sexta-feira, 25 de março de 2016

[Resenha - Novo Conceito] Tudo e todas as coisas

Postado por Ju às 22:30
Título: Tudo e todas as coisas
Autora: Nicola Yoon
Tradução: Amanda Orlando
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304

Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa, nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas com quem convivo são minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostuma com minha vida até o dia que ele chegou. Pela janela olho para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega observando-o e me encara. Encaro-o também. Descubro depois que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

Faz bastante tempo que eu não abraçava um livro quando terminava a leitura. Mas tive um impulso incontrolável de fazer isso quando Tudo e todas as coisas chegou ao fim. Tinha expectativas altas a respeito desse livro, já que a editora o está divulgando desde o ano passado. Felizmente, elas foram superadas.

A protagonista, Madeline, tem uma doença rara: IDCG, ou Imunodeficiência Combinada Grave. Mais conhecida como "doença da criança na bolha". Resumindo, qualquer coisa pode fazer com que ela tenha uma série de alergias e acabe morrendo. Por isso, prestes a completar 18 anos, a garota não tem nenhuma lembrança de já ter pisado no "mundo lá fora". Desde muito pequena foi mantida em sua casa, adaptada para ser segura para ela, sob os cuidados da mãe, que é médica. Ela perdeu o pai e o irmão em um acidente quando tinha poucos meses de vida e, além da mãe, só convive com Carla, sua enfermeira.

Ao contrário do que vocês possam imaginar, Madeline é uma adolescente tranquila e feliz com o que tem. Tem um excelente relacionamento com a mãe, assiste às aulas de seus tutores pelo skype, lê muitos livros e escreve sobre eles na internet. Sente-se agradecida por estar viva. Mas as coisas começam a mudar quando uma nova família se muda para uma casa próxima à dela. 

A janela de frente para a sua passa a pertencer a Olly, um garoto misterioso que literalmente sobe pelas paredes - ele pratica parkour. É lindo e, depois de ir até a casa dela com a irmã e não conseguir permissão para vê-la, dá um jeito de entrar em contato passando seu e-mail através de uma anotação no vidro. Assim, os dois dão início a uma amizade que logo evolui para um desejo de algo mais. Mas como seria possível que algo acontecesse entre eles?

Me encantei pela Madeline de cara. Não consigo nem imaginar como seria horrível nunca poder sair de casa; não poder nem manter amigos porque para ter um contato pessoal com ela a pessoa precisa se submeter a vários exames médicos e ainda passar por uma descontaminação que dura aproximadamente uma hora. Mas ela não é revoltada, não é deprimida. É uma garota que procura tirar o melhor do que pode vivenciar, que gosta de aprender, que tem sonhos.

Olly também não ficou para trás no quesito de ganhar meu coração. Tem uma família um tanto quanto complicada, precisa conviver com um pai alcoólatra que bate na mãe e uma mãe que não consegue se separar do agressor. Mesmo convivendo há tempos com a agressividade, é um garoto doce e que tenta de alguma forma proteger as pessoas que ama.

A narrativa da autora é muito fluida, e mesmo tratando de temas complicados nunca perde a leveza Me envolvi muito com o enredo e senti cada incerteza, tristeza, decepção ou alegria que a Madeline sentiu. Quase morri do coração em um trecho e, quando pensei que as coisas fossem se acalmar, me deparei com uma reviravolta que em nenhum momento passou pela minha cabeça que pudesse acontecer - o que só me fez gostar ainda mais da história.

A fonte é de um ótimo tamanho, o que tornou a leitura bem confortável. Encontrei alguns erros de revisão, mas foram poucos e não chegaram a atrapalhar minha leitura. Acho a capa encantadora, e elementos bem importantes para o enredo estão ilustrados nela. Tudo e todas as coisas foi um livro que me deixou com um sorriso no rosto no final e que com certeza recomendo.

17 comentários:

  1. Oi, estou bastante curiosa em relação a esse livro e todas as resenhas que li até agora foram positivas. A sua me fez encantar com a Madeline sem ao menos começar a ler o livro, sem dúvidas está entre as minhas próximas leituras. A capa está simplesmente incrível!
    Abraços,
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju.
    Até que enfim que lançou, faz tempo que estão anunciando e nada. E estava até com medo de ler porque quando tem muita divulgação assim, eu sempre acabo me decepcionando. mas vendo agora sua opinião fico mais animada. Nem imagino como deve ser essa vida. É tão bom poder ir onde a gente quiser, é um direito do ser humano hehe. Deve ser uma história bem emocionante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Eu adorei que a Novo Conceito trouxe este livro pra cá, mas confesso que tenho receio porque tenho medo de me decepcionar com o final, mas o livro parece ser lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. oi Ju, eu estou bem curiosa para ler esse livro, eu li uma reportagem muito interessante sobre ele
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee, tudo bem? Nossa que história incrível hein, não vejo a hora de o meu chegar para eu poder ler esse livro. E que bom que gostou, amei a resenha.

    Até mais,
    Davidson.
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Esse é um livro super amorzinho que eu estou doido para ler. Lá fora foi super elogiado, e como eu confio bastante na opinião de alguns gringos, creio que irei adorar.

    beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro está entre os que mais desejo ler nesse ano. Acho que sick-lit sempre terá o poder de me encantar e devastar em igual proporção. É como você disse, flor... Imagine como seria se não pudesse sair de casa? O fato de nos perguntarmos isso no decorrer de uma leitura faz com que valorizemos ainda mais a saúde que temos. :) Gostei muito da sua resenha. Acho que vou me apaixonar por essa adolescente e torcer pela sua felicidade.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii Ju, tudo bem?
    Acho que eu não teria condições de ler este livro, por mais que a Madeline esteja feliz com a vida que possui, eu choraria o livro inteiro hahahaha tenho total certeza que iria amar, adorar e querer abraçar como você abraçou. Faz realmente muito tempo que não abraço um livro assim ou fico emocionada com uma história. Leria com toda certeza depois dessa sua resenha <3
    Beijão linda

    ResponderExcluir
  9. Ju, só vejo falar desse livro há meses e todo mundo fala super bem.
    Acho que a sua resenha é a primeira que leio mesmo sobre o livro.
    E quero dizer que estou encantada pela história e pelas personagens.
    Morrendo de curiosidade em lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Esse livro foi resenhado lá no blog há alguns meses, antes do lançamento, não tinha nem capa, e confesso que não curti muito, achei mais do mesmo...

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu recebi a release desse livro ano passado e gostei muito. Fiquei com vontade de ler, mas como minha parceria com a editora não foi renovada, não sei se lerei, pois não está no topo da minha lista de compras :)
    De qualquer forma a premissa dele parece muito legal, gostei bastante da sua resenha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. YEY! Fora do Brasil a obra foi mega elogiada e é mara que a Novo Conceito trouxe o livro pra nós! <3
    Quero demais leeer! ^^
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju. Tenho que te falar que pulei uma parte da resenha e me foquei só nas coisas que você sentiu porque estou lendo esse livro no momento e quero ter surpresas rs Fiquei feliz em saber que vcê gostou tanto, isso me deixa animada e ansiosa pra gostar assim como você.
    Acho a capa extremamente linda! E pelo que dei uma olhadinha, por dentro a edição esta muito boa também.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Já vi muitas resenhas positivas sobre esse livro e embora esse não seja meu gênero de leitura favorito, até fiquei com um pouco de curiosidade sobre. Parabéns pela ótima resenha :)
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  15. Ju eu li a prova desse livro e até hoje não consegui tirá-lo da cabeça. Quanto a reviravolta a que você se refere eu de alguma forma cheguei a suspeitar disso, mas tive dúvidas antes que a história chegasse a isso. Eu terminei essa leitura destruida, é um dos livros que mais amei ano passado, merece que todos os leitores se apaixonem e sofram com ele, é lindo!

    ResponderExcluir
  16. Nossa Ju
    Que história!!! Essa doença dela é terrível demais e fiquei aqui pensando como ela vai se relacionar com esse rapaz é fiquei aqui tentando imaginar esse acontecimento, pois não tenho a mínima ideia do que acontece.
    Adorei sua resenha e já me emocionei lendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Acho incrível quando mesmo com temas delicados os autores conseguem passar essa leveza!
    Não sei se leria o livro, não faz muito meu estilo.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo