quinta-feira, 16 de junho de 2016

[Resenha - Bertrand Brasil] Um chapéu cheio de céu

Postado por Ju às 17:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série.


Título: Um chapéu cheio de céu
Autor: Terry Pratchett
Tradução: Alexandre Mandarino
Livro #2 da série Tiffany Dolorida
Editora: Bertrand Brasil
Número de páginas: 336

Do aclamado autor da série Discworld, uma divertida e bem-humorada aventura em seu mundo fantástico. Tiffany Dolorida, alguns anos após suas aventuras no tenebroso Reino das Fadas, deverá colocar seus talentos em bruxaria novamente à prova ao embarcar em mais uma aventura: deixar sua casa e suas terras para trás e se tornar aprendiz de uma bruxa de verdade. Mas o que ela não sabe é que uma criatura incorpórea e sagaz está lhe perseguindo, um ser ancião e incompreensível do qual nem mesmo a Madame Cera do Tempo (a maior bruxa do mundo) poderá protegê-la. Dessa vez, serão úteis as habilidades de roubos, briga e bebedeira dos Nac Mac Feegle, os Pequenos Homens Livres, ou deverá Tiffany depender única e tão somente de si?

Tiffany Dolorida é uma garota de 11 anos que pertence a uma família de pastores, mas que decidiu que queria ser bruxa pouco antes de ser obrigada a lidar com seres mágicos. Um chapéu cheio de céu se passa dois anos depois dos acontecimentos de Os Pequenos Homens Livres, e chegou a hora da protagonista ser treinada por uma bruxa. 

Tiffany é mandada para um lugar bem distante, já que no local em que reside não há ninguém que utilize magia - primeiro, porque a maior parte das bruxas considera que aquela terra não pode dar origem a uma boa bruxa, pois o Giz é um terreno frágil; segundo, porque o povo de lá não admite que se exerça a bruxaria, e a última pessoa que suspeitaram que possuía algo de magia morreu completamente desamparada. Tiffany tem a impressão de que está sendo seguida durante sua jornada, mas não consegue definir por quem. Mal sabe ela que não é exatamente uma pessoa que a persegue, e sim uma criatura incorpórea muito antiga que não pode ser morta e que ninguém sabe como derrotar...

Cada um dos livros dessa série (são cinco no total) conta uma história completa. Claro que é legal ler na ordem para acompanhar os acontecimentos da vida da protagonista, mas é possível ler individualmente. Neste volume, Tiffany faz muitas descobertas. Percebe que há bruxas de todos os tipos, assim como há pessoas de todos os tipos na aldeia de onde ela veio. Tem gente que quer simplesmente aparecer; gente que tem uma enorme sede de poder, embora teoricamente não exista hierarquia entre as bruxas; gente que se desdobra para fazer todo o bem possível às pessoas ao redor; e gente que por mais que saiba muito mais que os outros não faz nenhuma questão de se expor.

No primeiro livro, Tiffany aprendeu que era essencial ser curiosa, inteligente e perspicaz para ser bruxa; nesse, aprende que tão importante quanto isso é ser generosa, caridosa, boa, leal e honesta. Mais uma vez ela terá a ajuda dos Pequenos Homens Livres, que são seres originários do mundo das fadas mas que vivem atualmente no nosso mundo, chamados de Nac Mac Feegle. Os feegles são conhecidos por darem mais importância a roubos, brigas e bebida do que a qualquer outra coisa, mas quando alguém se torna especial para eles fazem de tudo para que esta pessoa esteja sempre segura.

No primeiro volume tive a sensação de que não eram necessárias tantas páginas; já nesse, que é um pouco maior, cada linha foi essencial para a narrativa. A revisão também está melhor, embora eu ainda tenha encontrado alguns erros. A diagramação é simples, as folhas amarelas e a fonte de um tamanho confortável.

O livro trata de assuntos importantes, como o medo que as pessoas têm do desconhecido e o fato de que esse medo algumas vezes as paralisa e as impede de seguir em frente e, outras vezes, faz com que tenham atitudes impensadas e injustas de que podem se arrepender muito depois. Mas o autor nos mostra que coisas maravilhosas podem acontecer quando enfrentamos o medo e tentamos entender sua real causa - o medo muitas vezes pode ser mútuo. Adorei essa leitura e espero que a Bertrand não demore muito para publicar os outros três volumes da série.

Por que você parte? Para que possa voltar. Para que possa ver o lugar de onde veio com novos olhos e cores diferentes. E as pessoas de lá veem você de forma diferente, também. Voltar ao ponto de partida não é a mesma coisa que nunca partir.

20 comentários:

  1. Oi Ju, legal que as histórias de cada volume são completas, mas também acho legal ler na ordem. Eu não conhecia a série, mas já gostei da personagem decidir ser uma bruxa e é mesmo legal tratar sobre assuntos tão importantes, como o medo do desconhecido e afins. Ótima resenha!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia a série mas já gostei de conhecer. Achei muito legal você ter visto uma melhora no livro, digo sobre as páginas que foram desnecessárias no anterior mas que nesse voluma tudo foi muito necessário para o enredo. Achei a capa bem bonita e gostei de ver seu ponto de vista sobre a história.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem?
    Eu vi esse livro entre os lançamentos do Grupo Editorial Record e gostei muito das capas. Adoro literatura fantástica e de fato essa parece ser bem gostosa de se ler. Fiquei curiosa para conferir as aventuras de Tiffany para se tornar uma bruxa e acredito que os Pequenos Homens Livres serão de grande valia para ela, demonstrando assim o poder das amizades verdadeiras.
    Fiquei feliz em saber que você achou todo o conteúdo do segundo livro essencial, apesar do mesmo não ser válido para o primeiro. Espero que todos os volumes da série sejam lançados rápido, pois estou bem curiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ju, faço a dancinha da felicidade quando o segundo volume de uma serie, mantem o nível e até melhora em comparação ao primeiro volume e acho que isso aconteceu aqui. Adorei essa abordagem do medo e isso me deixou curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, a princípio esse livro não me chama muita atenção, porque não sou ligada em magia, mas adorei saber que podemos ter através dele a liçaão de que perdemos as coisas pelo medo do desconhecido, e acho que apesar de não me atrair deve ser uma trama interessante com essa personagem tão nova.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju

    Apesar de ter achado a história iinteressante e, ao que parece, cheia de aventuras, o livro não é pra mim. É bem juvenil e eu não me identifico mais com esse tipo de história. Mas eu super compraria de presente para os meus sobrinhos, por exemplo. Estou tentado fazer com que eles comecem a ler, mas está difícil competir com o Xbox! Hahaha
    Espero wue a editora traga os outros três volumes em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem com você?
    Eu não sabia nada sobre esse série, mas fui ver a resenha do livro um, e descobri que eu já tinha visto kkkk, só não estava lembrando. Achei bem legal a sua resenha e o que você quis passar pra gente sobre o livro, Adorei saber que o livro trata de assuntos tão legais que foi esse ditas a cima, espero poder ler o livro um em breve, e logo o segundo rsrs, até mais vê.
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju,
    Não conhecia essa série, mas achei muito legal a premissa dela.
    Um ponto que me agradou é essa forma que o autor lidou com o medo. Ele mostrou que esse sentimento existe mas que, não necessariamente, precisa dominar sua vida.
    Fiquei bem curiosa em relação a leitura e contente que cada linha tenha sido importante para a trama.
    Anotei a dica.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Esse livro não me chama a atenção, não gosto muito de histórias com bruxas e coisas do tipo, e personagens tão novos também não me agradam... Com exceção de Percy Jackson, é claro...hehe' Mas fico feliz em saber que você gostou do livro, e que ele agradou mais do que o primeiro.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Adorei conhecer esse livro.
    Gostei muito da personagem, que parece ser divertida e inteligente mesmo. O que me desanimou é saber que faz parte de uma série, mas mesmo assim anotei a dica para uma próxima oportunidade.
    Bom saber que o livro transmite tanta coisa legal.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha!
    Não conhecia o livro, confesso, mas a premissa é bem interessante. Apesar de não ler muitos livros como esse, do gênero infantil, é legal ler de vez em quando, principalmente após uma leitura mais densa. Normalmente esses livros sempre têm mensagens importantes, e nesse não é diferente. A mensagem que o livro passa é mega importante. Muitas vezes deixamos de fazer algo por achar impossível ou por medo, mas devemos deixar de lado esses medos, senão poderemos perder coisas boas!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Oie, eu acho que já tinha visto resenha do primeiro livro dessa série em gum lugar. E estou bem curiosa com ela pois parece uma história divertida e super fluída e ainda com esse toque de fantasia que tanto amo.
    Com certeza quero ler a série e fiquei feliz em saber que não precisa ler em sequência.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Esse livro tem cara mesmo de ser muito gracinha, e o autor usar o tema de 'bruxas' para passar uma mensagem bonita para os leitores, principalmente ao público infanto dele, é muito bacana.
    Adorei a forma com que o tema parece ser abordado no livro, e quero muito conferir os próximos tbm, espero que a editora não demore com eles

    ResponderExcluir
  14. Achei bem interessante a resenhas, vou mostrá-la a minha irmã tenho certeza que ela vai amar, é bem difícil achar um livro que fala de bruxas e que seja infantil, em particular amo bruxas e tenho certeza que a maninha vai amar, Bjoos Louyse <3

    ResponderExcluir
  15. Que história mais fofa! Não conhecia a série, mas a sua resenha me causou uma boa impressão. Acho importante quando uma obra infantil trata da questão do medo e de suas consequências. Tenho que dar um presente à filha de uma amiga no mês que vem, vou usar a sua dica para isso. Adorei a resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  16. Me parece um livro bem juvenil e tratando de um assunto bem legal até porque lembro que nesta idade eu tinha curiosidade nestas coisas de bruxas, deve ser coisa de idade mesmo, mas acho super legal. Não conheci o primeiro livro ou pelo menos não me lembro dele.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oie!!!!!
    Os livros 2 de uma série possuem uma missão muito importante; a de manter o leitor entretido e interessado a ponto de ler os outros. E pela sua resenha esse livro fez muito mais que isso e o melhor; sem a famosa "encheção de linguiça" que sabemos é comum acontecer!
    Fico feliz que você tenha gostado muito deste livro e espero que a escrita te encante por toda a série!
    Gostei muito da sua dica e principalmente por saber que os livros podem ser lidos fora das ordens de publicação, pois muitas vezes nos interessamos ou ficamos mais curiosos por um ou outro volume e sem ter a obrigatoriedade de ler os anteriores pra entender o enredo fica bem mais prático!
    Bjinhos;
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bom?
    Não tinha ouvido falar dessa série ainda, mas, mesmo sendo possível ler os livros de maneira independente, estou passando longe de séries. Ando meio saturada sabe? Mas, enfim!!
    Gostei de saber que você apreciou a leitura e que a mesma trata de temas interessantes, como medo do desconhecido,por exemplo. Outro ponto legal é terem melhorado a revisão ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Quando eu vi esse livro pela primeira vez fiquei animada, porque parecia bacana, mas ate agora não tinha lido nada sobre e por isso fiquei bem feliz com seu post. Bom, eu gostei de saber que é um livro que pode ser lido independente, mas prefiro seguir a ordem mesmo. E apesar de não ler sobre bruxas e essas coisas, eu fiquei animada com essa historia. Enfim, acredito que é uma leitura que me agradaria muito, então marquei a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju, tudo bem?
    Eu sou louca para ler esses livros, desde que vi os lançamentos esses tempinhos atrás e fiquei bem feliz em ver que você gostou e que recomenda, pelo que pude perceber trata de assuntos importantes também. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo