quinta-feira, 18 de setembro de 2014

[Resenha - Petit Editora] Conta mais, vô!

Postado por Ju às 22:30
Título: Conta mais, vô!
Autor: Manolo Quesada

Sabe aquelas perguntas que as crianças fazem e a gente fica pensando o que responder? Conta mais, vô! traz perguntas que três netinhas “antenadas” com as novidades do dia a dia fazem ao avô. Questões sobre laços de família, desigualdade social, mediunidade, sofrimento, reencarnação etc. são respondidas de forma simples, porém verdadeiras e com naturalidade. Conta mais, vô! é para ser lido pela família toda, pois, por meio das perguntas aparentemente ingênuas o autor, Manolo Quesada, toca em pontos delicados da vida.
 
O autor se inspirou em suas próprias netas para escrever esse livro. Por ter uma convivência bem próxima com as garotas, sempre surgiam questões a que precisava responder. Acabou decidindo que valeria a pena dividir sua vivência com outras pessoas, e assim surgiu Conta mais, vô!

A família é espírita, e claro que isso define a forma como as respostas são dadas. O autor utiliza suas próprias experiências de vida e também conhecimentos adquiridos no estudo da doutrina para responder às perguntas de suas netas. As crianças são responsáveis por restaurar lembranças boas e ruins - como quando ele ganhou um presente que amou demais, ou quando presenciou um suicídio. 

Se nós não nos livramos dos pesos da vida, eles aumentam, e fica mais difícil carregá-los.

Claro que não é todo tipo de informação que divide com as garotinhas. Por exemplo, não mente quanto a existirem pessoas que tiram a própria vida, mas também sabe que não precisa dividir parte de suas piores lembranças. Achei bem interessante um recurso utilizado pelo autor: ao final de cada capítulo, foi colocado um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo que tem relação com o que foi abordado.

Sede severos para convosco e indulgentes para com as fraquezas dos outros. Esta é uma prática da santa caridade que poucas pessoas observam. (...) Todo homem muito orgulhoso, por se julgar superior, em virtudes e em méritos, aos seus irmãos encarnados, é insensato e culpado, e Deus o julgará por isso no dia da Sua justiça.

Conta mais, vô! cumpre seu objetivo. Demonstra que as crianças fazem perguntas cada vez mais surpreendentes, e mostra ao leitor que é importante estar sempre aberto ao diálogo e tratar da forma mais natural e sincera possível os assuntos abordados por elas. O livro trata de temas como vidas passadas, laços de família, espíritos desencarnados, egoísmo, orgulho, desigualdade social e amor. Só achei que faltou um pouco de emoção para que a narrativa realmente me conquistasse.

"Amar o próximo como a si mesmo; fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem por nós" é a expressão mais completa da caridade, pois resume todos os deveres em relação ao próximo. Não há guia mais seguro sobre isso do que ter como regra fazer aos outros o que desejamos para nós.

13 comentários:

  1. Oi, Ju, me lembro de ter visto o lançamento aqui mesmo e achei a proposta muito interessante, importante, afinal, crianças são muito curiosas e é bom sermos sinceros, termos boas respostas e,se possível, baseadas em bons princípios. No caso do autor, ele utiliza parte da base os princípios espíritas e, embora não seja a minha religião, são princípios que eu admiro muito, uma visão de vida bonita e solidária. Gostei de saber como cada capítulo termina, com trechos de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo nada sobre espiritismo; mas ainda sim achei que o livro pode ser interessante. É incrível como hoje em dia as crianças estão cada vez mais espertas.
    Bom, nós nos surpreendemos com isso mas é apenas sinal do quanto as informações (mesmo que não diretamente) chega rapidamente a todos.
    Aposto que quando eu era criança e fazia perguntas eles pensavam a mesma coisa de mim; assim como na época da minha mãe etc

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju! Pelos quotes, dá pra ver que a mensagem é bonita, mas ela está baseada em conceitos nos quais não acredito. Sempre falo nas postagens da Petit que a editora não é pra mim. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Ju adoro quando venho aqui e vejo resenhas de Petit adoro os livros deles , esse já havia me chamado atenção , e hoje em dia a meninada pergunta mesmo, e as respostas serem baseadas na verdade e base do espiritismo só fortalece ainda mais os laços. ótimo livro. beijos lindona

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?

    Aiii esse livro deve ser muito fofo! Só essa foto da capa já me lembra quando minha avó cuidava de mim quando meus pais trabalhavam. O único ponto que talvez não fosse me agradar tanto é justamente essa questão de vidas passadas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju

    Eu tenho bastante curiosidade pelo espiritismo. Não sigo nenhuma outra doutrina, então leria o livro com a mente totalmente aberta para novas coisas. Achei curiosa toda a mensagem que o livro traz com coisas do espiritismo, parece ser bem interessante.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Gostei do livro, acho que sempre devemos responder as crianças da forma mais clara possível, e pelo que vi de sua resenha isso ocorre no livro, apesar de usarem a religião para isso.
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Legal Ju, mas não faz muito o meu tipo de leitura favorita.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ju acho bem legal livro que, como esse, podem ser facilmente voltados pra as criança e que também abordem religião. É uma forma bem leve e fácil de ensinar os ensinamentos ao pequenos. E usando como base o evangelho deles então,ficou ótima a proposta. Mas não é uma leitura pra mim.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju!
    Eu não curto os livros da Petit por que são de uma crença que eu não acredito. E por mais que o livro seja maravilhoso, não vai me interessar. Pra quem gosta deve ser uma história bem bacana.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju,
    bom ao ler a sinopse eu me senti um pouco confusa, ai comecei a ler sua resenha. O livro serve mais para nos orientar, de como devemos agir com a criançada que sempre tem uma pergunta que muitas vezes não conseguimos responder, ou por que não sabemos como responder sem ser sutil ou grosseiro e de uma forma simples para que entenda.
    Acho que este livro seria uma ótima leitura, mesmo faltando emoção, a qual você citou que faltou.
    Adorei a resenha e a premissa dele.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  12. Cresci em meio a diferentes religiões e a que mais me encanta é o espiritismo.
    Acho interessante um livro que aborde esse tema de uma forma mais "doce" e didática para as crianças.
    Dei alguns livros nesse estilo para a minha afilhada e é muito bacana ver como é a interação dela com essas "novidades" como reencarnação e outras coisas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, tudo bom?

    Confesso que pela sinopse não tinha me interessado muito, mas ao ler a sua resenha fiquei bem encantada. Esse avô deve ser uma figura e as netas mais ainda. O jeito dele falar com as netas é bastante significativo. Apesar de faltar emoção, como você falou. Gostei bastante da resenha!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo