Título: Jane Austen roubou meu namorado
Autora: Cora Harrison
Tradução: Dilma Machado
Editora: Rocco
Número de páginas: 288
Baseado nos diários da escritora Jane Austen na adolescência, este divertido romance juvenil é uma história de aventura, mistério, fofocas e, claro, flertes e paixões. Uma das autoras mais queridas em todo o mundo, cujo bicentenário de morte ocorre este ano, Jane Austen (1775-1817) segue arrebanhando uma legião de fãs em pleno século XXI com romances nos quais retrata a sociedade inglesa de sua época com precisão e ironia. Em Jane Austen roubou meu namorado, a escritora irlandesa Cora Harrison recria, para os jovens de hoje, a atmosfera dos livros da própria Jane Austen mesclando ficção e dados reais, a partir dos diários da autora de Orgulho e preconceito. O livro retrata as peripécias amorosas da futura escritora, que já se considerava uma especialista em assuntos do coração, e de sua prima Jenny.
Claro que um título com "Jane Austen" nele chamaria minha atenção. Nem li a sinopse e não tinha a menor ideia do que esperar. Já adianto uma coisa: a Jane não rouba o namorado de ninguém. A autora escolheu dar esse nome à obra simplesmente pela fama de namoradeira na juventude que sua homenageada carrega.
A história que o livro conta é muito fofa, apesar de alguns trechos irritantes. Porque bem, o enredo se passa no século XVIII, e cada vez que alguém tentava usar uma garota como mercadoria e casá-la por puro interesse financeiro (ou não casá-la pelo mesmo motivo) eu tinha vontade de esganar o (ou a) infeliz... Rs...
Mas isso é o de menos. No decorrer da história temos destaque para o romance, para a amizade, para o relacionamento familiar... As personagens são bem construídas e as protagonistas procuram sempre ver por trás das aparências.
Jane Austen é bem engraçada e cheia de tiradas excelentes, e a autora insere trechos de obras que ela já estaria escrevendo... E sim, cita personagens e livros que realmente existem. Isso é muito gostoso e nos faz acreditar que tudo o que é narrado pode mesmo ter acontecido. E em parte aconteceu, já que Cora pesquisou bastante para escrever o livro e nos esclarece no final o que corresponde à realidade e o que foi criado ou alterado por ela.
Quem narra a maior parte dos acontecimentos não é Jane e sim sua prima, Jenny. O livro é praticamente todo em forma de diário e mostra a angústia da garota ao encontrar o amor de sua vida, que corresponde a seu amor, mas com quem não pode se casar por não ter a permissão do irmão. É claro que as duas vão fazer tudo o que for preciso para que essa permissão seja dada.
A narrativa é dinâmica e o formato escolhido faz com que a leitura seja rápida. Não dá para parar de ler sem saber como tudo termina; a Jenny é muito cativante e para mim foi impossível não torcer por ela.
Achei que fosse ser uma história simples, mas a autora insere acontecimentos que a enriquecem bastante e cheguei até a ficar com os olhos cheios d'água em um momento específico. O enredo é muito mais divertido que qualquer outra coisa, adorei a leitura.
Oi Ju fiquei apaixonada pela sua resenha menina, achei a obra um tanto engraçada e divertida, queria só ver e ler sobre Jane aprontando isso, além disso a capa está um amorzinho.
ResponderExcluirBeijinhos
Oi tudo bem?
ResponderExcluirAcredita que eu nunca li nada da Jane? Poise vergonha. Esse livro parece ser mesmo uma fofura e divertido.
Beijos
Oi Ju,
ResponderExcluirApesar de gostar de romances esse não me chama atenção infelizmente. Mas fico feliz que você gostou da leitura e parece ser um pouco diferente de um livro normal por ser em forma de diário e tal.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem? Nossa, esse livro parece ser muito interessante para os fãs da Jane. Parece ser hilário, hehe.
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras / SORTEIO de vários kits de livros
Oi Ju,
ResponderExcluirGosto muito da escrita da autora, mas não sou fã como muitos por aí. Esse livro desperta, sim, minha curiosidade, mas ela é mais branda.
Fiquei contente por a leitura ter te agradado apesar dos pesares e intrigada para saber como a história acontece e o que Jenny nos mostra.
Beijos
Eu estou esperando esse livro chegar aqui em casa há meses :(
ResponderExcluirEnfim, gostei de ver a tua opinião e eu acho que também me irritaria de ver mulher sendo tratada como mercadoria, mas até que dá para entender por causa da época em que o livro se passa.
Olá, tudo bem? De fato, só o título nos chamaria a atenção para a obra, mas a medida que fui lendo sua resenha, me via mais curiosa ainda sobre a obra. Gostei e com certeza quero ler em breve. Essa questão de não ser a Jane narrando também é bem interessante já que vamos ver pelos olhos de outra pessoa.
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Olá!!
ResponderExcluirSó o título já é divertido e passa impressão que o livro deve ser mesmo. Adorei saber do humor e sobre a protagonista. Confesso que é a primeira resenha que leio do livro. Já adorei! Obrigada pela dica.
Nossa que legal =) essa foi a primeira resenha que li desse livro e achei bem interessante. Adoro esses livros onde personagens se inspiram em pessoas reais e eles são envolvidos numa história que também faz um mix entre realidade e ficção. Com certeza leria. Valeu pela ótima dica e fico feliz que você tenha gostado da leitura, apesar de algumas partes te irritarem.
ResponderExcluirLeituras, vida e paixões!!!!
Oiii!
ResponderExcluirJu, eu achei muito legal saber desse cuidado que a autora teve ao escrever o livro. Acredito que essa mistura de realidade e ficção tenha enriquecido mais ainda o enredo.
Gostei da resenha e agora fiquei até animada para ler (antes eu não tinha me interessado muito não)
Beijinhos,
Olá!
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro nas lojas, mas não me chamou tanto a atenção, apesar do cuidado da autora, Jane Austen e romances de época não são meu gênero favorito.
Essa é a segunda resenha que leio desse livro. A outra resenha destacou os pontos fracos da narrativa. O que me desanimou um pouco.
ResponderExcluirJá com a sua resenha volta a querer conferir. Gosto muito de livros que focam não só no romance entre os protagonista. E focar na amizade e na família são duas perspectiva bastante interessante.
OIe,
ResponderExcluirAgora comecei a me aventurar em romances de época e ainda não li nenhum livro da Jane Austen, apesar de amar o filme de orgulho e preconceito. Adorei a proposta do livro e o nome. A Autora escolheu bem o título pois é bem chamativo.
Beijos
Blog Relicário de Papel
Olá, como vai? Acredita que nunca li Jane Austen? Tenho que mudar isso com urgência. Quero muito conhecer essa autora. O livro deve ser um amorzinho mesmo. E essa capa? Já quero na minha estante. Geralmente não gosto de livros que se apropriam de um ator famoso, um artista qualquer para vender, mas como vc mesma disse, houve todo um trabalho de pesquisa por trás, e acho que a autora quis foi homenagear uma autora que ela deve admirar muito. Amei a resenha e super leria esse livro. Um beijo pra vc e muito sucesso aqui. Até a próxima!
ResponderExcluirOiee ^^
ResponderExcluirEu gosto muito de romances de época, mas não dá para evitar a raiva que me consome sempre que alguma coisa machista acontece...hehe e é o tempo todo *-* mas como evitar, se eu amo romances de época? hehe'
Ainda não conhecia esse livro, mas saber que você gostou tanto, que achou divertido e até se emocionou com a história me deixou curiosa.
MilkMilks ♥
Olá! Sempre que vejo um livro sobre Jane Austen fico curiosa para ler. Esse já está na lista dos meus desejados. Espero ler em breve. Muito boa sua resenha. bjo
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirSua resenha me contagiou, o livro me parece ser bem divertido mesmo, e só pelo nome e a capa, eu o leria, ahahaha. Ótima dica!
Pela sua resenha Ju, fiquei muito curiosa para ler essa história, gosto da Jane e com certeza esse livro vai me cativar. Bjkas
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAchei a premissa bem interessante e acho que, assim como você, esses momentos de barganha me incomodariam/irritariam um pouco rsrs
Fico feliz em saber que é um livro bem fofo e com certeza se chegar a fazer a leitura, ficarei torcendo também para que consigam convencer o irmão a dar a permissão para casar!
LEITURA DESCONTROLADA