sexta-feira, 15 de setembro de 2017

[Resenha - Universo dos Livros] Irmãs em Auschwitz

Postado por Ju às 16:00
Título: Irmãs em Auschwitz
Autoras: Rena Kornreich Gelissen | Heather Dune Macadam
Tradução: Monique D'Orazio
Número de páginas: 408

Uma das poucas pessoas a se entregar voluntariamente para o exército alemão e ir a um campo de concentração – quando ainda se acreditava que eram apenas campos de trabalho – Rena Kornreich fez parte do primeiro transporte em massa de judeus para Auschwitz e sobreviveu ao campo nazista por mais de três anos, junto a sua irmã mais nova – Danka. Juntas, ambas tiveram de ser resilientes a cada a perversidade vivenciada durante o período de aprisionamento. E, a despeito da iminência da morte, das doenças, das surras e do trabalho forçado, os relatos de Rena a respeito da convivência entre as prisioneiras nos garantem que a empatia emergida dentro de cada dormitório e de cada grupo de trabalho encorajou essas mulheres a permanecerem unidas até que Auschwitz fosse libertado e suas vidas fossem devolvidas para sempre. 

Acredito que esse é o único livro que li que fala sobre os campos de concentração/ extermínio sob a ótica de uma sobrevivente que se apresentou voluntariamente para ser encaminhada a um deles. Óbvio que Rena não tinha a menor ideia do que enfrentaria... O que foi divulgado foi que seria enviada para um campo de trabalho. E ela decide se entregar para não colocar as pessoas que a acolheram em risco por descumprirem a lei. Só não queria se tornar um problema.

Mas já durante a viagem começa a perceber que cometeu um erro terrível. Rena é colocada no primeiro transporte de mulheres para Auschwitz e tem que viajar em um vagão de gado em que mal é possível se mexer, em que todas ficam em pé e precisam se apoiar umas nas outras. Aliás, ela logo percebe que pequenos gestos de auxílio no lugar para onde foi enviada podem ser a diferença entre a vida e a morte, e nunca deixa de ajudar alguém quando possível, nem de agradecer cada pequeno milagre recebido.

Para sua completa decepção, sua irmã mais nova, Danka, decide se entregar também para segui-la. E assim ela passa a ter um objetivo maior: sobreviver para salvar a irmã, que sempre foi mais fraca e que ela acredita que precisa ser constantemente monitorada e protegida.

O título Irmãs em Auschwitz não se refere só a essas duas irmãs. Temos outros casos de parentes no campo relatados, mas na verdade ele demonstra que as mulheres que estavam lá precisavam se tratar como família para conseguir seguir em frente. Eram muitas humilhações e condições mínimas de sobrevivência. Só a esperança e a teimosia em viver mesmo para fazê-las levantar a cada dia.

É engraçado como algumas coisas da rotina do campo são repetidas vezes sem fim, mas isso não tem um efeito negativo. Pelo contrário, faz com que o leitor consiga se apropriar daquela rotina e visualizar a que as mulheres eram submetidas. É mostrado que nem todas precisavam enfrentar as mesmas condições... Nenhuma vivia bem, claro, mas algumas recebiam um tipo de trabalho que lhes davam chances maiores de sobreviverem.

Heather conseguiu ouvir a narrativa de Rena e contá-la em primeira pessoa, o que aproxima ainda mais o leitor da obra. Rena foi muito corajosa e ousada, fazendo tudo o que foi necessário para se manter viva, inclusive enviando informações que não gostaria de ter recebido para o fundo de sua mente, pois não daria para enfrentar algumas notícias e sobreviver ao mesmo tempo. O livro oferece um relato doloroso, mas necessário. É uma leitura que recomendo.

O coração é grande demais, por isso não odeio. Odiar é deixar Hitler vencer.

11 comentários:

  1. UAU, é um livro forte.
    Tô paquerando esse livro♥
    Quero ler, pois histórias da Guerra, sempre me deixam curiosa e saber como foi o campo de concentração de alguém que sobreviveu é algo muito duro de ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Interessante essa história não conhecia, mas parece ser um relato bem importante para entendermos um pouquinho mais dessa situação. Infelizmente não costumo ler muitos livros assim mas fiquei curiosa a respeito desse e vou procurar mais.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Já tinha visto o livro, mas nunca uma resenha. Adorei!
    Eu gosto muito de livros sobre o tema, e já li alguns que se passa nesse cenário e sempre termino com lágrimas nos olhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, estou louca para ler. Também nunca li um relato de alguém que tenha ido por vontade própria para os campos de concentração. Imagino a leitura dolorosa que deve ser..., pior ainda é saber que mesmo imaginando, não chega nem perto do verdadeiro sofrimento que estas pessoas tiveram.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. foi um dos últimos livros ambientados na Guerra que li esse ano... a história me deixou demais incomodada,indignada e aflita pelas irmãs... tive mta pena do amor de Rena... :(

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro bem forte.
    Achei a premissa muito interessante por mostrar como é o campo de concentração para as mulheres e essa ideia de união que as envolviam.

    ResponderExcluir
  7. Olá, já ouvi falar desse livro e o coloquei na minha lista, pois sou fascinada por histórias sobre holocausto e segunda guerra. Com certeza é uma história incrível! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Esse livro parece ser extremamente tocante e profundo, não solicitei, pois essa temática normalmente me deixa muito triste, mas sem dúvidas pude perceber na sua resenha de que essa é uma leitura rica e que não deixa a desejar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiiie!

    Essas histórias sempre mexem muito comigo. Normalmente não consigo ler e nem ver nada. Mas acho que sempre é valido relembrar o tamanho da maldade humana, para que não cometamos o mesmo erro novamente

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá
    relatos dolorosos sempre chamam minha atenção ainda mais sobre essa época que ainda choca tanta gente, muito interessante sua resenha e sua opinião sobre o livro, adorei

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sofri demais com esse livro, livros que se ambientam na segunda guerra mexem muito comigo. Livro maravilhoso

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo