sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

[Resenha - Seguinte] Tash e Tolstói

Postado por Ju às 23:00
Título: Tash e Tolstói
Autora: Kathryn Ormsbee
Tradução: Lígia Azevedo
Editora: Seguinte
Número de páginas: 376

Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores — e, para surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries. Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para contar a ele que é uma assexual romântica — ou seja, ela se interessa romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que Tash mais gostaria de saber é: o que Tolstói faria?

Alguém aí ama Anna Kariênina? Porque eu amo. E Tash também. Ela é uma garota que ainda cursa o ensino médio, mas isso não a impede de começar um projeto mega ambicioso: lançar uma websérie baseada na obra de Tolstói. Depois de um tempo no ar, Famílias Infelizes até conquistou algum público fiel, só que bem menor que o esperado. Quando uma YouTuber de destaque indica a série, tudo muda. 

Tash (apelido de Natasha, portanto se lê “Tásh” mesmo) tem uma irmã prestes a ir para a faculdade, mora com os pais e tem dois melhores amigos da vida toda - um casal de irmãos, Jack e Paul, que moram a 12 casas de distância. Conversa por internet/ WhatsApp com um Youtuber famosinho, Thom, e acredita que tem um interesse romântico por ele, provavelmente correspondido. Mas nada em sua vida é simples nessa área, já que Tash é assexual. Uma garota que se interessa romanticamente por garotos, mas não tem nenhuma vontade de fazer sexo com eles (nunca teve e acredita que nunca terá, nada a ver com se sentir pronta ou não).

Não sabe como contar isso a Thom, então decide adiar até o momento em que se torne inevitável (se eles vierem a se conhecer pessoalmente, por exemplo). Também não está muito fácil lidar com a fama, já que os haters começaram a aparecer. A vida familiar passa por um período turbulento, por vários fatores. Nem a amizade com Jack e Paul está tão maravilhosa como sempre foi. Resumindo: a vida da protagonista está de cabeça para baixo e a de todos ao seu redor também. E ela não tem a menor noção de como resolver todas aquelas confusões.

Desde que vi esse livro pela primeira vez me interessei demais por ele, mas nunca imaginei que fosse amar tanto. Parece que li vários livros, de tanta coisa que acontece. Falar em amadurecimento das personagens ganha até uma dimensão diferente, porque não parece que estamos lendo uma história que se passa em alguns meses, e sim em vidas inteiras. Realmente parecia que eu estava lá, que conhecia todas aquelas pessoas, que sentia as angústias e tinha as mesmas dúvidas de cada uma delas.

Achei o máximo a protagonista ser assexual. Sinceramente, eu nem sabia que isso tinha nome, nem vários outros comportamentos sexuais; nomes levando em conta se o desejo sexual surge e como surge. Fiz uma pesquisa sobre o assunto, mas nem precisava, no final foi colocado um glossário que apresenta algumas definições de maneira super simples.

Não posso deixar de dizer que meu filme preferido quando criança, O cristal encantado, foi citado. Nunca imaginei que alguém além de mim conhecesse esse filme de verdade, ou se lembrasse dele o suficiente para inclui-lo em uma história. Já estava amando tudo no enredo, mas depois disso a obra me ganhou completamente. A leitura fluiu muito bem para mim, embora eu tenha demorado bastante tempo para terminá-la. Nada a ver com o livro, e sim com minha nova rotina a que ainda não me adaptei. Eu ficava louca para ter logo a oportunidade de saber o que aconteceria a seguir cada vez que precisava interromper a leitura.

Não tenho muito mais a dizer, a não ser: leiam. Leiam e se deixem levar, se apaixonem como eu me apaixonei. É um livro que faz a gente pensar sobre muitas coisas, a enxergar melhor nossas atitudes e a perceber se conseguimos ver o outro com empatia, ou se apenas achamos que damos a devida atenção às pessoas ao nosso redor. Um livro capaz de causar mudanças significativas em nossa maneira de ver o mundo. Enfim, aquele tipo de leitura preciosa que surge de vez em quando e fica com a gente para sempre.

17 comentários:

  1. Amo quando leio uma resenha que está tão animada.
    Te confesso que achei muito legal explorar um pouco Anna Kariênina, não sou grande fã, mas sempre achei a vida dela bem interessante e claro que livro é esse? Moderno e jovem...

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu já algumas resenhas sobre Tash & Tolsoi, algumas positivas e outras negativas. Acho legal o fato de explorar um pouco Anna Kariênina. Gostei da sua resenha, ficou muito boa e aumentou a minha vontade em ler esse livro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Saudações literárias, tudo bem com você? Pela sua empolgação já me animou por querer conhecer um pouco mais dessa obra. Confesso que nunca tinha ouvido falar. Já vou marcar na minha lista de desejados. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Desde que foi lançado que estou paquerando esse livro. Achei a proposta bem interessante, é uma história diferente das que costumo acompanhar e parece ter dado super certo porque só leio elogios a respeito dela. Nunca li um livro com personagem assexual e achei uma sacada incrível da autora já que não conheço nenhum livro que tenha tocado no assunto.
    Pretendo ler e breve (preciso comprar antes) e já sinto que vou amar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que bacana essa dica menina, eu não conhecia e pela sua empolgação me animou bastante para ler e ficou ótima a sua resenha, com toda certeza vai para a minha lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Já tinha visto uma outra resenha sobre esse livro e me encantado pela história. Primeiro que a capa é muito bonita, o desenho e essas cores... Agora, o enredo é bem interessante, principalmente pela sexualidade da personagem não ser muito comum, até mesmo em livros/filmes. Adorei sua resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  7. Meninaaa, adorei a sua resenha e a forma empolgada como você descreveu o livro. Confesso que o enredo não chamou muito minha atenção, não costumo ter esse tipo de leitura, mas poderia dar uma chance a ele só pela sua boa indicação!

    Um beijo, Pri :*

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!

    Tudo bem? Eu sou LOUCAMENTE APAIXONADA por Anna Karenina então o livro meio que já chamou a minha atenção por aí.

    É ótimo quando o livro é repleto de coisas e acabamos a leitura com essa sensação de que lemos várias obras ao invés de apenas uma.

    Quero pesquisar um pouco mais sobre o livro para saber se ele vai para a minha wishlist, mas sua empolgação na resenha me deixou bem animada!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Que capa linda! A história parece mais linda ainda!

    Não li mas espero poder ler um dia! ^^

    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Olá! É tão bom quando um livro ganha a gente assim, com elementos que nos conectam com a história. Eu mesma quando acontece comigo tenho até vontade de abraçar o livro kkk A resenha ficou muito legal, fiquei com vontade de ler pela temática, e por tanto elemento utilizado para construir esse livro que você amou..!! Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,!
    Comecei a ler esse livro recentemente e me encantei completamente com a Tash, achei muito massa o início que faz com que ela tenha um boom em seu canal e gostei, também, da forma como parece ser seu relacionamento com os pais! Estou bem curiosa para concluir a leitura e ver como essa questão da assexualidade dela foi trabalhada!
    Dica anotada, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tenho lido muita coisa positiva deste livro, só é uma pena que não li ainda. Me dá uma ansiedade quando quero ler um livro e minha rotina não permite.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Quero muitoo ler esse livro, espero gostar tanto quanto você. Também adoro Anna Karenina, mas somente o filme porque o livro ainda não li, preciso ler logo kk e bacana saber que a protagonista é assexual, é uma coisa bem diferente do que costumamos ver nos livros. Amei o post.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, nem o autor, mas gostei bastante da sua resenha e me interessei bastante pelo enredo e premissa do livro, principalmente pelo fato da protagonista ser assexuada, algo bem incomum na literatura atual

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu lembro que tinha ficado curiosa para ler esse livro quando foi lançado, mas depois acabei esquecendo. Lendo sua resenha já me arrependi desse esquecimento e fiquei novamente curiosa para conferir esse livro.
    Amei saber que os personagens são tão bem construídos e como nunca li nenhum livro que trouxesse uma personagem assexual, fiquei muito curiosa para saber mais sobre o assunto.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica de livro e de filme, pois não conhecia esse que você mencionou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Que coisa mais linda a tua resenha, toda apaixonada pela história. Digo que não tinha interesse na história, mas depois que soube que a Tash é assexual, me chamou muita atenção e acho que irei me identificar. É tão bom quando a gente sai com a sensação de que participou do livro e que muitas coisas aconteceram no decorrer. <3 Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  17. Olá
    livros que nos fazem pensar e refletir são muito bons e necessários então espero poder ler esse em breve, gostei muito do que vc disse sobre na resenha e ainda não conhecia, com certeza vai para lista de desejados, belissima dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo