terça-feira, 16 de setembro de 2014

[Resenha - Galera Record] Se alguma vez...

Postado por Ju às 23:55
Título: Se alguma vez...
Autora: Meg Rosoff
Tradução: Fabiana Colasanti
Editora: Galera Record

Ao ser confrontado com a possibilidade de morte, David Case resolve fugir do destino. Para isso, se reinventa e se torna irreconhecível como Justin Case, de guarda-roupa novo e com um galgo cinzento imaginário. Apaixonado perdidamente pela exótica figura de Agnes Bee, Justin agora deve lutar para se manter em sua nova imagem – e sobreviver às artimanhas do destino, que não desistiu de se intrometer em sua vida.


Enquanto David Case está distraído em seu quarto, seu irmão de um ano, Charlie, se entedia com os brinquedos e decide que quer ver o mundo melhor. Com muito esforço, o garotinho sobe em uma janela, e ouve um pássaro dizer que ele pode voar. Quando está prestes a experimentar, David o vê e consegue salvá-lo. Mas essa experiência o marca tanto que decide mudar toda a sua vida.

David passa a acreditar que o destino o persegue, que está preparando algo completamente terrível para ele. Então, resolve despistá-lo. Muda seu nome para Justin Case - um trocadilho com just in case, "apenas no caso de", que foi traduzido no título como "Se alguma vez..." -, muda seu jeito de vestir, seu estilo de vida... tudo com esperanças de escapar de um destino aterrorizante.

Quantos acontecimentos formam uma coincidência? Quantas coincidências formam uma conspiração?

O final do livro me deu arrepios... depois de todo o jogo de Justin com o destino, acabei ficando um pouco neurótica e assustada... rs... Não que o livro seja assustador, mas o destino realmente é um personagem com um péssimo senso de humor. 

Imaginou se as coisas que nos matam eram não apenas os acidentes e explosões externos, mas as bombas enterradas lá no fundo, as bombas fazendo tique-taque silenciosamente em nosso intestino ou fígado ou coração, ano após ano, que a gente mesmo engole ou absorve e permite que cresçam.

A narrativa começa mais leve, com Justin se abrindo para novas coisas. Ele pensa apenas em se transformar em alguém o mais diferente possível, mas acaba tendo experiências legais e conhecendo pessoas que se tornam especiais na vida dele, sem esperar por nada disso. Somente agarra qualquer oportunidade de mudar. Mas, de repente, acontece uma reviravolta que altera radicalmente o clima do livro. 

O que é mais instigante é que o tempo todo é discutido se o garoto está de fato sendo "perseguido" e, em caso positivo, será que isso aconteceu porque realmente aconteceria ou apenas porque ele resolveu desafiar o destino, que decidiu lhe dar uma lição? Já nas primeiras páginas ele decide ter um cachorro imaginário, mas o quão imaginário um animal é se outras pessoas conseguem vê-lo?

Se alguma vez... é um livro que mexe com nossos sentimentos, que faz pensar sobre o quanto nossas atitudes afetam as pessoas à nossa volta. Muitas das grandes lições vêm do Charlie, e a autora utilizou um recurso que adorei para "traduzir" o comportamento dele. Ela nos mostra o que ele está pensando, e depois como realmente se expressou.

- Ah, é? Bem, o que você teria feito?
(...) Como regra geral, tento manter as coisas descomplicadas. Se tenho certeza do que quero, os outros têm mais facilidade para me deixar feliz. Parece básico, mas na maior parte do tempo funciona.
- Pato - falou com clareza, apontando para um pato de madeira.
Automaticamente, Justin se levantou e pegou o pato.
- Viu? - disse Charlie, com um sorriso satisfeito.

A maior parte da narração é em terceira pessoa, mas em alguns trechos o destino faz uma participação especial, e aí temos um pouco de narração em primeira pessoa também. Normalmente, as participações do destino têm pequenos capítulos destinados a elas, mas ele decide conversar diretamente com Justin em alguns momentos no meio de outros capítulos, e nesses momentos é utilizado o negrito para destacar suas "falas". 

A capa é linda, e me lembra de coisas boas e ruins. Nem todas as personagens nesse livro conseguiram ganhar o meu respeito, uma em especial passou completamente dos limites, e outras me pareceram extremamente negligentes e desinteressadas; mas achei todas bem construídas. Gostei bastante da forma com que a Meg construiu a história também, e espero que venham mais livros da autora por aí.

15 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?

    Adoro livros assim, que nos fazem refletir. É dificil eu não gostar de algum livro da Galera, mas confesso que esse eu não conhecia. Adorei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro parecido e fiquei curiosa para acompanhar esta estória. Gosto muito de livros que nos fazem refletir e gostei de saber que este causa isso. Vou colocar na lista. :)
    Ótima resenha!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Caraca, Ju. Eu vi várias resenhas falando mal desse livro, e agora vem vc mostrando pontos positivos. Lascou! rsrs
    Eu não me interessei muito por nada, nem pela história, nem pela capa. E, como tenho vários livros na fila, esse fica de fora, pelo menos por enquanto.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem? Nossa, esse livro parece ser completamente diferente de tudo o que eu li, e quero conferir. Parece ser o tipo de livro que nos faz refletir sobre diversas coisas. Achei esse quote muito bom "Quantos acontecimentos formam uma coincidência?/Quantas coincidências formam uma conspiração?". Já entrou na minha lista de desejados.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bom??
    Não conheceia o livro, mas parece ser muito interessante.
    Gostei da resenha!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro. blogspot. com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Eu não conhecia o livro, sem ler sua resenha eu certamente dispensaria, mesmo com essa capa realmente muito chamativa. Eu achei super bacana todo o conceito e a proposta que o livro traz, também fiquei bem curioso para ver esse 'destino' personificado. Deve ser uma ótima leitura, anotei a dica com certeza!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Ju que livro intrigante hein a pessoa mudar radicalmente até de nome e atitudes e ainda com um final assustador minhas urticárias de curiosidades já começaram a ficar vermelhas rssss. Fiquei bem curiosa com esse livro entrando em minha lista. beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju,
    lendo sua resenha o livro parece ser bem interessante, ate por que a historia nos intiga e nos faz ficar curioso com certas coisas, como a atitude dele.
    E a parte que você ressalta como assustador, foi o que levou a ficar muito curiosa para saber o que se deu. Sei não, mas acho que vou adorar a leitura.
    Anotei aqui e assim que possível quero muito ler e verificar esses pontos positivos e o outro ali assustador. rs

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  9. O livro é surpreendentemente mais interessante do que parece ser. Essa sinopse engana! Hahaha
    A capa, apesar de chamar a atenção, é bem feinha... Eu não leria me baseando apenas por ela - mas, de qualquer forma, julgar livros pela capa nunca é saudável mesmo...
    E nesse caso, julgando pela capa, eu perderia a oportunidade de conhecer o primeiro livro - pelo menos que eu ouço falar - que personificou o destino! Achei muito interessante essa premissa e ainda mais interessante ele ser assustador e perseguidor.
    Provavelmente entrará para a minha lista e lerei em breve!

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju. Eu lembro que vi esse livro no tempo de lançamentos, mas não dei muita bola. Eu gostei da premissa dela, de como a autora conduziu a trama e também fiquei feliz em saber que é um livro que mexe com as emoções. Entrou para a minha lista.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, tudo bem???

    Não me interessei muito pelo livro, mas achei os pontos que você levantou bem interessante... sim eu gosto de livros que me fazem refletir, mas ele tem que chamar muito a minha atenção desde a capa.... eu achei totalmente pertinente quando você disse que o livro mexe com os nossos sentimentos ainda mais quando se fala no destino e o quanto ele nos assusta algumas vezes...Xero!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem?
    A cada dia que passa estou percebendo a importância que tem uma capa: eu nunca imaginaria que atrás de uma capa como essa, poderíamos encontrar uma história tão interessante, apesar de ter lido a sinopse.
    O Destino é um tema que sempre me fascinou. Ele tem várias explicações dadas por filósofos, religiosos, pela ciência e por pessoas comuns, como nós.
    O que mais gostei foi que o livro personificou o Destino e deixou ele falar. Ah, se eu estivesse no lugar do nosso amigo, eu faria várias perguntas!!!!!!
    Achei o enredo triste, na verdade, pois desde o início ele tem a consciência do inevitável e foge dele o tempo todo. Acho que todos nós gostaríamos de fugir, mas infelizmente é impossível, não há como enganá-lo.
    Suas palavras tocaram meu coração e quero muito descobrir o que o Destino guardou para nosso personagem
    Adorei a resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju
    Não conhecia o livro e achei interessante essa abordagem do personagem mudar toda uma vida para fugir do destino. rs
    Gosto desses livros que nos tocam e faz com que repensemos nossas atitudes! Gostei dos pontos tocados na resenha. Não leria no momento, mas num outro momento quem sabe?
    Adorei a resenha!!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ju =)
    Eu já conhecia o livro, de capa, mas pouco sabia sobre ele. Achei muito interessante alguns pontos que você destacou como o motivo pelo qual o personagem decide mudar de vida e a participação do destino. Me lembrou muito A Menina que Roubava Livros com a Sra Morte, mas naquele caso ela não tinha um humor tão negro assim rs.
    Também me lembrei de quando assistia aos primeiros filmes 'Premonição'
    Eu estaria mentindo se dissesse que não fiquei meio paranoica também rs. Se a autora despertou esse sentimento em você significa que ela conseguiu te envolver na história!
    Infelizmente, mesmo com todos essas coisas interessantes, o livro não chamou minha atenção. ;S

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Amei essa resenha, amei esse livro. Leituras com reflexões é algo que me cativa. Esse livro, realmente merece ser lido. O que será que o destino que "realmente é um personagem com um péssimo senso de humor" reservou para David/ Justin?

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo