segunda-feira, 14 de agosto de 2017

[Resenha - Rocco] A busca sofrida de Martha Perdida

Postado por Ju às 22:30
Título: A busca sofrida de Martha Perdida

Autora: Caroline Wallace
Tradução: Santiago Nazarian
Editora: Rocco
Número de páginas: 304


Liverpool, 1976. Martha tem 16 anos e mora numa estação de trem desde que se entende por gente. Mais especificamente, desde que foi encontrada, ainda bebê, em uma mala na estação Lime Street, ficando sob os “cuidados” da dona da loja de achados e perdidos do local. Proibida de deixar a estação, sob a ameaça de uma maldição, Martha espera diariamente que alguém venha buscá-la. Enquanto isso, passa seus dias atendendo os passageiros que circulam por ali, conhece todos os segredos da estação e acaba se envolvendo em alguns mistérios, entre eles o aparecimento de uma mala que talvez tenha pertencido aos Beatles e que coloca a cidade em polvorosa. Mas o maior mistério começa quando ela passa a receber livros com cartas de um desconhecido que parece saber tudo sobre a sua vida. Martha precisará correr contra o tempo se quiser encontrar repostas e não se perder novamente.

Martha Perdida tem 16 anos e mora numa estação de trem em Liverpool. Foi criada pela "Mãe", a dona da loja de achados e perdidos que sempre lhe contou uma história meio louca sobre sua origem. Segundo ela, a menina, ainda uma bebê, simplesmente estava dentro de uma mala que caiu no meio dos passageiros de um trem leito. Ficou na loja durante 90 dias em uma prateleira, esperando alguém procurá-la. Como isso não aconteceu, a "Mãe" resolveu pagar a taxa de retirada de "pertence encontrado" e ficar com ela. E os absurdos da história da mulher não param por aí: segundo ela, se a garota deixar a estação esta será engolida pela terra matando muita gente. Ela é a guardiã do local e tem suas responsabilidades a cumprir.

Quando Martha recebe um livro que lhe revela que o trem noturno nunca teve aquele trajeto até Liverpool, com a frase "Martha, sua Mãe mente" anotada, sua vida começa a mudar. Ela confronta a mulher que a criou e acaba dando um jeito de investigar a história de sua vida de uma maneira um tanto peculiar: deixando cartazes com perguntas pela estação e recebendo respostas escritas em livros que chegam anonimamente pelo correio.

Em paralelo à história de Martha, outras se desenvolvem, como o sumiço das cinzas e de uma mala de alguém muito ligado aos Beatles - o que na verdade foi inspirado em uma história real que inspirou a autora a escrever esta obra, que se passa em 1976. Embora essa parte também tenha sido interessante, confesso que o que me manteve super ligada na leitura foi mesmo a busca sofrida de Martha por suas origens.

Ela não é a única personagem "perdida" na história. Um grupo de pessoas que no momento não estão inteiras por algum motivo acaba se formando. Juntos começam a entender quem realmente são, aprendem a acreditar em si mesmos e um no outro, se tornam uma família diferente mas que ao mesmo tempo possui muito amor e sintonia entre eles e, com isso, conseguem curar suas feridas.

Tem algumas personagens (uma em especial) odiosas nesse enredo, apesar da maior parte ser de pessoas do bem. Mas o mais importante é que todas são plausíveis. Martha tem um dom que dá um toque fantasioso ao enredo, ao tocar em um objeto que está na loja consegue ver o momento em que ele se perdeu, e até isso foi super convincente. Algumas histórias que ela consegue visualizar são tocantes e não tem como a gente não ficar imaginando o fim de cada uma delas.

Quando li na capa "um conto de fadas para adultos" soube que queria muito ler. Não sei bem qual era a minha expectativa, mas não achei o livro muito com cara de conto de fadas não, apesar de ter curtido bastante a leitura. Felizmente os mistérios são esclarecidos e curti as escolhas da autora, mesmo que eu tenha considerado algumas coisas bem previsíveis.

15 comentários:

  1. OI! Gostei da história da Martha tem um ar de mistério que a envolve, quando eu tiver oportunidade na certa lerei, parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ju tudo bem?
    Eu achei a história muito parecida com o mundo de sofia, todo o mistério e as cartas, então com toda certeza eu adoraria ler esse, pois é uma das minhas obras favoritas e sei que esse eu não me decepcionaria.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom? :)
    Que absurdo esse começo, ela pagando pela menina como se fosse um objeto, credoooooooo! chocada! Adorei saber que tem essa aura de fantasia, pois amo muito. O mistério me deixou curiosa, amei sua resenha, parabéns!!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa para saber qual personagem você não gostou. Pensei em o quanto deve ter sido difícil pra Martha descobrir que a pessoa em que ela tanto confiava não era a pessoa que ela pensava.

    Dica anotada.

    Beijos <3
    Livros que Li

    ResponderExcluir
  5. Oie amore,

    Nossa... como assim eu ainda não conhecia esse livro.. que capa mais amorzinho.
    Fiquei curiosa pela leitura por aqui já, e anotei a dica.
    Só me preocupa essas tals personagens odiosas srrss... mas acho que ainda assim vale a pena ler.

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa bem diferente, simples e bonita. Eu não conhecia o livro, mas não consegui me interessar pela leitura. Eu gostei da sua resenha e da sua sinceridade, mas a premissa não me deixou curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  7. Que loucura kkkkk como assim ela "pagou" pela menina? Isso é absurdo. Parece um mistério bem legal de ler, não deve ser uma história super, mas deve ser gostosa.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia a obra, e que esse lance de "conto de fadas para adultos", pelo que você disse meio que caiu por terra, né? Rs
    Que bom que, ainda assim, conseguiu aproveitar a leitura. Confesso que a premissa não me chama muita a atenção...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Juh! Menina, amei essa premissa. A história que a "mãe" contou é bem doida mesmo. Fiquei curiosa para saber o por que dela morar na estação. Na verdade, a história toda me deixou curiosa, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Juh, concordo com você não parece um conto de fadas não, mas tem algo de fantasia pelo que li na sua resenha com questões plausíveis que fiquei curiosa. Achei engraçada a analogia de Martha perdida morar em uma loja de achados e perdidos e ter sido perdida e depois achada. (risos). Faz sentido.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  11. Vamos começar a admirar esse livro pela capa. É daquelas que prendem e chamam a atenção, eu achei belíssima. A estoria parece ser envolvente, o tipo de livro que eu me envolveria e devoraria em dias. Fiquei realmente curiosa com a trama, confesso nunca ter ouvido falar da obra mas agradeço a indicação, dica anotada

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Não sabia que a leitura tinha um toque de fantasia, a premissa me atrai bastante, apesar de previsível em certos pontos, tenho certeza que é uma leitura bem interessante e que vale a pena.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante e fiquei bem curiosa para saber a verdade sobre a protagonista. Já anotei na minha lista para pesquisar na Bienal.


    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju,
    Ainda não conhecia esse livro. Adorei conhecer suas impressões e fiquei muito curiosa para fazer a leitura. É uma pena que a promessa de um conto de fadas moderno não tenha sido entregue, mas que o livro tenha funcionado bem com tudo sendo solucionado de forma satisfatória.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Você sabe que eu sou curiosa, o que mais chamou minha atenção foram os livros que ela recebia de forma anônima com as respostas. E sabe, até mesmo essas histórias absurdas de como ela nasceu para mim, possuem alguma explicação, e estou doida para descobrir qual, risos... Achei bem diferente essa história e por isso mesmo leria. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo