sexta-feira, 17 de junho de 2016

[Resenha - Arqueiro] Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática

Postado por Ju às 23:00
Título: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 272

Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz. O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.

Teanira (nome que é a junção de Tércio com Djanira, para homenagear dois de seus avós) é uma adolescente bem atípica. Só gosta de músicas tristes, filmes tristes e livros tristes, não ri, está sempre de cara amarrada, não tem amigos nem muito menos um namorado, não faz esportes, não sai, não dança e - o mais absurdo, na minha opinião - não come jujuba nem gosta de Nutella... rs... Considera que está bem longe do padrão ideal de beleza, afinal, usa óculos e aparelho e tem espinhas horrorosas na testa. Como se tudo isso não bastasse, ainda tem que enfrentar o probleminha básico do nome. Felizmente, desde pequena é conhecida por Tetê.

A garota não tem uma vida muito agradável fora de casa, mas pelo menos o sofrimento que precisa enfrentar é o que já conhece há anos. Não faz parte de nenhum grupinho em seu colégio, e tem apelidos nada legais, como "Tetê do cecê". Pelo menos sabe que os pais a amam, embora às vezes demonstrem isso de uma forma que considera estranha. Quando seu pai perde o emprego, precisa se mudar para a casa de seus avós, e isso faz com que precise deixar a Barra para morar em Copacabana. Ela não considera mudanças coisas nada legais, mas está prestes a descobrir que tanto o convívio mais de perto com o restante da família quanto o fato de frequentar um novo colégio pode trazer ótimas surpresas.

Esse foi o primeiro livro da Thalita que li, e nas primeiras páginas não achei que fosse realmente gostar dele. Mas logo me envolvi bastante com a narrativa e mudei de opinião. Me identifiquei muito com a Tetê, tivemos algumas experiências semelhantes aos 15 anos, e isso fez com que um mar de sentimentos me invadisse. Dei gargalhadas em certos trechos e cheguei a chorar em alguns momentos. Encontrei nesse livro muito mais do que eu procurava.

A protagonista realmente não tem filtro, fala umas coisas que queria manter só para ela, mas quando percebe já revelou para o mundo... rs... Claro que isso rende cenas divertidíssimas. É a rainha do drama, mas tem noção de que está fazendo drama mesmo, não acredita de verdade que as coisas que vê como tragédia sejam tão significativas assim. Os personagens secundários também ganham espaço no enredo e vários deles conquistaram de verdade o meu coração.

É uma leitura que indico para leitores adolescentes e também para quem já passou há muito tempo dessa fase. A escrita da autora é bem fluida e terminei a leitura em apenas algumas horas, apesar das quase 300 páginas. A capa ficou linda demais e tem tudo a ver com o enredo, já que a protagonista é louca por cozinha. É uma covardia o que foi feito com o leitor, quando ela fala de algo muito gostoso que preparou temos a receita logo em seguida, e a maior parte das receitas é extremamente fácil de fazer! Com certeza vou querer testar as que não levam nada de carne, e para minha alegria esse é o caso de quase todas elas (para quem não sabe, sou vegetariana). Não me lembro de ter encontrado nenhum erro de revisão durante a leitura, a diagramação ficou fofa e a letra é de um tamanho confortável.

Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática fala da importância da família, da felicidade de fazer amigos de verdade, do primeiro amor; mostra que atitudes pequenas com relação ao nosso exterior podem às vezes mudar o interior de uma forma muito mais profunda. Apresenta os dois lados do bullying, de quem sofre e de quem pratica, e oferece ao leitor uma visão ampla sobre o assunto. Realmente amei essa leitura e espero que vocês também curtam. 

A gente costuma pôr a culpa das coisas nos outros e em geral espera que os outros mudem, que o mundo mude, mas a verdade que eu descobri é que nada muda. Mas se a gente der um passo, um passinho que seja em direção a fazer algo diferente pela gente mesma e modificar quem a gente é, plim! A mágica acontece e tudo muda ao nosso redor. Até as pessoas mudam! Na verdade, eu acho que o que muda é nosso jeito de ver tudo.

23 comentários:

  1. Oiii Ju, tudo bem querida?
    Você não tem nocão da vontade que estou para ler essa obra e fiquei bem contente que tenha trazido essa resenha, está incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, eu achei a capa e o título desse livro maravilhosos. Deve ser uma leitura bem leve e dinâmica. Provavelmente vai ser uma das minhas próximas leituras. Amo a autora demais! Que bom que você curtiu a leitura..
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Thalita, mas acredito que ela tem o dom para se comunicar com adolescentes. Eu sempre me interesso por livros que tem como tema o bullying e mostram os dois lados, acho que é importante para quem sofre encontrar conforto e para quem pratica perceber o mal que está fazendo.
    Que delícia a presença dessas receitas, já queria o livro, agora eu quero mais ainda.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie! Ah, com certeza vou querer fazer as receitas que não tem carne também, eu não sou vegetariana mas quase, não ligo nem um pouquinho para carne e raramente como, e muito poucas! Mas falando sobre o livro, eu achei que não me chhamaria atenção também, até por isso não comprei, mas conforme vejo resenhas estou mudando de ideia e me convencendo que é uma história ótima. Acho que todo leitor em algum momento se identifica com a tetê e isso é o mais bacana do livro, e a descrição das guloseimas é uma parte deliciosa, né. Que bom que o livro te cativou e emocionou, quero lê-lo agora.

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro fazem poucos dias e estou apaixonada por ele. Também passei por coisas parecidas e esse foi um dos motivos que mais me fizeram gostar da doida da Tetê. Menina!!!!! Eu já fiz algumas receitas do livro e são todas muito fáceis mesmo e ficam maravilhosas. Biscoito amanteigado e palha italiana foram as doces e super adorei #Divinas. Fiz o tapiolete das salgadas e ficou uma delícia <3

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    NUnca li nenhum livro da autora, mas fiquei interessado nesse.. :) Nao costumo ler muitos livros do genero mas ate me chamou a atenção! :)

    Ainda bem que gostaste!! :) Parece-me engraçado ler esses momento e ate o efeito no interior de nos devido as atitudes (exteriores).. :)

    Espero le-lo em breve, entao! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju,
    Sou louca para ler esse livro desde o lançamento. Adorei conhecer mais um ponto de vista dessa história. Quando eu era mais nova passei por muitas situações complicadas de bullying.
    Acho que, assim como você, me identificaria com algumas situações.
    Aumentei minha vontade de ler e espero curtir a leitura!
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem?
    Amo os livros da Thalita Rebouças e sou um pouco suspeita para falar das obras dela. Ainda não li esse livro, mas fico feliz que você tenha gostado por ser a primeira obra que leu da autora. Apesar de ter passado da fase da adolescência, nada melhor que um livro que fala sobre amizade, família, primeiro amor para relembrar momentos tão especiais em nossa vida. Sem dúvidas vou ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Eu nunca tive muito interesse na autora, desde quando era adolescente. Eu leria o livro porque achei a progonista bem interessante e divertida, acredito que irei rir com seu jeito desbocada. Talvez a leitura seria interessante para ter esse primeiro contato com a autora. Anotei a dica e com uma resenha tão boa assim não tem como não querer ler né?

    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Parece até uma obra didática para os jovens e adolescentes! Afinal, acredito que podem se espelhar na transparência e originalidade da personagem principal e, com isso, aprender grandes coisas.
    Claro que a tristeza e a melancolia não são metas de vida para ninguém, mas acredito que a premissa do livro é justamente o amadurecimento pessoal.
    Parabéns pela organização da resenha!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  11. Eu li um livro da autora muitos anos atrás, chamado Fala Sério, Mãe! que gostei bastante na época. Esse lançamento parece ser beeem legal, uma leitura rápida e divertida, mas não acho que seja meu estilo no momento! Ainda assim, irei deixar a dica anotada. Acho essa capa TÃO linda <3 <3 Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju,
    esse livro deve ser um daqueles que a gente lê e nem vê o tempo passar, não é? Gostei bastante do enredo, vou deixar a dica anotada para ler mais para frente.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu não curto a Thalita, nunca curti, nem quando era adolescente, sempre achei ela forçada que só, mas hoje em dia, como leitora e blogueira, a admiro, pois ela escreve para um público que quase não lê e consegue trazer mais gente para o mundo da literatura.
    O nome dessa menina é feio, né? hahahah
    Que bom que você gostou da leitura e que o livro fala de temas importantes como estes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro tramas adolescentes, pois apesar de algumas ter algum drama mais intenso, são leituras leves e que acabam me dando uma nostalgia danada.
    Gostei dessa obra porque trata de um assunto tão comum hoje em dia, juro que no meu tempo (não que eu seja muiiito velha ahahaha) não tinha tanto isso. Ou então eu que dei sorte de estudar em um colégio mais "decente" rsrs.
    Estou ansiosa para conferir a obra. Eu amei a capa! ♥
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju.

    O título e a capa do livro conseguiram chamar minha atenção, principalmente porque não li nada da autora. Como gostei da sua opinião, vou deixar a dica anotada para ter mais informações sobre a autora e dar uma chance ao livro.

    Bjos
    Histórias Existem Para serem Contadas

    ResponderExcluir
  16. Que me desculpe quem se chama assim, mas os nomes do vô e da vó já são ruins, ainda vão e junta pra dar Teanira, PIOROU KKKKK
    Pela descrição a personagem me pareceu ser meio deprimente, sei lá, sem motivo pra ser tão fechada assim, sabe? Mas acho que só lendo mesmo pra entender. A capa realmente é muito bonita.

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, tudo bem?
    Eu também nunca li nada da Thalita, mas tenho vontade de ler esse livro. Que bom que depois você gostou do livro, onde também fico feliz que a escrita dela é fluída.
    Acho a capa linda e sua resenha me animou em ler, espero gostar também e devo fazer isso no próximo semestre, depois que acabar o TCC..rsrs.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  18. Como assim não gosta de Nutella?? Kkk. Quando eu era adolescente eu não era assim não, muito kelo contrário. Hahaha.
    Desde a primeira vez que vi esse livro vem crescendo a minha curiosidade sobre esse livro que parece ter uma história bem divertida e nos garantir bias risdadas.
    Pretendo conferir em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Oi flor, não sou do contra nem nada, mas o livro não me agradou, legal que tem toda a temática adolescente que hoje em dia seria bom para eles lerem, minha prima adoraria ler esse, mas não faz meu estilo, sei lá, não gosto do gênero e pretendo ficar longe dele por um tempo, li tanta coisa que pretendo parar por agora. Vou recomendar para a minha priva, a capa é realmente linda.
    http://kammyriquelme.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju!!
    Nossa, eu não me identifiquei com a personagem. Mas como tem cenas maravilhosas, dela com a família e amigos, aí eu gostei. No início da sua resenha eu pensei "Será que vou me decepcionar com a Thalita?", mas pelo que você falou, a leitura é ótima.

    Vou tirá-lo da minha estante, e começar a minha leitura hoje mesmo.
    Beijoss, Alice
    www.blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem??
    Amei sua forma de escrever, de verdade. Parabéns, a resenha ficou incrível.
    Eu estou doida para ler algo da Thalita, eu lia muito dela na adolescência e adorava.

    Sobre esse enredo, só pela sinopse percebe-se que terá cenas engraçadas. Eu, com certeza, me identificaria com essa protagonista, já que também vivi meus dramas adolescentes.

    Amei, vou anotar a dica. Muito obrigada, viu?!
    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  22. Oiii!

    Ainda não li nada da talita, mas quem sabe um dia eu consiga finalmente.
    Gostei dessa resenha, uma amiga minha leu e não curtiu muito não. Achou muito infantil e disse que consegue enxergar a Thalita em todas as obras.
    Achei o enredo OK, nada de muito mirabolante ou especial.
    Maaas quem sabe um dia eu leia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Ju, desde o lançamento desse livro eu tenho vontade de ler ele, parece ser exatamente o tipo de livro que estou procurando no momento, bem adolescente e que trata de assuntos importantes de uma forma mais leve. Gostei mesmo e estou bem ansiosa. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo