Título: A Queda dos Reinos
Autora: Morgan Rhodes
Tradução: Flávia Souto Maior
Livro #1 da série A Queda dos Reinos
Editora: Seguinte
(Grupo Companhia das Letras)
Número de páginas: 400
Nos três reinos de Mítica, a magia estava esquecida desde tempos imemoriais. Depois de séculos de uma paz mantida a muito custo, certa agitação começa a emergir. Enquanto os governantes lutam cegamente pelo poder, seus súditos têm suas vidas brutalmente transformadas com a eclosão repentina da guerra. É assim que o destino de quatro jovens - três herdeiros e um rebelde - acabam interligados para sempre. Cleo, Jonas, Lucia e Magnus vão ter de lutar, cada um à sua maneira, em um mundo revirado pela guerra, onde imperam traições inesperadas, assassinatos brutais, alianças secretas e paixões arrebatadoras.
Mítica é uma terra formada por três reinos: Auranos, Paelsia e Limeros. Mas os recursos entre eles não são divididos de forma equilibrada. Auranos é um reino extremamente rico, com terras férteis que produzem praticamente tudo o que a população precisa. O clima é bom, e o ouro está por toda parte. É um reino que valoriza a arte, a beleza e o prazer, atributos definidos devido à adoração da deusa Cleiona.
Já Paelsia é o mais pobre e desfavorecido dos três. O solo (devido a um acordo feito com o vizinho rico) foi utilizado para plantar apenas uvas, e é muito fraco. Tudo o que a população tem é seu comércio de vinho com Auranos, porém o preço se reduz cada vez mais.
Limeros está em uma situação intermediária. Faz cada vez mais frio, e as coisas estão ruins para a maior parte dos moradores, mas a vida de quem está no Palácio ainda não foi afetada. De qualquer maneira, o luxo não é bem visto por lá; força, fé e sabedoria são os valores incentivados e os súditos do Rei precisam obrigatoriamente utilizar parte de seu tempo para adorar a deusa Valoria.
As coisas já haviam sido melhores para todos. No início, inclusive, nem existia a divisão entre os reinos, era apenas um único povo. Conta-se que os reinos começaram a decair devido ao enfraquecimento da magia elementar, a magia essencial que havia dado origem ao mundo, chamada de elementia, formada pelos elementos água, fogo, terra e ar.
Teoricamente, quando as deusas Cleiona e Valoria, que eram rivais, se destruíram, há séculos atrás, esta magia enfraqueceu e começou a sumir. Os que creem nisso acreditam também que há uma forma de recuperar a magia: encontrando a Tétrade, "quatro cristais que continham a essência mais verdadeira e mais pura dos elementia". Mas ninguém sabe como fazer isso, os cristais desapareceram ao mesmo tempo que as deusas.
Neste primeiro volume os capítulos são narrados em terceira pessoa sempre com a indicação do reino em que se passam antes de começarem. Neles, conhecemos nossos quatro protagonistas: Cleo, a princesa mais nova de Auranos, uma garota muito obstinada e corajosa; Jonas, um filho de comerciante de Paelsia que deseja vingança pelas condições precárias de vida impostas a seu povo; Magnus, o herdeiro do trono de Limeros, alguém que ainda está descobrindo qual o nível de crueldade que conseguiu herdar do próprio pai; e Lucia, sua irmã, que descobre ser uma pessoa completamente diferente do que sempre imaginou.
Fiquei vidrada na leitura o tempo todo. Amo livros com magia, e nesse enredo imagino que ela vá ganhar cada vez mais espaço. A ação também está presente todo o tempo, temos inclusive batalhas importantes. Os conflitos entre os reinos são bem delineados, e os conflitos internos das personagens também. Elas são muitas, mas todas são tão fortes e importantes que é fácil se situar na narrativa.
Morgan com certeza não tem medo do que os leitores vão pensar dela, nem do quanto vai chatear pessoas. Minha dica para vocês é: não se apaguem. A autora mata muita gente. E personagens queridas, em sua maioria. Pega nosso coração e vai arrancando pedacinhos. Fiquei muito brava com ela em vários momentos, mas sei que tudo o que foi feito teve um objetivo. Ela escolheu um caminho para a narrativa, e pessoas desnecessárias foram simplesmente eliminadas - mesmo porque, claro que as perdas atingem intimamente algumas personagens e são necessárias para que elas cresçam o quanto precisam crescer no decorrer do enredo.
É uma série de 6 livros, e todos já foram lançados no Brasil. Espero conseguir continuar logo a leitura, porque amei demais esse primeiro volume, mesmo que a autora seja uma assassina sem coração... rs... Confesso que já suspeito de algumas coisas que acontecerão no final, mas o mundo que a Morgan criou é tão rico que, mesmo que eu esteja certa, sei que antes de chegar ao desfecho farei muitas descobertas.
Também gosto muito desses livros que usam o místico em seu enredo, e os autores desalmados são os melhores! Haha
ResponderExcluirJá reservei na lista dos a ler!!!
Abraços 😊
Que livro interessante, achei ótima a sua resenha, já vou colocar na lista das minhas próximas leituras, adorei o post
ResponderExcluirAchei a capa linda, a história traz temas interessantes como traições, intrigas, paixão, gosto muito de livros de fantasia,o livro é daqueles que prende a gente até o fim, gostei bastante da resenha e da sua opinião sobre o livro, fiquei bastante curiosa pelo livro, se tiver a oportunidade de ler irei ler bjs.
ResponderExcluirPelo visto tem muito sangue, magia paixões, fantasias...
ResponderExcluirEsse livro pode desagradar em um trecho ou outro,mas merece uma chance...
Adorei a resenha
Bjs
Certamente é um enredo que fascina por lidar com o lado místico e trazer todo um universo fantástico cheio de aventuras. É legal porque são seis livros, acaba um e já fica uma curiosidade grande para começar o próximo.
ResponderExcluirSou amante de livro, principalmente se forem romances. Achei o enredo interessante e com certeza vai pra minha lista de livros.
ResponderExcluirNunca li, mas achei a arte capa muito bem feita. Pela resenha dá pra notar que tem muito mistério e ação envolvidos. Fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirBeijos!
Isa | Pedagogia Criativa
http://pedagogiacriativa.com
Seis livros que parecem guardar gratas surpresas durante suas leituras né? Ainda mais misturando magias e ação com batalhas por três reinos tão distintos, mesmo vindos de um único. Adorei a resenha, fiquei super curiosa e com muita vontade de ler!
ResponderExcluirAi adoro livros de fantasia e sem tem magia já quero. Sua resenha ficou adorável e captou bem a ideia do livro. No momento, não poderei adquirir, mas com certeza entrará para a lista de livros a serem comprados haha beijão
ResponderExcluirNão conhecia este livro, quem gosta de ler livros desse tipo é meu esposo.
ResponderExcluirAchei muito legal a capa, gostei da sua resenha.
Fiquei com vontade de ler.
http://fragosoalline.blogspot.com
Muito interessante o tema, livro sobre o mundo mágico é um dos temas prediletos, colocarei na minha lista de leitura do mês de agosto. Bjs
ResponderExcluirADORO livros com magia, para falar a verdade amo livros de fantasia tudo que envolva magia, seres místicos e etc eu estou lendo, amei sua resenha fiquei bem curiosa sobre o livro,a real é que eu estava mesmo a procura de um livro novo para eu ler, acho que tentarei (tentarei mesmo, pois sempre choro com mortes de personagens) lê-lo o mais rápido possível.
ResponderExcluir