Autor: Ali Shaw
Editora: Leya
Sinopse: Cenários cinematográficos, paisagens paradisíacas, pântanos congelados com animais transformados em vidro, florestas brancas, penhascos monocromáticos, um oceano de baleias, lendas e águas-vivas. Este é o universo fantástico de Ali Shaw, autor britânico que renova as fábulas e cria uma inusitada história de amor. Midas é um tímido fotógrafo ilhéu. Ida é uma jovem aventureira que vem ao arquipélago de Saint Hauda's Land buscar a cura para sua misteriosa doença. Ela está se transformando em vidro e juntos buscam uma solução. O que eles mais precisam é de tempo - e o tempo está passando rápido. Será que vão encontrar uma maneira de evitar a propagação do vidro?
Fonte: Skoob
Eu tinha expectativas muito altas a respeito desse livro. E, infelizmente, acabei me decepcionando. Não tenho nada contra autores que viajam absurdamente. Gosto disso. Mas somente quando há um propósito.
A história se passa em St. Hauda´s Land, uma ilha em que coisas completamente inverossímeis acontecem, Mas o pior não é isso. É que o autor não junta as pontas soltas da história.
Nossa protagonista, Ida, está se transformando em vidro. O motivo, ninguém sabe. Mas é um fenômeno que, apesar de já ter acontecido com outras pessoas, é conhecido apenas por poucos que conviveram com as vítimas. Não dá pra saber como começa, só que nunca termina bem.
O que você poderia fazer para ajudar... Como eu disse antes... Estou com medo, sim. Não consigo sentir meus dedos, pelo amor de Deus! Não sei onde eu termino e minhas meias e botas começam. Você poderia, se não for muito trabalho, apenas ficar por perto.
Esse deveria ser o foco. Mas o autor nos fala de insetos em forma de vacas, e de um animal que só de olhar outro ser vivo o faz ficar inteiramente branco e perder a vida. Eu esperava que essas coisas tivessem alguma relação com o problema da Ida. Mas não. São apenas fatos pra mostrar como a ilha é estranha, como se a transformação das pessoas em vidro não bastasse pra fazer isso. Essas coisas desnecessárias me fizeram lembrar do meu professor de teatro, que sempre nos dizia que nada deveria estar no cenário de uma peça se não tivesse utilidade alguma em cena. Alguém deveria ter ensinado isso ao autor.
É uma pena, o livro tem uma capa linda, um efeito nas páginas que as faz ter a borda prateada (por dentro são amarelas). Um título e uma sinopse que me atraíram. Mas, pra mim, realmente não deu. Não me convenci. No fim da história consegui me envolver um pouco com os acontecimentos, mas não foi o suficiente para me emocionar com o destino das personagens, nem um pouquinho.
Ao menos consegui gostar de alguém que fazia parte do livro: a Denver. Uma garotinha muito esperta e incrivelmente sensata. Super perceptiva, ela é responsável por alguns dos melhores momentos do enredo e, principalmente, pelos melhores quotes. Puxa a orelha dos adultos como se fosse gente grande, e mostra a eles que tudo é muito simples, desde que as pessoas se mantenham atentas às suas próprias vidas e não permitam que os outros as manipulem para que se tornem algo que não querem se tornar.
E pra continuar falando das personagens, agora o ser que eu mais odiei no livro: Carl Maulsen. Por mim bem que ele podia ter morrido na primeira cena em que apareceu, e não faria falta. Um mala sem noção, um egoísta que nem liga para o quanto suas ações e mentiras machucam as pessoas. (eu sei, isso quer dizer a mesma coisa que ser egoísta, mas eu quis frisar). Insuportavelmente falso e manipulador, e infelizmente muito atento aos detalhes. Responsável pelas cenas mais infelizes.
Você tem medo demais de admitir que o mundo não gira ao seu redor. Acha que até a paisagem é subordinada a você. Pode-se ir bem longe na vida com uma atitude assim, posso dizer isso mesmo sem ter tido essa coragem. As pessoas nos respeitam quando têm medo de nós. Mas não acho que se pode amar e ser assim.
Bom, tenho que frisar, mais uma vez, que não é porque eu não gostei que alguém não vá gostar também. É apenas a minha opinião.
O livro tem algo aproveitável. É legal mostrar que a transformação da garota em gelo vai, pouco a pouco, derretendo o gelo da personalidade de outra pessoa. Fala de amor, da solidão, de resignação. Poderia ter sido interessante. Recomendo que leiam outras resenhas, há várias no skoob. Porque, para mim, foi a maior decepção literária do ano.
O livro tem algo aproveitável. É legal mostrar que a transformação da garota em gelo vai, pouco a pouco, derretendo o gelo da personalidade de outra pessoa. Fala de amor, da solidão, de resignação. Poderia ter sido interessante. Recomendo que leiam outras resenhas, há várias no skoob. Porque, para mim, foi a maior decepção literária do ano.
Uma vez ele disse que as personalidades de uma pessoa durante a vida são como roupas usadas durante um dia, colocadas para preservar a dignidade ou proteger do clima. Ele disse que era possível desvendar uma pessoa dessa forma.
Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas achei que ele fosse interessante. Agora ao ler sua resenha, nem sei se vou chegar a ler. Estou meio decepcionada. Mas só tem um jeito de saber se vou gostar ou não: é lendo o livro. Sua resenha está ótima.
ResponderExcluirOi Ju.
ResponderExcluirJá estive pra comprar esse livro várias vezes, mas sempre acabava desistindo, no fundo a sinopse não tinha me atraído pra valer, agora depois da sua resenha, me desanimou completamente, apesar de concordar que minha opinião pode ser diferente rsrs. Mas não pretendo ler.
Beijos.
Leituras da Paty
Eu gostei do livro. Mas também achei que as pontas ficaram soltas. Eu esperava que entendessemos o porque Ida ficou dessa maneira, qual o mistério por trás da ilha e tudo mais. Mesmo assim, acho que por minha expectativa não ser alta como a sua, gostei muito do livro!
ResponderExcluirOi Ju!
ResponderExcluirPeguei esse livro na biblioteca aqui da minha cidade. Infelizmente, pra mim não rolou, quando chegou na parte dos insetos em forma de vacas, achei que a viagem era demais e abandonei o livro, passando para o próximo que tinha pego emprestado, já que o prazo para devolução era curto. Então, nem posso emitir uma opinião decisiva sobre ele, mas entendo perfeitamente a sua.
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Nossa, só lia elogios sobre o livro. Vc é a primeira que diz q não curtiu. Ele estava na lista mas não era uma prioridade e dps disso partiu rapidinho dela...rs
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
POISON BOOKS - Red Glove (Holly Black) http://j.mp/W244zv
Ainda não li o livro, mas agora estou indecisa, lendo a resenha eu realmente fiquei muito triste, acho que acabei frustrada devido a expectativa que eu criei em torno desse livro.
ResponderExcluirEsse livro me chamou muita a atênção, gostei dele espero ler em breve.
ResponderExcluirAcabei gostando desse livro, apesar de não ter entendido algumas coisas.
ResponderExcluirQueria muito ler esse livro, mas, depois da resenha, acho que enrolarei um pouquinho para lê-lo. Não gosto de autores que viajam quando suas viagens não têm nada a acrescentar na história.
ResponderExcluirJu!!!! Meu Deus você tirou as palavras da minha boca de verdade! Achei que só eu não estava gostando do livro, só eu que não me apaixonei nem me envolvi com os personagens (a não ser com a Denver). A história não me prendeu em NADA. E pensei em várias vezes abandonar a leitura simplesmente porque nçao fluia, rs. Obrigada por me confortar!!! UHASHUSHUSUH
ResponderExcluirBeijos
estantedarob.blogspot.com.br
A capa me lembrou bastante a de A princesa do baile da meia-noite, quando li a sinopse eu gostei bastante parecia bem legal, mas ao ver sua frustração com relação a ele não sei se me arriscaria a ler o.O
ResponderExcluirEu até concordo com você, o livro me fez criar uma expectativa e depois tirou ela de mim, simplesmente por uma falta de explicações, os mistérios em si não são desvendados... Mas mesmo assim, ele tem um toque que me fez não chegar a odiar o livro, rsrs
ResponderExcluirA garota dos pés de vidro.. Nossa, essa sua sipnose respondeu todas as minhas duvidas, sempre ficava fazendo essas perguntas pra mim mesma, eu keria muito ler-lo mas axo que vou deixar para depois..
ResponderExcluiré legal quando os autores usam sua imaginação para criar mundos incríveis, mas achei tudo muito exagerado...A sinopse do livro é incrível, chama muito a atenção assim como a capa que é muito fofa..
ResponderExcluirA trama parecia ser ótima se o autor tivesse mantido o foco, mas acho que vou ler...
Caramba, sua resenha me deixou com uma impressão muito forte do livro, vou ler com certeza pra tirar minhas próprias conclusões, também faço questão de nenhuma ponta solta e fico decepcionada quando algo parece ''ficar no ar''
ResponderExcluiresse livro é maravilhoso, li e amei, mas lendo sua resenha percebi cmo ele é mais incrivel que eu estava achandu , vc conseguiu expressar pontos que eu naum percebi, gostei bastante
ResponderExcluirPoxa, fiquei triste com a sua resenha. Eu era toda expectativas para ler o livro, mas me desanimei um pouco porque eu confio no seu gosto literário.
ResponderExcluirAinda quero ler, mas não com a mesma empolgação de antes.
;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/
Concordo com você plenamente...eu já li o livro e foi uma tremenda decepção, a estória até que era boa apesar de um pouco cansativa, o que me manteve firme até o fim foi querer saber o porque de todo aquele vidro e tal, mas o autor não disse que solto alias muitas coisas ficaram soltas no livro como você disse na resenha...eu esperava muito mais do livro, foi triste porque eu acho que o livro poderia ter sido muito melhor, eu gostei dos personagens do drama, só que o autor não soube trabalhar isso infelizmente. =(
ResponderExcluir