei da ideia de retratar bem o título.
    Estamos precisando de mais momentos de felicidade!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Se tem a Itália no enredo, já quero ler. Estudo italiano e também quero conhecer todo o lugar que mencionam...hehe...aconteceu isso quando li Jogando por Pizza.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  5. Ooi! Quando vi a capa super me apaixonei, fui enganada por ela hehehe
    Acho que pela sua resenha eu odiaria esse livro. Essas irmãos sao extremamente irritantes, né? E que amigo de merda esse... o pior é ele ainda ser amigo de um cara desse. :\

    ResponderExcluir
  6. Heiii, tudo bem?
    Amooo romances e esse livro do Federico Moccia ainda nao conhecia, mas ja desejei.
    Adoro qdo o autor consegue nos fazer sentir raiva de uns personagens, pq mostra o tanto que ele conseguiu passar esse sentimento pra gente.
    Sobre o tema de felicidade, achei legal a abordagem e a ideia do autor trabalhar com o tema pra nos fazer refletir.
    Amei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju! Amo histórias que passam na Itália, dá um clima a mais! A sinopse me agradou, gostei dos pontos que você mostrou e já criei birra com a cara das irmãs dele rsrsrs PArece ser um livro bem gostoso de ler, vou anotar a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiê! Não conhecia o autor, mas nem me interessei pela história, achei muito comum. Mas que bom que apesar de alguns personagens você gostou da leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, adoro quando a história nos faz viajar por alguma cidade. Eu acabo pesquisando durante a leitura para ver se existem mesmo. kkkk
    Este eu não li, mas se tiver chance vou querer ler
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,
    Ainda não li nenhum livro desse autor, mas já li muitos elogios para obras dele. Fiquei contente por você ter curtido a leitura, mas já sei que não vou curtir nada o amigo do protagonista. Que absurdo o que ele faz!
    Vou anotar a dica, apesar de não ser para logo haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju!!!
    Capas assim realmente lembram a gente outras capas de outros autores.
    Eu não sou muito fã de enredos que me mostram um pouco da culinária do lugar porque meio que fico com um pé atrás.
    Gostei que você gostou do livro e apontou pontos interessantes.
    E que amiguinho mais Filho da P***.
    Realmente, parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu adoro livros que misturam romance com drama, eles deixam as historias bem mais interessantes. Eu ainda não conhecia o autor, mas pelo que vi na sua resenha ele manda muito bem na escrita, com certeza irei pesquisar mais sobre ele e sobre as obras.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Livro que se passa na Itália são tão fantásticos.
    Percebo que esse não é meu tipo ideal de livro.Muito romance,muito peso para um personagem e irmãs chatas.
    Parece bem clichê quem sabe um dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Sou louca para ler algo do autor, até tenho um livro dele na estante, mas a oportunidade nunca surgiu. Fiquei muito desejosa desse livro, achei a premissa maravilhosa, quero muito lê-la.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie
    também não curti muito a capa mas adoro a escrita do autor, tive pouco contato mas já quero muito poder ler todos e esse esta bem fofo como frederico costuma ser, adorei a resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Concordo quanto as capas antigas, muito mais bonitas.
    Nunca li nada do autor mas não pretendo começar por esse livro, quero passar longe dessas irmãs irritantes mesmo que o faça altas descrições da Itália que amo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo