quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

[Resenha - Universo dos Livros] Além da Magia

Postado por Ju às 16:00
Título: Além da Magia
Autora: Tahereh Mafi
Tradução: Mauricio Tamboni
Livro #1 da série Furthermore
Número de páginas: 368

Apenas três coisas são importantes na vida de Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: Mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, que parecem fugir dela; e Pai, que sempre a amou. Certo dia, Pai desaparece de Ferenwood levando consigo nada além de uma régua. Três anos depois desse acontecimento, Alice está decidida a encontrá-lo, pois ama seu pai ainda mais do que ama aventuras e está disposta a desbravar um novo mundo para trazê-lo de volta. Para isso, ela terá de viajar pelo território mítico e perigoso de Furthermore, onde para baixo pode ser para cima, papel é uma coisa viva e esquerdo pode ser direito ou muito, muito errado. Alice precisará reunir toda a sua perspicácia para encontrar Pai e voltar inteira a Ferenwood. E, nessa jornada, ela terá primeiro de encontrar-se em meio à sua própria magia junto a Oliver Newbanks, seu irritantemente novo companheiro de aventura.

Em Ferenwood, onde Alice nasceu, a magia é algo essencial. Todos nascem com uma centelha dela, têm um talento único e especial que apresentam aos outros aos 12 anos, na cerimônia da Entrega. E, dependendo de cada talento mágico, uma Tarefa lhes é dada. Alice espera por isso desde sempre, acredita que depois desse dia vai se sentir melhor, se sentir parte de sua terra... Porque a verdade é que a menina nasceu diferente - todas as outras pessoas têm muitas cores em si mesmas, o que representa que a magia é forte nelas, pois a cor é o símbolo universal da magia... mas não Alice. Ela basicamente não tem cores, apenas um leve toque de mel nos olhos.

Só que Alice fracassa, e não recebe nenhuma Tarefa. Por isso, decide ajudar Oliver Newbanks, um garoto com quem nunca se deu bem, a completar a dele - apenas porque em troca ele promete lhe dizer onde seu Pai está, e Pai é a pessoa que Alice mais ama no mundo, a única que sempre a amou também. A garota nunca entendeu porque ele foi embora e não pode deixar passar a oportunidade de tê-lo de volta. Só que não tem a menor ideia do quanto isso será difícil. 

Tive uma experiência de leitura diferente com esse livro. No início, estava super empolgada. Amei Estilhaça-me da Tahereh e essa obra me atraía há bastante tempo. Começou correspondendo às minhas expectativas, com eu me sentindo de verdade na pele da Alice. Doía em mim cada coisa que a garotinha sentia e escondia do mundo. Aí, ela partiu de Ferenwood em busca de seu pai e foi parar em Furthermore, um local estranho, em que regras que sigam uma lógica basicamente não existem - mas em que existe todo tipo de regra esquisita que desafia a imaginação.

Estamos na entrada de uma das 68 vilas que precisamos atravessar, e cada uma tem suas próprias regras específicas. Não podemos quebrar uma única regra se quisermos encontrar seu pai.

É um lugar em que os habitantes são desesperados por magia - dizem inclusive que comem pessoas vindas de Ferenwood, para roubar a magia que cada uma delas possui naturalmente. Foi em Furthermore que as coisas começaram a me desagradar um pouco. Na verdade, eu diria que o livro tem excesso de informações - pelo menos para o meu gosto. 

Sou a louca da fantasia e adoro encontrar coisas diferentes, mas o que acontece é que Alice e Oliver, seu companheiro de viagem, passavam pouco tempo em cada lugar, e em cada vila que passavam eu tinha que tentar absorver as informações muito rapidamente. Cada um dos locais tinha sua peculiaridade, e as coisas em Furthermore só têm em comum o fato de não fazerem sentido, e eram acontecimentos demais e personagens demais. Eu não teria problemas com isso se achasse que todas aquelas personagens e todas aquelas esquisitices eram importantes para o enredo, mas não considerei que fossem. 

Felizmente teve algo que manteve o meu interesse mesmo nas partes em que a leitura foi mais complicada. A narração. O narrador conversa com o leitor, e achei isso muito legal. Mesmo assim, foi um livro que demorei bastante para terminar. Agora não estou tão animada para ler A magia do inverno, mas farei isso em breve. É uma obra que se passa no mesmo universo e espero que me agrade mais. 

11 comentários:

  1. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    É a primeira vez que entro em seu blog esse ano, e já encontro a resenha de um livro que quero muito. Essa capa não é linda? Acho que não lembro de de um livro com uma fantasia tão diferente como essa, cheia de coisas esquisitas a cada vila do lugar, risos.. A autora poderia dividir entre os livros, assim ficaria menos informação. Vamos torcer para que no próximo livro ela acerte nisso. Eu ainda estou louca para ler, vou dar uma chance. Como sempre adoro suas resenhas.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Não conhecia o livro ainda e até fiquei interessado pela sinopse, parece uma fantasia bem diferente. Saber que existe pouco desenvolvimento sobre cada lugar da história me deixa com um pé atrás, mas ainda assim para uma boa leitura.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!Eu já tina visto sobre esse livro por aí, mas não tinha tinha de fato compreendido muito bem a ideia geral dele, e confesso que agora, menos ainda.. Acho que vai ser algo que eu vá entender mesmo somente lendo. Eu achei interessante a fantasia criada, e mesmo tendo esse excesso de lugares e personagens, eu quero mesmo dar uma chance. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Quis ler esse livro exatamente porque amo a série Estilhaça-me, no entanto quando os leitores foram postando suas opiniões a respeito dessa leitura, confesso que comecei a desanimar, e hoje admito que já não tenho tanto interesse em ler esse livro. E todos os fatos citados acima, como a dificuldade em ingressar a leitura, a trama merecia um melhor desenvolvimento. Enfim, nada me agradou, mas quem sabe futuramente mudo de ideia e dou uma chance a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oi.Tudo bem ? Anotei sua dica.
    Muitos autores infelizmente fazendo isso: poluem o livro com excesso de informações e personagens em especial no gênero fantasia.
    Eles se empolgam mas as descrições não surtem o mesmo efeito.
    Uma pena.
    Mesmo assim vou dar uma chance ao livro ,o tema agradou.

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu nunca tive uma experiencia onde o narrador conversava com o leitor e acho essa proposta muito bacana porque acaba nos prendendo mais na leitura, ne? Obrigada pela dica valiosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu acho essa capa muito linda e sempre ouvi muitos elogios para o livro. Porém, apesar disso, nunca senti muito interesse em ler. Apesar de gostar muito de livros de fantasia, o enredo desse não me cativou.
    Uma pena que, apesar da leitura começar correspondendo às suas expectativas, tenha te decepcionado. Confesso que o fato dos personagens estarem sempre se mudando e haver um excesso de personagens e acontecimentos me desanima bastante.
    Mas adorei ler sua resenha e fico feliz que, apesar dos problemas, alguns aspectos no livro te agradaram. Espero que o outro livro seja melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju.

    Eu tinha visto a capa deste livro nas redes sociais, mas resenha é a primeira que leio. Infelizmente ele não chamou muito minha atenção, mesmo sua resenha sendo bacana de ler. Vou deixar para pegar outra dica literária na próxima visita.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Estou há algum tempo louca para ler esse livro. Adoro a escrita da autora, e adoro tramas com um toque de magia assim. Gostei da sua resenha!

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Eu já li este livro e eu AMEI! Foi uma excelente leitura. Sim, o fato do narrador conversar com o leitor deixa a leitura mais fluida e gostosa. Eu gostei bastante do segundo livro, a magia do inverno, mas ainda deixo o primeiro como meu queridinho. Espero que goste da leitura :D

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,
    Logo quando esse livro lançou, eu fiquei apaixonada pela capa, mas confesso que a história não me atraiu! E olha que amo uma boa fantasia, mas quem sabe mais pra frente não me rendo.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo