quarta-feira, 2 de março de 2016

[Resenha - Chiado Editora] O Aprendiz do Arquimago

Postado por Ju às 21:30
Título: O Aprendiz do Arquimago
Autor: Michael A. Iora
Número de páginas: 630

No mundo de Herannon os chamados “heróis” nem sempre são dignos de tal título e às vezes são tão perturbados e cruéis quanto seus inimigos. Mesmo quando a amargura de um guerreiro é tão forte quando o braço que empunha a espada, ou o poder arcano de um mago é tão intenso quanto seu ódio, são realizadas façanhas lendárias – e se elas culminam em algo bom, pode ser por mero acaso. Entretanto, mesmo em um mundo tão conflituoso ainda existem valorosos indivíduos dispostos a fazer a diferença, na esperança de provar – inclusive para eles mesmos – que honra, amizade, gentileza e altruísmo podem fazer toda a diferença no eterno conflito do Bem contra o Mal… que nem sempre podem ser claramente diferenciados.

Para quem não sabe, fantasia é meu gênero preferido. Quando fechei parceria com a Chiado Editora, não tive dúvida nenhuma de qual seria o primeiro livro da minha lista de solicitações. Só de ver a palavra mago já me animo, então pensem o efeito que "arquimago" teve sobre mim... rs... Fora que achei essa capa lindíssima, e depois de ler posso dizer que além de linda ela é perfeita: ilustra um momento muito importante do enredo e retrata os personagens de forma extremamente fiel.

Não tenho palavras para descrever o quanto amei essa leitura. O livro tem mais de 600 páginas, mas a história é tão fascinante que quando vi já estava terminando. O mundo de Herannon me envolveu de tal forma que me senti dentro dele, pude visualizar muito bem todos os cenários e criaturas descritas. 

No prólogo, sabemos que aconteceu alguma tragédia. Aparentemente, com alguém próximo ao protagonista, um elfo que se denomina Aglarion - ele tinha outro nome, mas escolheu esse e não nos conta o anterior. Se vocês querem saber qual foi a tragédia, desistam, isso não é revelado até o final deste primeiro livro da série. Mas sabemos o que esse acontecimento mega importante causou: o garotinho decidiu que queria ter um ofício. Sua maior vontade era ser guerreiro, mas sua mãe o convenceu de que não seria o trabalho ideal para ele, e disse que melhor seria se ele se tornasse um mago, então ele passou a querer isso com todas as suas forças. A história que conta a todos é que quer ser um herói, um aventureiro.


- Não existem limites para o seu crescimento, exceto aqueles que você impuser a si mesmo. (...) Não permita que o convençam do contrário.

Quando ainda era uma criança, Aglarion foi levado a Kyehntw'arthal (pronuncia-se |qui|.|ên|.|twar|.|tao| - existe um guia de pronúncias dos nomes no final do livro), o arquimago do título. Sua mãe conseguiu convencê-lo a aceitar seu filho como aprendiz, pois apesar de existir uma escola de magia, ela queria que ele tivesse o melhor treinamento possível - portanto, teria que ser dado pelo mago mais poderoso de todos. Um arquimago é alguém que domina todos os elementos básicos - água, fogo, terra, ar, raio e mente. Kyehn além desses domina mais um, com o qual quase ninguém se atreve a trabalhar. O resultado disso é que seus poderes são praticamente ilimitados.

- Ele é capaz de transformar montanhas em planícies, vales em lagos, homens em mulheres e ferro em ouro, e vice-versa para tudo isso, obviamente. Ele pode atravessar a rocha, respirar água, caminhar nas nuvens e construir castelos; também pode comandar dragões, fazer inimigos lutarem entre si e dizimar um exército com um gesto. Ele só não pode devolver a vida àqueles que a perderam... ou prolongar vidas.

Só que desde o início o garoto sofre com o treinamento - além de incluir coisas como lavar a louça de todas as refeições, correr uma enorme distância mais rápido a cada dia, nadar de forma exaustiva; Aglarion nunca imaginou que fosse demorar tanto para concluí-lo. Segundo seu mestre, na melhor das hipóteses, ele o completará em 15 ciclos (que correspondem a 15 anos, o autor criou unidades de medida de tempo, de extensão e de massa). E o pior é que enquanto o treinamento durar ele não poderá ver a mãe, que é pessoa mais importante no mundo para ele. Acompanhamos a vida de Aglarion por aproximadamente esses 15 anos neste volume, então claro que não faltam acontecimentos para preencher as 630 páginas que ele contém.


- Às vezes os problemas vão sugerir elementos para confundi-lo, enquanto a resposta é muito mais simples do que você pode esperar: tenha a sabedoria de não superestimar as dificuldades.

Kyehn não é a pessoa mais fácil de conviver do mundo. Abusa do sarcasmo e não se esforça nem um pouco para ser gentil com nenhuma das pessoas ao seu redor. Nem mesmo com uma garota elfa que ele criou desde que ainda era um bebê, filha de seus mestres. Vedriny dá um pouco de leveza à convivência na casa. 

Mas não é porque o arquimago aparentemente não tem um coração que o livro se torna pesado. Em alguns momentos ri bastante com ele, em outros quis esganá-lo pelas grosserias sem tamanho que cometeu. O importante é que me envolvi completamente com os acontecimentos.

A narrativa do autor é bem ágil. A história é construída de uma forma que eu só interrompia a leitura quando era extremamente necessário. Quando terminei, só conseguia sentir que queria muito mais. Infelizmente, ainda não foi publicada a continuação. Como este volume saiu em setembro de 2015, imagino que ainda leve um tempo para  o próximo ficar disponível.

A boa notícia é que o universo de Herannon pode ser vislumbrado de outras formas. O autor pretende publicar contos exclusivamente em e-book, e um deles já foi lançado. Mais informações sobre isso  - e sobre várias outras coisas - podem ser encontradas no site da série. A propósito, trata-se de um livro nacional. :)

Por fim, deixo para vocês o booktrailer. Espero que leiam O Aprendiz do Arquimago e fiquem tão fascinados quanto eu fiquei!

25 comentários:

  1. Olá, eu não conhecia o livro mas pelo que vi na sua resenha eu acho que me agradaria bastante. Gosto quando a narrativa é ágil e as histórias são bem construídas, enfim, a sua resenha está muito boa e me deixou curiosa para ler o livro. Bom saber que o autor vai publicar contos e com certeza eu vou querer ler.

    ResponderExcluir
  2. Diferente de vc não sou muuuuuito fã de fantasia, então pra me conquistar tem de ser um Martin da vida. Me apresentar algo impossivel de não comprar para que eu compre.
    Não leria essa obra, mas, preciso dizer que compraria só pela capa, nossa mãe, maravilhosa hahahahha.
    Bjs
    Tay

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de fantasia, como sou disléxica tenho um probleminha em entender esse mundo fascinante.
    Adorei saber que tem um dicionário de pronúncia no livro, isso é bom porque geralmente usam sempre uns nomes bem confusos hehehehe.
    O livro parece ótimo ♥ Livros com mais de 600 páginas sempre chamam atenção.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Adorei a capa desse livro e fiquei feliz por saber que se trata de um autor brasileiro! Parabéns por prestigia-lo!
    O livro não é muito o gênero que gosto de ler, mas achei bem legal ter algumas partes bem humoradas e, principalmente um guia de pronúncias, pois é muito ruim quando lemos a história e não sabemos como é o nome do personagem.
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu ainda não conhecia esse livro. Quanto vi a capa, já fiquei interessada, e pela sua resenha a história me pareceu bem legal, é um livro que vou considerar para minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  6. Oi *---*

    Adoro fantasias e como não conhecia essa????
    O livro parece ser bem legal, adoro quando os personagens são cheio de sarcasmos, deixam os diálogos mais interessantes e com aquele toque de humor.

    Bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá flor, adorei sua resenha. Fantasia também é um dos meus gêneros preferidos, só que ultimamente estou tendo muitas dificuldades com esse tipo de leitura, isso se deve principalmente com os nomes dos personagens, por que eles têm que ser tão complicados e difíceis de guardar na memória? kkkkk
    Eu sempre tenho que voltar pra verificar "quem é esse mesmo? kkkk

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana.
    O livro tem uma capa maravilhosa e gostei muito da sua resenha pois não conhecia a história. Anotei sua dica para entrar na minha lista de desejados.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que não é justo? Terminar essa resenha com água na boca e desejando ardentemente esse livro! Sério isso não se faz. xD Mas falando sério, eu adoro fantasia, é um gênero que me encanta e adorei sua resenha, e assim como você também adoro um mago (sempre escolho essa classe nos games de fantasia que jogo, rs). De inicio a obra me lembrou um tanto Mago - Aprendiz, da editora Arqueiro, mas foi só de inicio, pois pelo que deu para perceber O Aprendiz do Arquimago será ainda melhor que o que citei acima, com uma história que vai deixar o leitor louco, afinal, já estou entusiasmada só de ler sua resenha! Enfim, pretendo comprar esse livro e tirar as minha conclusões!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    A capa é realmente muito bonita e por vezes até chamativa, mas se não fosse pela resenha, não sei se teria me interessado tanto quanto se tivesse lido apenas a sinopse, o que não fiz, mas, enfim... Instigante a trama e a construção dada a cada personagem, provavelmente eu me irritaria bastante com o então mago se fosse lê-lo, rs, além de, claro, confundir ou esquecer os nomes de muitos deles como acontece agora, mesmo tendo lido a resenha, sorry, rs. Admito que essas mais de 600 páginas também me deixam intimidada, então não é certeza que venha a lê-lo tão cedo, mas valeu totalmente a dica! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu não conhecia a história, mas não a leria porque não curto fantasia, só com sua resenha, já fiquei com um nó no cérebro, por causa de tantos nomes e informações (mas sua resenha ficou bem escrita não se preocupe).

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiiie
    esse é o tipo de livro que passa longe do meu gênero hahaha mas achei o enredo bem legal e perfeito para quem curte, vou indicar alguns amigos

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. interessante o dicionário de pronúncias, e apesar de estranho, amei a pronuncia do nome do personagem hehehe
    eu curto fantasia, mas não sei se encararia um calhamaço de 600 páginas, pelo menos não no momento... só se fosse uma história que eu quisesse muito ler por já conhecer o enredo de alguma forma... enfim...
    a capa dele é realmente muito bonita. A Chiado capricha em suas edições...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está aqui para ser minha próxima leitura e assim como você eu sou louca por fantasia e surtei quando vi o nome arquimago.
    Espero gostar tanto da leitura como você ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Te odeio! Sim, odeio! Porque agora eu to querendo muito ler esse livro, é quase uma necessidade vital! Argh.
    Também adoro fantasia e essa ta bem diferente de todas que já li.
    Todo livro de fantasia devia vir com um apêndice contando como se pronuncia os nomes! Cada nominho que eu nunca ia conseguir falar sozinha kkkk
    Com certeza vou colocar na minha lista de desejados.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Amei sua resenha!! É a primeira que leio sobre o livro e fiquei encantada, mesmo não sendo um gênero que eu leio muito. E caramba, mais de 600 páginas?! Que bom que o livro te prendeu tanto e foi uma leitura tão boa. Quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    A Editora Chiado sempre tem livros de fantasia, e eu adoro esse gênero, já amei a capa, fiquei mais curiosa agora, só porque você disse que a capa é uma cena importante desse livro, fiquei mega curiosa.
    Ainnn pelo visto é uma fantasia muito bem escrita, é bom demais quando o autor descreve os cenários e nós podemos nos ver neles.
    Um guia de pronuncias isso é muito bom eu quando me vejo enrolada com as pronuncias, acabo lendo de qualquer maneira e até abrevio para não ficar tentando adivinhar a pronuncia.
    Eu vou procurar esse livro aqui na livraria, quero conhecer e ver por tudo que Aglarion passou durante o treinamento e saber como tudo acabará.
    Adorei a resenha e poder conhecer um livro do gênero que eu adoro.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  18. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    OMG!! Eu preciso desse livro!!! Adoro fantasia também, principalmente histórias com magia. Nossa que treinamento duro, 15 anos longe da mãe, não parece justo. E esse arquimago não precisava ser tão mau assim, mas se você ainda riu com ele, acho que existe algum motivo por trás desse comportamento. E aposto que o aprendiz irá amolecer o coração dele. Adorei sua resenha e com certeza será uma das minhas próximas leituras.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju, Fantasia/aventura também é um dos meus gêneros preferidos e tenho sentido falta de livros que me pagam de jeito e me prendem a leitura. Então, pela sua resenha, O Aprendiz do Arquimago parece ser esse tipo de livro, mas fiquei meio ressabiada ao saber que ele se passa em 15 anos e que tem tantas páginas, apesar de você ter dito que tem muito ação fico com receio de ser enfadonho de alguma forma, mas vou procurar saber mais. Agora me diz uma coisa, esse conto que o autor disponibilizou em e-book tem problema eu ler antes de ler o livro? Pq se não eu irei dar uma olhada para ver se gosto da escrita do autor. Adorei conhecer este livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, não sei te dizer porque ainda não li o conto... espero fazer isso em breve e te conto! :)

      Excluir
  20. Nossa, como eu não sabia desse livro pela Chiado? Vai ser meu próximo pedido de livro para ler como parceria. Me lembrou Merlim e a nova série que tem elfos e magos, The Shannara Chronicles, é super legal.
    Pra sair da monotonia de vampiros e lobisomens nada melhor do que magos não é, vou ter que conferir esse livro, é longo, mas pelo visto vale a pena.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  21. Nuuussa! Amo o estilo e só a capa do livro já me fez xonar <3 ^^ Muito provavel que seja uma das minhas proximas leituras assim que ressurgir a minha vida a famosa: Grana.

    ResponderExcluir
  22. Ei, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, e como também amo fantasia, fiquei super empolgada com a premissa, e ainda mais com a sua resenha. Apesar de grande a história parece te prender tanto que você nem sente quando lê. Com certeza entrou para minha lista e espero gostar bastante da leitura quando eu o fizer.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  23. oii, tudo bem?
    Realmente a capa é lindíssima, mas diferente de você fantasia não é o meu gênero favorito, com algumas secessão é claro, harry Potter e Percy Jackson estão ai para provar isso kkk.
    bjs :)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie,

    Que capa divante! Muito linda <3 Essas 630 páginas chegam a assustar, tenho muita curiosidade de ler algo sobre magos, nunca li nada do tipo, especifico de magos! A obra me chamou muita atenção e com essa capa como não querer ler o livro?

    Mayla

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo