sábado, 13 de setembro de 2014

[Resenha - Valentina] Par Perfeito

Postado por Ju às 23:30
Título: Par Perfeito
Autora: Eleanor Prescott
Tradução: Sibele Menegazzi
Editora: Valentina

À procura de um grande amor, de um par perfeito? Consulte uma especialista. Para Alice, nunca foi tão fácil encontrar um dois muitos! Alice Brown, até que provem o contrário, tem o melhor emprego do mundo. Ela é o que antigamente se chamava de casamenteira, uma profissional especializada em encontrar a tão sonhada outra metade da laranja, o grande amor da sua vida, o fogo e a paixão. Alice passa os dias devaneando pela janela, quer dizer, ajudando mulheres a se apaixonar loucamente. Suas clientes, e... ela também, é claro, estão ansiosas para conhecer um príncipe encantado. O problema é que é muito mais fácil encontrá-lo para as clientes. E, por falar nelas, a última que apareceu, Kate, está a exatos 569 dias de fazer 35 anos e há exatos cinco anos atrasada nessa missão de vida. A dificuldade é que seus, digamos, padrões, estão fora dos padrões. Desesperada, isso mesmo, desesperada para encontrar aquele deus grego, lindo, perfeito, romântico, carinhoso, rico, inteligente, bom de cama, atencioso, gostosão e charmoso – ufa, acho que Kate procura um alien! –, ela sabe que sua última esperança chama-se Alice. Enquanto isso, a própria Alice está tendo problemaços para lidar com sua terrível chefe, a bruxa velha, a megera, a mocreia (mas, argh, ao que tudo parece, muito bem casada) da Audrey, e probleminhas para se deixar apaixonar. E se nada der certo? E se ela falhar com Kate? E se, justamente ela, estiver precisando de uma ajudinha profissional? A vida fica muito mais divertida quando abrimos as portas do coração para surpresas.

Par Perfeito não se concentra na história de uma só pessoa - na verdade, temos capítulos que focam as vidas de Alice, Audrey, Lou, Kate, Sheryl e John. A narração é em terceira pessoa, mas sempre se concentrando em um deles de cada vez. 

Minha personagem preferida foi com certeza Alice, a casamenteira. Uma mulher que está sempre com a aparência meio desleixada, se locomove de bicicleta e vive sonhando em formar casais ideais. Ela até desenvolveu um método próprio e secreto, em que consegue vislumbrar pares perfeitos. Mas já passou dos 30 e nunca conseguiu usar esse método consigo mesma, apesar de ser uma romântica incurável. Alguém que nasceu para ter essa profissão, que acredita profundamente no amor e no para sempre.

Audrey é a dona da agência de relacionamentos em que Alice trabalha. Uma mulher que aparentemente tem uma vida ideal, com um casamento feliz e sucesso profissional. A pessoa de quem eu mais tive raiva o livro inteiro, até mais raiva que de sua rival nos negócios, Sheryl, que é completamente sem escrúpulos e está disposta a tudo para ter mais dinheiro e poder.

Kate, após assistir uma palestra de Alice, decide contratar seus serviços. Ela já passa dos 33 anos e, pelos seus cálculos, para estar casada e com dois lindos filhos antes dos 35, precisaria ter encontrado seu príncipe aos 28. Mas isso não aconteceu, e Kate corre contra o tempo para transformar seu sonho em realidade. Só que não quer abrir mão de todos os seus padrões de contos de fadas: quer um homem com a aparência espetacular, moreno, alto, de olhos azuis; que tenha um salário de cinco dígitos, um cargo importante, um ótimo carro, que pratique esportes... bem, a lista de exigências é infinita. Mas ela está pagando, então pode ser exigente, certo?

Lou é a melhor amiga de Kate. Só que não tem nada da veia romântica da amiga. Na verdade, é um tanto quanto autodestrutiva, se envolve em relacionamentos puramente sexuais e sem nenhum futuro.

E John... bem, não dá para falar sobre o John. Não quero correr o risco de fazer alguma revelação importante. Mas ele é um cara muito cavalheiro, atencioso, gentil e, além de tudo, lindo.

Amei muito essa capa, desde a primeira vez que a vi. E agora amo ainda mais, as flores têm tudo a ver com a história, dois personagens são jardineiros e uma das cenas mais lindas do livro aborda o significado de algumas espécies de plantas. A diagramação tem detalhes fofos no início de cada capítulo, uma ilustração específica para cada personagem que tem destaque no momento. Só achei o tamanho da fonte um pouco menor que o ideal, mas isso não chegou realmente a me incomodar, já que as folhas são amarelas e o espaçamento entre as linhas é bom.

A narrativa da autora flui, mas não posso dizer que a leitura tenha sido completamente envolvente todo o tempo. Na verdade, para mim mudava muito o que eu pensava sobre o livro dependendo da vida de quem estava em foco. Mesmo assim, curti a leitura, sempre gosto de livros que mostrem que o amor verdadeiro é realmente possível. E todas as personagens me causaram alguma reação, boa ou ruim. Torci muito por finais felizes, para quase todas elas. É uma leitura leve, mas que ao mesmo tempo causa reflexões sobre o que desejamos para nós mesmos, e se usamos esses desejos para nos defender do mundo ou para interagir com ele; e a respeito do quanto nos preocupamos com o que os outros pensam de nós e como deixamos isso afetar nossas vidas.

17 comentários:

  1. Oláá! Eu vou solicitar "Par Perfeito" alguma hora com a Valentina! Acho que esses livros mais românticos são ótimos para ler depois de leituras mais pesadas ou densas e acho também que irei gostar muito da Alice! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?
    Eu adorei a resenha, o livro parece ser super gostoso de ler, e já está na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ja vi alguns comentários em bacanas e a sua resenha só vei somar, vou ver se leio, parece ser o tipo de livro bem gostosinho
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Juu!
    ainda não tinha visto nenhuma resenha deste livro!
    fiquei encantada, parece ser daqueles para ler em dias de chuva. aquela leitura gostosa, leve, que te relaxa, nos fazendo das uns risinhos e sussssspirar!
    Kate parece uma mulher romantica, mas ao mesmo tempo prática. Que tem seu futuro já delineado e não quer abrir mão dele.
    fiquei curiosa com Jhon! e queeeeero saber se Alice fica com ele, ao invés da Kate, ou se ela encontra alguém! hahha!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,

    Quando vi essa capa achei ela muito linda e quis ter ela aqui na minha estante, voltando pra historia eu gostei do que o livro aparenta ser, acho muito engraçado que a maioria das vezes as mais românticas quase nunca conseguem encontrar um par perfeito na idade "ideal" então fiquei bem curiosa com esse hahah.

    Mayla

    ResponderExcluir
  6. Nossa amei sua resenha, me deixou mais que curiosa pra ler o livro. Gostei bastante da temática, geralmente histórias assim tendem a ser muito fofas *u*...
    Vou coloca-lo na minha "listinha" de livros para comprar o//

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju, gostei do foco não ser apenas uma personagem, mas várias. Assim não fica cansativo, caso desgoste de alguém. A história parece muito divertida e engraçada, um chick-lit agradável. O fato da Alice ter a profissão oficial "casamenteira" já me faz rir e imaginar muitas situações, ainda mais que ela nem encontra o par dela própria. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Gostei muito de sua resenha, pois lembro quando você divulgou esse lançamento e estava ansiosa pela leitura. Pelo que percebi é um chick-lit ótima para ler, que traz conceitos importantes o que me agrada muito em livros. Sendo uma leitura leve, mas com uma mensagem importante. A capa é muito bonita e ainda bem que ela combinou com a história. Deve ser uma história divertida e bastante contagiante. Adicionei na minha lista e espero ler em breve.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Ju,
    essa é a primeira resenha que leio do livro. Adoro livros em que conhecemos detalhes sobre todos os personagens e não apenas sobre o protagonista. Achei interessante você ter explicado sobre cada um e eu achei a Alice, extremamente apaixonante. Fiquei curioso para saber sobre essa cena e o significado das flores! hahaha
    Vou seguir a dica e ver se leio em algum momento. A capa é mesmo, super fofa <3

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju

    Não sou de ler histórias do tipo, mas devo confessar que essa em especial me chamou bastante a atenção simplesmente por conta de todos esses personagens serem desenvolvidos dentro da narrativa em capítulos alternados. Eu certamente leria se tivesse a oportunidade, também achei a capa bem chamativa.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, a qual eu gostei bastante, e que me fez ficar com mais vontade ainda de ler o livro.
    Tbm acho a capa linda, e com certeza entrou para a lista de desejados, pois adoro romances, e pelo que li da sua resenha, é daqueles romances leves, que nos fazem bem rrs

    Adorei!
    Mega beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Não conhecia esse livro, mas fiquei bem empolgada para ler. Adoro esses livros de romance, e achei a capa mega fofa :3
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju

    Esse livro me pareceu muito interessante ao ler a sua resenha. Principalmente porque a casamenteira pensa muito na felicidade dos outros e não encontra alguém para si mesma.
    Portanto são várias histórias sobre amor e felicidade.

    Super bjos
    I Like Movies!

    ResponderExcluir
  14. Ju a premissa desse livro é ótima! Pensar na Alice já me faz rir sem eu nem ter lido o livro. Mas não tenho encontrado resenhas tão positivas assim, então meio que estou na duvida se irei solicitar ou não.
    Ter mais de um narrador é uma boa jogada, mas que pode sair pela culatra caso você não goste de algum personagem. Pois ali a leitura vai se arrastar e você terá vontade de desistir. Mas o importante é que de uma forma geral a leitura te agradou e, mesmo sendo uma trama simples, lhe trouxe algo sobre o que pensar.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Ju há tempos quero ler esse livro, a capa é linda , e pelo visto tem flores também no livro o que adoro, leitura leve perfeita para um fim de semana ainda mais com sua resenha . beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!!!!
    Não conhecia o livro, parece uma trama bem bacana e eu fiquei interessada, gosto de livros que nos trazem reflexões importantes e ao mesmo tempo são leves.
    E a capa é realmente bem bonita ^^

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  17. Não esperava muito desse livro, mas no fundo me surpreendi positivamente. Não que tenha sido uma leitura perfeita, longe disso, mas foi no mínimo divertido e isso já impede que a leitura seja totalmente descartável. As cenas entre a Lou e a Kate são bem legais, mas nada se compara com essa cena das flores. Muito bacana mesmo - se conhecesse o assunto, poderia copiar a ideia no futuro. kkkk

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo