terça-feira, 28 de março de 2017

[Resenha - Arqueiro] A Cabana

Postado por Ju às 20:00

Título: A Cabana
Autor: William P. Young
Tradução: Alves Calado
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 248

Publicado nos Estados Unidos por uma editora pequena, A cabana se revelou um desses livros raros que, a partir do entusiasmo e da indicação dos leitores, se tornam um fenômeno de público – com quase 20 milhões de exemplares vendidos no mundo – e de imprensa. Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa velha cabana. Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à cabana onde acontecera a tragédia. Apesar de desconfiado, ele vai ao local numa tarde de inverno e adentra passo a passo o cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre. Em um mundo cruel e injusto, A cabana levanta um questionamento atemporal: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar nosso sofrimento? As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de maneira tão profunda quanto transformaram a dele. Você vai querer partilhar este livro com todas as pessoas que ama. Esta edição especial inclui um texto inédito do autor, relembrando os 10 anos de sucesso que marcaram a trajetória do livro e contando detalhes da gravação do filme. Além disso, traz um caderno de fotos com cenas da adaptação desta emocionante história para as telas do cinema.

Faz anos que quero ler esse livro. Conheço muitas pessoas que leram e amaram; que consideraram que esta obra mudou suas vidas. Aproveitei o lançamento da nova edição, devido ao filme, para conhecer a história. Infelizmente, o livro não atendeu as minhas expectativas, mas nem por isso deixa de ser uma obra que recomendo. Vou explicar melhor mais para a frente.

Mack Allen decide levar os filhos mais novos em uma viagem de acampamento antes que voltassem às aulas. São três: Missy, Kate e Josh. Mesmo sendo um número significativo de crianças, e com sua esposa não podendo acompanhá-lo devido a outro compromisso, acredita que dará conta do recado. Mas um imprevisto acontece: Kate e Josh se acidentam durante um passeio de bote.

Mack precisa entrar na água para salvar um de seus filhos que sem ajuda acabaria se afogando, e ao voltar para perto da barraca percebe que Missy desapareceu. A garotinha não reaparece e até a polícia passa a procurá-la, até que a coisa mais terrível ocorre: acham indícios de que ela teria sido assassinada.

Anos depois, Missy já foi dada como morta, mesmo que nunca tenham encontrado um corpo, e Mack não conseguiu se perdoar. Em um dia de neve encontra um bilhete peculiar em sua caixa de correio, assinado por Papai (modo como sua família chama Deus, embora ele não se sinta à vontade para fazer o mesmo), dizendo para encontrá-lo na cabana, a mesma cabana em que encontraram o vestido ensanguentado e rasgado de sua filha caçula. Ele não tem certeza do que pensar sobre isso, mas decide conferir o que aquele lugar lhe reserva.

E é assim que tudo começa, com Mack encontrando o bilhete e se dirigindo a um lugar que gostaria de poder esquecer. Ao chegar na cabana, ele começa a aceitar melhor sua humanidade e tem a oportunidade de aprender lições preciosas.

A Cabana é um livro em que a presença de Deus é constante. Entendam que em nenhum momento uma religião é destacada, mas claro que algumas coisas podem nos fazer lembrar de alguma. O dogma da Santíssima Trindade - com o Pai, o Filho e o Espírito Santo existindo separadamente e ao mesmo tempo em conjunto, formando um só Deus, foi retratado de uma maneira que achei simplesmente extraordinária.

Essa presença constante de Deus na história é o principal motivo pelo qual recomendo o livro. Isso faz com que a obra passe mensagens realmente valiosas. É uma história que mostra o quanto a superação e o perdão são essenciais em nossas vidas, que o controle que queremos ter sobre tudo acaba nos prejudicando. Não temos como conhecer os planos de Deus para nós e para o mundo em geral, só nos resta confiar que Ele sabe do que precisamos e que pode nos guiar da melhor forma possível. 

Minhas expectativas não foram atendidas porque, embora eu tenha considerado o conteúdo muito rico, não gostei da execução. Em vários momentos a leitura se tornou cansativa e arrastada para mim, e isso fez com que eu demorasse muito tempo para terminar de ler. Mas não acho que esse seja um motivo forte o bastante para deixar de recomendar um livro tão especial.

20 comentários:

  1. Olá,

    Eu tinha um pouco de vontade de ler esse livro, mas após ler a sua resenha essa pouca vontade possivelmente acabou, pois odeio escritas maçantes que tornam a leitura arrastadas e chatinhas, eu acabo entrando em ressaca literária e prefiro evitar, até porque ano passado fiquei o ano INTEIRO de ressaca literária por causa de leituras arrastadas, mas amei sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Cada livro tem seu nicho, né? Também acho que não é o tipo de livro que eu gostaria, o suspense e as temáticas que a estória apresenta não me apetecem. Uma pena que você não curtiu tanto, espero que seu próximo livro seja mais do seu gosto!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Já faz um bom tempo que fiz a leitura por indicação de uma amiga e não me arrependo de o ter feito.
    A presença de Deus é realmente o enfoque da obra e se o personagem irá acreditar ou não na sua existência.
    Confesso que não me lembro muito bem de todos os detalhes e vou tentar fazer a releitura para poder assistir ao filme.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  4. eu gosto do livro em si, a trama me intrigou enquanto lia, foi uma história de fé e renovação marcantes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Ju, como vai garota?
    Infelizmente eu não sou tão chegada nesse livro da editora, A Cabana não sei se seria uma boa pedida para mim, quem sabe futuramente eu dê uma oportunidade e sua resenha ficou ótima.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Hm, parece uma leitura bastante parada para mim... Acho que as reflexões são interessantes, mas não sinto vontade de lê-lo por essa impressão que tenho do ritmo. Sem contar que a história em si também não despertou muito minha atenção :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Oooi, tudo bem?
    Amo a Cabana, um dos melhores livros, quero logo ver o filme hahahah
    Adorei sua resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu sempre torci o nariz para esse livro, não sei bem o motivo. Mas depois que assisti ao trailer do filme, fiquei muito curiosa para ler.
    Pelo que percebi, parece ser uma história muito tocante e reflexiva. Mesmo que seja uma leitura arrastada em alguns momentos, acho que, como você falou, deve valer a pena ler devido ao rico conteúdo da obra.
    Adorei sua resenha e espero ler esse livro em breve, de preferência antes de ver o filme haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei porque nunca li esse livro, nem me interessei por ele. Nem o filme eu vi. A história parece boa, com ensinamentos, ja li outros livros parecidos. Não sei o que foi... Acho que por ter sido tão badalado (eu fujo de qq livro assim). Deve ser um horror perder um filho e não saber o que houve... A resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Já foram vários os comentários que li sobre o livro desde quando foi lançado, e cheguei a ganhá-lo de um colega, uma versão econômica com a capa antiga ainda, e ainda não li, mas com o lançamento do filme agora tenho voltado a ler vários comentários que têm me deixado bem curiosa por, enfim, fazer a leitura. A trama em si parece ser ótima pelo o que você mesma citou, sobre tratar do perdão e a superação com a presença de Deus, só tenho receio de fazê-la e não conseguir avançar tão rapidamente pelo o que você citou sobre a leitura decair o ritmo em alguns momentos e o meu atual já não estar tão ágil assim, mas, enfim, valeu a dica, sim. ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  11. Nunca senti muita vontade de ler A cabana, e confesso que talvez não o leia tão cedo, embora a temática seja bem interessante. Quem sabe futuramente eu o leia! Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  12. olá...confesso que não aprecio obras de cunho cristão/religioso...apesar de vc ressaltar que a leitura traz ensinamentos importantes não me senti inclinada a ler,ainda mais tendo passagens arrastadas...
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro há tantos anos que sinceramente nem lembro direito o que eu achei dele, só sei que deixei na estante para reler no futuro. É chato quando nossas expectativas não são atendidas, mais ainda quando uma boa ideia não é bem executada, mas ainda bem que apesar disso não foi tempo perdido pra você

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem??
    Eu sinceramente nunca tive vontade de ler o livro, a primeiro momento achei que era de auto ajuda, mas depois percebi que realmente não era o meu tipo de leitura ou o tipo de livro que chamaria a minha atenção. De qualquer forma, acho válido o deu destaque com a questão de falar de Deus e como devemos entregar nossos pensamentos a ele, porque somente ele sabe o que realmente precisamos e o que está dentro de nossos corações... eu gostei desta parte da mensagem, mas eu não conseguiria ler. MAs acredito que o filme irei assistir... Xero!

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro a muitos anos atras e me recordo de ter amado. O que me cativou foi justamente o fato de não levantar a bandeira de nenhuma religião específica. Apenas Deus.
    Na época foi uma litura incrível para mim, mas A Cabana é um livro daqueles que ou as pessoas amam ou odeiam. A sua leitura foi arrastada, mas acho que não chegou a amar nem odiar... que bom! :D
    Pretende ver o filme???

    beijinhos!!

    Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá.Eu, assim como você, quero ler esse livro há muito tempo. Mas até hoje ainda não tive oportunidade.
    Acho que vou gostar do livro por conta da lição de que Deus está em tudo e que seus planos são diferentes dos nossos, eu penso assim também.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Me senti como você, apesar de ter uma boa ideia a execução deixou muito a desejar. Eu entendi onde queria chegar mas a condução foi feita de forma bem pobre. Acho que a versão no cinema vai ser bem melhor, neste aspecto.

    ResponderExcluir
  18. Oie
    nossa, eu li faz tanto tempo o livro e lembro que gostei bastante na época, o filme deve estar incrível e to bem cruiosa para ver, adorei a resenha, parabéns

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro que ganhei de presente de um amigo, com a capa original ainda, mas ainda não li. :/
    Eu tenho muita vontade, mas sempre tem outros pra ler, sabe? Kkkkk
    Achei a capa nova muito, muito linda.
    Espero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Eu tenho a versão antiga deste livro, me lembro que ganhei de presente, mas não lembrava tão bem da história. Lembro que na época achei interessante, mas nada tão revolucionário para mim. Concordo quanto a ele ser lento.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo