domingo, 19 de janeiro de 2014

[Resenha - Galera Record] A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista

Postado por Ju às 12:30
Título: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista
Autora: Jennifer E. Smith
Tradução: Camila Mello
Editora: Galera Record

Sinopse: Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia. (retirada da contracapa do livro)

Eu precisava urgentemente de uma leitura bem leve. Como esse livro tinha acabado de chegar de uma troca que fiz no skoob, achei que era um sinal de que deveria ser o escolhido. A capa dele já mostra a leveza que vamos encontrar. Tem tudo a ver com a história (exceto pela cor do vestido), inclusive por ser ilustrada com nuvens cumulus... Sim, Oliver, eu concordo, elas são as nuvens perfeitas porque se parecem com nossos desenhos... rs... O título, as nuvens, os corações e o aviãozinho têm uma textura diferente do restante, fiquei passando a mão, obviamente... Amo texturas de capas!

Hadley é uma garota de 17 anos que começa o livro tendo que enfrentar duas coisas bem difíceis. A primeira, assistir ao casamento do pai com uma mulher que ela ainda não conhece. A segunda, diretamente ligada à primeira: para que isso aconteça, precisa enfrentar um voo de 7 horas, já que seu pai mora na Inglaterra - o que seria relativamente simples, se ela não tivesse claustrofobia. Como se isso não bastasse, acontece mais um probleminha de última hora: ela se atrasa 4 minutos e perde o voo. 

A atendente consegue colocar Hadley em um avião que sairá algumas horas depois, e só lhe resta aceitar a espera. E é enquanto aguarda a hora de embarcar que a garota conhece Oliver, um rapaz britânico que estuda nos Estados Unidos. Ele é lindo e se mostra a pessoa mais gentil e fofa do mundo. Os dois descobrem que estão indo para o mesmo lugar e sentem uma ligação instantânea entre eles.

O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo.

Hadley e Oliver estão enfrentando momentos difíceis. Só que o que está atingindo Oliver, no início, não é revelado. A narrativa se concentra no estado emocional de Hadley. 

No final das contas, não são as mudanças que partem o coração, e sim esse quê de familiaridade.

Mesmo com as dificuldades que os dois precisam enfrentar, a história não fica pesada em momento algum. A autora aborda o perdão, a amizade, as relações familiares; tudo de uma forma bem leve. O livro é despretensioso: nos mostra uma história fofa, entretém, mas não me causou grandes reflexões, embora trate de assuntos bem legais. Era exatamente o que eu estava buscando.

A narrativa flui muito bem, o livro é curtinho e pode ser lido em poucas horas. Torci muito por um final feliz para todos, porque a autora não nos apresenta a nenhuma personagem chata ou irritante, todas elas se tornaram queridas para mim. Aliás, apesar de ser uma história curta, achei as personagens bem trabalhadas, senti como se realmente conhecesse algumas delas.

Neste instante, só deseja que as coisas fossem diferentes. Não da maneira como vem desejando há meses; não é um desejo amargo, meio ruim, mas o tipo de desejo que você faz de todo o coração. Ela não sabia que era possível sentir saudade de uma pessoa que está na sua frente, mas é: sente tanta falta dele que fica sem reação.

E teve uma coisa que me marcou na história. Hadley leva um livro na bagagem, Nosso Amigo Comum, de Charles Dickens. É impressionante como o livro "conversa" com ela, rs, sempre que ela o abre lê uma frase que precisava ler exatamente naquele momento. Claro que me deu vontade de ler o livro, até procurei na Amazon, mas só está disponível em inglês. :/

Estava dando para a filha a coisa mais importante que queria dar, a única que conhecia. Era um professor, um amante das histórias, e estava construindo uma biblioteca para a filha, da mesma forma que outros pais construíam casas.

Não podia terminar a resenha sem esse quote!! *-* Fiquei completamente apaixonada por ele. A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista foi uma leitura da qual gostei bastante, recomendo que leiam, mas sem esperar o livro mais extraordinário do mundo; tenho certeza que esse não foi o objetivo da autora ao escrevê-lo. Acredito que ela queria apenas proporcionar bons momentos aos leitores e mostrar que o amor sempre é possível e que as mudanças podem trazer boas surpresas. =)

Resenha postada no skoob.

16 comentários:

  1. Aah Ju, agora você fez a resenha de um livro que eu tenho e AMO! haha. Ganhei ele ano passado e já li duas vezes haha.
    Concordo com o que você disse, é um livro tão leve, tão gostoso..
    Tenho que admitir que depois de ler fiquei sonhando com o Oliver, eu amei os diálogos no avião, e fiquei morrendo de vontade de abraçar a senhora que pensou que eles fossem um casal.
    "- Como vocês se conheceram? Eles se entreolharam. - Acredite se quiser - diz Oliver -, foi nesse aeroporto"
    Não sei porque mas eu acho que esse livro tem aquele gostinho de romance da sessão da tarde haha eu só acho que deveria virar um filme! E assim como você fiquei com muita vontade de ler o livro Nosso Amigo Comum do Dickens, porque algumas vezes no livro tem algumas frases citadas, e eu me interessei muito. Ah, e eu amo esse quote "O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo." Se você pegar algum caderno meu do ano passado você vai encontrar essa frase, no minimo, em umas 20 folhas haha. Meu Deus esse comentário vai ficar gigante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju, tudo bem??
    É a segunda resenha que leio desse livro e gostei muito... Tenho vontade de lê-lo exatamente por ser uma história leve e descontraída, que vc pode ler a qualquer momento e se deliciar... Eu gostei muito da premissa, todo esse encanto e um quê de mistério que envolve o Oliver, quero descobrir esse segredo e quero acompanhar o crescimento da protagonista.. Pretendo comprar esse livro ainda esse ano para curtir a leitura assim como você curtiu...

    PS: Gostaria de saber se você aceita ser parceira do meu blog... eu gosto tanto do seu e estou adorando vir aqui sempre que dá... com a parceria posso vir sempre rsrsrsrs. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieee Ju ;)
    Esse é um livro que quero assim que vi a capa,quando o tiver irei passar a mão pela capa, rsrsrsrs. Gostei de sabe que é uma estória leve, fruída e com os personagens todos bacanas, aaaah, eu quero!!

    Beliscões da Máh♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro leituras assim para momentos de cansaço ou depois de uma leitura mais densa. Adorei a dica, vou procurar!

    ResponderExcluir
  5. Adoro essas leituras quando acabo de ler aqueles livros longos e mais profundos,meio que relaxa nossa mente,hahaha.Gostei muito desse livro e tinha achado a capa muito fofa,ainda mais tendo texturas,adoro! Ótima resenha,parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju!

    Eu quero muito ler este livro, mais pelo fato de a história se passar em 24 horas e acho até engraçado a menina ter encontrado sua alma gêmea, por ter perdido um avião. Eu também estou precisando muito ler um livro leve, e esta é uma boa dica. Realmente "O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo". Eu também achei muito interessante eles estarem passando por momentos difíceis, acho que isso deixa o livro melhor.

    Abraço! http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ju, amei sua resenha. Deu até vontade de ler o livro, mesmo não sendo o estilo que mais me agrada. Mas é claro que vou dar uma chance super merecida. Agora, que bacana da sua parte em escrever que "recomendo que leiam, mas sem esperar o livro mais extraordinário do mundo; tenho certeza que esse não foi o objetivo da autora ao escrevê-lo." - é bem verdade. Essa questão de objetivo faz toda a diferença. Parabéns pela resenha e que legal ter uma leitura agradável. Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Ju!!
    Já faz um certo tempo que eu quero ler esse livro, ele parece ser bem leve e muito fofo e as vezes a nossa mente pede um livro assim! hehe
    Achei interessante o fato da Hadley ter um livro que praticamente conversa com ela e o que dizer desse encontro inesperado entre ela e Oliver!!
    Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de todos os personagens serem cativantes, isso é tãaao bom ♥!!!
    Ótima resenha!!!

    Beijos!!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Ju, tudo bem?
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, parece ser tão fofo e divertido.
    Eu sou o tipo de pessoa que sempre tem vontade de ler o livro que os personagens estão lendo nas histórias, mas nem sempre a gente consegue. Ótima resenha.
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oieee, eu acho essa capa bem fofa, eu nao pensava isso, mas depois de observar com cuidado eu gostei rs ela é bem fofa e adorei a tematica do livro, eu leria com certeza!!! Eu amo esses livros onde a pessoa conhece outra de algum país diferente haha, nada contra os brasileiros haha, mas eu acho as americanas lindas haha, morro de vontade de estar viajando de avião e conhecer um amor estrangeiro <3 haha

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. AAAAAAAAAAH, eu acho esse livro tão fofo. Minha best leu e disse que amou, que a leitura é rápida, simples e linda, com muito amor. Magina que nem fiquei curiosa né? Mas desse ano não passa, então, logo venho contar o que achei!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Jú, Mararvilhosa!
    Andei lendo umas resenhas desse livro e gostei, nos últimos meses estou precisando de leituras mais leves sem grandes convite à reflexões mais elaboradas e, claro este livro está na minha lista.

    É interessante que a autora aborda um assunto tremendamente possível de acontecer e, conheço pessoas que viveram experiências parecidas. Ah! como amo estes encontros não marcados, conspirados e traçados pelo destino e pelo Universo.

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju.
    Eu li esse livro e achei tão fofo, apesar do romance bem simples e direto, ele é bem convincente.
    Mas o que me agradou mesmo foi a mensagem que ele traz, é linda. Ao contrário de você eu achei que ele traz uma boa reflexão, significativai.
    Eu procurei demais pelo livro de Charles Dickens, e só encontrei em inglês...a leitura até rola, mas vai ser lenta rsrsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!
    Primeiro linda resenha e segundo eu sou apaixonado por esse livro! Eu li ele em uma noite e foi uma leitura tão gostosa! Foi emocionante, as partes ''familiares'' da história me pegaram de jeito! O mocinho é um fofo e a história é linda e leve! Como vc precisava, acho que escolheu certo!
    Amei o quote - um dos meus preferidos também e eu quero esse livro em casa!
    Também pesquisei esse do Charles Dickens e também o Conto das duas cidades - esse eu vi na saga da Cassandra clare e também me deu vontade de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Esse livro me atraiu de cara pela capa, muito linda, por sinal! A história deve ser muito engraçada e docemente romântica. ^^
    Adorei sua resenha, Ju!
    xoxo

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Desde que vi pela primeira vez esse livro, me encantei. Gostei de saber que é um livro leve, para se aproveitar sem expectativas de encontrar algo a mais.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo