domingo, 25 de março de 2012

[Resenha] Xadrez, truco e outras guerras

Postado por Ju às 13:31
Título: Xadrez, truco e outras guerras
Autor: José Roberto Torero
Editora: Objetiva
Coleção Plenos Pecados

Sinopse: Xadrez ou truco? Guerra. A decisão do rei é uma estratégia política. Enquanto se distrai com jogos de tabuleiro, seu exército vai para o front. As guerras talvez sejam a manifestação exemplar da ira. Único pecado que Deus teria cometido, a ira é arma para quem está com a vida em risco. Segundo volume da coleção Plenos Pecados, Xadrez, truco e outras guerras mostra grandes e pequenas iras que algumas vezes são pecados - e outras, virtudes. O escritor e roteirista José Roberto Torero se inspira na Guerra do Paraguai para construir um romance em que ironia e sarcasmo revelam o lado pouco heróico de muitas guerras.
(retirada da contracapa do livro)

A ira, meu caro, só é sábia se possui um grão de covardia. 
Se não, é pecado.

Mais um autor nacional que publica um livro muito bom! Esta coleção é antiga, do final dos anos 90. Tenho três livros dos sete, mas nunca havia lido nenhum deles (vou ter que adiar um pouco a leitura do terceiro, mais uma vez).

Já no prefácio, José Roberto Torero diz que o livro não se limita apenas a descrever a ira, mas também a provocá-la. Comigo não foi assim. Gostei tanto da leitura que não consegui me irritar. 

Além do mais, como a guerra é o pano de fundo do livro, por mais que algumas coisas que acontecem durante a história sejam ridículas e revoltantes, não acho que se possa esperar de uma guerra algo diferente disso. Então o livro não me provocou a ira, simplesmente pelo fato de que apenas satiriza e ironiza coisas que realmente ocorrem.

A escrita do autor é inteligente e envolvente, no início do livro ele apresenta os personagens, um a um, começando do Rei até chegar ao soldado, que então se transforma na personagem central da história. Até neste momento é respeitada a hierarquia... hehe... Ele demonstra os motivos que levaram cada personagem a se envolver na guerra, e deixa bem clara sua posição de que quanto mais alta é a posição hierárquica da personagem, mais ela é guiada pelo orgulho e pela vaidade.

O livro demonstra como a ira permite que as pessoas se mantenham vivas mesmo em um ambiente mais que desagradável. Mostra que só mesmo provocando a ira dos soldados é que eles podem ver sua atitude de matar outros seres humanos como a coisa certa a fazer. No livro, os combatentes são levados a acreditar que o Ditador, o governante do outro país, é o demônio em pessoa, e que as pessoas que lutam por ele não merecem outro destino que não a morte.

O autor escreve de forma bem-humorada e isso torna o livro bem fácil de ler. Não esperava muito dele, não achei que fosse me atrair, mas me enganei. Não me envolvi a ponto de me imaginar na história, mas me tornei uma observadora muito interessada no desenrolar dos acontecimentos. Enfim, recomendo, e assim que conseguir tempo vou procurar outras obras dele pra ler.

10 comentários:

  1. Oi Ju
    Anotado a dica do livro, parece que é legal, pque mistura um pouco de tudo, romance, história, particularmente a história da Guerra do Paraguai, que me interessa muito, uma parte da História do Brasil, que me parece um pouco distorcida.
    Bjos. um bom final de domingo
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!

      É bem legal o livro sim, mas já te aviso que logo no início o autor pede desculpas por não ser muito fiel à história... rs

      Obrigada pela visita! Acabo de conhecer o seu blog e me emocionei muito com o seu depoimento. Voltarei mais vezes!

      Beijo!

      Excluir
  2. Oi, Ju!! Vim aqui conhecer o seu espaço. Engraçado que sempre achei que esse livro fosse de contos, hahaha... bacana a história, e gosto muito das capas da coleção, mas não sei se terei interesse de lê-la um dia.

    Um beijinho!
    Mariana Melo
    www.felizvros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!!! Seja muito bem-vinda!! =) Espero que apareça mais vezes!

      Eu também gosto bastante das capas. Não posso recomendar a coleção toda, hehe, mas esse livro eu recomendo mesmo!

      Os livros já foram lançados há tempos, com a fila de leitura que todos nós temos e com os lançamentos que não param de chegar fica até difícil encaixar alguma coisa, né? rs

      Beijo!

      Excluir
  3. Oii!! Que livro interessante!! Parece ser daqueles livros que você lê do início ao fim, e ainda quer mais!! Este livro parece apresentar uma história muito legal, mas para quem agrada deste gênero. Eu não sei se eu atrairia para um livro como este!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Gostei do tema desses livros, bem legal, adoraria lê-los. Super curiosa pra saber o desenrolar da história e ver se despertaria em mim a ira. haha
    bj

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante o tema e a história, mas com sinceridade, não me interessou, gosto de histórias mais sentimentais, com mais envolvimento psicológico, mais drama e conflito interno, do tipo relação de amizade, coisas assim.

    ResponderExcluir
  6. confess oque naum conhecia o livro, mas gostei bastante da resenha despertou meu interesse

    ResponderExcluir
  7. Essa capa eu gostei. :D Fiquei super curiosa por esse livro.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não gostei do livro :( Sei la axo q eu demoraria séculos para le-lo, e a capa tem muita carencia de detalhes, fazer oq? o que eu nao gosto em uns gosto demais em outros ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo