sexta-feira, 5 de maio de 2017

[Resenha - Universo dos Livros] A Bela e a Fera

Postado por Ju às 22:30
Título: A Bela e a Fera
Adaptação de Elizabeth Rudnick
Roteiro para cinema de Evan Spiliotopoulos, Stephen Chbosky e Bill Condon
Tradução: Cely Couto
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas: 208
Skoob

Bela deseja para sua vida muito mais do que a pequena cidade provinciana de Villeneuve pode oferecer. Lá, ela se destaca da multidão com um ponto de vista único, uma independência vigorosa e um notável amor pelos livros. Ela anseia por viagens e aventuras, e por uma vida tão empolgante quanto as histórias que lê, mas, quando seu amado pai é aprisionado por uma fera em um castelo encantado, o destino de Bela muda para sempre. Ao arriscar sua liberdade e seu futuro, ela assume o lugar do pai, jurando-lhe que escaparia em segredo. No entanto, conforme aprende mais sobre a Fera e seu misterioso castelo, Bela descobre que pode haver mais sobre a história dele – e sobre a sua própria – do que ela jamais poderia ter imaginado.

Era uma vez um príncipe extremamente arrogante e egoísta. Um príncipe que só permitia que o belo estivesse ao seu redor, que não se sensibilizava com as necessidades de seus súditos e não se importava nem um pouco se eles tivessem que enfrentar dificuldades para que fosse possível ele ter tudo o que quisesse.

Um dia, no meio de um baile, sua diversão foi interrompida por uma velha feia e maltrapilha que queria abrigo da tempestade, o que lhe foi negado. Imediatamente, ela se transformou, revelando-se uma linda e poderosa feiticeira. Lançou então uma maldição sobre o príncipe. 

Ele ficaria preso no corpo de uma Fera até que aprendesse a amar e fosse amado de todo o coração por alguém, mesmo que aparentasse ser um monstro. Teria até o momento em que a última pétala de uma rosa enfeitiçada caísse para quebrar o feitiço, ou precisaria viver naquela forma para sempre.

Muito tempo depois, perto do castelo em que a maldição foi lançada, vive Bela. Uma garota que nunca se encaixou, que tem paixão por livros e os lê avidamente, mesmo que em seu vilarejo as garotas não tenham direito a esse tipo de aprendizado. Vive com o pai, que a compreende e a apoia. 

Um dia ele se perde na floresta e encontra o castelo da Fera, que acaba o aprisionando pelo roubo de uma rosa que levaria de presente para a filha. Acontece que Bela o encontra e toma seu lugar mesmo contra a vontade dele, e assim começa seu convívio com a Fera. Será que ela conseguirá se afeiçoar àquele ser que lhe parece tão amedrontador e rude a princípio? 

Vi o filme antes de ler o livro e não sei se fiz a melhor escolha. O livro esclarece algumas coisas a mais, mas o filme é tão maravilhoso que não consegui amar o livro tanto quanto ele. Claro que o fato de eu ser a louca dos musicais tem relação com isso, não dá para competir com todas aquelas canções só com o texto.

Sobre as personagens, tive uma impressão ligeiramente diferente de algumas no livro. O Gaston (pretendente da Bela) continua sendo um louco egocêntrico sanguinário, não tem jeito; mas achei o LeFou (companheiro inseparável do Gaston) tão mais carente e deslumbrado que até o perdoei por antecipação pelas cretinices.

Acho que se tivéssemos ilustrações, fotos de cenas do filme, ou até mesmo algum tipo de conteúdo extra (entrevistas com a equipe envolvida com a produção, por exemplo, ou algo do tipo), eu poderia ao menos ter trocado uma coisa pela outra e me sentido compensada, mas não encontrei nada disso.

Claro que ainda assim valeu a pena ler, a leitura fluiu muito bem e de qualquer maneira é uma recordação que tenho da história. A capa retrata um dos momentos mais lindos do filme e a revisão foi bem feita, não percebi nenhum erro. Embora eu não tenha me emocionado, sorri em vários momentos enquanto o romance ia tomando forma. O livro me proporcionou bons momentos e me ajudou a recordar as belas cenas que vi no cinema.

13 comentários:

  1. ao contrario de vc, eu acho que se eu lesse iria gostar mais do livro do que do filme, confesso que n fiquei tao encantada assim nao e tb, ao contrario, tem o fato que eu n sou a fa numero um de musicais kkk

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pela resenha.
    Eu estou louca para ler esse livro, apesar de ser uma história que conhecemos quase de cor essa edição está linda. Confesso que pela capa imaginei algum conteúdo extra, fotos do filme ou algo assim, pena que não tem. Mesmo assim a obra já está na minha lista e estou ansiosa para realizar a leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ju tudo bem?
    Esse é um dos livros que mais tenho vontade de ler da Bela e a Fera, principalmente por ser lançamento e ter essa capa linda, aliás a Bela sempre foi a minha favorita, ótima resenha linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Amo a história, mas ainda não consegui ler este livro e nem oude assistir o filme (sim, farei isso na primeira oportunidade). Normalmente o livro sempre é mais completo, ainda assim quero os 2 aqui pertinho de mim rsrs

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Essa edição tá um amorzinho e a sua resenha também! A Bela e a Fera é uma história incrível e quando as editoras capricham na edição então, fica melhor ainda! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vi essa edição da Universo dos Livros e fiquei muito curiosa para conhecer. Ainda não assisti o filme, e agora prefiro esperar para ler o livro primeiro. Espero que eu tenha uma experiência ótima com essa história.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É o clássico da Disney que mais amo. Infelizmente não li o livro, mas já assisti (diversas vezes) o desenho e a adaptação. Ambos são maravilhosos.
    Adorei suas impressões do livro
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com vontade de ler e como ainda não assisti acho que minha experiência pode acabar sendo "melhor" que a sua devido o elemento surpresa.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu estou mega ansiosa para assistir ao filme mas ainda não consegui.
    Dos contos de fadas, esse é o único que chama minha atenção e que tenho curiosidade de saber cada vez mais e conferir todas as adaptações ou releituras.
    A premissa é bem interessante e uma pena que o livro não tenha conseguido superar o encantamento que teve com o filme, mas por outro lado foi bom pelo fato dele ter esclarecido alguns pontos de uma forma melhor.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  10. Não tem nada mais lindo do que essa história da Bela e a Fera, eu quero muito ter a chance de ler esse livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Quero muito fazer essa leitura. Eu não assisti ao filme, mas vi o desenho quando era criança. quero muito poder fazer uma paralelo entre os três e poder comparar os personagens assim como tu fez!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Ai eu amo essa história, fui no cinema do final de semana da estreia, e apesar de ter algumas ressalvas sobre o filme eu o amei mesmo. O livro eu já não sei se leria ele, teria na minha estante, mas ler? Acho que não. Quem sabe?

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nossa que lindo.Estou louca para ler o livro, já ouvi muitos comentários positivos sobre ele, essa capa está maravilhosa.
    Adorei suas impressões do livro.
    Abraços**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo