terça-feira, 22 de janeiro de 2013

[Resenha] O Rosto que Precede o Sonho

Postado por Ju às 16:00
Título: O Rosto que Precede o Sonho
Editora: Porto 71

Sinopse: Os sinais que ele não percebeu no dia do acidente poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam. Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, a proposta de trabalho da sua vida, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente... 
                                                                                   (retirada da orelha do livro)

Esta é uma resenha do Desafio Nacional Literário 2013.
Janeiro - Tema Livre.

Eu gostaria MUITO que a primeira página desse livro não existisse. Porque, assim, eu teria me entregado à história. Mas aquelas poucas linhas fizeram com que eu decidisse não deixar isso acontecer, mesmo inconscientemente. Sabia como tudo ia terminar, e não queria sofrer. 

Ou seja, pela primeira vez, senti que não faltou nada no livro; pelo contrário, sobrou. Por mim, ninguém leria esse primeiro capítulo. Mas eu não sou a autora, e respeito muito o trabalho do Maurício, que inclusive é parceiro aqui do blog.

Então, só lamento por mim, que talvez tenha percebido algo que não devia ou, talvez, apenas não tenha tido a capacidade de compreender como esse capítulo é importante para a história. Que, por sinal, é linda - mesmo que eu não tenha me envolvido com ela. A história de como um amor deveria ser. 

A gente diz tanta bobagem por aí, e na hora do mais importante ficamos com vergonha? Não devemos ter medo de expor os sentimentos, lembre-se sempre disso.

- Ela mexe comigo de um jeito que ninguém jamais mexeu. Me deixa meio bobo, infantil, ao mesmo tempo corajoso, esperto, com vontade de viver. Há um ditado que diz: "Ponha tuas máscaras para eu te conhecer melhor". Mas com ela é diferente. Posso largar sem medo todas as máscaras que tenho e, ainda assim, ser totalmente eu.


Duas pessoas que se encontram e se tornam essenciais uma para a outra, e que dividem seus mundos, suas vidas. Duas pessoas que não têm medo da felicidade. Que decidem se arriscar e ver o que a vida lhes reserva.

- Todo mundo tem suas inseguranças, mas alguns tentam escondê-las. E não percebem que é ali onde ficam as melhores partes.
- Nas inseguranças?
- Aham - ele balançou a cabeça.
- É uma teoria... e por que motivo acha que devem ser reveladas?
- Porque é só assim que se conhece a pessoa que está na frente.

Tomas Ventura é um músico, um compositor de trilhas sonoras. Aurora, uma fotógrafa. Se conhecem em uma loja de discos (é mais que isso o lugar, mas a parte dos discos é que é importante para a história). Em uma luta pelos melhores LPs, acaba por surgir um amor que não tem como ser ignorado.

Num passe de mágica, o destino muda a direção.

Ok, uma pausa, alguém não sabe o que é um disco (LP)? Os mais novos devem ter pelo menos ouvido falar... mas, na dúvida... rs...



Disco de vinil - Fonte da imagem: Wikipedia

Pois é... na casa da minha mãe, ainda temos alguns guardados.

Enfim, voltando ao livro. Ele me arrebatou nas páginas finais. Passado o fato que eu tentava evitar, não consegui mais me manter forte. Chorei, chorei e chorei de novo. O Maurício acabou comigo. Só fico triste por isso não ter acontecido desde a primeira linha.

- Mas me deixa falar das borboletas. Elas têm uma história muito bonita, quer ouvir?
- Claro!
- É que, em muitas culturas, elas são a representação da alma humana. O sentido de reencarnação, metamorfose, passagem de um estágio a outro, evolução, crescimento. E têm as duas etapas: primeiro a da lagarta, presa, contida, feiosa, fundamental para a seguinte, em que vira o mais belo inseto e ganha o mundo ao alcançar a liberdade e cumprir seu destino.

14 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Ju! Já li O Rosto que Precede o Sonho e amei! Me emocionei bastante com o livro também. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do final, gostei do começo... Mas achei que faltou desenvolvimento :/ não consegui me envolver tanto com a história porque achei tudo rápido demais!
    Ninhada Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Sempre vejo as pessoas dizerem que foram arrebatadas pelo livro, consegui ele numa troca no Skoob, será que pulo o 1º capítulo? No livro À primeira Vista (do Sparks) aconteceu isso comigo, matei a charada no prólogo, preferia não ter lido o comecinho. Oh dúvida cruel o.O
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, adorei sua resenha, quero muito ler o livro do Maurício.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju..
    Não conheço, ainda, a escrita do Maurício..As vezes tem histórias que mesmo sendo emocionante, não nos conectamos, as vezes como foi seu caso por um detalhe. Imagino que essa primeira página, mostre o futuro e ai demais capítulos venha contando a história..
    LP, eu já ouvi um desses, quando era criança, aqui em casa tinha hehe..me senti a velha agora rsrs..Vejo algumas pessoas que vendem para colecionador rs..

    Beijos :^)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha. Eu vi esse livro em outros blogs e me apaixonei pela história. Entrou para minha wishlist, quero MUITO conhecer a história do livro e saber como é a escrita do Mauricio (já que não sou muito de ler livros nacionais) *-*

    Beijão, http://dinha-vieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei esse livro, me emocionei muito.
    É uma ótima leitura que flui tão facilmente que quando a gente se da conta, já acabou e nos deixa um vazio, uma vontade de mais.
    Recomendadíssimo.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Eu não consegui me envolver com a história porque achei que faltou desenvolvimento - mesmo eu já sabendo o final. Pra mim, faltou recheio e, sinceramente, não reconheço o Maurício neste livro =(

    Eu li Ainda Não Te Disse Nada e é tão completo, mesmo com uma história simples.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ja ouvi mts comentarios sobre este livro, alguns bons e outros ruins.. (na verdade a maioria foi ruim) Espero que os outros livros do autor sejam bons ;)

    ResponderExcluir
  10. ai meu Deus estou super curiosa!!! quero ler e muito este livro...
    Detesto ler livros que me fazem chorar, mas não posso evitar!!!
    Amei os trechos e a capa é linda!!!! *.*
    Definitivamente vou ler!!!

    ResponderExcluir
  11. Já li O Rosto que Precede o Sonho e gostei. O autor é talentoso e a história é um doce. Só não me apaixonei pelos personagens... não me ''animei''. Excelente, só não faz meu tipo.

    ResponderExcluir
  12. esse livro é fantastico , me emocionou horrores.. lindo e com uma capa muito linda! vale demais a pena

    ResponderExcluir
  13. ácho lindo demais, foi um dos livros que mais me emocionou ! sua r esenha fico otimo

    ResponderExcluir
  14. Amo livros que me fazer chorar, com histórias tristes e finais infelizes e você conseguiu me cativar. EU VOU LER!!

    Curti também porque sou musicista e saber que há um compositor de trilha sonora no enredo me cativou.

    E quero fazer uma experiência. Vou começar o livro do segundo capítulo, só para não saber do fim já no começo.

    Depois te conto o que deu. :p

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo