quarta-feira, 29 de março de 2017

[Resenha - Paralela] O perfume da folha de chá

Postado por Ju às 21:00
Título: O perfume da folha de chá
Autora: Dinah Jefferies
Tradução: Alexandre Boide
Editora: Paralela

(Grupo Companhia das Letras)
Número de páginas: 432
Skoob

Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

Gwendolyn Hooper, uma britânica de 19 anos, acaba de se casar com Laurence, um viúvo de 37 que tem uma fazenda que produz chá no Ceilão. Ele até se oferece para voltar para a Inglaterra, mas a garota afirma que vai morar onde a vida do marido está. Só que ao chegar lá, descobre que terá muitos desafios pela frente, desde a barreira da língua, passando pelo relacionamento com os outros estrangeiros, até o esforço para lidar com o modo que é considerado certo de lidar com os locais - que considera bem errado.

Aos poucos, Gwen descobre que além de tudo o marido esconde segredos, o que está prejudicando o relacionamento dos dois. Quando ela passa a também ter que guardar seus próprios segredos, as coisas se complicam ainda mais entre o casal. Será que o relacionamento deles é forte e maduro o suficiente para sobreviver a todos os obstáculos?

Esse livro não é daqueles absurdamente cheios de reviravoltas e de ação. Mostra simplesmente algumas pessoas vivendo suas próprias vidas da melhor maneira que conseguem. Algumas das personagens secundárias eu quis esganar, porque parecia que o objetivo delas era fazer os outros infelizes, mas no fim descobri que até essas tinham seus motivos para agir como agiram.

A obra possui um conteúdo histórico significativo, a autora explica que alguns acontecimentos foram incluídos mudando um pouco o período em que se passaram apenas para que se encaixassem melhor na história. Ela nos apresenta no final as principais fontes utilizadas em sua pesquisa para compor o enredo. Temos até alguns detalhes sobre moda em observações da própria Gwen, achei isso muito legal. E é através da vivência dela que percebemos que não era simples nem o relacionamento com a classe mais alta nem com a mais baixa, formada por nativos do Ceilão e das proximidades que se tornaram mão de obra para os ingleses.

A história da protagonista não é simples, em determinado momento precisa fazer um escolha extremamente dolorosa e tem que aprender a viver com as consequências. Fiquei muito agoniada por ela, senti o desespero que ela sentiu, principalmente porque precisou se decidir muito rapidamente e era algo bem complicado de reverter. Senti muito medo do que poderia acontecer, mas acabou que nada foi tão terrível quanto imaginei que fosse ser. Muito pelo contrário, uma personagem específica me deu uma bela lição de vida.

A superação e o perdão são muito importantes na narrativa. O desfecho achei surpreendente, tranquilo e bem construído. É um livro que mostra vários tipos de amor surgindo e se fortalecendo, uma leitura que adorei fazer por mostrar uma história completamente possível de acontecer e por ter me envolvido do início ao fim.

19 comentários:

  1. A capa do livro é linda e não sei por que lembrou-me bastante de Memórias de uma Gueixa, acho que foi a roupa e a paisagem no fundo, e gostei bastante do título, parece ser uma boa história.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu não conhecia o livro, mas confesso que os assuntos abordados pela autora chamou muito a minha atenção. Gosto muito de acompanhar a mudança de cenário de determinada época, além disso, ler um livro calmo, mas prometedor, é muito bom e isso me animou muito para fazer a leitura da obra! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Menina eu já vi esse livro sendo falado muito por aí e sempre achei ele muito interessante! A capa é muito bonita e chamativa também! Vou tentar dar unam chance para ele! Adorei sua resenha!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Já alguns posts sobre esse livro é adoro a capa.
    Com sua resenha, me interessei mais.
    Gosto de livros que envolvam história é que fujam dos clichês dos romances de época. E é justamente isso que acho que vou encontrar neste história.
    Quero saber mais sobre a nova vida de Gwen, sobre os segredos e sobre como tudo termina.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Nunca tinha visto esse livro. Achei a capa bem interessante e a história também. No momento, não darei chance, mas quem sabe no futuro?! Sua resenha tá ótima, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Oi lindona,

    Estou lendo esse livro e gostei bastante por causa do conteúdo histórico e o fundo romântico que deixa tudo mais leve e quero chegar logo no drama para sofrer haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Tenho uma grande curiosidade com esse livro só de ler o título, gosto bastante de livros que tenham um embasamento histórico, e da Índia Britânica eu conheço pouca coisa, e acho que deve ser bem interessante saber mais.

    ResponderExcluir
  8. Oiii Ju, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler essa obra que você nem imagina menina, fico feliz de encontrar a resenha logo em seu blog que sempre acompanho, pretendo comprar futuramente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Amei a resenha, não conhecia este livro e a capa me lembrou os romances de banca, com certeza irei procurar para lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Também fiquei muito agoniada acompanhando a história da protagonista. Que escolha difícil. Os mistérios que permeiam o livro também me agradaram. Também amei o livro. Fico feliz que também tenha gostado.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Oie! Estou bem curiosa para saber mais sobre este livro, mas aguardo o momento certo para encarar a jornada de Gwen. Gostei do texto por apresentar mais elementos que me instigaram a ler assim que possível. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Apesar dessa linda capa e da divulgação, não é um livro que me chama a atenção, mas pra quem curte romances de época, com certeza vai amar!

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro , só por nome é não imaginava a beleza que era a obra.
    Gostei da sua resenha pois me abriu os olhos para uma obra que eu não tinha tanta curiosidade.
    Fiquei curiosa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Esse livro me chamou atenção logo no lançamentos, mas sua resenha me deixou a certeza que ele é mt bom. Imagino o que Gwendolyn teve que enfrentar visto que no relacionamento dela tinha diferença de idade e de cultura. Adoro livros que são história que são bem próximas da realidade.
    Obs: Essa capa é mt linda!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  15. Heiii, tudo bem?
    Vi mta gente falando sobre o livro e fiquei bem curiosa pra saber mais sobre O perfume da folha de chá.
    A editora mesmo fez uma campanha bem forte e gostei demais.
    Nao tinha lido nenhuma resenha e gostei do que apresentou aqui.
    Acho que é a minha cara esse tipo de leitura e fiquei curiosa pra saber mais sobre os rumos dos personagens e da historia.
    Vou ler com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  16. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada quando vi a capa e o título desse livro, já fiquei encantada, é impossível não ser atraída por eles. Achei esse enredo bem diferente também com um cenáro que não estou acostumada. Mas vem você e me surpreende, esse livro é muito mais do que eu esperava. Já estou apreensiva com a escolha que a personagem tem que fazer que foi tão dolorosa assim. Achei lindas as mensagens de perdão e superação, duas coisas tão difíceis. Tenho certeza de que irei me emocionar com essa história!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Adorei esse livro, gostei da forma que autora colocar diversos assuntos no enredo, já vou marcar na minha lista de desejados. Ah! Pelo visto você também curtiu e muito esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Estou ouvindo coisas bem legais sobre esse livro, como sei que ele tem uma pegada mais histórica, logo fiquei interessada porque não tenho o hábito de ler muitos livros do gênero. E ainda tem a questão dos segredos, adoro histórias com segredos, principalmente aqueles que se descobertos tem um grande impacto, estou bem curiosa para conhecer essa história.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá.

    Uaau! Esse livro parece ser bem encantador. Não sabia que ele abordava tantos temas assim! Já fiquei curiosa com a história e espero poder conferir a leitura mais p frente. Amei sua resenha bem cativante e sincera! Espero ler o livro em breve.

    Beijos,
    Respire Literatura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo