quinta-feira, 30 de março de 2017

[Resenha - Arqueiro] Simplesmente o paraíso

Postado por Ju às 18:00
Título: Simplesmente o paraíso
Autora: Julia Quinn
Tradução: Ana Rodrigues
Livro #1 da série Quarteto Smythe-Smith
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 272

Honoria Smythe-Smith sabe que, para ser uma violinista ruim, ainda precisa melhorar muito… Mesmo assim, nunca deixaria de se apresentar no concerto anual das Smythe-Smiths. Ela adora ensaiar com as três primas para manter essa tradição que já dura quase duas décadas entre as jovens solteiras da família. Além disso, de nada adiantaria se lamentar, então Honoria coloca um sorriso no rosto e se exibe no recital mais desafinado da Inglaterra, na esperança de que algum belo cavalheiro na plateia esteja em busca de uma esposa, não de uma musicista. Marcus Holroyd foi encarregado de uma missão… Porém não se sente tão confortável com a tarefa. Ao deixar o país, seu melhor amigo, Daniel, o fez prometer que vigiaria sua irmã Honoria, impedindo que a moça se casasse com pretendentes inadequados. O problema é que ninguém lhe parece bom o bastante para ela. Aos olhos de Marcus, um marido para Honoria precisaria conhecê-la bem (de preferência, desde a infância, como ele), saber do que ela gosta (doces de todo tipo) e o que a aflige (como a tristeza pelo exílio de Daniel, que ele também sente). Será que o homem ideal para Honoria é justamente o que sempre esteve ao seu lado afastando todo e qualquer pretendente? Com seu estilo inteligente e divertido, Julia Quinn enfim apresenta ao público o Quarteto Smythe-Smith, o terrivelmente famoso e adoravelmente desafinado grupo musical que conquistou os leitores antes mesmo que as cortinas se abrissem para ele.

Não li muita coisa de Os Bridgertons da Julia ainda, e acho que não cheguei a ler sobre o quarteto antes. Quer dizer, não até que o lançamento dessa série foi anunciado e todo mundo passou a dizer que o quarteto aparecia na série anterior. Mas eu nunca imaginei que o grupo fosse o que encontrei.

O quarteto Smythe-Smith é uma tradição de que participam (obviamente) quatro jovens pertencentes à família que lhe dá nome de cada vez. Uma vaga surge quando uma das integrantes se casa. Ela é então substituída por uma das primas mais novas. Portanto, todas as garotas Smythe-Smith aprendem a tocar algum instrumento e esperam por sua vez de participar - ou torcem para que esse momento nunca chegue.

Porque acontece que a maior parte delas tem algo em comum: são péssimas musicistas. O que não impede que uma vez por ano brindem toda a sociedade com um recital, algo que definitivamente não faz bem aos ouvidos de ninguém, mas que tem sempre um enorme público.

Os outros espectadores pareciam ligeiramente nauseados, mas, ora, deveriam saber no que estavam se metendo. Depois de quase duas décadas de concertos das Smythe-Smiths, nenhuma pessoa comparecia a deles sem ter alguma pista dos horrores que a aguardavam.

Uma das integrantes atuais é Honoria, que fará em breve sua segunda apresentação. Está louca para se casar, mas não para ser liberada do quarteto, como algumas pessoas pensam. Ela gosta de honrar a tradição e adora ter um motivo a mais para passar tempo com as primas. A verdade é que gosta da casa cheia, e como todas as irmãs já se casaram e seu irmão teve que deixar o país, se sente muito sozinha. Mal vê a hora de começar sua própria família, mas para isso quer encontrar alguém especial, que realmente a conheça e possa fazê-la feliz.

Marcus Holroyd, o Lorde Chatteris, nunca conviveu muito com sua própria família. Mas ao ser finalmente mandado para um colégio conheceu Daniel Smythe-Smith e os dois se tornaram melhores amigos. A casa de Daniel era bem mais perto que a dele, e o garoto passou a ser convidado para ir até lá em férias e feriados, e se tornou praticamente parte da família.

Marcus conheceu Honoria quando ela tinha apenas 6 anos e ele 13. Estiveram sempre perto um do outro, até que a viagem de Daniel os afastou. Mas acabam se reencontrando, não há como escapar de vários compromissos sociais, principalmente quando há uma promessa envolvida...

Então sim, essa é a história de duas pessoas que se conhecem há bastante tempo, até que um dia percebem que o carinho que sempre sentiram pode ter se transformado em algo muito mais especial. Simplesmente amo enredos assim, em que os protagonistas já se conhecem profundamente antes de sequer cogitarem a possibilidade de um romance.

Mais uma vez, a escrita da autora me conquistou desde o começo. Marcus e Honoria têm uma cumplicidade e uma intimidade fantásticas construídas ao longo dos anos, por isso foi uma delícia ver o relacionamento deles tomando outra forma. Eles não perdem nada que já têm, apenas acrescentam uma enorme química (algo bem fácil de perceber, mesmo que o livro tenha apenas uma cena sensual, para minha enorme felicidade).

Ri muito durante a leitura, é uma história extremamente divertida. Claro que tem um pouco de clichê, como normalmente acontece com os livros do gênero romance de época, mas alguns acontecimentos me surpreenderam. Claro que não falarei sobre eles, vocês terão que ler para descobrir, mas essa mocinha se mostrou capaz de qualquer coisa por quem ama. E a mãe dela também. O livro felizmente conseguiu superar minhas expectativas, quero muito ler logo os outros três volumes, que já foram lançados.

23 comentários:

  1. Menina eu comprei esse box e estou morrendo de ansiedade para chegar! Sou louca por romances de época e não poderia ficar sem! Sua resenha só me fez querer muito mais ler esses livros, morrendo de vontade de conhecer esse quarteto! Socorro amei demais!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ju, tudo bem?
    Infelizmente eu não sou muito chegada nos livros da Julia, não consigo me atrair pela escrita da autora, mas fico feliz de encontrar a resenha em seu blog, a capa rosa é a minha favorita da série <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Essa autora recebe muitaa críticas positivas por todo blog que eu vejo por aí, e quando ela chego upor aqui no BR o fuzuê nas livrai foi grande kkk, não pude está mas vias fotos e vídeos postados pela Arqueiro. Tenho muita vontade de ler essa série pois parece ser muito boa. Meu amigo já leu os 4 livros da série e amou de mais. Adorei a sua resenha e até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ain.... eu to louca pra ler!!! Li toda a série Os Bridgertons e sim, Esse povo aparece lá e os comentários acerca delas são sempre hilários, por não terem nenhum talento...
    Você me deixou com mais vontade ainda de ler!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá lindona,

    Adoro romances quando o casal tem uma cumplicidade de dar inveja para qualquer pessoa, porque mostram que se amam e criam laços mais profundos e isso é marca registrada dos romances de Julia.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Vou te falar sinceramente, livros de romances de época n é a minha praia! N sei poruqe, mas acho que n leria! Mas outras pessoas sim! Gostei da resenha!!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Eu estou louca pra ler a série, e que bom saber que a leitura é realmente agradável. Eu li todos dos Bridgertons também, então fiquei receosa em começar essa, mas agora com a sua resenha vou ler sem medo.
    Eu adoro quando os personagens já se conhecem também, assim não tem o risco daqueles romances forçados que surgem do nada e nem convence direito. rsrss Mas vindo da Julia Quinn, o risco disso é quase inexistente.

    Beijinhos.
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Estou lendo vários comentários positivos sobre esse livro e confesso que estou me roendo de curiosidade, porém tenho muitas séries inacabadas e estou evitando começar novas. Contudo, quero muito conhecer essa história, pois acredito que a Julia arrasou (mais uma vez) com essa nova série.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!
    Estou com muita vontade de ler algum livro dessa autora desde que ela veio na última Bienal de São Paulo. Fiquei encafifada: como assim escrever um livro sobre péssimas musicistas? Deve no mínimo ser engraçado.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei o box para autografar os livros e assim os fiz. Mas ainda não tive tempo para ler nenhum deles, mas estou muito curiosa e sua resenha me deixou mais ansiosa ainda. Já terminei toda a série dos Bridgertons então estou com saudade de Julia, espero logo conseguir ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Esse é um dos únicos livros da série que me chama mais atenção, mesmo acompanhando várias resenhas, não me vejo lendo os outros a não ser esse. Lógico que posso mudar de ideia, mas por enquanto é isso.

    Obs.: Amei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Julia quinn é sempre uma delícia de se ler!
    Adorei a sua resenha.
    A serie toda é otima
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei mais do terceiro livro da série, mas a Honoria é uma personagem bastante divertida de acompanhar também. Eu adorei demais essa série da Julia Quinn.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Eu li Os Bridgertons e simplesmente amo essa família. Julia Quinn é diva e tenho certeza que vem mais lindas histórias nesse quarteto.
    Eu já adquiri o box e não vejo a hora de iniciar esses livros. Tenho certeza que vou me apaixonar novamente.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju! Nunca li nada da autora, já vi várias resenhas sobre os livros dela e tenho bastante curiosa para conhecer mais. Imagino como deve ser engraçado essa apresentação delas, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu dei uma parada nos livros de Romance de época. Mas, assim que retornar a leitura certamente a primeira romancista que irei ler, será Julia Quinn. Tenho admirado bastante as resenhas de suas obras. Sua resenha está ótima!
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Eu não gosto de livros do gênero que a autora escreve, mas confesso que fiquei bem interessado após ter lido a sua resenha. Vou fazer a leitura assim que eu achar o momento certo, adorei sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  18. Ju lindona eu amei a história por ser leve, delicada e divertida, a Julia tem disso conquista o leitor com essa escrita leve. Amei a Honória e me diverti com suas armações. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju!
    Tenho lido muitas resenhas do Quarteto nos últimos dias e já estou quase dando uma chance aos livros.
    O mais interessante é as irmãs não saberem tocar e ainda assim se apresentarem. Tadinhas haha
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Ainda não fiz a leitura de nenhuma das obras da autora, mas tenho muita vontade pelo fato de amar romances de época e também por sempre ver muitos elogios quanto à sua escrita e aos personagens.
    A premissa dessa obra é bem interessante e creio que Marcus e Honória são cativantes com toda essa cumplicidade que apresentam.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  21. Oie
    romances de época me perseguem pois vejo resenhas o tempo todo e são só resenhas boas hahah deve ser um sinal para eu ler e finalmente conhecer melhor o gênero. Ótima dica e gostei do enredo da leitura

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi! Eu não sou fã de romances de época e acho a maioria muito semelhante. Mas, a Julia Quinn parece ser a rainha desse gênero haha a Arqueiro tem investido bastante nisso. Que bom que você gostou e se divertiu com a leitura ^^

    bjs | Papierllon

    ResponderExcluir
  23. A resenha é muito boa e didática. Embora eu não goste de romances nem de enredos de época. A história do quarteto musical em" Simplesmente o paraíso", me chamou atenção. Ah,fiquei curioso para conhecer a obra de Julia Quinn!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo