quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

[Resenha - Autêntica] A Escrava Isaura

Postado por Ju às 16:00
Título: A Escrava Isaura
Autor: Bernardo Guimarães
Editora: Autêntica
Número de páginas: 176

Escrava de pele branca, a linda e doce Isaura foi criada e educada como filha na família a que pertencia. Durante muito tempo, foi a protegida da matriarca, que prometeu que, após sua morte, a moça seria liberta. Entretanto, esse desejo não foi atendido pelo filho e herdeiro da família, e Isaura se tornou propriedade de Leôncio, um jovem sem caráter que, mesmo casado, se interessava obsessivamente por ela. Para afastá-la do assédio de Leôncio e de outros homens da fazenda, o pai da moça, Miguel, um homem livre, tenta comprar a filha, mas não consegue. Decide então fugir com a moça para o nordeste do país. Os dois se instalam em Recife e adotam novos nomes. Lá, Isaura conhece Álvaro, rapaz rico, estudante, por quem se apaixona e é correspondida. Ele fica sabendo que ela é uma escrava fugida, mas não deixa de amá-la. Tendo sido descoberta e recapturada, Isaura volta para a fazenda de Leôncio, que a submete a castigos e humilhações porque não cede a suas investidas. Enquanto isso, Álvaro, que não desiste de sua amada, vai fazer de tudo para ficarem juntos. Publicado pela primeira vez em 1875, esse romance é considerado um marco na literatura abolicionista brasileira.

Isaura foi treinada em várias habilidades que uma escrava normalmente não teria. Era uma garota linda que sabia fazer tudo e até um pouco mais que as garotas da sociedade faziam. Sua proprietária desejava que ela fosse libertada após sua morte, mas seu filho tinha planos diferentes. Leôncio desejava possuir Isaura de todas as formas, mas não queria simplesmente estuprá-la, por exemplo. Queria que ela o quisesse, que entendesse que sua vida poderia ser muito melhor se aceitasse ficar ao lado dele. 

Claro que ela discordava. Preferia ser uma escrava como as outras e ter que realizar os piores trabalhos se pudesse se ver livre do assédio que vinha de todos os lados pelo fato dela ser uma pessoa tão singular. Em determinado momento, não lhe resta alternativa a não ser fugir. Seu pai, um homem livre, tenta comprá-la, por um preço pré-determinado pelo pai de Leôncio, mas ele também morre e mais uma vez o filho desrespeita um acordo. Então, Miguel vai com Isaura para o nordeste, na tentativa de livrá-la da obsessão daquele senhor. Mas a vida de uma escrava fugida não é nada simples e as coisas se complicam.


Sobre A Escrava Isaura, eu só sabia que tinha uma adaptação antiga pela Globo e que contava a história de uma escrava branca. Peguei para ler sem ter a menor ideia do que esperar. E preciso confessar que foi uma leitura desafiadora. Custei a me envolver de verdade com o enredo, o que só aconteceu por volta da página 70, quase na metade da obra. A partir daí a leitura fluiu bem e fiquei cada vez mais indignada ao ler mais um relato sobre a escravidão.


Não sei como alguém pode ter coragem de falar que os negros quiseram ser escravizados. Deve ser realmente muito agradável virar um objeto e não ter direito nenhum. Também não sei em que mundo algumas pessoas vivem para achar que negros e brancos têm sempre as mesmas oportunidades. Mas enfim, voltemos à obra.

O livro faz parte da coleção Clássicos Autêntica, possui o texto integral, páginas amarelas e diagramação confortável para a leitura. É curto, mas passa seu recado. Foi publicado treze anos antes da abolição da escravidão no Brasil, e imagino que tenha deixado bastante gente irritada na época. O final me surpreendeu demais. O desfecho foi rápido, o que em uma obra com menos de 200 páginas é compreensível, mas não deixou a desejar. Os protagonistas tiveram seus finais bem delineados e terminei a leitura satisfeita.

16 comentários:

  1. Eu sempre falei que ia ler esse livro mas acabo sempre desistindo por que eu achei ele meio pesado demais pra mim, apesar de gostar muito desse tipo de literatura.
    Adorei tua resenha, ficou muito linda e bem feita!

    ResponderExcluir
  2. E a primeira vez que me deparo com esse livro, e admito que o enredo em si não me chamou a atenção ao ponto de querer ler a obra. A história me pareceu ser muito bem descrita, mas a personagem não me pareceu cativar o leitor fazendo que queiramos continuar a leitura. Enfim, quem sabe no futuro mudo de ideia e acabo dando uma chance a esse livro. Por enquanto deixo passar.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu também só sabia sobre a adaptação antiga da Globo e agora lendo sua resenha fiquei curiosa com o livro, confesso que saber que você demorou para se envolver com o livro me deixa com um pé atrás, mas ainda sim gostei da dica de leitura.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Sempre ouvi falar do livro, mas ainda não tive uma oportunidade para lê-lo. Depois da sua resenha fiquei interessada, apesar de ficar com a pulga atrás da orelha sobre esta questão de demorar a se envolver com o enredo. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu li esse livro há muito tempo, motivada pela curiosidade por causa da novela. Eu não assisti, mas sempre ouvi muitos comentários e quis ler para conhecer a história. Porém, ao contrário de você, eu detestei. Apesar de considerar muito importante livros que falem sobre a escravidão e sobre as atrocidades que foram cometidas nesse período, achei a trama muito cansativa e arrastei para terminar a leitura.
    Infelizmente, é um livro que não me agradou, mas adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu comentário no meio da resenha e você tem toda razão, não sei onde esse pessoal vive pra achar que temos as mesmas oportunidades, de verdade... Essa é uma obra que até então eu não tinha nenhum interesse mas a sua resenha me fez pensar melhor.

    ResponderExcluir
  7. OI!!


    Eu já vi a versão para a TV e li e gostei. Não tive dificuldades em entrar na leitura e concordo com você ninguém deveria ser escravizado e as justificativas para mascarar as desigualdades étnicas e sociais são "podres".


    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente eu li essa obra e odiei, achei a protagonista insuportável, só fazia se lamentar por ser ter tanta beleza no corpo de uma escrava. Tenho pra mim que o autor quis falar sobre a escravidão, mas não queria cutucar muito os brancos da época e acabou ficando em cima do muro. Acho que a ideia é boa e podia ter ficado muito mais realista com a época em que o romance foi escrito. Uma pena.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Sua resenha tem um ponto de vista interessante, porém a história é uma sátira, talvez essa versão que você leu não deu muito a entender (porque o livro original é bem maior). Mas achei interessante o seu ponto de vista.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora fiquei sem entender nada... Diz que o texto é integral, e não achei nenhum livro maior que esse... Também nunca ouvi falar sobre ser sátira. Se quiser me passar algum material pra ler agradeço! ;)

      Excluir
  10. Eu acho essa coleção tão bonita! Adorei conferir a sua resenha. Embora eu conheça a história, eu ainda não li e você me animou para ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Eu lembro da novela da Globo, ela foi vendida para vários países e faz sucesso no mundo todo até hoje. Esse é mais um daqueles casos de história clássica que todo mundo conhece, mas eu nunca li. É inadmissível que alguém faça essa declaração de que eles gostavam de ser escravos, um absurdo mesmo. Eu fiquei triste, pois já li e vi em filmes que o próprio povo deles os escraviza. Na África eles vivem guerra de clãs. Achei o máximo a editora relançar para os novos leitores, vou querer ler sim. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Há alguns anos me deparei com a adaptação e gostei bastante e nunca suprir a vontade de conhecer a obra.
    Pegarei uma edição mais antiga para ler da biblioteca da universidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju, eu também só conheço o enredo por causa da adaptação que lembro ter assistido, pelos seus comentários apesar de a leitura demorar um pouco para fluir o enredo parece star bem bacana *-* Espero lê-lo também em breve *-*

    ResponderExcluir
  14. Ola!!

    A Escrava Isaura é um classico nacional que realmente traz um choque pra nós pela forma na qual ele trata a escravidão. Confesso que não é um livro que eu goste, mas tive que ler por conta do colegio, e fiquei feliz de encontrar sua resenha falando sobre ele... afinal, apesar de tudo, classico é classico!

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Essa coleção da Autêntica é muito bacana (apesar de não muito bonita rsrs) , acho maravilhoso trazer clássicos nessas versões integrais e muito acessíveis. Não conheço a narrativa do livro (apenas a novela), mas imagino o qual difícil é ler um texto que mostra a realidade escravocrata no Brasil.

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo