Título: Novos Humanos
Autor: Tiago Dias
Editora: Coerência
Número de páginas: 348
Após as maiores mentes da humanidade perceberem que o planeta Terra estava em um caminho sem volta, eles decidiram que era a hora de recrutar pessoas para procurarem um novo lar. Após colonizar Marte, a iniciativa Novos Humanos passou a se concentrar em cinco planetas habitáveis parecidos com a Terra. Alguns séculos mais tarde, uma adolescente que tem o sonho de ser uma Exploradora de planetas acaba descobrindo que a saída do antigo planeta não foi como os fatos registravam e que a história não era a que todos conheciam.
Os humanos acabaram com a Terra. Alguns perceberam com certa antecedência que a vida no planeta se tornaria impossível com a destruição dos recursos naturais e começaram a se preparar. Deram um jeito de selecionar as pessoas mais inteligentes e passaram a se dedicar a encontrar um novo lugar para viver.
Assim surgiram os Novos Humanos. Inicialmente, se estabeleceram em Marte, mas em pouco tempo encontraram planetas mais adequados à sobrevivência da espécie. A sociedade se transformou, a tecnologia se tornou muito presente. Houve uma preocupação em não usar meios de transporte poluentes, a saúde de todos passou a ser monitorada de perto e até o que cada um queria comer começou a ser liberado ou não por uma máquina com base na constituição de seu corpo e atividades físicas realizadas.
Mesmo que a humanidade estivesse bem instalada em cinco planetas que, juntos, ofereciam condições bem parecidas com as da Terra antes do colapso, o espaço continuou sendo explorado. Por isso, duas profissões passaram a ser consideradas as mais importantes: Exploradores e Comanders.
Exploradores seriam uma espécie de astronautas, responsáveis por visitar novos planetas e realizar tarefas como o recolhimento de amostras que permitissem o estudo do ambiente. Comanders são os pilotos, mas normalmente não vão junto com os exploradores nas missões; pilotam remotamente e também agem como guias à distância em cada planeta visitado.
Nossa protagonista, Alice, sempre sonhou em ser uma exploradora. Mas quando é aprovada no teste para exercer a profissão e passa a viver uma nova realidade ao iniciar sua formação descobre que nem tudo seria como ela idealizou. As tarefas que precisa realizar nem de longe são tão nobres quando imaginou que fossem ser, e a garota vai precisar de todas as suas habilidades e da ajuda de seus novos e antigos amigos para fazer o certo.
Obras como essa me lembram do quanto sou apaixonada por ficção científica. Afinal, não acho que faz sentido que em um universo tão imenso só a Terra tenha importância. Então adoro quando autores exploram possibilidades e se arriscam a povoar de alguma maneira outras partes do mundo.
O livro me pegou de jeito, me deixou completamente envolvida com o enredo desde o início. A cada personagem apresentada eu me sentia mais ligada à história, mesmo que algumas não sejam pessoas nada agradáveis. O autor deu bastante espaço para a amizade no enredo, e também incluiu relações familiares e romance. E ainda conseguiu causar reflexões quanto à busca sem limites pelo poder e quanto a julgamentos feitos sem conhecer o outro lado.
O trabalho gráfico da editora está fantástico. As folhas são amarelas e a fonte tem um tamanho ótimo. A primeira página de cada capítulo possui o fundo preto e temos um planetinha embaixo de cada número de página. Amo esse cuidado com os detalhes! A revisão não está perfeita, mas em momento algum chegou a me incomodar.
Foi um dos melhores livros nacionais que li recentemente, com certeza. Porém, confesso que o final me decepcionou um pouco, achei um tanto quanto corrido. Enquanto eu lia pensei que ia descobrir que se tratava de uma série, só que o autor acabou conseguindo fechar o enredo sem pontas soltas. Sinceramente, eu preferia um final um pouco indefinido com um segundo volume com mais detalhes... Mas, apesar da correria, não foi um final ruim. Só acho que poderia ter sido melhor para completar a maravilha que foi o restante do livro.
Oiii JU
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e fico feliz em saber que te pegou assim de jeito e te envolveu. Eu ando meio saturada de ficção cientifica, então por agora deixarei a dica passar mas tenho certeza de que pra quem busca uma aventura assim, a dica é show.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei sua resenha. Também sou mega fã do gênero e adoraria poder conhecer essa história. Pelo que você escreveu é uma aventura e tanto essa que a protagonista se propõe a fazer não é mesmo? Não sei por que, mas me parece que ela vai desafiar muitas pessoas e isso me intriga muito. Fiquei bastante curiosa. Vou querer ler com toda certeza!
Abraços
Olá, tudo bem? Menina, que resenha incrível! Preciso ler esse livro para ontem, que mistério é esse? O que vai acontecer depois dessa parte? Ah, eu preciso comprar esse livro, amo esse tipo de aventura louca, você me deixou super animada para iniciar a leitura agora mesmo...kkk
ResponderExcluirOlha, eu escutei alguns canais anunciando resenhas dessa história mas, falaram bem resumidamente dele e não imaginei que era tudo isso..rs!
Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
eu li uma prévia maravilhosa desse livro, tô esperando ele chegar aqui em casa, tô muito ansiosa. eu gostei muito da capa e do nome, mas quando fui ler fiquei super apaixonada e quero saber como a história acaba!
ResponderExcluirÉ bem o tipo de leitura que você gosta pelo que sei e que bom que mais um livro do gênero tenha lhe agradado a esse nivel, mas não é um gênero que me encha os olhos, então passarei a dica dessa vez, mas muito obrigada.
ResponderExcluirBjs
Eu lembro de ter visto uma divulgação sobre os lançamentos da editora e ter visto esse livro entre eles (se não me engano, foi aqui no seu blog mesmo rs), lembro que na ocasião fiquei curiosa. Agora, lendo a resenha, a obra me deixou ainda mais curiosa, achei a premissa bem interessante e parece ser uma boa leitura.
ResponderExcluirEu acho que cheguei a comentar meu interesse por essa leitura quando vc divulgou o lançamento dele por aqui (ou será que to enganada e não foi aqui que eu vi hauhauha.. acho que foi). Eu gostei da premissa, sempre me atraio por enredos que envolvem scifi e a reflexão sobre nosso destino.
ResponderExcluirEu adicionei esse livro na minha lista de desejados *_*
Sai da Minha Lente
Fico fascinada com essa utopias e seus mundos tão plaúsiveis e olha que não sou tão fascinada por ficção científica como você, mas o fato do autor explorar esse universo me anima. Fico satisfeita em saber que o livro te pegou de jeito, ainda mais sendo um nacional. Então vamos anotar a dica, quero conhecer Alice e os Novos Humanos.
ResponderExcluirAbraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu não costumo gostar de livros nacionais, não conhecia o livro, mas fiquei muito empolgada, e com certeza vou querer lê-lo.
Beijinhos!!
Olá,
ResponderExcluirGosto de scifi também, apesar de hoje em dia ler bem menos do que tempos atrás. Gostei do conceito de exploradores, uma profissão bem diferente. Dica anotada.
Debyh
Eu Insisto
Livro nacional! Ah já amei, e escrevendo um dos gêneros que mais amo, não conhecia a história mas a trama me chamou demais a atenção, com toda certeza entrará para a minha lista de leitura desse ano ainda!
ResponderExcluirOlá, adorei a dica de livro, principalmente por se tratar de um nacional! Fico feliz que o enredo e os personagens sejam tão viciantes pois isso só mostra o qual bom o trabalho do autor é.. Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBeijos,
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa bastante interessante. Confesso que, ao contrário de você, eu não sou muito de ler ficção científica. No entanto, esse me chamou a atenção tanto pelo enredo quanto por você ter destacado que o autor deu muito espaço para a amizade entre os personagens e desenvolveu bem as relações entre eles e, até mesmo o romance.
Adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura. Uma pena só que o final tenha sido tão corrido, mas ainda parece ser uma leitura que vale a pena.
Beijos!
Oi Ju!
ResponderExcluirO pessoal tem gostado bastante desse livro, né? Eu gosto muito da premissa dele e fiquei muito contente por saber que você se envolveu tanto com esses personagens assim. A única coisa que me assusta um pouco é que o livro parece ter bastante personagens, então, não sei como vou me sentir quando ler.
Beijos