quarta-feira, 13 de junho de 2018

[Resenha - Nemo] A Marcha - Livro 1

Postado por Ju às 16:00
Título: A Marcha - Livro 1
Editora: Nemo
Autores: John Lewis | Andrew Aydin
Ilustrações: Nate Powell
Livro #1 da trilogia
Tradução: Érico Assis
Número de páginas: 128

O parlamentar John Lewis é um ícone nos Estados Unidos e uma das principais figuras do movimento pelos direitos civis. Seu comprometimento com a justiça e a não violência o levou de uma pequena fazenda no Alabama para os corredores do Congresso norte-americano; de uma sala de aula segregada para a Marcha em Washington; dos ataques da polícia ao recebimento da Medalha Presidencial da Liberdade pelas mãos do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. A Marcha retrata a longa batalha de Lewis pelos direitos humanos e civis, seu encontro com Martin Luther King Jr. e a luta para dar fim às políticas de segregação no país.

Confesso que até ver o lançamento dessa HQ eu não tinha a menor ideia de quem era John Lewis. Se alguém aí também não sabe, é um deputado federal dos Estados Unidos e um ícone na luta pelos direitos civis. Neste primeiro volume, acompanhamos a vida dele desde que era um menino até meados de 1960. Uma parte também se passa na época atual, em que ele se dispõe a contar sua história a alguns visitantes inesperados.

Engraçado que vi nessa HQ algo que notei há poucos dias na cidade em que parte da minha família mora. As pessoas se acostumam a uma realidade e nem sequer pensam que podem fazer algo para que tenham condições melhores. Mas, quando descobrem, novos objetivos de vida surgem. Foi o que aconteceu com John. Quando descobriu que a Justiça tinha considerado inconstitucional parte da segregação racial com que ele tinha que conviver, passou a ver a vida de outro jeito e direcionou sua vida para que tivesse a oportunidade de fazer a diferença.

A leitura da HQ fluiu muito bem, os autores (o próprio John e Andrew, um dos assessores políticos do parlamentar, que concebeu a ideia desta trilogia e ajudou a escrevê-la) e o ilustrador (Nate Powell) trabalharam muito bem juntos, tornando a história fácil de ler apesar do tema pesado que aborda.

A maior parte do trabalho gráfico me agradou bastante, mas tive alguns problemas. Algumas falas foram escritas com a letra tão pequena que eu tinha muita dificuldade para entender o que estava escrito. Não tenho familiaridade com HQs, não sei se é um recurso que não conheço, porque isso só aconteceu com coisas que não eram importantes para o enredo, como em comentários de grupos de pessoas a respeito dos acontecimentos principais, mas me incomodou. Minha outra única queixa é que a obra é interrompida do nada. Fiquei muito curiosa para ler o restante.

Engraçado que realmente não sou fã de história, mas justamente por isso gosto de ler HQs que falem de acontecimentos importantes. É o jeito de aprender mais sobre uma época que normalmente funciona melhor para mim. Gostei muito de conhecer um pouco sobre a segregação racial nos Estados Unidos. Claro que foi preciso muita luta para que os negros conquistassem os mesmos direitos civis dos brancos, mas o mais legal é que a HQ mostra que houve a preocupação de fazer isso pacificamente, usando a não violência como bandeira. Espero que os livros restantes da trilogia sejam lançados logo, porque a história realmente me fisgou.

12 comentários:

  1. Eu já conhecia John Lewis, mas não como vi nesse livro. Eu achei bem legal poder ver a sua opinião e também estou curiosa pelo próximo volume, esse acaba mesmo do nada hahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, a princípio, a capa e o título não me atraem, mas é incrível como qualquer história fica interessante em HQ. Também tenho dificuldades quando a letra é muito pequena. Pela tua resenha, eu fiquei curiosa com a história, pena que não esteja completa, porque 128 páginas é bem pouco, poderiam já ter colocado o resto. Gostei da dica.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que tenham dividido em três volumes por causa do formato, HQs tradicionalmente são menores mesmo. ;)

      Excluir
  3. Eu já tive que fazer um trabalho sobre ele e suas lutas. Não sabia desse lançamento e se tivesse naquela época teria ajudado muito rs. Adorei a dica e por já conhecer um pouco do seu trajeto, fiquei com vontade de ler e ver como abordaram isso em uma HQ.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Não conhecia o John e a temática me agrada demais! Desde ano passado, tenho lido mais narrativas sobre questões raciais ou que foram produzidas por pessoas negras. O fato de ser uma HQ só me agrada mais ainda, amo demais. Com certeza, leria para conhecer mais sobre esse cara que, tenho certeza, não aprendi nas aulas de História. Não acho que os negros já tenham os mesmos direitos civis que os brancos, a gente pode ver isso, por exemplo, em ações policiais, que são muito mais violentas e desnecessárias quando a pessoa é negra. Mas eu espero, no alto da minha mente utópica, que, um dia, os grupos desfavorecidos (não, especificamente, minoritários) consigam ter os mesmos direitos (e digo isso enquanto mulher, também).

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você... São os mesmos direitos civis só oficialmente, na prática é outra história, muito mais luta, principalmente com o preconceito das pessoas. É que ele teve que lidar com uma época em que era "legítimo" os negros serem obrigados a frequentar escolas diferentes, usar transporte diferente e até com a proibição de usar banheiros dos brancos, isso só pra citar alguns exemplos! O que ele pode fez, que foi lutar para mudar a lei, o resto infelizmente é muito mais complicado.

      Excluir
  5. Oiii Ju

    Relamente as HQ´s são um bom caminho pra quem não é muito fã de certos períodos históricos mas por alguma razão quer conhecer mais, além do mais esse é um gênero de livros onde venho notado que cada vez se capricha mais, tanto na edição quanto nos temas diversificados apresentados.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju sua linda que admiro, eu também não sabia quem é John Lewis até ler sua resenha e que papel importante ele teve na luta pelos direitos civis fazendo e sendo a diferença em prol de si e dos outros e sem violência, achei isso demais! Vou pesquisar sobre ele e com certeza lerei essa HQ.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acabei de ler uma resenha dessa graphic novel e achei muito bacana, pelo que vi é uma obra inspiradora sobre fatos que deveriam ser do passado, apenas, mas é de uma luta diária e constante.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju, eu não fazia ideia de quem era John Lewis, mas pelos seus comentários fiquei curiosa para acompanhar a historia dele e do período em que viveu. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Li pouquissimas HQs na vida, não é o tipo de livro que eu curto ler, depende muito do enredo e infelizmente esse não me agradou, uma pena as letras as vezes serem pequenas de mais, mas adorei a resenha sincera.

    ResponderExcluir
  10. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Por essa capa eu nunca iria imaginar que se trata de uma HQ. Eu gosto muito de história, e fico toda arrepiada sempre que descubro que uma pessoa fez a diferença na vida de milhões e que isso repercute até os dias de hoje. E ao mesmo tempo fico triste, pois sinto que não existem muitos exemplos na nossa sociedade atual de ser humanos como ele. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo