Título: A Sabedoria do Condado
Autor: Noble Smith
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? A Sabedoria do Condado tem a resposta para essas perguntas. (Fonte: site da editora)
Sempre fiquei em dúvida sobre o que gostaria de ser, um elfo ou um hobbit. Mas aí pensei melhor... os elfos falam uma língua maravilhosa, tocam músicas dignas do paraíso e moram em um lugar mais que lindo. Só que a disciplina me parece a coisa mais importante para eles. E eu nunca teria toda aquela elegância.
Ser um hobbit me parece mais divertido. Um hobbit pode ficar quietinho no seu canto o quanto quiser, dentro de sua toca confortável, lendo livros e comendo tudo o que tiver vontade! rs... Sair para visitar os amigos quando quiser participar de uma boa conversa, esperar Gandalf chegar com seus fogos de artifício (mesmo que leve muitos e muitos anos). Talvez eu tivesse apenas dois problemas: os cachimbos e a cerveja. Mas, pensando bem, se eu fosse um hobbit nascido no Condado, antes de aprender a falar já teria me acostumado com o cheiro (e com o gosto) dessas coisas que odeio!
Conclusão: gostaria de ser um hobbit, mas que tivesse um amigo elfo para visitar quando quisesse ver o lugar mais maravilhoso do mundo.
Conclusão: gostaria de ser um hobbit, mas que tivesse um amigo elfo para visitar quando quisesse ver o lugar mais maravilhoso do mundo.
Agora vamos falar sobre o livro.
A Sabedoria do Condado é um livro para fãs. Você não vai aproveitá-lo completamente se não tiver lido O Hobbit, ou O Senhor dos Anéis ou, melhor ainda, os dois livros. Muitas coisas das histórias são citadas e é claro que, se você não leu, não vai conseguir entender do que o autor está falando. E, além de não entender, ainda vai se deparar com vários spoilers (vários mesmo, acreditem em mim).
Na verdade, acho que nem seriam spoilers. É mais um resumo de toda a história da Terra-média, em que constam os fatos principais, dividido por temas.
O autor é um grande fã de Tolkien. Ele divide sua vida conosco, e nos mostra como O Senhor dos Anéis foi importante para que ele superasse as dificuldades em alguns momentos, inclusive quando fez uma cirurgia reconstrutiva no rosto e perdeu a capacidade de falar por vários meses. A leitura era o que o mantinha são.
O autor é um grande fã de Tolkien. Ele divide sua vida conosco, e nos mostra como O Senhor dos Anéis foi importante para que ele superasse as dificuldades em alguns momentos, inclusive quando fez uma cirurgia reconstrutiva no rosto e perdeu a capacidade de falar por vários meses. A leitura era o que o mantinha são.
Eu só li os dois livros de Tolkien que citei acima (na verdade são quatro, mas até me esqueço porque meu O Senhor dos Anéis é volume único... hehe), e me virei bem. Tive informações de outros livros, mas de situações citadas nesses dois, que eu apenas não conhecia tão detalhadamente.
A Sabedoria do Condado é um livro encantador. Tudo sobre o estilo de vida dos Hobbits, com 20 capítulos que contam tudo o que sempre quisemos saber. E com direito a alguns bônus, rs, como uma receita de "Sopa de Cerveja e Cogumelos" e instruções para criar um pequeno jardim Hobbit. Como ter uma vida saudável e feliz? Fazendo coisas simples, como caminhar, dormir o suficiente, comer comida fresca e saudável.
E não conhecemos só os Hobbits. O livro fala também sobre os elfos, sobre os anões, sobre os homens e sobre os magos. Muito conhecimento reunido. Noble Smith compara o mundo dos Hobbits com o nosso e, bem... não faltam motivos pra fazer qualquer ser humano morrer de vergonha.
A partir de agora, vou colocar alguns quotes do livro e tentar demonstrar pra vocês porque os Hobbits são as criaturas mais adoráveis do planeta.
Quando foi a última vez que você comeu uma fatia de pão caseiro com geleia caseira? Juro para você que é uma das coisas mais saborossassss (para usar a palavra favorita de Gollum) para comermos tanto na Terra-média quanto nesta Terra.
Sim, é mesmo. Eu também posso testemunhar. Infelizmente, faz bastante tempo que não repito essa experiência.
Para os Hobbits, no entanto, uma estalagem não é apenas um lugar onde se vai para ficar bêbado. Uma estalagem é um lugar em que há uma lareira aconchegante, aonde se vai para contar uma história e para construir amizades. É um lugar em que ideias e preocupações sobre o mundo são compartilhadas.
Amo as lareiras dos Hobbits. Alguém consegue ter uma ideia de um lugar mais agradável que um sofá bem macio, com um cobertor, um livro na mão e uma lareira ao lado? Eu não. E sim, os Hobbits ficam bêbados. Mas com certeza não fazem isso para fugir de suas próprias vidas.
Para os Hobbits, excesso de manteiga era uma das grandes e necessárias alegrias da vida.
Concordo plenamente. Não sei como as pessoas conseguem ser felizes substituindo a manteiga por margarina... rs...
Imagine um mundo sem despertadores. É assim o mundo no Condado. As pessoas se levantam de acordo com o ritmo das suas vidas.
Que sonho! Que fique claro que as pessoas trabalham, só que não precisam viver sua vida em função de horários tão rígidos quanto nós.
Eles acreditam no livre-arbítrio, mas há um forte acordo social e tradições de longa data impedindo as pessoas de pisarem nos pés peludos e descalços uns dos outros. Os Hobbits têm um profundo código moral que inclui até a maneira de tratar os animais.
É, eles comem carne, e eu sou vegetariana. Mas pelo menos não caçam por esporte.
A população do Condado pratica a suficiência, um conceito que significa que "se você tem suficiente, não precisa levar mais".
E olha que o suficiente para um hobbit quer dizer muita coisa: tudo o que ele precise para viver de forma feliz e confortável, e não para apenas sobreviver.
E, por fim, algo que nem sei como comentar:
Os Hobbits, pelo menos os que nós amamos, não têm capacidade para a crueldade e nós também não deveríamos ter.
Enfim, meu conselho é: se você conhece pelo menos alguma coisa da obra de Tolkien, mergulhe com urgência nessa história. Se não conhece, leia Tolkien primeiro, e depois venha conhecer mais sobre os Pequenos. Você não vai se arrepender.
Tudo o que temos a fazer é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado.
Realmente o livro parece ser formidável.
ResponderExcluirLi o primeiro capítulo no site e fiquei maravilhada e ao mesmo tempo pensativa!
Não li nada de Tolkien ainda, acho a escrita dele muito pesada e me acho muito crua ainda para absorver todas essas informações, mas pretendo sim, assim como quero ler esse, com a mais absoluta certeza!!!
Belíssima resenha Juh!
Beijos
Chrys
Todas as coisas do meu mundo
Ler sobre hobbit e elfos me deixa perdida, eu não entendo nada sobre o assunto, nunca me interessei por Senhor do Anéis, fico flutuando no assunto.
ResponderExcluirRafa
Blog Melody
http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/
Oi Juju!
ResponderExcluirLi O Senhor dos Anéis há muito tempo atrás, amo a obra escrita e também os filmes. O livro O Hobbit é um queridinho e quero muito conhecer A Sabedoria do Condado. Adorei a resenha *-*
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Oii!!
ResponderExcluirPra quem é fã mesmo o livro desse ser muito gostoso de se ler!
Ainda não li O Hobbit, nem O Senhor dos Anéis, acho que vai demorar um pouco pra ler A Sabedoria do Condado :/
Mas parabéns pela ótima resenha, me deixou ansiosa pra entrar nesse universo ^^
Beijos
Elidiane - Leitura entre amigas
Wow! What an incredible review! Thank you so much. I am really honored that you liked my book so much. And I love how you used quotes from my book and talked about them. By the way, eu sou um vegetariano também! Muito obrigado!!
ResponderExcluirJu, eu to me encantando com o hobbit só de ler suas resenhas.
ResponderExcluirComo você disse, quem não leu O Hobbit ou o Senhor dos Anéis, como eu, vai ficar realmente perdida. Eu tentei ler esse livro, mas não entendi nada...vou ter que começar a ler Tolkien.
Beijos
Leituras da Paty
Sua resenha está uma delícia haha
ResponderExcluirTb não seguiria o costume de fumar e beber, acho que seria uma hobbit "ovelha negra".
Quero muito ler o livro, mas vou seguir seu conselho e ler O Hobbit primeiro, pois só li a triologia O Senho dos Anéis.
Que lindo, o Noble Smith comentou sua resenha! E ele ainda é vegetariano!
Seu blog está sua frequentado por autores, primeiro a Bella Andre e agora o Noble Smith (sem contar os nacionais)!
Beijos
Oi sua resenha está muito boa,parabéns!
ResponderExcluirJá li O Senhor dos Anéis e assisti os filmes.
A Sabedoria do Condado explora todo o mundo que Tolkien criou e consegue ainda fazer uma análise crítica de tudo que gira ao redor desse meio.
Uma das coisas mais interessantes sobre o livro foi a grata surpresa onde é um livro sobre “O Hobbit”, mas também é um livro sobre nossos problemas,defeitos,costumes.
É a realidade do mundo Hobbit: pensamentos,atitudes,cotidiano,realidade...
Apresenta desde as encantadoras moradias nas rochas,até as práticas viver com a natureza.
Um livro encantador sobre o mundo encantado de ‘O Hobbit’.
Bem, eu não li nada do Tolkien, mas vi o todos os filmes. Sei que não é idêntico, mas já é um começo.
ResponderExcluirAinda assim, fui muitíssimo com a cara do livro, só a capa me deixa louca de vontade ler, mas eu fui numa livraria e vi que ele estava caro pra mim :( Mas em breve vou ler e sei que não vou me decepcionar...
A resenha me deixou encantada!
Não li o Senhor dos aneis mas ja assisti o filme, e pela sua resenha acho que este livro da bem certo comigo, espero que emu pensamento esteja certo..
ResponderExcluirEsse livro faz as pessoas desejarem ser Hobbits!!!
ResponderExcluiré simplesmente incrível e sossegado os mundo dos hobbits
É um livro bem legal, é capaz de virar uma forma de vida alternativa para alguns que mergulham de cabeça no mundo do Senhor dos Anéis!!!
Fiquei doida pra ler *-*
ResponderExcluirJá li e assisti os livros e os filmes de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e aguardo ansiosamente a continuação de O Hobbit, amo todo esse mundo que Tolkien criou, mas eu gostaria de ser um elfo com certeza, pra me casar com o Legolas hehehehhe
e um livro interessante, tem uma tematica que me chama atenção quero muito ler ele assim que possivel e sua resenha fico otima!
ResponderExcluirTambém odeio cigarros e afins e a cerveja. Não entendo como alguém pode gostar destas coisas que fazem tanto mal à saúde, mas enfim...
ResponderExcluirE eu queria ser um Hobbit e o ponto decisivo foi me imaginar lendo o dia todo. :p
Quero muito ler o livro, mas eu que quero ler O Hobbit primeiro - a trilogia O Senhor dos Anéis eu já li - e só depois comprar este.
;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/
Oie, flor. Tudo bom?
ResponderExcluirPrimeiramente saiba que estou babando imensamente nessa sua resenha. Só o começo com a questão de ser um Hobbit ou um Elfo me deixou estasiada. Eu sempre quis ser um Elfo *-* mas penso bem, ser um Hobbit não é nada ruim, como você disse: Tocas agradáveis, livros, comida hahahaha'
Terra média é completamente fascinante, ainda não li o Hobbit, mas confesso que fiquei curiosa para ler esse livro. Essa vibe de fã Tolkien me chamou a atenção *-*
Beijos,
paixaoliteraria.com
PS: Estou seguindo :D
Olá Ju!
ResponderExcluirNossa adorei suas ponderações sobre o que você queria ser um elfo ou um hobbit, achei legal esse começo de resenha!
O que me desanimou nesse livro é que tem spoiler de livros que não li, ai vou me sentir totalmente perdida na leitura!
Parabéns pela sua bela resenha!
Beijinhos
As Leituras da Mila
Sem palavras, esse livro é um dos mais incríveis que já me deparei em toda minha vida de leitura, um livro impressionante, acho perfeito, parabéns pelo post!! E aproveitar a carona e indico que todos leiam!
ResponderExcluirhttp://fevereira.blogspot.com.br/
Olá! Infelizmente ainda não tive o prazer de ler a trilogia Senhor dos Anéis e nem O Hobbit, confesso não gostar muito dos filmes também (são muito longos!), mas acredito que os livros sejam melhores - como sempre!
ResponderExcluirAdorei a resenha e os quotes que colocou do livro, deve ser bem bacana conhecer um pouco mais do mundo escrito por Tolkien.
Beijo
Gabriel - Blog Corações de Neve
Juuuuu, que lindo!!! Eu queeero ler este livro, mas a pergunta que não que calar: é volume único: por favor, por favor diga que sim.
ResponderExcluirAmei sua resenha, como sempre não é? hahaha e mais um para minha lista com 5 estrelas que quer dizer ler logo se for livro sem continuidade.
Bjs e magia sempre!
Tânia Bueno
http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
É volume único sim!! Eu amei demais, se você ler me conta depois o que achou!! =)
ExcluirJu linda! Amei o seus pontos para ser uma elfo ou um Hobbit!
ResponderExcluirEu primeiro pensei que queria ser um Elfo também. Eu gosto muito das mitologias deles, são lindos e tem todos aqueles lugares maravilhosos!
Mas pensando como vc ser um Hobbit é muito mais divertido! hahahahaha
Amei a resenha e a postagem, os quotes! Perfeitos!
Ainda não li Senhor do Anéis, nem o Hobbit! Juro! Eu sei! Tenho que ler! haaha
Mas o meu problema com eles é que não gosto dos Anões! Tenho sérios problemas com eles.
Até aqui em casa é uma forte fonte de discussões entre eu e meu irmão! Ele amo Anões e odeia os Elfos! E eu sou do contra! hahahha
Mas ainda quero ler!
Ótima resenha!
Beijos
http://overdoselite.blogspot.com.br/
Ganhei esse livro em uma promoção, mas ainda não li. Adoro O Senhor dos anéis e O Hobbit, então é com certeza um livro que planejo ler, mas não tão em breve.
ResponderExcluirSempre me interessei pelos hobbits, porque eu era APAIXONADA pelo Frodo, e tudo sobre o universo dele sempre me encantou (tá na verdade é q eu o achava super parecido com um certo bruxo inglês, quando eu tinha uns 10, 11 anos, mas anyway...).
Beeijos e boas leituraas : )
Olá Ju, bom primeiramente não fui muito com a fusa do Hobbit(hahahaha). Tipo eu amei a historia do senhor dos anéis, mas quanto ao hobbit não consegui me sentir atraída.
ResponderExcluirE vejo que este livro é um guia, como você disse para os fans, é uma pena eu não ser uma delas, mas acredito que este livro trara muita coisa importante a quem acompanha e aos fans.
A sua resenha esta maravilhosa e vejo que você gosta bastante do hobbit, mas o livro não é bem a minha praia. Porem terá muita gente ai que vai amar saber sobre este livro.
Beijokas Ana Zuky
http://www.sanguecomamor.com.br
Eu li apenas O Hobbit e amei de paixão...
ResponderExcluirEstou louca para ler O Senhor dos Anéis...
Mas diferente de você eu prefiro os Elfos...rs'
Sou louca por eles e claro pelo Légolas, afinal como não amá-lo...?
Gostei da ideia do livro...
Mostra como os livros realmente nos ajudam em vários momentos das nossas vidas e como muitas vezes eles mudam nossa forma de agir e enxergar as coisas a nossa volta...
Beijos...
http://ceciliabraz.blogspot.com.br/
Oiii, eu infelizmente nunca li O Hobbit, o Senhor dos Anéis, mas me identifiquei com os Hobbits kkkk
ResponderExcluirCom esta sua resenha, me despertou a curiosidade mas agora só falta o din din
kkkkk
Parabéns pela resenha e tudo de bom!
www.estilogeek.blogspot.com.br