sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

[Resenha - Rocco] O coletor de espíritos

Postado por Ju às 16:00
Título: O coletor de espíritos
Autor: Raphael Draccon
Editora: Rocco
Número de páginas: 272

Quando a chuva aflige o vilarejo de Véu-Vale pelo terceiro dia consecutivo, as ruas iluminadas por tochas ficam desertas; as janelas, uma a uma, se fecham; nesses dias, quem caminha pelas ruas de Véu-Vale caminha sozinho. Em O coletor de espíritos, novo romance de Raphael Draccon, um dos principais nomes da literatura de fantasia nacional, Gualter Handam, antigo morador do vilarejo e hoje um psicólogo prestigiado, se vê obrigado a retornar ao local que povoa seus pesadelos. Depois de tantos anos, ele terá de encarar antigos fantasmas e enfrentar uma força desconhecida e furiosa, numa jornada de sacrifício e redenção que poderá finalmente libertar todo um povo das garras do medo.

Faz muito tempo que queria ler um livro do Raphael. Tenho vários em casa, inclusive, só que ainda não consegui encaixar na fila de leituras. Foi com o lançamento da edição física desta obra que a oportunidade surgiu (a edição digital saiu há mais tempo)

A obra nos apresenta Gualter Handam, que a vida acabou por transformar em um psicólogo de celebridades. Foi aquilo, ele atendeu uma pessoa, que indicou pra outra... Quando viu, era o queridinho dos famosos. O que, claro, lhe permitiu ter uma vida financeira mais tranquila.

Mas o foco do livro não é nisso, e sim nas origens do nosso protagonista. Ele nasceu em Véu-Vale, uma cidade peculiar, sem luz elétrica, em que algo bem assustador acontece. Quando ocorre um terceiro dia seguido de chuva, as pessoas escutam gritos. Ninguém sabe exatamente como tudo começou, mas todos têm conhecimento de que devem se manter em casa, de preferência rezando, até que o que quer que esteja gritando pare... Quem desafia essa regra corre um risco altíssimo de não chegar vivo ao dia seguinte.

Gualter deixou a cidade por vários motivos, mas algo lhe diz que é hora de voltar. Que, de alguma maneira, seu destino está ligado ao daquele lugar e, sem resolver as pendências que deixou, não conseguirá seguir em frente de forma plena com sua vida. 

Todos têm um futuro, mas poucos um destino.

A escrita do autor é bem fluida, e com certeza posso dizer que tudo o que li me convenceu. Me peguei pesquisando sobre as coisas citadas para saber se Draccon se baseou em lendas ou lugares que realmente existiam - e a resposta é sim, o que torna o enredo ainda mais interessante.

São muitas personagens e o livro não tem nem 300 páginas, então não são todas que conhecemos com detalhes. Mas algumas nos revelam suas histórias, e com todas essas me envolvi bastante. O autor mostra o quanto podemos errar quando teimamos em julgar as pessoas e presumir que elas se resumem ao que ouvimos falar delas.

Se a pessoa quiser ser melhor, ela vai ser melhor onde for. Só que o mundo olha pros outros e só vê de onde ela veio.

A única coisa que não me agradou no livro foi que achei a narrativa muito parada. Mas isso é porque, mesmo sem nunca ter lido nada do autor, sempre tive a impressão de que as obras dele seriam daquelas em que a gente fica até sem ar de tanta ação. 

Mas até o tipo da narrativa tem a ver com a história, Véu-Vale é um daqueles lugares que parece que pararam no tempo e em que cada um aceita que nasceu já com seu lugar na sociedade reservado, restando apenas aceitar seu futuro. Não daria mesmo certo a obra ter um ritmo diferente, no fim ele é bem adequado à história que é contada. Que aliás, nos fornece importantes ensinamentos.

Tu sabe que o valor da vida de um homem vem das histórias que ele pode contar, não sabe?

13 comentários:

  1. Oi Ju
    Tudo bom?
    Nunca li nada do autor, mas pela sua resenha vi que vou gostar da obra, fiquei curiosa com essa volta dele para a terra natal.
    Uma pena a narrativa não ter lhe agradado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. olá! Não conhecia o autor nem o livro, talvez por não ser um gênero que eu não curta muito, mas que bom que vc gostou da obra! Uma coisa que achei legal é que ele usou de lendas reais locais, e isso realmente deixa as coisas mais interessantes mesmo.

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Esse não é muito meu tipo de leitura, ainda mais quando sei que o enredo é meio parado... Mas, ainda não li nada desse autor, quem sabe mais pro futuro. Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Eita que capa maravilhosa Ju, fiquei bem curiosa diante dele voltar a terra natal dele, parece ser uma ótima pedida, além de ser cheio de suspense.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do autor,não é o gênero que me agrada, mas quem sabe eu dê uma chance futuramente. <3
    Algumas capas dele me deixam bem curiosa. Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju,
    Não conhecia esse título, mas achei sua resenha muito interessante. Principalmente, por ser um livro que parece trazer muitos ensinamentos e isso me atrai demais. Eu também acho que é uma boa chance de eu dar oportunidade para esse autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. olá... apesar de já ter ouvido comentários positivos sobre o autor e seus livros, confesso que a premissa de suas histórias nunca me empolga o suficiente pra encarar uma leitura...foi o caso desse título... =T

    bjs...

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que naop conhecia este livro asm fiquei algo curioso depois da tua resenha.

    No entanto, e uma pena que a narrativa seja assim tao parada, mesmo que integrada no tipo de historia!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Nunca li nada do autor, mas tenho vontade! A narrativa muito parada às vezes é um problema pra mim também! Gosto que quando o livro tem muitas personagens que elas sejam bem trabalhadas.Uma pena que muito não são aprofundados.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Como você, também tenho interesse em conhecer as histórias e escrita do Draccon, mas ainda não tive a oportunidade. Tenho um livro dele, que é o Cemitério de Dragões, que consegui colocar no meu desafio desse ano. Então, veremos o que achei.
    Também fiquei curiosa a respeito desse.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oiii. Não conhecia esse Raphael, conhecia o Montes e achei (pelo título) que se tratava da mesma pessoa.
    Achei a premissa bem interessante e fiquei curiosa para saber o que realmente acontecia na cidade natal do protagonista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da história do livro e admiro demais a fantasia nacional. Estamos crescendo muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia o livro e nem o autor, nunca nem vi rs' gostei da premissa do livro, instigante e bem misteriosa né, a narrativa se enquadra na história então, o que é bom, pois vamos sentindo tudo que nos é passado! Gostei de conhecer a obra e quero conferir!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo