Título: Querida Filha
Autora: Elizabeth Little
Tradução: Fabienne W. Mercês
Editora: Rocco
(Coleção Luz Negra)
Número de páginas: 368
A relação mãe e filha – e os segredos que podem se esconder em seus meandros – é o combustível do bem-sucedido romance de estreia de Elizabeth Little, lançamento da coleção Luz Negra, que reúne o melhor do suspense feminino contemporâneo. O livro acompanha a ex-it girl Janie Jenkins, que, ao sair da prisão 10 anos após ter sido condenada pela morte da mãe, só deseja fugir dos holofotes e encontrar o verdadeiro assassino. Só há um problema: Janie não tem certeza absoluta de que não cometeu o crime. E, seguindo a única pista que possui, inicia um périplo que a levará a uma pacata cidade em Dakota do Sul e a um revelador encontro com o passado.
Em Querida Filha, conhecemos Jane Jenkins, que foi acusada de matar a própria mãe e condenada à prisão perpétua por isso. Mas, dez anos depois, sua sentença acaba sendo anulada por erro na manipulação das provas. A garota não sabe o que aconteceu no dia do assassinato, mas decide que vai descobrir.
Não é uma tarefa fácil, principalmente por ela ser odiada e perseguida por alguns, o que faz com que tenha que se disfarçar; mas Jane está disposta a desvendar o crime e provar para si mesma que é inocente. Com apenas algumas palavras que escutou sua mãe dizer como pista, começa sua jornada em busca da verdade.
Adoro enredos que têm perda de memória no meio, mas achei que no caso desse livro essa parte poderia ter sido melhor trabalhada. A protagonista acha que não seria capaz de matar sua mãe, mas não tem como ter certeza por não conseguir acessar suas lembranças. Imaginem o nível de angústia que isso deveria causar... Mas no decorrer da leitura eu chegava a esquecer que a dúvida existia, até que fosse citada novamente.
Outra coisa que achei superficial foi a forma como foi trabalhada a relação dela com a mãe. Acredito que alguns flashbacks mostrando porque a relação entre elas era tão ruim teriam ajudado bastante. Mas, mesmo com essas falhas, foi uma leitura que adorei fazer; a história foi muito bem desenvolvida.
É fascinante a capacidade da autora de nos manter completamente vidrados na leitura. Quase não temos tempo para respirar já que ela solta várias bombas no decorrer do enredo, uma mais impressionante que a outra.
O livro faz parte da Coleção Luz Negra, descrita como "a revelação do novo suspense". Os dois livros desta coleção que li me surpreenderam bastante. São os primeiros livros de suas respectivas autoras, e acho que ambas têm muito a oferecer. No caso de Elizabeth, ela fez o mais difícil, que foi não me permitir desvendar as coisas antes que esclarecesse tudo e me convencer de que a explicação fazia total sentido. Isso é algo cada vez mais difícil de acontecer e me fez adorar a leitura.
Sou suspeita em falar...amo tramas de suspense, Querida Filha é um livro de história dura.. Como a personagem, eu tamvem queria saber a verdade
ResponderExcluirNossa a premissa desse livro é maravilhosa. Sua resenha me atiçou para lê-lo. ainda não conhecia mas já adicionei aos "Quero ler"
ResponderExcluirOi Ju! Não li este ainda, mas gostei da ideia da trama. Uma pena mesmo foi estes pequenos deslizes, mesmo assim, acredito que vale a pena ler.
ResponderExcluirBjs, rose
Oiie
ResponderExcluirAdorei! Apesar de suas ressalvas fiquei mega curiosa com o enredo! Já adicionei à lista, estou amando suspenses hahahah
Beijos!
Oi,
ResponderExcluirNão conhecia o livro mas achei interessante. Gosto dessas temáticas com perda de memória também. Infelizmente agora não tenho como comprar mais nada, mas vou anotar sua dica.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br
Oi tudo bem?
ResponderExcluirAdoro romances policiais e mistério, amei a premissa da obra, não conhecia essa coleção focada na escrita feminina e já adorei, espero que faça muito sucesso.
Sua resenha está maravilhosa me deixou muito curiosa, beijos
http://www.conversasdealcova.com/
Oi Ju,
ResponderExcluirTambém curto muito livros com perda de memória, mas não fiquei interessada em ler esse livro, pois achei alguns pontos bastante negativos, por exemplo, essa parte da perda de memória não ter sido bem trabalhada.
No mais, até que é um livro mediano, mas vou passar a dica por enquanto.
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não me interessei muito. Além de não ser muito de ler livros de suspense, acho que ficaria incomodada com a falta de memória da protagonista não ter sido bem explorada, pois acredito que esse seria o grande atrativo do livro.
Uma pena que tenha ocorrido esse e alguns outros problemas no livro, mas como você falou que gostou da leitura desse e do segundo livro, não vou descartar a leitura. Não me interessei para ler agora, mas quem sabe futuramente né?
Beijos!
Olá, eu gosto desse tipo de trama, apesar de já estar meio batido. Não conhecia nada da obra ou autora fiquei bem curiosa pelo seu trabalho. Valeu a dica. Bjs
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conhecia, mas parece ser uma ótima leitura, justamente o que procuro no momento, com certeza vou mergulhar na trama. Obrigada pela dica!
Eu não cheguei a solicitar esse livro, não faz o meu tipo de leitura o gênero, mas fico mais do que satisfeita de saber que para você foi mais do que satisfatório a leitura.
ResponderExcluirBeijos
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, mas como toda grande fã de suspense ele já está na minha listinha. Fico feliz que tenha se surpreendido, espero me ter a mesma sensação quando ler o livro.
Oie
ResponderExcluirnoss,a ainda não conhecia mas já estou mega curiosa pela leitura e espero poder ler em breve, parece ser bem interessante e é o tipo de leitura que curto muito,
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Olá,
ResponderExcluirNão conhecia a obra, mas fiquei bem intrigada com a premissa que apresenta.
Curiosa para saber quem foi o responsável por manipular as provas sobre o assassinato e porque fez isso.
Será que Jane conseguirá desvendar esses mistérios e provar sua inocência?! Já entrou para a lista de desejados!
LEITURA DESCONTROLADA
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirÉ bem difícil trabalhar falta de memória. Acho que fica aquele medo de falar demais ou de menos. Adorei a premissa do livro, quero ler e descobrir quem matou a mãe.
Beijos