Título: Darth Bane - Caminho de Destruição
Autor: Drew Karpyshyn
Tradução: Caio Pereira
Livro #1 da Trilogia Darth Bane
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas: 352
Fugindo das forças vingativas da República, Dessel, um minerador, se junta ao exército Sith e é enviado para lutar na sangrenta guerra contra a República e seus defensores Jedi. Uma vez lá, a brutalidade, a astúcia e o excepcional comando da Força rapidamente o transformam em um guerreiro reconhecido. Mas aos olhos vigilantes de seus mestres, um destino muito maior o aguarda. Como um acólito na academia Sith, estudando os segredos e habilidades do lado sombrio, Dessel adota uma nova identidade: Bane. Mas o verdadeiro teste ainda está por vir. Para ganhar aceitação na Irmandade da Escuridão, ele deve desafiar as mais sagradas tradições e rejeitar tudo que lhe foi ensinado. Será uma prova de fogo na qual ele deve se render totalmente ao lado sombrio – e forjar das cinzas uma nova era de poder absoluto.
Era uma vez... Numa galáxia muito, muito distante... Um rapaz chamado Des.
Des cresceu na Orla Exterior, um lugar esquecido pela República. Sofreu agressões de seu pai alcoólatra desde sempre, e nunca conheceu outra vida que não a de trabalhador na mineração. Atividade exaustiva e que prejudicava sua saúde mas, para os que nasciam em Apatros, uma das pouquíssimas opções. E para alguém enorme e forte como Des, não havia alternativa.
O rapaz quer muito sair daquele lugar. Mas tem uma dívida com a mineradora que o emprega que só cresce - ela aluga alojamentos para os trabalhadores e é dona de basicamente tudo ao redor, o que faz com que os preços não sejam nada justos e que os trabalhadores, apesar de trabalharem sem folga e por exatamente metade do dia, sempre vejam sua dívida crescer. Mas acontece uma reviravolta e Des vê sua vida mudar completamente. Agora ele é Bane, um aprendiz dos Sith.
Bane. A desgraça. Quando criança, esse nome machucara Des muito mais do que todos os safanões dos punhos pesados do pai. Mas Des não era mais criança.
Uma guerra acontece há tempos na galáxia, e o destino do lugar será definido quando ela finalmente terminar. A luta entre os Jedi, que usam a Força para que o bem prevaleça e todos possam ter condições dignas de vida, e os Sith, que usam o lado sombrio da Força em busca de poder, parece ser o que acabará com o confronto. E Bane parece ser uma peça chave para sua resolução.
A Força vai mudá-lo. Vai transformá-lo. Alguns têm medo dessa mudança. O verdadeiro poder só vem para aqueles que abraçam a transformação. Misericórdia, compaixão, lealdade: todos esses sentimentos o impedirão de reivindicar o que é seu por direito. Os que tentam seguir o caminho da moderação, fracassarão, derrubados pela própria fraqueza.
Estava com muita saudade de revisitar o universo de Star Wars. Pelo que pesquisei, os livros com o selo Legends levam esse nome propositalmente para que as histórias sejam consideradas lendas, que podem ou não ter acontecido.
Fiquei muito chocada e feliz com essa obra. Ela conta uma história que se passa mil anos antes da dos filmes, e mostra como os Sith passaram a ser apenas dois, como os conhecemos desde sempre. Durante quase todo o enredo, eles formam a Irmandade da Escuridão. Mesmo com esse nome, sou obrigada a concordar com o protagonista: irmandade com certeza não é coisa de Sith, certo? Afinal, o lado sombrio da força definitivamente não é para quem se importa com o coletivo.
Pode haver apenas dois. Não mais, não menos. Um para encarnar o poder, outro para cobiçá-lo.
Confesso que nenhum dos Jedi conseguiu conquistar minha simpatia. Mas mesmo Bane sendo um Sith da forma mais completa possível, e mesmo que com o tempo se torne um especialista em manipulação e acabe perdendo todos os seus limites morais, foi um personagem que me conquistou. Ainda que seja um ser que só faz o mal, é impressionante como consegue ter carisma.
A história fluiu muito bem e prendeu minha atenção do início ao fim. Espero que o restante da trilogia logo fique disponível, porque achei o enredo simplesmente incrível. Para ser completamente perfeito, só se os livros tivessem ilustrações.
No fim das contas, cada um de nós está nesta vida sozinho. Os sobreviventes são aqueles que sabem cuidar de si mesmos.
Sou fã do tema, não conheço esta estória, mas achei muito empolgante a sua resenha sobre o livro, vou começar a ler, pois me agradou muito a estória.
ResponderExcluirAchei muito criativo o enredo, é preciso uma grande dose de imaginação para criar uma história que se passa tanto tempo antes dos acontecimentos já conhecidos. Parece ser um livro e tanto, super empolgante!
ResponderExcluirConcordo, precisa de muita imaginação! A possibilidade de existirem mais de dois Sith de cada vez nunca tinha passado pela minha cabeça, mas já estou convencida de que o que o autor contou é super "real"... rs...
ExcluirSou super fã da saga Star Wars, a história do livro está incrível, a capa é maravilhosa, o autor desenvolveu os personagens do livro sem sair do foco, gostei muito da resenha, os fãs não podem deixar de ler o livro, bjs.
ResponderExcluirQue capa linda tem esse livro, de verdade capricharam na capa e pelo enredo o conteúdo muito bacana.
ResponderExcluirSeria um livro em que me despertou interesse em ler futuramente.
Sou fã de trilogias e o Star Wars, esse universo Geek, achei bem interesse o livro retratar mil anos antes dos acontecidos do filme.
ResponderExcluirFiquei curiosa para ler e adorei sua resenha.
Parabéns pelo blog.
Eu adoro o universo Stars Wars e também quero acompanhar essa trilogia. Não sabia a respeito desse selo Legends e achei bem interessante a proposta.
ResponderExcluirFui pesquisar porque fiquei encucada com essa faixa aí em cima que vem em praticamente todos os livros de Star Wars publicados pela Universo - e em livros de outras editoras. Legal mesmo, né? :)
ExcluirOi, sou fã de Star Wars desde que me entendo por gente, mas a nova saga realmente matou um pouco esse carinho que eu tinha pela obra.
ResponderExcluirDito isso, gostei do post. Achei muito bem explicado e realmente da vontade de ler essa obra.
Parabens.
Puxa, que pena que a saga nova diminuiu seu carinho pela série... o meu só aumenta, acho fantástico a criatividade de todos que criam sempre mais novidades a respeito do universo. E leia sim, estou amando a trilogia. :)
Excluir