domingo, 4 de fevereiro de 2018

[Resenha - Rocco] Gostar de ostras

Postado por Ju às 23:00
Título: Gostar de ostras
Autor: Bernardo Ajzenberg
Editora: Rocco
Número de páginas: 192

Um jornalista solteiro e entediado de trinta e poucos anos e um espalhafatoso casal de franceses octogenários são os protagonistas do novo romance do prestigiado escritor, tradutor e jornalista Bernardo Ajzenberg. Em Gostar de ostras, Marcel e Rachelyne Durcan invadem o cotidiano monótono de Jorge, seu vizinho, de forma semelhante à trepadeira que cresce desordenadamente no jardim do prédio onde moram, compensando sua presença caótica com uma flor roxa de beleza intensa. Com sua prosa ao mesmo tempo firme e sensível, Ajzenberg envolve o leitor com a história dessa amizade improvável, que levará os Durcan a revisitar seu passado difícil, incluindo os motivos que fizeram com que deixassem seu país, e que mostrará a Jorge que a vida pode ser mais desafiante e colorida do que ele se acostumou a imaginar.

Gostar de ostras é narrado por Jorge Blikstein, jornalista, trinta e poucos anos. O livro não tem exatamente uma história com princípio, meio e fim; o protagonista simplesmente começa a nos apresentar uma parte recente de sua vida. Um tempo que passou morando num edifício na Rua Bela Cintra, em São Paulo, quando conviveu com dois vizinhos franceses octagenários que decidiram viver no Brasil: Marcel e Rachelyne Durcan.

Ele vai nos dizendo como vive e o porquê de sua vida ser daquela maneira. Nos apresenta suas perdas, suas frustrações, e também nos mostra coisas importantes que o casal lhe ensina. Não é o tipo de história que costumo ler, mas quis sair um pouca da zona de conforto e o enredo me envolveu bastante, fiquei bem curiosa para saber o rumo que as coisas tomariam. E não me decepcionei.

A narrativa é fluida e o livro curtinho, tem menos de 200 páginas. Teve uns trechos que mostraram coisas com as quais não concordo (tipo ter um gato no nono andar sem colocar telas – afinal, ele não tem sete vidas e só precisa cair uma vez para morrer), mas na maior parte do tempo gostei bastante do que encontrei. E o título? Bem, Jorge nunca comeu ostras, e sente certa repulsa ao receber essa sugestão... mas será que sua resistência quanto ao novo se resume somente a isso? Ou ele precisa realmente se abrir mais para a vida?

Dá para aprender várias coisas com os Durcan (mesmo que eles cometam erros como qualquer ser humano, talvez principalmente por isso). E é ótimo ver o Jorge conseguindo cuidar melhor da própria vida, seguindo em frente apesar dos problemas que precisa superar. Ele aprende também que, por mais que tenha passado por algo horrível, outras pessoas passaram - e ainda passam - por coisas ainda piores. Adorei saber que Rachelyne foi inspirada livremente em uma pessoa real, mas não posso falar mais sobre isso porque entregaria parte da história.

Alguns trechos me fizeram sorrir, outros foram bem tristes. O protagonista se abre para o leitor na mesma medida em que se abre para ele mesmo, então foi muito fácil me sentir próxima dele. A história contada pelo autor (que é brasileiro, mesmo que o sobrenome não soe familiar) poderia ser a história de qualquer um de nós, e isso dá muita força à narrativa. Li e reli, porque quando terminei a leitura pela primeira vez simplesmente não consegui escrever sobre a obra para vocês. Deixo uma citação que mostra bem o espírito do livro.

O passado é a nossa vida. É a vida hoje. O passado a gente constrói no presente. Cada um tem o seu. (...) Duas pessoas não podem lembrar as mesmas coisas, a não ser que fiquem na superfície delas, entende? E, se for isso, não existem histórias para contar. Para construir um passado, que é vida, você tem de viver o presente com tudo a que tem direito.

19 comentários:

  1. Ele é bem curtinho, né?
    Eu leria tbm para sair da minha zona de conforto, pois não é um gênero que leio com frequência.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju, o livro também não é o estilo de leitura que costumo fazer, mas seus comentários me deixaram bem curiosa para conhecer um pouco mais sobre o protagonista *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Ju?
    Eu não conhecia esse livro, normalmente não é o tipo de gênero literário que costumo ler, mas isso é bom pois poderá me tirar da zona de conforto. Vou anotar a sua dica e pesquisar mais sobre a obra!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Sempre e gostoso ser um livro que é rápido e nos surpreende de forma positiva, não é? Especialmente se ele nos traz uma mensagem legal. Não faz muito o meu estilo de leitura, mas eu amei a sua resenha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Também não é o meu tipo de história, mas levando em conta a intenção de sair da zona de conforto, mas por te fazer sorrir e se entristecer acredito que a leitura seja válida e o quote selecionado reforça isso.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia e fiquei bem curiosa. E por ser curtinho, tenho a impressão e em um ou dois dias é possível finalizar a leitura. Gostei da dica e adorei sua resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma leitura agradável, mas que infelizmente não me atraiu para a leitura. Achei bem legal conferir a sua resenha e ver a sua opinião, só não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Confesso que a premissa não me prendeu em nada, mas gostei de saber sua opinião. Não conhecia esse livro, e é bom tomarmos conhecimento de coias novas que nos tirariam de nossa zona de conforto.

    Um beijo, Pri :*

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas gostei da dica. Parece ser uma leitura interessante e meio triste, reflexiva. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa é um livro totalmente fora da minha zona de conforto. kk
    Eu gostei de conferir sua opinião mas confesso que para mim não funciona, pelo menos não no momento quem sabe futuramente não é?

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, não conhecia o livro e fiquei curiosa na vida de quem o livro foi inspirado...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. O meu colaborador quem leu essa obra e amou demais, eu adorei todos os trechos que ele me enviou, apesar de ser uma leitura curtinha parece ser muito boa, realmente esse lance do gato me deixou um pouquinho espantada hahaha enfim, queria mais obras do autor porque ele parece escrever bem demais.

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Que premissa diferente, achei bacana essa pegada de não ter um começo, meio e fim. Fora que acho jornalista uma profissão linda. ADoraria ler esse livro, amei saber que é curtinho e fluido para ler. Amei a resenha
    Bjos 💋

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju lindona, amo suas resenhas! Amei conhecer através de você “Gostar de Ostras” e saber que aprendemos com o livro foi um gatilho para eu me interessar por ele. Interessante o protagonista se abrir para o leitor na medida em que se abre para si mesmo, para mim fica como uma coisa um tanto terapêutica, aliás, em muitos casos alguns autores começam a escrever para se libertarem ou aprenderem a lidar com algo digamos difícil.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?
    Que livro bacana! Da pra sentir comonse estivessemos tomando café na casa dele de tão proxima que é a narrativa. Adorei!!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Que livro mais amorzinho, gosto tanto quando o personagem se torna íntimo de nos leitores, é uma sensação incrivel e esse livro parece ser tão gostoso de ler que fiquei com vontade de experimenrar a experiência de ler essa narração! Ótima resenha!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    O livro é bem interessante e parece bem real. Achei a capa dele muito bonita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Ju,
    Eu não conhecia esse título e, apesar de ter ficado curiosa por conta de algumas coisas que você apresentou em sua resenha, senti que, ler esse livro, vai ser um desafio pra mim, pois eu acho que essas partes que não te agradaram tanto assim, podem me desagradar mais ainda :(
    Vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro livros de dramas densos sobre pessoas "comuns". Geralmente são obras bem enriquecedoras e esse parece ser uma leitura bem interessante. Vou colocar na minha lista e espero poder aproveitá-lo em breve. Adorei a resenha!

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo