quinta-feira, 25 de outubro de 2018

[Resenha - Nemo] A Batalha do Acampamonstro

Postado por Ju às 22:00
Título: A Batalha do Acampamonstro
Autor: Jim Anotsu
Ilustrações: André Dias
Livro #1 da série Escoteiros & Monstros
Editora: Nemo
Número de páginas: 256

Na Ilha do Enforcado as coisas são um pouco diferentes. Lá, monstros convivem com pessoas, e ser um escoteiro é muito mais perigoso do que você pode imaginar. Mas Nemo e Louise estão acostumados com o perigo, e nem uma ameaça sinistra é capaz de fazer os dois irmãos conviverem de forma pacífica. Até que as situações em que ambos quase morrem parecem acontecer com uma frequência bem além do normal. Mas por que alguém iria querer matá-los? Quando os irmãos e seus amigos são interceptados por uma fantasma assustada que afirma que eles correm perigo, Nemo, Louise e seus amigos precisam encontrar uma forma de impedir que algo maligno tome conta da ilha onde é sempre verão.

A Batalha do Acampamonstro é o primeiro livro de uma série infantojuvenil - um misto de fantasia, aventura e suspense - escrita por Jim Anotsu. O Jim é um autor nascido em Minas Gerais e faz algum tempo que queria ler algo dele. Adorei o que encontrei.

Nemo e Louise são irmãos escoteiros. Mas escoteiros diferentes. Isso porque na Patrulha deles, várias atividades envolvem monstros - afinal, moram numa ilha em que dragões são os seres mais normais de que já ouvi falar. Além disso, seus melhores amigos são uma garota zumbi e um garoto múmia. Nossos protagonistas são filhos de marinheiros da Marinha Real que lutaram contra um ser que era basicamente a encarnação do mal - inclusive a mãe deles foi a responsável por matá-lo e se tornou bem famosa. Mas o preço foi alto, tanto ela quanto o pai dos garotos foram dados como mortos, embora seus corpos nunca tenham sido encontrados.

Agora, dez anos depois da guerra que seus pais tiveram que enfrentar, Nemo e Louise moram com a avó e parecem ter que lutar suas próprias batalhas. Coisas estranhas começam a acontecer, e os garotos parecem correr um grande perigo. E têm essa confirmação quando uma garota fantasma entra em contato para lhes dizer que precisam fugir da Ilha do Enforcado, pois quem a assassinou está atrás deles também.

A história é muito gostosa de ler.  O Jim alterna entre partes divertidas e algumas partes tensas. Teve um momento em que até achei que o autor estava pegando um pouco pesado demais para uma obra do gênero, mas depois ele me surpreendeu suavizando as coisas. É bem aquilo do bem contra o mal, sem muitas regras, só fazer o que for necessário para derrotar o mal mesmo.

Nunca fui escoteira, mas sempre tive curiosidade a respeito desse universo. E a obra nos leva para dentro dele, já que a maior parte do enredo se passa enquanto os garotos estão no acampamento ou pelo menos quando têm que utilizar habilidades adquiridas lá - como o rastreamento - para desvendar mistérios.

O livro tem páginas amarelas, a fonte de um tamanho ótimo e ilustrações lindas. Ainda temos algumas anotações do Nemo, que narra a história em primeira pessoa. E achei muito legal que a obra se tornou até meio interativa. Por exemplo, tem uma parte que mostra o código Morse e aí os protagonistas o utilizam em uma conversa pouco tempo depois. Para entender a gente tem que consultar o alfabeto fornecido algumas páginas antes. Amo esse tipo de livro infantojuvenil que considera seu público realmente inteligente.

A história deste primeiro volume tem um final bem fechado, mas claro que como se trata de uma série alguns mistérios permanecem sem solução. Com certeza vou querer ler os próximos livros.

8 comentários:

  1. Que bom que foi um livro que você gostou e quer ler os próximos, mas eu infelizmente não me interesso pelo gênero de leitura, então agradeço a dica mas deixarei passar no momento, obrigada mesmo assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia essa história, mas depois de ler tua resenha foi impossível não ficar curiosa para conhecer esse universo cheio de aventuras. Com certeza vou comprar para ler junto com meu irmão, que adora esses livros.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,

    Eu tinha visto este livro é até pensei em pegar ele para ler, mas acabei desistindo (não faço ideia do porque). Achei bem interessante que o final seja fechado, mas que deixe gancho para os próximos volumes da série, parece ser uma obra bem divertida e envolvente.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, adorei sua dica. O livro parece ser bem interessante, mas não conhecia a obra até agora.
    Também nunca fui escoteira, mas sempre achei esse mundo muito interessante e sempre tive curiosidade.
    Vou anotar sua dica, espero gostar tanto quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu lembrei muito do livro "Percy Jackson" e o Mar de Monstros lendo a sua resenha...kkk..sinceramente, não sei se foi a capa mas, alguma coisa nessa série me lembrou a outra...rs!

    Depois que a minha mente associou equivocadamente uma série a outra, eu consegui gostar muito da sua resenha, principalmente por ter escoteiros como personagens centrais porque, eu sempre tive vontade de participar da equipe da minha cidade, mesmo que não tivesse esse nome. Mesmo a patrulha deles sendo diferente, acredito que irei gostar muito desse livro.

    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha!
    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju, eu não conhecia esse livro, mas já quero lê-lo *-* Pelos seus comentários o enredo parece estar bem bacana e divertido e o autor soube alternar bem esse momentos tensos do livro *-* Espero ter a chance de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Esse livro é mesmo muito gostoso se ler, né? Eu li recentemente com o meu filho e nós adoramos a leitura. Gostei muito de ver a sua opinião com a obra e saber que a história também te agradou.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Não leio infanto-juvenil há tempos, mas achei esse bem fofinho. Eu também não sei nada sobre escoteiros, mas acho interessante esse universo, fiquei curiosa para saber mais sobre o que os irmãos precisam encarar, adoro uma aventura fantasiosa <3 Não conhecia o livro e fiquei feliz pelo autor ser nacional <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo