Esta é uma leitura do Desafio Literário 2012.
Tema de maio: Fatos Históricos
Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Tradução: Augusto Pacheco Calil
Editora: Cia. das Letras
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Bruno é um menino de 9 anos, que sempre morou em Berlim, filho de um recém-nomeado Comandante e que sabe apenas que foi forçado a se mudar e abandonar seus "melhores amigos da vida toda", Karl, Daniel e Martin.
Ao chegar à sua nova casa e olhar pela janela de seu quarto, sua reação é instantânea.
Bruno pôs o rosto junto ao vidro e olhou o que estava
do lado de fora, e desta vez, quando seus olhos
se arregalaram e a boca fez o formato de um O,
as mãos ficaram bem juntas ao corpo,
porque havia algo que o fez se sentir
muito inseguro e com frio.
Sim. O garoto foi presenteado com a bela vista de um campo de concentração. Imaginem o estado de uma criança ao dar de cara com uma coisa dessas!! Por sorte, Bruno não tinha a menor ideia do que estava vendo.
O livro aborda o Holocausto. Mais uma vez, através dos olhos de uma criança. Uma criança que só queria poder explorar o outro lado da cerca que avistava de sua janela. Que não se conformava por ter que usar roupas e sapatos desconfortáveis enquanto avistava pessoas a quem era permitido ficar de pijama (um pijama listrado) o dia todo.
Engraçado, em pouco tempo li dois livros sobre o tema. Este e A Menina que Roubava Livros. Se você clicar no título, vai ser direcionado para a resenha. Aliás, a primeira resenha que fiz pro blog. De um livro pelo qual ainda estou apaixonada.
Eu gostei de O menino de pijama listrado. Gostei muito mesmo. Mas a Liesel... A Liesel me conquistou de um jeito mais especial.
Mas voltando ao livro desta resenha... Bem, ele é realmente delicado e tocante. Uma história que envolve a gente a cada página. Um final que, quando começa a se desenhar, faz a gente ficar enlouquecido de vontade de fazer alguma coisa.
O livro é curtinho (eu gostaria que tivesse mais páginas, hehe, mas ele realmente cumpre seu papel de forma brilhante). A leitura é bem rápida e se você não leu ainda, super recomendo!
Oi Ju!
ResponderExcluirEu não esse livro ainda mas assisti o filme e chorei litros, já que esse tema me emociona muito.
A menina que roubava livros é o meu "xodó", sou apaixonada. O primeiro livro que me fez chorar.
Adorei. Beijos*
http://luahmelo.blogspot.com
Olá,já li esse faz um tempo e, até hoje, é um dos que eu mais gostei. Como era meio criança na época, fiquei super-indignado com o que acontece na história, rs.
ResponderExcluirResenha bem legal.
Beijos.
Ah, to feliz por você está firme no desafio. O Menino do Pijama Listrado seria minha leitura para maio, se eu ainda tivesse participando. Esse livro parece ser realmente bom. Eu já li A Menina que Roubava Livros, um livro e tanto. Beijos
ResponderExcluirhttp://leiturasdepaty.blogspot.com.br/
Comecei ler este livro em ebook há um tempo atras mas interrompi a leitura.. não porque o livro é ruim, nada disso! Sim poque nao tive tempo de ler e há um tempo atrás não tinha muita paciencia de ler ebooks... Adoro livros sobre o HOlocausto. Quero retomar a leitura o quanto antes!
ResponderExcluirBeijos
Dani - http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com
Ainda n li o livro nem assistio filme, mas ouvi dizer que é muito triste :/ Na vdd eu nem sabia que tinha o livro, eu q pensava q ia chorar muito se vesse o filme imagina se eu ler o livro!
ResponderExcluirCom certeza o livro é bom, mas vou tentar evita-lo...
ResponderExcluirLer livros com a temática como o holocausto, guerras e etc me fazem ficar realmente triste então estou evitando, mas parece ser uma ótima história... A capa é linda, mesmo sendo simples ^^
Eu gostei muito do filme, baseado nesse livro... Achei super comovente e confesso que chorei, não li o livro ainda mas o filme é tão maravilhoso que quero ler o livro sim. Minha cena do filme mais comovente é quando ele pergunta ao menino o que ele fez para estar lá e ele ''Eu sou judeu''. Dói. =/
ResponderExcluirLivro simplesmente fantástico! Chorei tanto no livro quanto no filme.
ResponderExcluir;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/
um livro que me comoveu e me deixou apaixonada por ele, amei demais!
ResponderExcluir