quarta-feira, 23 de março de 2016

[Resenha - Galera Record] Vamos juntas?

Postado por Ju às 23:30
Título: Vamos juntas?
Autora: Babi Souza
Editora: Galera Record
Número de páginas: 144

Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

Acredito que só as mulheres conseguem entender completamente o que precisamos enfrentar no dia-a-dia. Infelizmente, muitos homens não consideram que nós somos donas de nós mesmas, de nossos corpos, de nossas opiniões e de nossas vontades (mas felizmente há vários que têm essa consciência). Não é à toa que temos que aguentar assédio de conhecidos e desconhecidos - que ainda pensam que suas atitudes são elogios. Nunca gostei de baladas justamente por isso, tem muito homem sem noção que se vê no direito de te cercar de forma nada agradável - e parece que esses ainda acham que a gente precisa agradecer pelo incômodo.

Mas nada é pior do que o medo de ter que passar por um lugar escuro e deserto. Tudo o que a gente quer é chegar em casa em segurança - sem ser assaltada ou muito pior, violentada. Não dá pra olhar para uma rua vazia sem sentir um calafrio lá no fundo. 

Só as mulheres entendem o alívio de olhar para trás na rua e ver que a pessoa que está caminhando atrás de você é outra mulher.

Um dia, Babi saiu tarde do trabalho. Precisava pegar dois ônibus e, para passar do primeiro para o segundo, era necessário atravessar uma praça deserta. Quando o ônibus parou, muitas mulheres saíram correndo. Ao chegar no ponto, percebeu que várias mulheres do primeiro ônibus tinham o mesmo destino que ela. E pensou: porque não viemos juntas? Assim começava a surgir o movimento criado por ela.


Gente, o #movimentovamosjuntas é uma lindeza só. Não o conhecia até ler o livro, mas já me apaixonei por ele. Visitem a página dele no facebook, é imperdível. Sempre são compartilhados depoimentos que nos fazem ter esperança de um mundo melhor, um mundo em que todas as mulheres sempre se ajudem, ao invés de se considerarem rivais. 

A Babi me ensinou muita coisa. Me ensinou, por exemplo, que o feminismo nada mais é que a busca de direitos iguais para homens e mulheres. Que embora algumas pessoas tentem nos fazer acreditar que é algo diferente, qualquer coisa mais radical que isso tem outro nome. Me apresentou a uma palavrinha linda: sororidade. O que quer dizer? 


Ou seja, sororidade nada mais é que cuidarmos umas das outras. Se você ainda não conhecia a palavra, como eu, não se sinta mal. Meu corretor neste momento está sinalizando que existe algo errado com ela; quer que que eu mude pra sorosidade (palavra que eu também nunca vi, mas ele conhece) ou sonoridade. Pronto, corretor, adicionada ao dicionário. Aceite que a sororidade agora faz parte oficialmente da minha vida.

Pelas imagens que mostrei para vocês, acho que não preciso nem citar que a diagramação está maravilhosa, né? O livro é todo colorido, e o conteúdo faz com que a leitura se torne super fluida. Gostei demais, e recomendo o livro para todos.

19 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e amei o movimento #vamosjuntas. É realmente muito motivador e merece ser valorizado e muito divulgado. Também gostei demais, assim como a diagramação que está linda e colorida de um jeito ótimo.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Estou tão feliz por esse livro ter sido lançado e divulgado. Muita gente não tem ideia do que passamos sozinhas e do medo que nos assombra sempre que precisamos sair a noite sozinha ou em qualquer hora do dia. Eu achei esse livro lindo, toda o trabalho gráfico quanto os ensinamentos e as instruções da autora sobre sororidade e empoderamento. Como uma feminista que sou, fiquei muito feliz em lê-lo. Seu post ficou lindo! #Vamosjuntas

    <3

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Estou lendo atualmente esse livro e me surpreendendo positivamente com ele!
    Pensei que nem fosse gostar da leitura quando recebi da editora, mas o movimento Vamos Juntas? é maravilhoso e eu tô adorando conhecer mais sobre ele!
    Vamos Juntas? mostra o quanto podemos ser poderosas juntas e unidas!


    Beijos:*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Ju lindona amei a proposta de apresentar esse projeto no livro, somente as mulheres sabem o quanto nos sentimos impotentes diante de certas situações de perigo e a união com certeza é nossa maior arma contra essa violência a nossos direitos. Amei essa diagramação está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Quando eu morava na capital de SP, e voltava para casa tarde da noite da faculdade, morria de medo de algo acontecer comigo. Perto do final da minha graduação, conhecia o Vamos Juntas?, e fiquei encantada.
    A ideia da Babi é incrível e fiquei feliz em conhecer um pouco mais do livro. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tive problema nenhum pra andar por aí sozinha, eu até gosto muito. Mas acho extremamente válida essa ideia de unir mulheres com objetos parecidos pra se ajudarem. Nos dias de hoje ter alguém com quem se possa contar, é muito importante. Muito interessante o significadado da palavra sororidade, eu nem conhecia.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  7. Este livro está bombando pelas redes sociais mesmo. Acho que precisamos de mais e mais livros assim para que as mulheres parem de ter medo de andar na rua e de encarar os preconceitos!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  8. Essa palavra é tão nova né???? Sororidade...pelo menos pra mim é...

    já li algumas resenhas sobre esse livro e todas, assim como a sua, me deixaram com vontade de ler esse livro...gostei da premissa e da forma como me pareceu ser abordado o tema. certamente vou ler!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Eu já li muitas resenhas positivas sobre a obra, e estou ansiosa para adquiri-lo e iniciar a leitura. O livro trás consigo um tema de muita relevância, o feminismo, contendo imagens ilustrativas e mensagem. Só de ler sua resenha tenho certeza que vou curtir o livro, assim como você gostou. A diagramação está realmente incrível e a editora fez um ótimo trabalho.

    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá eu li esse livro ontem em pouquíssimo tempo e me apaixonei! achei maravilhoso a proposta da Babi e como ela começou, esse sim é um livro enriquecedor que merece ser lido por todas as mulheres do Brasil, e assim pregarmos a sororidade em todos os lados!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Eu estou louca para esse liiivro! Não sabia do movimento em si, mas achei ótimo quando soube do lançamento. Sabe, seu começo, sobre o fato de homens não entenderem o que passamos e hje eu posso dizer, mulheres que nunca foram assediadas também não sabem como é e acabam até menosprezando a causa. Uma pena!
    Espero ler em.breve! As fotos ficaram ótimas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Eu cheguei a ver algumas pessoas falando do livro,mas não tinha entendido do que se tratava, adorei a proposta, acredito que juntas possamos e vamos aos poucos mudar essa realidade, as vezes você pensa em fazer um curso a noite, mas dependendo de aonde seja o lugar, você não pode ir, porque é perigoso pra voltar sozinha e você acaba desistindo por conta disso e isso é muito triste, mas é nossa realidade por isso achei muito bacana a proposta do livro a autora está de parabéns, também não conhecia essa palavra, espero que cada vez mais ela faça parte do nosso cotidiano.

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Amiga até então eu não tinha me interessado muito em ler esse livro, mas tenho visto muita gente falando maravilhas dele que estou me convencendo a comprar para poder conhecer esse movimento, porque essas coisas nos fazem refletir e acho muito bacana a autora passar isso para nós para que possamos tambem apoiar. Eu preciso ler para conhecer, porque eu ainda estou meia por fora, mas eu acho que se ler vou ficar que nem você, deslumbrada com tudo nesse livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/conto-pode-parecer-impossivel-2.html

    ResponderExcluir
  14. Curto a página n face da autora e sou super a favor desse "projeto", acho que nos tempos em que vivemos precisamos sim cuidar umas das outras, seremos mais fortes unidas, ao invés de mulheres criticando e destilando veneno contra outras mulheres, o que vem se tornando tão comum, é muito mais válido uma estendendo a mão pra outra, esse pode ser mais um grande passo rumo a nossa valorização. Estou louca por esse livro.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  15. Também acho o movimento a coisa mais linda! Conheci por conta do livro mesmo, e já amei. Achei uma leitura enriquecedora e totalmente bem-vinda! Todos deveriam ler e conhecer essa palavra linda que é a sororidade, que agora também faz parte oficialmente do meu dicionário na web e fora dela, na vida. A diagramação está mesmo uma belezura!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Adorei esse livro, pois acho a temática super importante. Precisamos espalhar e incentivar o empoderamento feminino.
    Sem contar que a diagramação está perfeita.
    Adorei suas impressões. Com certeza quero ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Esse livro é muito amor mesmo, e o que mais gostei nele é o fato de Babi conseguir passar tudo que nós mulheres sentimos com o machismo, preconceito e assédio hoje em dia.
    Espero que mais pessoas sejam alcançadas depois dessa publicação e que o mundo mude pelo menos um pouquinho

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  18. Já quero esse livro, ele é bastante pertinente no momento que estamos vivendo! As mulheres precisam se unir mesmo, mas preferem rivalizar e algumas são extremamente machistas. Adorei a proposta do livro! Foi para a lista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi!!
    Eu conheci esse livro através de outro blog e achei incrível a ideia.
    O que mais chamou a minha atenção nesse movimento é justamente essa questão das mulheres se verem de forma diferente, estarem lutando por um mundo melhor, eu acredito e apoio que homens e mulheres tenham direitos iguais, estou acompanhando a página e adorando.
    Quero muito ler esse livro.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo