segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

[Resenha - Astral Cultural] Amar tá osso

Postado por Ju às 08:00
Título: Amar tá osso
Autora: Vanessa Bosso
Editora: Astral Cultural
Número de páginas: 256

Cléo tem certeza que possui o dedo podre para escolher namorados e decide fugir de relacionamentos por um tempo. Para sufocar o amor que existe dentro de si, ela se dedica de corpo e alma à clínica veterinária que tem em sociedade com sua irmã, a Franciscão. Mas, em uma manhã sossegada de domingo, dando uma caminhada com os seus dois filhos peludos, Cléo é pega de surpresa por um tiroteio que resulta em um cão ferido. A partir daquele momento, a vida da veterinária sofrerá uma guinada fenomenal. Apesar de amar tá osso nos dias de hoje, o amor existe dentro de você. Liberte-o!

Cléo é uma veterinária que tem o famoso dedo podre no que se refere a sua vida amorosa. Teve vários relacionamentos ruins e acabou largando essa parte da vida pra lá por tempo indeterminado. Tudo piora quando, ao perguntar a uma cartomante a respeito de seu futuro no amor, ela diz que vê apenas escuridão. Sai correndo do lugar, sem querer nenhuma explicação adicional... E amaldiçoando o momento em que sua irmã a convenceu a procurar aquela mulher.

Tem dois cachorros fofos: um lhasa apso idoso, o Osho, e um golden retriever hiperativo, o Loki (mesmo nome do meu gato mais novo, aliás, mas não pelo mesmo motivo). É apaixonada pelo que faz e tem uma clínica no bairro em que morou por toda a sua vida. Em uma manhã de domingo que deveria ser tranquila, ao voltar de um passeio no parque com os dois cães, Cléo presencia uma cena que parece ser de filme: um carro vem em alta velocidade, seguido pela polícia. Um dos bandidos tenta atingir os policiais. A bala vai na direção de um homem, e seu cachorro pula na frente dele e a recebe em seu lugar.

O cachorro na verdade é uma cadela, Vida, e é o cão-guia de Danton, o homem que quase levou o tiro. Cléo corre para ajudar e logo inicia uma cirurgia para salvar o animal. Danton chega na clínica depois de um tempo e, após um começo complicado, com direito a invasão de centro cirúrgico devido ao desespero, os dois descobrem que moram no mesmo quarteirão.

Cléo e Danton no início se tornam mais próximos por causa de Vida... Afinal, ele quer acompanhar de perto a recuperação de sua companheira. Mas, com o tempo, cada vez parece menos que o encontro deles tenha sido uma simples coincidência. Têm inclusive que lidar com uns choques misteriosos quando se tocam... Será que o destino preparou todo aquele cenário para que eles se esbarrassem?

Pessoas mentem, a vibração delas nunca.

Faz tempo que eu não lia um livro que me encantasse tanto... Amar tá osso mostra um amor que surge de uma verdadeira conexão de almas. A Vanessa me fez dar suspiros sem fim e perceber a química do casal sem precisar de nenhuma cena de sexo. Isso fez com que o livro ganhasse mais ainda o meu coração, já que é algo realmente difícil de encontrar atualmente. A autora também me arrancou sorrisos, gargalhadas e até lágrimas.

Em determinado momento me senti toda arrepiada, de tanto que o enredo mexeu comigo. Sabem quando a gente não duvida nem por um minuto de nenhum acontecimento? Foi exatamente o que aconteceu. Fui transportada para dentro da história e vivi tudo junto com os protagonistas.

Achei muito legal termos um personagem cego, ainda mais por ele ser tão bem resolvido e autossuficiente. Danton é um homem extraordinário, não deixa que sua deficiência visual o limite nem o defina.

Minha escuridão é um espaço criativo. Eu posso imaginar o mundo do jeito que eu quiser.

Confesso que não estava conseguindo ler nada, muito menos escrever sobre alguma coisa... O desastre que aconteceu há alguns dias em Brumadinho mexeu demais comigo. Moro em Belo Horizonte e, apesar de não conhecer ninguém que morreu ou que está desalojado ou desaparecido, conheço muitas pessoas que conhecem alguém. Claro que eu estaria chocada demais mesmo se morasse muito longe. Mas estando tão próxima da tragédia a gente sente a dor e a impotência de uma forma mais profunda. Pelo menos comigo é assim.

Esta obra renovou um pouco minha fé na humanidade, na possibilidade de um dia vivermos em um mundo em que a caridade e a empatia estejam presentes todo o tempo. Em que ninguém faça com alguém o que não gostaria que lhe fizessem. Foi uma leitura leve que me permitiu voltar ao foco e que me surpreendeu muito. É o terceiro livro da autora que leio e com certeza se tornou meu favorito dela. Espero ter a oportunidade de ler muitos outros.

Generosidade não é burrice. A ingratidão é. Mais cedo ou mais tarde, tudo o que você vibra vai voltar para você na mesma medida.

13 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu nunca li nada da autora, mas quero muito. Acho que ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, e confesso que ler a tua me deixou encantada e louca para ler a obra, que parece ser mesmo bem divertida.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?
    UAU que cena de novela essa do carro. Achei muito legal o fato de ter um personagem cego na história (e também por ela ser veterinária). Gostei da resenha e sinto que mesmo com sua leveza, deve ser bem reflexiva =D
    Já quero ler

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Já li outro livro dessa autora A Aposta e foi uma leitura encantadora, e que me arrancou boas risadas, e quis muito ler outros livros da autora. Porém eu não conhecia sua nova obra, e só fato de ver o nome dela já fez querer a obra. No entanto após ler sua opinião e possível notar que ela continua com uma escrita encantadora, e construindo romances clichês mas que ao mesmo tempo foge do que estamos acostumados a nos deparar por aí. Enfim, este e mais um livro que irei incluir na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Poxa, eu acho a premissa desse livro uma graça e a capa dele é tão fofinha né?!
    Gostei muito dos seus comentários, me deu uma animada pra ler ele também! <3
    Post lindão!

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia o livro e adorei ver um pouco sobre ele aqui na sua resenha, me parece ser uma leitura maravilhosa e fiquei bem curiosa para poder ler também. Essa tragédia também em deixou muito chocada e triste, mas imagino que estando mais perto deva ser ainda mais chocante.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da premissa do livro e claro que fiquei curiosa para saber o que o destino reserva para Cléo e Danton e espero que não seja nada obscuro como a cartomante mencionou.
    Adoro essa ideia de conexão de almas e realmente, é cada vez mais dificil livros sem as famosas cenas de sexo para provar a quimica do casal.
    Em relação a Brumadinho, eu te entendo, pois fiquei muito triste com tudo isso e olha que moro no interior de São Pulo e mesmo sem conhecer ninguém da região eu derramei muitas lágrimas vendo os noticiários. Mas enfim, adorei a dica e deixo anotada, quero ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, como vai? Eu sempre vejo algumas indicações de livros da Editora Astral mas, a maioria deles não costumam despertar o meu interesse, com esse livro foi diferente! Fiquei muito interessada em saber mais sobre a vida do Dalton, personagens cegos tanto em filmes quanto em livros despertam a minha atenção principalmente, quando eles são auto-suficientes a ponto de terem um emprego e morarem sozinhos. Sua resenha, me deixou ainda mais curiosa para ler o livro.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Como você disse, me parece uma história encantadora. Fiquei imaginando a cena que você descreveu e, por um momento, me conectei com a história.
    Gostei muito de conhecer essa história e fiquei curioso em relação a essa questão espiritual que você mencionou, uma vez que adoro o tema.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz que aos pouquinhos seu ritmo de leitura e escrita estejam voltando, o desastre foi algo muito triste mesmo. Sobre o enredo eu achei super original e com certeza mexeria comigo, colocar um personagem tão diferente dos estereótipos e ao mesmo tempo tão real é muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Não gosto dessa coisa de "dedo podre", porque é extremamente machista, mas achei legal a história. Não leria, porque não me interessa no momento, mas gostei de saber sobre ela. Gostei muito dos quotes, e a capa tá uma graça. Que bom que esse livro te fez bem <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fico feliz que tenha gostado tanto da leitura e que ela tenha vindo em um momento certo. Eu te entendo totalmente em relação a Brumadinho, pois foi realmente doloroso acompanhar, mesmo não tendo ninguém conhecido envolvido. Aliás, as últimas semanas foram bastante difíceis, com muitas tragédias abalando nosso país.
    Sobre o livro, eu amei o enredo e ver o quanto você gostou me deixou animada. Adoreia resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oá, tudo bem? Não conhecia a obra, porém após seu relato fiquei mega interessada. Entendo sua dor e dificuldade de ler, pois de longe senti também, imagine tendo maior proximidade. Gosto do fato do livro ter te encantado, e isso me faz criar mais expectativas. Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. uma tristeza o que aconteceu em Brumadinho, é um crime que chocou a todos... =(

    sobre o livro, legal ele ter te encantado. particularmente não é uma leitura que eu faria, não aprecio romances, mas é questão de gosto pessoal mesmo...

    nossa, acho que a cena da cadela se jogando e tomando o tiro me deixaria nervosa... :s


    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo