Título: Após a Tempestade
Autora: Karen White
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado... (Fonte: site da editora)
Li esse livro sem nenhuma ideia do que iria encontrar. E me surpreendi a cada página. Após a Tempestade nos apresenta uma história muito bem construída, com drama e esperança na medida certa. Não vou mentir para vocês, tem uma pergunta que fica sem resposta. Mas é como a vida - nem sempre a gente consegue esclarecer algo, e só aprendendo a lidar com isso é possível seguir em frente e ser feliz.
Julie Holt tem 29 anos. Quando tinha 12, sua irmã, Chelsea, desapareceu. Ela nunca desistiu de ter notícias dela, e mantém contato constante com a polícia.
Algumas coisas nunca devem ser esquecidas. Não importa se é uma lembrança que nos ensine alguma coisa ou uma lembrança de algo precioso, como um botão para rebobinar a vida. Às vezes, é só o que temos.
Há alguns anos, Julie conheceu Mônica em uma exposição. Desde então, se tornaram melhores amigas. Até que Mônica morre de repente, e deixa Julie como tutora de seu filho, Beau, de apenas 5 anos. Ela deixa também a chave de uma casa em River Song, onde viveu quase toda a sua vida, e Julie decide se mudar para lá com o garotinho. Até onde ela sabe, é onde também estão os membros da família de Mônica, que ela deseja investigar antes de permitir que conheçam Beau.
O livro conta duas histórias paralelas. A de Julie e a de Aimee, avó de Mônica. Conhecemos fatos desde a infância de cada uma delas, e chega um ponto em que não sabemos mais se e quando essas histórias se tornarão uma só. Entrei no clima do livro, e soube esperar por cada pequena revelação. Tudo bem que eu achei que o motivo de um dos culpados para fazer o que fez foi meio fraco, mas amei Após a Tempestade mesmo assim.
Se você ainda não morreu, você ainda não acabou.
É muito legal ver as transformações que ocorrem nas pessoas. Desde Beau, que regride bastante em seu desenvolvimento após a morte da mãe e no fim volta a ter um comportamento feliz e saudável; passando por Julie, que aprende que "continuar não significa esquecer"; e chegando a Aimee, que acaba por compreender que "as respostas que buscamos nem sempre são aquelas que desejamos. Mas saber a verdade é o que nos ajuda a dormir à noite."
O livro se baseou em histórias reais, principalmente da época do furacão Katrina. A autora conta que, após sua passagem, várias árvores centenárias foram mortas. Um artista local teve a ideia de fazer esculturas com o que restou delas, e fiquei bem curiosa para ver o resultado desse trabalho. Encontrei algumas fotos que gostaria de dividir com vocês (foram retiradas deste blog).
A segunda é exatamente como eu tinha imaginado. E adorei o fato das fotos englobarem um pouquinho do cenário dessa história. Gostaria de conhecer esse lugar, e as pessoas que fazem parte dele. Pessoas fortes, que não têm medo de seguir em frente, e que sempre estão dispostas a recomeçar, reconstruindo suas casas e suas vidas guiadas apenas pela fé e pela esperança de que tudo vai ficar bem com elas e com seus lares.
Sabe o que os esquimós dizem das estrelas? (...) Eles dizem que são aberturas para o céu. O amor dos nossos entes perdidos é derramado por essas aberturas e brilha sobre nós para que possamos saber que estão felizes.
A editora Novo Conceito acaba de lançar outro livro da Karen White, De Volta Para Casa, e me vi correndo para verificar se ele teria algo a ver com esse. Adoraria me encontrar com essas personagens de novo. Infelizmente, não tem... rs... Mas isso não diminui minha ansiedade para lê-lo.
Resenha postada no skoob.
Resenha postada no skoob.
Desde que eu vi a divulgação desse livro, já fiquei com vontade de lê-lo, parece ser uma história comovente e emocionante, achei super bacana também as esculturas, e sem dizer que amo ler livros que trazem experiencias e são baseados em fatos reais. Ansiosa para ler Após a tempestade, assim como de volta para casa ( quando vc falou achei que era a cont. rsrsrs)!! Bjoos
ResponderExcluirOi Ju :)
ResponderExcluirAh, que resenha linda e apaixonada! Estou com esse livro aqui pra ler, assim como "De volta pra casa" e com certeza, após ler sua opinião, darei uma chance para eles em breve :)
Beijos, linda semana!
@morenalilica
Doce Insensatez
Que história linda e triste ao mesmo tempo! A história me lembrou um livro que li para a escola à um tempo que se chama Irmão Negro, não sei porque. Não conhecia o livro e fiquei com vontade de lê-lo sim. Mesmo você não dando spoiler, eu tenho uma breve suposição sobre o que a Mônica representa para a Julie hehehe e se for isso mesmo o que eu estou pensando é meio que um clichê, mas estou curiosa para ler e descobrir o final da trama. Adorei a resenha Ju (:
ResponderExcluirEsse livro nunca me chamou atenção!
ResponderExcluirMas, depois da sau resenha, fiquei com vontade de ler!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Que interessante, Ju. Parece que os livros que menos temos expectativas são os que mais nos surpreendem! Algo devemos adotar em nossa vida.
ResponderExcluirBom, é drama, então não é o tipo de livro que se torna desejado para mim, mas gostei muito da sua resenha, foi muito legal que o livro tenha despertado em você a curiosidade de procurar as fotos das árvores, elas são lindas!
Beijos
Nossa, achei esta história muito bonita.Deve ser um daqueles dramas muito tristes pra se ler.
ResponderExcluirEu não sabia que esse livro tinha sido baseado em fatos reais e isso chamou mais ainda minha atenção. Achei super interessante as esculturas nas árvores, realmente uma história emocionante pelos acontecimentos.
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Oi Juju!
ResponderExcluirEstou com esse livro aqui para ler, achei interessante a autora basear seu enredo no drama pós-Katrina, que bom que você gostou da leitura, me anima mais ainda!
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
Oi! Adorei a sua resenha. Lembro que quando este livro foi lançado, estava super ansiosa para lê-lo. Fui colocando outros livros na frente e acabei me esquecendo dele.
ResponderExcluirAgora, com sua resenha, fiquei com curiosidade para ler.
Um abraço!
Oi Ju! Adorei o livro, não era nada do que u pensava ainda mais sobre o fato de ele ser baseado em fatos reais!
ResponderExcluir