Título: História é tudo que me deixou
Autor: Adam Silvera
Tradução: Cristina Lasaitis
Número de páginas: 304
Vem aí, do autor best-seller do New York Times, uma história cheia de tristeza e transtornos mentais sobre as consequências devastadoras que a recusa por abandonar o luto pode desencadear. Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre afogado em um acidente, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado para a Califórnia para cursar a faculdade e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que Theo voltaria para ele quando chegasse a hora certa. Porém, o futuro que ele tanto desejava está despedaçado. Para piorar as coisas, a única pessoa que realmente entende sua tristeza é o Jackson. Mas, não importa o quanto eles conversem e se entendam, a espiral depressiva de Griffin continua. Ele está se perdendo em suas compulsões obsessivas e escolhas destrutivas, e os segredos que ele tem guardado o estão consumindo. Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história.
Estou bem dividida quanto a esse livro. Sinceramente, comecei a ler sem expectativas. Com o tempo, passei a acreditar que fosse se tornar favorito da vida. Mas não foi bem o que aconteceu.
A história já começa com Griffin nos contando que seu amigo de muito tempo e ex-namorado, Theo, morreu. A obra é narrada em terceira pessoa e temos capítulos no presente e no passado, em que conhecemos mais de perto a história de Griffin e Theo como casal.
Se trazer o passado à tona o incomoda, saiba que eu sinto muito, mas, por favor, não fique bravo comigo por desabafar sobre tudo isto. A história foi tudo o que você me deixou.
Eu me apaixonei pelos dois juntos. Achei muito linda a forma como se envolveram e torci demais pelo amor deles. Mas chegou uma hora em que coisas que não gostei começaram a acontecer, e aí meu amor pelos personagens - e consequentemente pelo livro - diminuiu.
Não sei o que vai ser de mim se o amor e a tristeza não puderem trazê-lo de volta à vida. Talvez eu tenha que ser trazido de volta à vida também.
Não consegui me empolgar tanto com o enredo quando o autor fez com que tudo mudasse - e não, não estou falando da morte do Theo, isso não me afetou tanto quanto os demais acontecimentos. Mesmo porque na primeira frase do livro a morte dele já é revelada.
O silêncio, às vezes, é melhor do que alguém falando antes de estar pronto. É assim que as mentiras escapam.
Engraçado que, normalmente, quando sei que um personagem vai morrer, fica muito difícil eu me ligar a ele. Mas me surpreendi demais torcendo pra dar tudo certo para um garoto para quem eu sabia que tinha dado tudo errado. Com certeza os trechos dele com o Griffin foram os meus preferidos do livro. Como não ser, com um deles amando Harry Potter e outro sendo louco por Star Wars? Nem sei que gosto aprovo mais... Rs...
As famílias dos dois também são muito presentes na história, assim como o melhor amigo de Theo e Griffin, Wade. Os demais personagens não foram muito trabalhados, mas isso não foi um problema. Gostei muito de mergulhar na mente do Griffin, pelo menos por um tempo... Até ele me irritar um pouquinho. Ele tem TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo - e amo obras que abordam esse assunto. Enfim, foi uma leitura que me agradou, mas que achei que fosse me agradar bem mais.
A história não é nada. Ela pode ser reciclada ou jogada fora. Não é o baú de um tesouro sagrado que pensei que seria. Fomos alguma coisa, mas apenas a história não basta para fazer essa coisa viver para sempre.
Não tinha visto ainda alguma resenha sobre o livro e confesso que não seja uma leitura que me abra os olhos e me deixe ansiosa, mas gostei de conferir sua opinião sobre ele e o que achou sinceramente do livro. Obrigada pela dica mas deixarei a dica passar.
ResponderExcluirBeijos
Achei interessante a premissa da história e fiquei com vontade de conhecer melhor a história dos dois. Quando li sobre sua insatisfação, realmente pensei que foram por conta do falecimento dele. Só que vc deixou claro que não se trata disso e agora preciso ler hahahaha (sou curiosa). E sem falar que adorei os trechos que vc selecionou pra resenha =D
ResponderExcluirSai da Minha Lente
Oi Ju!
ResponderExcluirGostei bastante da capa do livro é daquelas bem fofas né. A premissa também me agradou bastante parece ser uma história de amor muito bonita apesar do transtorno obsessivo compulsivo e todos os outros fatores. gostaria de ler pra conhecer melhor essa história.
Abraços
Leituras de Ana
Olá, eu já tinha visto algumas coisas sobre o livro e confesso que tinha me esquecido de como a história me interessou.. Lendo sua resenha apesar dos pontos que vc citou, pude ter certeza que ainda quero fazer essa leitura! Amei as citações que você trouxe!
ResponderExcluirBeijos,
Pelos comentários eu achei que esse livro fosse ser uma obra transformadora, sabe? Mas você não é a primeira pessoa que vejo criticando. Em todo caso, já tentei ler uma outra obra do autor e infelizmente não funcionou comigo, achei os personagens extremamente maçantes, desse modo, dessa vez passo a dica.
ResponderExcluirTem livros que tem essas coisas, nos atraiu no começo, mas com o passar da leitura alguma coisa muda e deixamos de nos apegar. Gostei muito da sua resenha.
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirPrimeira resenha que leio deste livro e gostei. Apesar do livro não ter te agradado em todos os pontos, acredito que foi uma leitura satisfatória. Uma pena que em alguns momentos deixou a desejar. De qualquer forma, acredito que daria uma chance para este livro.
Beijos,
Blog PS Amo Leitura
Não conhecia a história e sua resenha não me alegrou a procurá-lo hahaha mas cada um tem um gosto, quem sabe um dia não dê uma chance a ele. Um beijo.
ResponderExcluirVentos de Maio
Oi, esse livro possui uma sinopse muito interessante mas, lendo a sua resenha percebi o quanto a história é triste e um pouco revoltante em algumas partes. Eu particularmente gosto de histórias contadas em terceira pessoa, porque tenho uma visão melhor da situação e mesmo tendo pontos negativo, pretendo realizar a leitura desse livro também.
ResponderExcluirObrigada pela dica e ótima resenha!
Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Oi Ju.
ResponderExcluirEu ainda não tinha visto este livro e gostei bastante da sua resenha. ainda mais mencionando que ele aborda o Transtorno Obsessivo-Compulsivo. É um assunto bem interessante. Vou adicionar o livro na minha lista de desejados.
Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
Olá,
ResponderExcluirGosto também de histórias que abordem TOC ou doenças do tipo, os personagens ficam mais diversos e confusos. Porém essa história não parece ser muito meu estilo, por conta das reviravoltas sem sentido.
Debyh
Eu Insisto
Elas não são sem sentido, só não me agradaram, o que não quer dizer que não te agradariam.
ExcluirOlá Ju, eu não conhecia esse livro e apesar dele não ter sido uma leitura 100% para você eu fiquei bem curiosa com o enredo, principalmente pelo protagonista ter TOC. Livro anotado, espero ter a chance de lê-lo em breve.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Ah essa montanha russa de sentimentos durante a leitura haha não conhecia o livro confesso, mas a sinopse é bem interessante. Pelas suas ressalvas, não é algo que me incomodaria muito, por isso vou deixar como dica anotada <3 Espero ler em breve. Adorei!
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
Oie!
ResponderExcluirNão conhecia esse selo da Universo dos Livros e achei interessante a premissa do livro, mesmo não lendo muito livros assim. Acho que o que aconteceu com vc acontece com todo mundo quando colocamos muitas expectativas em alguma coisa!
Uma pena o livro não ter superado as suas.
Beijos
Carol
www.thereviewbooks.com.br
Oiii, não conhecia o livro, a história me pareceu interessante, mas quando vc falou dessa reviravolta que soou estranha, já não me empolguei para ler... Curti a resenha!
ResponderExcluirOlá já vi alguns comentários sobre a obra, gostei muito da resenha foi muito sincera e pontuou o que achava importante na história,quero ter a oportunidade de ler em breve!
ResponderExcluirOi Ju,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, e fiquei mais curiosa com o que te desagradou do que com o enredo hahahahaha, não sei se leria, porque ultimamente estou fugindo de dramas, mas ainda sim fiquei curiosa com os seus motivos.