segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

[Resenha - Universo dos Livros] A Magia do Inverno

Postado por Ju às 21:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do primeiro volume da série.


Título: A Magia do Inverno
Autora: Tahereh Mafi
Tradução: Mauricio Tamboni
Livro #2 da série Furthermore
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas: 288

Nossa história começa em uma noite congelante... Laylee mal consegue se lembrar dos tempos felizes antes de sua mãe morrer. Antes de seu pai, levado pela dor, perder o juízo (e o caminho) e ela ser abandonada como a única mordeshoor restante na cidade de Whichwood, destinada a passar seus dias esfregando a pele e a alma dos defuntos nos preparativos para suas vidas após a morte. Ficou fácil esquecer e ainda mais fácil ignorar não apenas sua crescente solidão, mas a forma como suas mãos exaustas, assim como seus cabelos, estão se enrijecendo e se tornando acinzentados. No entanto, alguns estranhos conhecidos irão aparecer e o mundo de Laylee irá virar de ponta-cabeça enquanto ela redescobre a magia, a cor e o poder de cura da amizade. Exuberante e encantadora, a aclamada Tahereh Mafi tece uma nova aventura mágica neste mundo persa fantasiosamente sombrio, trazendo ao público novamente Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks, protagonistas de Além da Magia.

Laylee é uma mordeshoor. O que quer dizer que ela é responsável por encaminhar os mortos a Otherwhere, o local a que precisam se dirigir após a morte para terem paz. Só que a garota tem só 13 anos, e de forma alguma deveria ser a única encarregada por aquilo. Mas, depois do falecimento de sua mãe, seu pai enlouqueceu e a abandonou. 

As pessoas da cidade não têm o menor respeito por Laylee, e simplesmente jogam os mortos no terreno de sua casa, sabendo que ela não pode se negar a cuidar deles. Alguns colaboram com uma quantia irrisória, mas a maioria nem isso faz. A menina não pode ter uma vida além daquela, já que seu trabalho e sua tristeza por estar sozinha no mundo (ou quase) tomam todo o seu tempo. 

E o pior é que tem a impressão de que tudo vai mudar logo: Laylee parece padecer de uma estranha doença, está se tornando acinzentada e até perdendo parte do controle de seus movimentos. Decide não contar a ninguém (afinal, nem tem com quem dividir sua vida nem seus segredos mesmo) e aceitar que seu lugar em breve será o mundo dos mortos - não sem se irritar profundamente com a injustiça disso.

Laylee tinha pouca paciência para a tristeza e, embora no fundo sentisse uma dor enorme, preferia ficar furiosa.

Só que Laylee não esperava que o destino lhe surpreendesse. Em um dia extremamente gelado, duas pessoas surgem em sua casa: Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks. Alice insiste em dizer que Laylee é sua missão, que não sabe porque mas foi mandada para ajudá-la de um outro mundo mágico, Ferenwood. Os três têm um começo mais que complicado, mas todos têm um bom coração e acabam por se aproximar... será que Alice e Oliver conseguirão ajudar Laylee da forma que ela precisa ser ajudada?

Me decepcionei um pouco com o primeiro volume dessa série, mas este segundo com certeza superou minhas expectativas. Aqui encontrei a Tahereh que achei que encontraria no outro livro. Pensei que a história se passaria em Furthermore (afinal, é o mundo mágico que dá nome à série); mas não, desta vez somos apresentados a um novo mundo, Whichwood.

É super possível ler esse livro sem ler o anterior. Como no outro volume, temos um narrador que conversa diretamente conosco e sempre se certifica de que consigamos acompanhar o enredo fazendo os esclarecimentos necessários. Mas, por mais que o primeiro livro não tenha me agradado tanto quanto esse, ainda indico que leiam na ordem; se não por toda a história pelo menos para poder acompanhar o começo da amizade entre Alice e Oliver e entender a importância que tem para Alice conseguir cumprir sua missão. 

A narrativa fluiu muito bem para mim e adorei conhecer os detalhes que a autora criou para este mundo, especialmente no que se refere aos meios de transporte utilizados. E temos vários tipos, incluindo elevadores subaquáticos e trens bem peculiares.

Este livro foi lançado no exterior no final de 2017, e até o momento não vi nada sobre uma possível continuação. Embora a autora nos dê um vislumbre do futuro dos protagonistas, pelo final da obra achei que teríamos ao menos um terceiro volume. Mas, se não vier, não vai ser algo angustiante. A história de Laylee é bem finalizada, então fiquei satisfeita com o fechamento do enredo.

16 comentários:

  1. Oiii, Ju, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa, menina, gostei muito de saber que não é preciso ler o anterior para ler este, isso me cativa. Gostei do enredo e toda a magia na leitura, ótimo post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia essa série ainda, mas pelo o que tu disse parece ser realmente maravilhosa. E que bom que o segundo livro compensou o primeiro, hahaha. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Nossa que livro legal, gostei ainda mais que é o segundo da série.

    Acho que eu vou gostar de ler esse livro, seus comentários me encantaram muito, adorei!!

    ResponderExcluir
  4. Sou uma grande fan de estilhaça-me, por isso quis ler essa obra, no entanto li tantas resenhas que falam que o primeiro livro tinha decepcionado tantos os leitores, como você mesma mencionou que acabei desistindo. Mas, agora ao ler a resenha da continuação mudei completamente de opinião já que nesse livro temos uma história envolvente, em que a leitura fluí. Fazendo a leitura valer a pena.

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Vou começar a ler o primeiro livro hoje, mas agora depois de ler sua resenha irei diminuir minhas altas expectativas. Não sabia que era possível ler o segundo sem ler o primeiro, mas fico feliz que este segundo volume tenha sido uma leitura melhor pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Que bom que esse livro te agradou mais que o primeiro. É tão bom quando um livro supera nossas expectativas né?
    Adorei a sua resenha, mas confesso que essa série não desperta minha curiosidade. Talvez seja uma questão de momento, mas o universo e o enredo não me empolgam.
    Vou passar a dica desta vez, mas adorei conhecer sua opinião sobre o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia esse livro, nem o primeiro, e que apesar de suas ressalvas quanto ao primeiro volume, fiquei curiosa com esse segundo, parece muito interessante, e já fiquei com dó da menina só na sua resenha. XD

    Beijon

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, e fico feliz que tenha gostado mais desse livro do que do anterior.
    Eu adoro tramas assim, onde o narrador conversa com o leitor.
    Que bom que não precisa ler o primeiro para ler esse, pois me interessei bastante da história (ainda que tenha ficado triste pela situação da menina).

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Que capa mais linda!
    Adorei a sua resenha e a sua sinceridade. Acho que deve ser uma leitura que me agradaria bastante e fiquei curiosa para poder ler também. Gostei dos pontos apresentados na resenha e mesmo sabendo que deve ser muito sofrido eu quero ler.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a premissa dele e gostei do que apresentou, essa mistura de drama com fantasia e sem ler já fiquei torcendo para que essas duas pessoas consiga ajudar Laylee. Fico animada em saber que apesar de série o livro pode ser lido individualmente, mas eu quero ler o primeiro também. Dica anotada.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro tramas com aspectos criados que são 'tão fora da realidade', mas que podem servir tão bem como analogias para o que já existe. Fiquei encantada pela resenha!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não sabia o que esperar dessa série, nem dessa história, fiquei encantada com a trama (e chocada com o que a protagonista tinha que fazer no começo). Pena que o primeiro livro não fluiu tão bem, mas mesmo assim quero conferir para poder chegar a esse volume.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Acredito que é a primeira resenha que eu leio sobre essa continuação. Uma amiga minha leu o primeiro e gostou bastante.
    Que bom que esse foi melhor pra ti! s2
    Ainda nao tive a oportunidade de ler nada da autora, mas pretendo!!
    Achei que era uma trilogia o.o

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu gostei do primeiro livro, achei bem diferente de outros da autora, mas mesmo assim me agradou bastante. Este com certeza está na minha lista ainda mais por ter gostado tanto de Alice e Oliver.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Estou com o primeiro volume aqui na estante para tomar coragem em iniciar. Conheço a fama da autora, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dela. Vi comentários tanto positivo quanto negativos do primeiro volume, mas fiquei aliviada em ver que o segundo é bem melhor. Quem sabe eu me esforço para lê-lo logo! Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Que resenha linda, sou apaixonada pela capa desse livro. Ainda não li e também não tenho dada da autora, mas sei que ela é muito elogiada pelos livros incríveis. Estou super curiosa para conhecer esse.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo