quinta-feira, 3 de março de 2016

[Resenha - Cosac Naify] Mary Poppins

Postado por Ju às 23:30
Título: Mary Poppins
Autora: P. L. Travers
Tradução: Joca Reiners Terron
Ilustrações: Ronaldo Fraga
Bordados: Stella Gomes Guimarães e equipe
Fotos: Nino Andrés
Editora: Cosac Naify

Uma das histórias mais amadas por crianças e adultos do mundo todo, Mary Poppins ganha uma nova edição, com ilustrações do estilista Ronaldo Fraga, tradução do escritor Joca Reiners Terron e posfácio da professora de literatura inglesa da USP Sandra Vasconcellos. Depois de desenhadas por Fraga, como verdadeiros croquis de moda, os desenhos foram bordados à mão em tecido e fotografados em estúdio. O leitor vai, finalmente, descobrir a história de Mary Poppins, a babá mágica que chega inesperadamente para cuidar das crianças Banks e lhes abre os olhos para os mistérios e as maravilhas que nos cercam, todos os dias.

Mary Poppins com certeza era um dos meus filmes favoritos quando criança: como não se apaixonar por uma história em que a babá é trazida pelo vento? Para ser sincera, não tinha a menor ideia de que o filme era baseado em um livro até me deparar com essa edição na livraria. Foi amor à primeira vista, ela é linda demais. É repleta de ilustrações, e depois de ler descobri um detalhe ainda mais especial sobre elas: foram desenhadas por Ronaldo Fraga, em seguida bordadas por Stella Guimarães e sua equipe de bordadeiras, e então os bordados foram fotografados e só depois incluídos no livro. Só depois de ler esse esclarecimento entendi o constante efeito de fios soltos que percebi em cada ilustração.

Ao perder repentinamente sua babá, a sra. Banks fica sem rumo. Ela tem quatro filhos e, mesmo que não possa pagar um bom salário a alguém para cuidar deles, simplesmente não pode abrir mão disso. De forma basicamente milagrosa, uma nova babá chega em sua casa. Claro que ela não viu, mas seus dois filhos mais velhos sim: ela foi soprada pelo vento leste em direção à residência.

- Como foi que você chegou até aqui? (...) Pareceu que o vento soprou você pra cá. - E soprou. (...) Vou ficar até os ventos mudarem.

Com a chegada de Mary Poppins, a vida de Michael, Jane e dos gêmeos John e Barbara, ainda bebês, muda completamente. A babá apresenta às crianças um mundo fantástico que elas nunca imaginaram que existisse, e elas passam a ter experiências únicas, a maior parte delas encantadoras, mas algumas um tanto quanto estranhas. 

No posfácio do livro, é dito que a obra mistura o "realismo", compreendido como a presença da realidade cotidiana, comum, contemporânea; e o romanesco, cujo maior traço distintivo reside no recurso ao maravilhoso e à violação das leis naturais, e cujo enredo se baseia na lógica do acontecimento e, portanto, numa estrutura episódica que se sobrepõe aos detalhes da vida cotidiana e à sondagem das motivações íntimas das personagens.

Principalmente o que foi dito sobre o romanesco descreve o livro de forma perfeita, na minha opinião. Violação das leis naturais é algo presente no decorrer do enredo - temos animais falantes, pessoas em jaulas em um zoológico, um tio que flutua de tanto rir...  A estrutura do livro é mesmo episódica, são focados alguns momentos que as crianças ou a babá viveram, mas não existe um cotidiano a acompanhar no livro.

Existem cenas extremamente singelas, em que não tem como não manter um sorriso no rosto. Em outras, Mary é um tanto quanto indelicada, mas não sabemos porque ela age assim. A leitura foi uma delícia em todos os momentos. 

Também no posfácio, descobri que trata-se de uma série de seis livros, e fiquei realmente com vontade de conhecer mais sobre a vida dessa babá misteriosa. Espero que os outros volumes ainda sejam publicados por aqui.

18 comentários:

  1. Oiii
    Eu tenho muita vontade e curiosidade em ler essa obra, eu acho essa edição tão linda e fofa. Com essa tua resenha, tive muita vontade de ler mais e mais hahahaa
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, Saudades de ti!
    Nunca li e nem assisti Mary Poppins mas tenho curiosidade.
    Agora que li a tua resenha vou dar uma procurada!
    Obrigada pela dica!
    Beijo!

    http://luahmelo.blogspot.com
    Pensamento... Apoteose da Dúvida

    ResponderExcluir
  3. Juliana tudo bem, posso te dizer que Mary Poppins é vida eu amo o filme e vejo sempre que passa no telecine cult, esse livro parece bem legal, vou procurar por ele! Bjkas
    www.livrosajaneladaimaginacao.com.br

    ResponderExcluir
  4. Awnn que amor de resenha! Fiquei com muita vontade de ler o livro e conhecer essa babá mágica. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    A sua resenha está tão linda, que de imediato já me deu vontade de conhecer esta obra, que até então era desconhecida. Adorei a premissa e já entrou para a minha lista de desejados.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hi baby, tudo bem? que livro fofo <3 eu ainda não li e nem assisti ao filme, tenho muita vontade de ler/assistir adorei sua resenha, me deixou mais empolgada ainda ;)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. A História é realmente muito fofa...e Meu Deus,que nostalgia! Sua resenha tá incrível.Parabéns!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu até hoje não conheço muito sobre a personagem de Mary, mas sou muito curiosa por conhecer. Acho essa edição lindíssima, dá todo o toque infantil que a obra pede. Também não sabia tratar-se de seis livros. Bom saber para já dar início à coleção rss.

    ResponderExcluir
  9. Olá, adoro essa história <3

    Acho essa edição muito linda, principalmente a lombada <3 <3

    Beijokas da Quel ¬¬

    ResponderExcluir
  10. Aaaaahhh este filme foi um dos clássicos preferidos de minha infância e o apresentei pra minha filha quando criança e ela também o adotou. Adoro Mary Pppins. Claro, que hoje em dia ficaria cansada das canções, por isso mergulharia de cabeça no livro. haha
    A capa dessa belezura está divina e é capa dura! Pra mim valoriza ainda mais a obra.
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Bjocas
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito linda sim, mas não é capa dura não... se fosse seria perfeita!

      Excluir
  11. O Filme é baseado num livro! E são 6 livros! Nossa, eu iria morrer sem saber disso não fosse sua resenha rsrs
    Esse filme é um clássico. A capa é muito bonita.
    Muito legal sua resenha, parabéns :)
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju, não fazia ideia que o filme era baseado em um livro *o* Já fiquei morrendo de vontade de lê-lo e pelos seus comentários esta bem delicado, espero que tenhamos os próximos volumes publicados por aqui sim *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Primeiro de tudo: um tempo para babar nessa capa linda de se ver. Nossa, são 6 livros? =O. Será que eles ainda estão a venda já que a Cosac faliu? O trabalho dele era lindo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que pesquisei, os outros cinco livros nem chegaram a ser lançados pela Cosac.

      Excluir
  14. Oii,

    Estou louca de vontade de ler esse livro e tê-lo em minha estante. O trabalho que foi feito nele está incrível, e bem diferente de tudo que existe no mercado.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu queria que na vida real tivéssemos mais Violação das leis naturais, seria muito mais divertido viver num mundo onde coisas extraordinárias simplesmente pudessem acontecer.
    Adorei o livro e não conhecia, já quero ler pq é preciso ter boas histórias como companhia *-*

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Confesso que nunca li e nem vi Mary Poppins, mas ouço falar super bem hahaha
    Amei a sua resenha e com certeza o livro entrou para a minha listinha :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo