sexta-feira, 13 de julho de 2012

[Resenha] Centúrias

Postado por Ju às 23:30
Título: Centúrias
Autora: Bruna Longobucco
Editora: Novo Século


Sinopse: 
Ela não acreditava em magia.
Ela não acreditava no amor.
Pitfal transformou sua vida radicalmente...
Em Centúrias você vai conhecer a história de Aylá Levale e Igor Telfort, adolescentes de famílias rivais que descobrem ser descendentes de duas ordens milenares de bruxaria: Centurianas e Dargais. Um enredo divertido e envolvente.
"Nem assumindo minha verdadeira natureza eu conseguia libertá-lo. E as outras bruxas não podiam se mover. Parecia que tudo estava perdido. Segurei a chave, tentando resgatar meus poderes, lutando contra o bloqueio negativo que me enredava e ameaçava a vida de Igor. Se houve um tempo em que não acreditei no amor, agora não acreditava na possibilidade de existir sem tê-lo ao meu lado. Havia muito em jogo. A ordem centuriana; a vida das criaturas claras; meu sol. Por isso, eu precisava reagir. Já havíamos passado por tantas coisas e não seria justo que após tantos desencontros fôssemos separados novamente. Repassei os ensinamentos da feiticeira-anciã. A resposta, ela dizia, está dentro de nós. É preciso acreditar na magia. Foi então que percebi: eu não lutava apenas contra os meus inimigos. Lutava contra o peso da realidade e de minhas próprias limitações".
Fonte: http://www.sinopsedolivro.net/livro/centurias.html


Eu recebi Centúrias devido à parceria com a autora, Bruna Longobucco. Muito obrigada, Bruna, pela confiança!


Essa capa está bem próxima da perfeição. Ela retrata um momento bem marcante do livro, um lugar muito especial. Só acho que ficaria melhor sem essa parte verde, essa espécie de planta caindo em cima do título. Acredito que, além de atrapalhar a visualização, não combina com o resto. Apesar desse detalhe, é linda. Eu realmente adorei.


Centúrias conta a história de Aylá Levale, uma adolescente de 18 anos em crise de identidade. Acaba de terminar o colégio e ainda não sabe o que fazer na faculdade. Desde que o pai faleceu, já viu a mãe se casar e se separar quatro vezes. Por isso, não consegue acreditar no amor.


De todo jeito, independente do que gosto ou não, tenho 
que me encontrar. Descobrir quem sou de verdade. 
O que quero fazer. Eu sei que sou meio estranha.

Aylá está se mudando de novo (essa é uma coisa que acontece frequentemente na vida da garota), mas desta vez para a cidade natal de sua mãe: Pitfal. O nome da cidade, segundo uma lenda, foi dado devido a seus primeiros habitantes: um guerreiro indígena da tribo dos Pitas e uma jovem bruxa nascida em Faleria, na Itália. Valentina, a mãe de Aylá, faz questão de avisar a filha que a cidade sofre uma forte influência dos elementos mágicos. É claro que ela, como boa adolescente, não leva o aviso a sério. E nem imagina que é o principal motivo dessa mudança estar acontecendo.


Aylá é louca por livros (alguém se identifica? rs...), e o primeiro lugar que ela vai conhecer na cidade é a Biblioteca Pública. E é em uma de suas visitas à biblioteca que ela se encontra com Igor Telfort pela primeira vez.


A porta de entrada rangeu anunciando a chegada de mais
alguém. Enquanto olhava o rosto sorridente de Kelly, uma
coisa estranha me aconteceu. Experimentei uma espécie de
curto-circuito interior. Fiquei arrepiada, minha nuca
queimou e meu coração disparou. Questionei se aqueles
eram os primeiros sinais de um infarto, então, como se um 
ímã me atraísse, olhei para trás e dei de cara com o garoto
mais lindo que eu já tinha visto.

Aylá começa a viver situações inexplicáveis em Pitfal e, acaba por descobrir que é descendente de uma família de bruxas pertencentes à ordem das Centurianas. Esta ordem é formada apenas por mulheres e mantém sempre o número de 100 integrantes. São bruxas que procuram se relacionar bem com o ambiente em que vivem e melhorá-lo, mantendo sempre sua magia oculta dos humanos comuns.


A garota descobre que em sua cidade há um grande número de Dargais, uma ordem de bruxos do mal, que têm como principal objetivo destruir tudo de bom que encontrarem. E que essa ordem abriga vários Telfort. 


A partir daí começa a luta de Aylá não só para viver um grande amor, mas principalmente para descobrir quem é e qual seu papel no mundo. Além disso, ela é a protagonista de algumas (na verdade, muitas) cenas bem engraçadas. Tadinha, ela é um pouco, digamos, desastrada!! hahaha...


As personagens são adoráveis ou detestáveis, todas muito bem construídas. Aylá e Igor vivem muitos conflitos, eu senti a aflição e a insegurança deles. 


A escrita da Bruna me envolveu e me permitiu visualizar todos os detalhes dos ambientes descritos. Uma pequena parte da história se passa na Itália, amei isso. É o único país que eu faço questão de conhecer.


Centúrias é o primeiro livro de uma série. E o mais legal é que a autora deu um final a ele. Poderia terminar aqui. Mas felizmente tem continuação, e quero muito ler! 


Só teve uma coisa que eu não gostei no livro: a narração alterna-se entre primeira e terceira pessoa. Para mim, isso dificultou a leitura. Achei que quebrou o ritmo. Sempre que havia a alteração na narração, eu sentia um certo incômodo.


Apesar disso, eu recomendo demais o livro. Uma história de amor, de luta por um ideal. A velha luta do bem contra o mal contada de uma forma envolvente e inovadora.


Adicionem o livro no skoob! Apoiem a literatura nacional! =)

10 comentários:

  1. Gostei da resenha. não conhecia a autora e nem o livro. mas lembrei de minha adolescência, onde vivia de mudança. o que é bem complicado, pois estamos num momento de descobertas assustadoras... parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Gostei muito da sua resenha e concordo com a sua observação sobre o "verde" da capa. Adoro livros que contenham magia, e essa história me pareceu bem interessante, principalmente por o livro ter um final que satisfaz, enquanto se aguarda a continuação da série.
    Beijos... Elis Culceag. www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  3. Ju, querida..hoje eu vim aqui pq quero aproveitar para convidar vc para conhecer o novo layout do meu blog. Pouco a pouco quero torná-lo mais a minha cara…ainda falta muito na questão do conteúdo…tenho muita vontade de escrever post melhores..mas falta tempo…espero que quando eu terminar a faculdade consiga fazer do blog o cantinho que sempre desejei! Estou tentando! hehehe Um grande beijo no seu coração !

    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. maravilhosa resenha!!
    te seguindo!!
    tem sorteio no meu blog!!
    da uma passadinha la!
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Juuuuu...nossa, quanto tempo que não venho aqui. Seu blog está arrasando, menina! Olha, eu até gostei do enredo do livro, mas não estou podendo acrescentar mais nenhum em minha lista que está gigante! rsrsrsrs... quem sabe futuuuuramente!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha deste livro, e adoro capas que mostram alguma parte do livro (pois ai que combina mais ainda com o livro) E ele ja foi pra listina de livros ;)...

    ResponderExcluir
  7. Faz tempos que não leio um livro que envolve bruxaria, gostei da capa e concordo com você sobre parte da estética...
    Adorei a história e é claro a protagonista que dá para facilmente se identificar^^

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei *-* A história é original e tem bruxas, o que eu amo!!! Fiquei muito interessada em ler, e concordei com o que você comentou da capa... tirando aquela borda a capa é mesmo linda *-*

    ResponderExcluir
  9. Não gostei da capa, ela é feia demais. Isso tira a beleza até da história.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. achei a capa bem bonita , mas esse é o tipo de livro que eu naum curto ler, mas sua resenha fico bem interessante, gostei

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo