Título: Nada a perder
Autor: Jeff Lemire
Tradução: Jim Anotsu
Editora: Nemo
Número de páginas: 272
Derek Ouelette costumava ser alguém. Promessa do hóquei, ele agora nada mais é do que a sombra do ídolo que um dia poderia ter sido. Um bêbado, sacana, violento, leva uma vida esquecida por todos em uma vila esquecida por todos. Um dia, no entanto, algo invade sua história e o coloca diante de uma escolha impossível. Uma escolha que só pode ser feita por um homem que não tem nada a perder.
Nada a perder conta a história de Derek Oulette, um ex-jogador de hóquei que acabou perdendo a chance de ter uma carreira. Atualmente, se vira com trabalhos simples, bebe (muit0) sempre que tem vontade e age como um valentão, o que complica bastante sua vida e, principalmente, sua ficha policial.
À medida que o enredo se desenvolve, vamos entendendo como ele chegou a esse ponto. O autor nos mostra parte da adolescência do protagonista, que explica um pouco como ele se tornou a pessoa que é hoje; e também nos revela como seu temperamento foi capaz de definir seu destino.
Em dado momento, surge uma pessoa que faz com que Derek seja obrigado a rever suas atitudes e comece a fazer escolhas diferentes para ajudar alguém que realmente precisa dele.
Esta é com certeza uma das melhores HQs que já li. Achei o traço muito lindo, a fonte é de um tamanho bem confortável para a leitura e a história é extremamente envolvente. Foi colocada cor nas partes que representam o passado, e a parte do presente é praticamente toda em tons frios de azul, que demonstram bem o quanto a vida do protagonista se tornou sem graça.
Jeff conseguiu me fazer entrar de verdade no enredo, e isso é uma proeza e tanto, principalmente pela história ter momentos em que drogas ilícitas, cigarro e bebidas ganham espaço, algo que normalmente me irrita bastante.
Mas até a inclusão dessas coisas foi feita do jeito certo. O autor mostrou o quanto podem prejudicar quem as usa; deixou claro que podem fazer com que a pessoa se perca e não consiga mais controlar suas atitudes. As ilustrações são perfeitas e as personagens muito expressivas.
Parte do final da HQ fica em aberto mas, independentemente da escolha que o leitor fizer na sua cabeça, a história transmite ótimas lições. Jeff deixou bem claro que nunca é tarde para viver nossa vida da melhor maneira possível.
Fiquei curiosa para saber como essa história foi narrada nessa versão graphics novel. Achei os traços lindos e acho que é a melhor forna de tratar problemas psicológicos e se sentir na pele do personagem. Já quero!
ResponderExcluirSai da Minha Lente
Oi! Li uma resenha desta HQ hoje, e já achei a história interessante, agora um pouco mais! Eu também fiquei impressionada com a arte do autor, e pelo modo como ele conseguiu usar linhas e cores bem cruas, dando bem sentido das figuras com a história. Achei Derek um personagem muito intrigante, por que ele não leva a vida que havia planejado pra si? E mesmo com esse final aberto, acredito que a essência da trama faz muito sentindo no fim. Obrigada pela resenha!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com
Olá, como vai? Eu não leio HQs faz alguns anos mas, tenho muita vontade de iniciar a leitura de algumas ainda esse ano, por isso estou anotando todas as indicações que eu acho interessantes. Toda a história contada na sua resenha chamou muito a minha atenção, a diagramação e detalhes da história ficaram bem desenvolvidos.
ResponderExcluirBeijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Oi Ju! Adoro as publicações da Nemo, sempre trás enredos com histórias importantes e atuais. Este eu não tinha visto ainda, e já estou anotando a dica.
ResponderExcluirBjs, Rose
Eu gosto muito de graphic novel e estou bem curiosa com a leitura desta. Adorei ver o quanto a obra te agradou e espero ter a oportunidade de ler em breve, sei que vou gostar.
ResponderExcluirNão conhecia o HQ, mas gostei muito da proposta de algo assim retratar uma vida tão turbulenta como a de Derek, realmente parece ser uma história envolvente. Não sei como eu reagiria com esse final em aberto, não sei se seria capaz de imaginar um desfecho que agradasse, sem ficar imaginando que talvez de outra forma fosse melhor, sou muito indecisa rsrs. Adorei a recomendação. Anotada.
ResponderExcluirAbraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Adoro como se forma a estória, não sou acostumado com HQs, mar gosto dessa aqui resenha.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAchei legal diferenciar por cor o passado e presente e o traço é do tipo que me agrada. A história parece ser muito boa, afinal gosto bastante de quadrinhos.
Debyh
Eu Insisto
OIe
ResponderExcluiradoro esses quadrinhos da nemo, da vontade de ler todos pois sempre carregam histórias fortes, bela dica, adorei a sinopse
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Eita que as HQs estão com tudo. Tenho lido muitas resenhas positivas sobre elas nos últimos tempos. Confesso que ainda não tenho o hábito de ler HQs, mas dependendo da temática penso que me aventuraria. Enfim quem sabe comece com sua sugestão!? Amei suas impressões e resenha bem escrita. Beijos e obrigada pela dica.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirEu não tenho o costume nenhum de ler HQ's, preciso mudar isso urgentemente, mas ainda não tive paciência para procurar uma que me agradasse a começar.
É ótimo saber que você gostou bastante dessa, mas não gostei muito do final em aberto, acho que me irritaria com isso D:
Beijos
Carol
www.thereviewbooks.com.br
Nossa, quando vi a capa nunca ia imaginar que se tratava de uma HQ. Tudo muito bonito, desde inicio. Achei legal o final ficar a cargo do leitor, imagino as pessoas discutindo como que foi rs
ResponderExcluirBjo grande floooor
Oii, não conhecia essa HQ da Nemo, mas depois da sua resenha já estou tipo querendo muito, amei!
ResponderExcluir