Título: O melhor amigo do inimigo
Autores: Mônica de Castro | Espírito Leonel
Editora: Planeta
Número de páginas: 384
Uma história de lealdade, amizade e muito aprendizado. Emocione-se com o companheirismo do verdadeiro melhor amigo do homem! Todos aqueles que amam os animais, provavelmente, se identificarão com as palavras contidas nesta obra. Alguns, por desconhecimento, talvez se surpreendam ou duvidem de algumas questões aqui abordadas. Bruce é um cão levado, sempre alegre e que, se pudesse, estaria em todos os lugares ao mesmo tempo. Mesmo assim, sua energia não se esgotaria. Logo, sua fidelidade – como a de qualquer animal de estimação – é inabalável. Mesmo assim, ele conhecerá o sofrimento e verá quão cruel o ser humano pode ser. Mas nem tudo está perdido. Em uma história emocionante e inspiradora, você aprenderá o verdadeiro sentido da amizade, da lealdade e da possibilidade real de mudar. Todos merecem uma segunda chance, por pior que tenham sido no passado.
Neste livro, conhecemos muitas personagens. Lizandra, Vítor e seu filho Rodrigo têm tudo o que o dinheiro pode comprar, mas não formam uma família feliz de verdade. Tanto que Lizandra mantém um caso extraconjugal há bastante tempo. Só que seu amante não quer mais continuar com a relação, e isso faz com que ela fique cada vez mais desequilibrada.
Em outra parte da cidade, vivem duas famílias que levam uma vida bem mais simples: uma formada por Wilson, Isabela e seu filho André; outra formada por Priscila, Ítalo, seu marido, e Larissa, a filha dela tratada como se fosse dele também, já que seu pai biológico faleceu. As crianças cultivam uma amizade desde sempre, e os pais também são muito próximos. O desequilíbrio de Lizandra faz com que ela tome uma atitude extrema que gera uma ligação entre os núcleos, que vai se estreitando à medida que a história se desenvolve.
Temos a presença de outras personagens também: além de uma gatinha e de alguns cachorros, conhecemos espíritos e personagens secundárias que somos capazes de amar ou odiar, pois todas têm importância no enredo e são bem trabalhadas.
A narrativa se passa parte no mundo espiritual e parte no mundo material. Vemos encarnados e desencarnados precisando se tornar pessoas melhores para seguir em frente. É mostrado que Deus coloca à nossa disposição os recursos de que precisamos, mas muitas vezes não os percebemos até que estejamos preparados para isso.
Esse livro aborda dois assuntos sobre os quais adorei saber mais: a espiritualidade dos animais e a homeopatia. Quem nunca teve curiosidade de saber o que acontece com os animais quando nos deixam? Principalmente os animais de estimação aos quais dedicamos tanto amor? Só digo que o amor (ou o ódio) pode fazer toda a diferença na trajetória deles. Mas não vou contar mais, só quem ler vai saber exatamente do que estou falando.
Quanto à homeopatia, faz anos que faço tratamento homeopático. Tenho alergia aos meus próprios gatos e, ao contrário do que dizem que acontece, não melhorou com o tempo. Mas o tratamento, apesar de não conseguir curá-la, tornou a convivência possível, o que já é o suficiente para mim. Já utilizei medicamentos desse tipo para outras coisas também e para mim deu muito certo, e ter acesso a uma visão espiritual a respeito de como eles agem me deixou encantada.
Claro que com tanta coisa que realmente me interessava o enredo me pegou de jeito. A forma como os assuntos foram inseridos na história tornou tudo mais perfeito, porque me senti próxima das personagens, torci por elas e comemorei cada conquista. O amor, o perdão, a caridade e a reforma íntima ganham espaço, como normalmente acontece em narrativas do gênero. O livro transmite lindas lições e causa várias reflexões. Espero que vocês leiam e curtam bastante, como eu curti.
Oiii Ju tudo bem?
ResponderExcluirEsse realmente parece ser lindo o livro que tu resenhaste, eu não pensaria duas vezes a não ser adorar ler, gostei muito de saber a sua opinião.
Beijinhos
Oi Ju! Imagino que o livro tenha lhe trazido muitas reflexões, mas confesso que não é um gênero que me agrade. Porque, pelo que você falou, ele traz doutrinas completamente diferentes das que acredito. Sendo assim, passarei a dica dessa vez.
ResponderExcluirBeijos
Olá!
ResponderExcluirA premissa da obra já tinha me interessado, mas confesso que foi quando li que abordava a espiritualidade dos animais que tive certeza que preciso ler a obra. É um tema que me chama bastante atenção.
Dica mais do que anotada.
Ótima resenha.
Beijos.
Oi tudo bem?
ResponderExcluirAdoro livros com animais para mim são super emocionantes, não conhecia esse mas já anotei a dica.
Beijos
Olá,
ResponderExcluirDesconhecia a obra, mas de cara já fiquei bem curiosa para entender qual será a ligação e como será realizada entre tantos personagens que nos são apresentados.
Gostei também de saber que a obra discorre sobre a espiritualidade dos animais, tema este que me interessa bastante.
LEITURA DESCONTROLADA
Olá!!
ResponderExcluirAchei esse livro incrível!! Adoro romances espíritas, pois eles sempre trazem um ensinamento muito válido e precioso, com histórias profundas e muito próximas às nossas realidades. Adorei a dica!! Obrigada =)
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirAdorei sua resenha, ficou bem explicadinha! Gosto de livros espíritas, mas não leio com frequencia, não sei porque kkkkk adorei a indicação, mas nunca li nada nesse sentido, de espiritualidade animal e homeopatia..
Beijos,
Yasmim.
Blog: http://literarte.blog.br/
bacana essa sua relação com as questões que o livro envolve... nunca tinha ouvido falar,e apesar de nao ser o tipo de leitura que tenho o habito de ler, nao duvido que seja uma obra interessante...
ResponderExcluirbjs ^^
Não é uma livro que eu leria, mas achei a premissa bem diferente. Nunca tinha visto um livro abordar esse tema e acho que para quem se interessa a leitura deve ser muito boa.
ResponderExcluirAchei bem legal a temática do livro, a história parece nos levar a refletir bastante sobre nossa vida e já li um romance que envolvia questões espíritas e este sem duvidas marcou minha vida.
ResponderExcluirGostei da tua resenha.
Beijos
Oi Ju não tinha visto o livro ainda, e o enredo me parece mesmo Encantador. Vou deixar a dica anotada, mas não sei se lerei tão cedo.
ResponderExcluirBjs Rose
Nossa!! que livro diferente!! Mexeu com bichinhos eu já fico louca!! huahuauhahua... Agora eu fiquei bem curiosa!! Queria muito ler a Obra.
ResponderExcluirObrigado pela dica! Adorei a resenha!!
Beijinhos!!
#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com/
Nossa faz tempo que não leio livros nessa vibe espiritualista, gosto e essa indicação me deixou curiosa devido os temas Homeopatia e Animais de estimação.
ResponderExcluirEnfim amei conferir suas impressões e assim que der confiro o enredo. Beijos
P.s. Aproveito para te convidar a participar do meu top comentarista plus. Passa lá no blog e confere do que se trata, acho que gostará de participar.
Leituras, vida e paixões!!!!
Olá, tudo bem? Confesso que os assuntos trazidos pelo livro, homeopatia e os animais, não são assuntos decorrentes em leituras, mas achei bem interessante a forma como trabalham no enredo. Fiquei bem interessada, por isso dica anotada!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oie
ResponderExcluirbem legal sua resenha, parece ser uma leitura bem legal e interessante, gostei da sinopse mas não sei se é algo que procuro no momento, porém boa dica
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá Juliana tudo bem. Que surpresa a resenha desse livro, eu gostei de todos os elementos da leitura e com certeza é um livro que vou gostar, quero saber o que vai acontecer com cada núcleo dessa família. Bjkas
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirOs temas abordados no livro não são comuns,mas isso não quer dizer que não sejam interessantes!!! Gostei do modo como você avaliou a história e fiquei curiosa para saber como tantos elementos distintos são inseridos na história e pelo que parece, de forma harmoniosa !!
Ótima dica ...
bjssss
Olá. Tenho curiosidade de ler mas fico com receio. Pelo título parece que a história envolve maus tratos e abandono contra animais e isso eu não suporto.
ResponderExcluir