segunda-feira, 13 de novembro de 2017

[Resenha - Rocco] O urso e o rouxinol

Postado por Ju às 22:00
Título: O urso e o rouxinol
Autora: Katherine Arden
Tradução: Elisa Nazarian
Livro #1 da trilogia
Editora: Rocco
Número de páginas: 320

Guerra dos tronos encontra Mitologia nórdica, bestseller de Neil Gaiman, neste conto de fadas ambientado na Rússia medieval. Romance de estreia da norte-americana Katherine Arden, que morou dois anos em Moscou, O urso e o rouxinol mistura aventura, fantasia e mitologia ao acompanhar a jornada da jovem Vasya, criada, junto aos irmãos, num vilarejo próximo de uma floresta, e que cresceu ouvindo de sua ama contos e lendas sobre criaturas que vivem nas matas e que precisam receber oferendas para manter o mal adormecido em seu interior. Mas a chegada de Anna, madrasta de Vasya vinda da capital, de hábitos católicos, e de um padre ortodoxo que resolve instituir as práticas cristãs no vilarejo, provoca uma mudança na rotina da menina e abre as portas para uma terrível catástrofe. Sensível e determinada, Vasya é a única que consegue enxergar e conversar com esses seres fantásticos e torna-se a última esperança para salvar o povoado onde nasceu da destruição.

Esta história começa antes da protagonista chegar ao mundo. Conhecemos sua mãe e sabemos o quanto deseja que sua menininha nasça, mesmo acreditando que não viverá o suficiente para vê-la crescer. Sabe que a garota será diferente, que terá dons como os que sua avó tinha, dos quais ela só tem uma sombra. Ou seja, será uma feiticeira.

Vasilisa Petrovna é a última filha de Pyotr Vladimirovich com sua primeira esposa, Marina. É feia e um tanto quanto desengonçada e vive se escondendo - quando faz isso parece que apenas um de seus irmãos consegue saber onde está. Corre tão rápido que ninguém é capaz de alcançá-la e desde pequena encontra alimentos na mata que os outros não enxergariam, além de conseguir ver seres que a maior parte das pessoas só conhece por histórias contadas de geração a geração. 

Mas o mais importante sobre Vasya é que é tão corajosa quanto se pode ser, além de muito ligada à família e capaz de qualquer coisa para proteger quem ama. Quando seu pai chega com uma madrasta que afirma ver demônios por todos os lados - demônios que na verdade são os seres que Vasya também vê, espíritos domésticos e do ambiente ao redor - as coisas começam a se complicar. 

Esses espíritos precisam que as pessoas acreditem neles e lhes façam oferendas para que fiquem fortes e consigam fazer seu trabalho - cuidar de locais e de seus habitantes. Tudo piora ainda mais quando chega um novo padre que convence os moradores de que tudo o que sempre fizeram os transforma em enormes pecadores, pois só um Deus existe e ofertar o que quer que seja por causa de crenças antigas é uma ofensa grave a Ele. O medo se propaga pelo lugar, e coisas muito estranhas começam a acontecer.

Vasya é uma protagonista fantástica. A acompanhamos por vários anos e por isso dá para perceber o quanto cresce. Não precisa que ninguém lhe peça nada para fazer o que é certo, está sempre disposta a buscar o que é justo e bom para todos, mesmo que exista um preço alto a pagar. 

Adorei conhecer um pouco do folclore russo através dos olhos dela. Fui apresentada a vários seres de que nunca tinha ouvido falar, todos muito interessantes. Personagens secundárias têm participações importantes no enredo e a mitologia que a autora expõe é bem apresentada; as informações chegam ao leitor aos poucos e assim é mais fácil absorver o conteúdo. Mas isso não quer dizer que seja uma leitura rápida, muitos detalhes são apresentados ao leitor e por isso é necessário certo tempo para realmente conseguir entender a atmosfera da obra.

A capa é muito linda e retrata o clima do enredo, já que o inverno é a estação mais importante e presente na história. Além disso, temos uma Vasya bem de acordo com seu temperamento, com seu espírito livre, sempre em comunhão com a natureza. Não foram colocados animais aleatórios na capa, cada um deles tem um significado. A fonte tem um tamanho bom, as páginas são amarelas e não percebi erros de revisão. No final temos um glossário que nos apresenta de forma clara objetos e seres presentes na obra (embora faltem alguns) e nos oferece certa contextualização do enredo - no que é complementado por uma nota da autora.

Achei que se tratava de um livro único, e os acontecimentos têm um desfecho satisfatório nesse primeiro volume, mas fui pesquisar depois de finalizar a leitura e descobri que na verdade é uma trilogia com dois livros já publicados no exterior. No segundo volume Vasya continua sendo a protagonista, e como gostei demais dela estou bem curiosa para saber o rumo que sua vida tomará.

17 comentários:

  1. Ainda não conhecia. Amei conhecer seu blog :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu também ao ler a sua resenha e a sinopse parece ser apenas um livro e fiquei triste por saber que terá continuação, mas mesmo acho que adoraria ler <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Estou bemmm doida com o livro "O urso e o rouxinol", primeiro que me apaixonei pela capa e achei a sinopse bem interessante.
    Vou amar saber mais sobre o folclore russo, sempre gosto de aprender sobre as outras culturas.
    Não sabia que era uma serie tb, vou ficar de olho pra ver se compro na black.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece ser um livro muito bom mesmo (bem do jeito que eu gosto, quero dizer) e, sem dúvidas, estou acrescentando-o na minha lista!

    ResponderExcluir
  5. O título, assim como a capa, são umas graças. Gosto de quando se trata de algum tipo de mitologia no enredo, isso sempre me cativa, apesar de ser uma trilogia e eu preferir livros únicos, vou anotar a dica.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju! O nome e a capa do livro remetem a um conto de fadas que parece ser bem delicado e primoroso. rsrs Gostei bastante da primeira impressão e da sua resenha, é bem provável que eu leia esse livro em breve!
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oiee ❤ Seu blog é lindão e já estou seguindo. Adorei a premissa desse livro. Acredito que eu posso gostar muito. E adorei sua resenha, você escreve muito bem.
    Bjos, Bia!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Eu vi conheci esse livro por causa de um marcador na Bienal do Livro do RJ e achei a capa linda. Por isso fiquei curiosa sobre o que a história retratava. Na verdade fui surpreendida, pois a história é bem diferente do que eu imaginava, principalmente que nos mostra um pouco sobre o folclore russo. Nem
    sabia que se tratava de uma trilogia, pois eu também imaginei que era um livro único, mas é legal que ela tenha fechado os acontecimentos dessa obra. Só fiquei curiosa sobre o que os outros dois livros contam, rs.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não acredito, jurava que era livro único, até que me animei mais ainda agora! A capa é maravilhosa e essa premissa me encanta demais! Adoro conhecer a cultura de outros países e confesso que esse folclore me interessou bastante! ❤

    ...
    Abraços,
    @cluaz

    ResponderExcluir
  10. Oieee!
    Já tinha visto a capa, mas não sabia do que se tratava, livros que remetem a mitologias são sempre muito interessantes e repletos de cultura! Adoro esse tipo de leitura. A premissa é bem interessante e fiquei bem curiosa, dica anotada.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. Interessante, não só por poder acompanhar o crescimento da personagem, como também pelo folclore russo. Nunca li nada sobre o assunto.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Achei essa capa uma fofura, embora meio confusa, por ter muitos elementos gráficos. Gostei de retratar o folclore russo. Gosto quando os livros abordam culturas diferentes e fora do eixo EUA-Europa. Com certeza, fiquei com vontade de conhecer, especialmente porque esse espírito livre da Vazya me cativou bastante. Com certeza, ela é sagitariana hahaha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas achei interessante a história. Só gostei de saber que é uma trilogia, não aguento mais ficar acompanhando séries/trilogias.
    mas mesmo assim, vou anotar a dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia o livro e já fiquei curiosa para ler a série.
    Espero que o segundo lancem logo

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Okay, você me convenceu a ler esse livro. Parece muito lindo - mais ainda do que a capa - e adoro histórias fantásticas. Quero <3

    ;*

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Acho que nunca li nada da cultura russa, fiquei bastante intrigada com o enredo desse livro. Por conta dessa capa, achei que fosse se tratar de uma história natalina, mas vejo que estava enganada, ainda assim é um livro curioso e que gostaria de conhecê-lo melhor.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Hey!
    Já tinha visto esse livro em algum Instagram e achei a capa linda. O gênero fantasia é bastante interessante, ainda mais quando conhecemos outras culturas através dela. Adorei a resenha, obrigado pela dica.

    Haulisson, Menino Livros.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo