Título: O Rosto que Precede o Sonho
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Sinopse: Os sinais que ele não percebeu no dia do acidente poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam. Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, a proposta de trabalho da sua vida, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...
(retirada da orelha do livro)
Esta é uma resenha do Desafio Nacional Literário 2013.
Janeiro - Tema Livre.
Eu gostaria MUITO que a primeira página desse livro não existisse. Porque, assim, eu teria me entregado à história. Mas aquelas poucas linhas fizeram com que eu decidisse não deixar isso acontecer, mesmo inconscientemente. Sabia como tudo ia terminar, e não queria sofrer.
Ou seja, pela primeira vez, senti que não faltou nada no livro; pelo contrário, sobrou. Por mim, ninguém leria esse primeiro capítulo. Mas eu não sou a autora, e respeito muito o trabalho do Maurício, que inclusive é parceiro aqui do blog.
Então, só lamento por mim, que talvez tenha percebido algo que não devia ou, talvez, apenas não tenha tido a capacidade de compreender como esse capítulo é importante para a história. Que, por sinal, é linda - mesmo que eu não tenha me envolvido com ela. A história de como um amor deveria ser.
A gente diz tanta bobagem por aí, e na hora do mais importante ficamos com vergonha? Não devemos ter medo de expor os sentimentos, lembre-se sempre disso.
- Ela mexe comigo de um jeito que ninguém jamais mexeu. Me deixa meio bobo, infantil, ao mesmo tempo corajoso, esperto, com vontade de viver. Há um ditado que diz: "Ponha tuas máscaras para eu te conhecer melhor". Mas com ela é diferente. Posso largar sem medo todas as máscaras que tenho e, ainda assim, ser totalmente eu.
- Ela mexe comigo de um jeito que ninguém jamais mexeu. Me deixa meio bobo, infantil, ao mesmo tempo corajoso, esperto, com vontade de viver. Há um ditado que diz: "Ponha tuas máscaras para eu te conhecer melhor". Mas com ela é diferente. Posso largar sem medo todas as máscaras que tenho e, ainda assim, ser totalmente eu.
Duas pessoas que se encontram e se tornam essenciais uma para a outra, e que dividem seus mundos, suas vidas. Duas pessoas que não têm medo da felicidade. Que decidem se arriscar e ver o que a vida lhes reserva.
- Todo mundo tem suas inseguranças, mas alguns tentam escondê-las. E não percebem que é ali onde ficam as melhores partes.
- Nas inseguranças?
- Aham - ele balançou a cabeça.
- É uma teoria... e por que motivo acha que devem ser reveladas?
- Porque é só assim que se conhece a pessoa que está na frente.
Tomas Ventura é um músico, um compositor de trilhas sonoras. Aurora, uma fotógrafa. Se conhecem em uma loja de discos (é mais que isso o lugar, mas a parte dos discos é que é importante para a história). Em uma luta pelos melhores LPs, acaba por surgir um amor que não tem como ser ignorado.
Num passe de mágica, o destino muda a direção.
Ok, uma pausa, alguém não sabe o que é um disco (LP)? Os mais novos devem ter pelo menos ouvido falar... mas, na dúvida... rs...
Disco de vinil - Fonte da imagem: Wikipedia
Pois é... na casa da minha mãe, ainda temos alguns guardados.
Enfim, voltando ao livro. Ele me arrebatou nas páginas finais. Passado o fato que eu tentava evitar, não consegui mais me manter forte. Chorei, chorei e chorei de novo. O Maurício acabou comigo. Só fico triste por isso não ter acontecido desde a primeira linha.
- Mas me deixa falar das borboletas. Elas têm uma história muito bonita, quer ouvir?
- Claro!
- É que, em muitas culturas, elas são a representação da alma humana. O sentido de reencarnação, metamorfose, passagem de um estágio a outro, evolução, crescimento. E têm as duas etapas: primeiro a da lagarta, presa, contida, feiosa, fundamental para a seguinte, em que vira o mais belo inseto e ganha o mundo ao alcançar a liberdade e cumprir seu destino.
Parabéns pela resenha Ju! Já li O Rosto que Precede o Sonho e amei! Me emocionei bastante com o livro também. Beijo!
ResponderExcluirEu gostei do final, gostei do começo... Mas achei que faltou desenvolvimento :/ não consegui me envolver tanto com a história porque achei tudo rápido demais!
ResponderExcluirNinhada Literária
Oi Ju!
ResponderExcluirSempre vejo as pessoas dizerem que foram arrebatadas pelo livro, consegui ele numa troca no Skoob, será que pulo o 1º capítulo? No livro À primeira Vista (do Sparks) aconteceu isso comigo, matei a charada no prólogo, preferia não ter lido o comecinho. Oh dúvida cruel o.O
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Oi Ju, adorei sua resenha, quero muito ler o livro do Maurício.
ResponderExcluirBjs
Oi Ju..
ResponderExcluirNão conheço, ainda, a escrita do Maurício..As vezes tem histórias que mesmo sendo emocionante, não nos conectamos, as vezes como foi seu caso por um detalhe. Imagino que essa primeira página, mostre o futuro e ai demais capítulos venha contando a história..
LP, eu já ouvi um desses, quando era criança, aqui em casa tinha hehe..me senti a velha agora rsrs..Vejo algumas pessoas que vendem para colecionador rs..
Beijos :^)
Gostei da resenha. Eu vi esse livro em outros blogs e me apaixonei pela história. Entrou para minha wishlist, quero MUITO conhecer a história do livro e saber como é a escrita do Mauricio (já que não sou muito de ler livros nacionais) *-*
ResponderExcluirBeijão, http://dinha-vieira.blogspot.com.br/
Amei esse livro, me emocionei muito.
ResponderExcluirÉ uma ótima leitura que flui tão facilmente que quando a gente se da conta, já acabou e nos deixa um vazio, uma vontade de mais.
Recomendadíssimo.
Adorei a resenha.
Oi, Ju!
ResponderExcluirEu não consegui me envolver com a história porque achei que faltou desenvolvimento - mesmo eu já sabendo o final. Pra mim, faltou recheio e, sinceramente, não reconheço o Maurício neste livro =(
Eu li Ainda Não Te Disse Nada e é tão completo, mesmo com uma história simples.
Beijos!
Ja ouvi mts comentarios sobre este livro, alguns bons e outros ruins.. (na verdade a maioria foi ruim) Espero que os outros livros do autor sejam bons ;)
ResponderExcluirai meu Deus estou super curiosa!!! quero ler e muito este livro...
ResponderExcluirDetesto ler livros que me fazem chorar, mas não posso evitar!!!
Amei os trechos e a capa é linda!!!! *.*
Definitivamente vou ler!!!
Já li O Rosto que Precede o Sonho e gostei. O autor é talentoso e a história é um doce. Só não me apaixonei pelos personagens... não me ''animei''. Excelente, só não faz meu tipo.
ResponderExcluiresse livro é fantastico , me emocionou horrores.. lindo e com uma capa muito linda! vale demais a pena
ResponderExcluirácho lindo demais, foi um dos livros que mais me emocionou ! sua r esenha fico otimo
ResponderExcluirAmo livros que me fazer chorar, com histórias tristes e finais infelizes e você conseguiu me cativar. EU VOU LER!!
ResponderExcluirCurti também porque sou musicista e saber que há um compositor de trilha sonora no enredo me cativou.
E quero fazer uma experiência. Vou começar o livro do segundo capítulo, só para não saber do fim já no começo.
Depois te conto o que deu. :p
;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/