segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

[Resenha - Fundamento] Rangers - Ordem dos Arqueiros: Terra do Gelo

Postado por Ju às 11:00
A sinopse contém spoilers para quem não leu os volumes anteriores da série. O restante da resenha pode ser lido sem problemas.

Resenhas dos livros anteriores: Livro 1 | Livro 2

Título: Rangers - Ordem dos Arqueiros: Terra do Gelo
Livro #3 da série
Autor: John Flanagan
Editora: Fundamento

Sinopse: Forças da natureza podem ser um poderoso oponente para um jovem aprendiz de arqueiro e uma princesa em terras de piratas e mercenários. Por isso, depois de um longo e sombrio inverno, Will e Evanlyn estão diferentes. Eles entenderam que, em toda guerra, há um tempo para lutar e um tempo para aceitar o inevitável. A Terra do Gelo nunca tinha visto jovens prisioneiros com tanta honra, coragem e companheirismo, mesmo passando por muitas tristezas e humilhações. Nesse pedaço de mundo gelado e hostil, a batalha pela vida é travada com armas feitas de outros materiais: uma forjada no pulsante calor da alma; outra malhada na mais cruel escuridão. Na corrida pela salvação, Evanlyn mostra seu valor, mas isso pode não ser o suficiente para libertar ela e Will. Por sua vez, Halt e Horace precisam enfrentar falsos cavaleiros e muitos espertalhões na tentativa de resgatar seus amigos. Será que chegarão a tempo? Duas batalhas pela vida, simultâneas e arriscadas, com uma finalidade só: salvar Will. (retirada da contracapa do livro)

Depois do trauma causado por Morte Súbita, eu precisava mesmo de um porto seguro. De uma leitura que eu com certeza fosse gostar, para me salvar da depressão profunda. Olhei para a estante e vi um livro completamente capaz de cumprir a missão: o terceiro volume de Rangers: Terra do Gelo. =)

Acho que todo mundo sabe que eu amo essa série. Mas estou um pouquinho brava com o John Flanagan no momento... rs... Ele terminou o livro 2 de forma desesperadora e, embora o livro 3 termine de forma, digamos, mais feliz, a história não se resolve. Tudo bem que as condições das personagens entre o início e o fim do livro melhoram muito, o que permite que eu fique um pouco menos ansiosa e doente de preocupação, mas isso já está virando crueldade!

Só perdoo um pouquinho o autor porque, na verdade, tudo isso é culpa da época em que o livro se passa... Ano 643. Como as personagens principais precisam percorrer um longo trajeto nessa história, e precisam fazer isso a pé ou a cavalo (e eventualmente de barco), realmente a viagem é demorada e cheia de obstáculos, tanto naturais quanto humanos. O inverno rigoroso não permite que seja possível se locomover livremente, há gelo por todo lado. E tem um pessoal que se acha dono do mundo que faz com que a jornada seja um pouco mais lenta.

O volume 3 de Rangers já começa com muita ação. Eu mal tinha tempo de respirar no início da leitura. Depois, as coisas se acalmam, já que as personagens precisam aceitar que "há um tempo para lutar e um tempo para aceitar o inevitável". No momento, Will, meu aprendiz de arqueiro preferido, rs, precisa aceitar o inevitável, infelizmente. Só que, sem perceber, aceita até demais. Ele se torna irreconhecível e se esquece de quem é. Se não fosse pela presença de sua amiga Evanlyn (e de mais uma pessoa que não vou contar quem é), o garoto não conseguiria sobreviver. Ela tem que aprender muito rápido a se virar, e não pode nem sonhar em deixar que as dificuldades a impeçam de seguir em frente.

- Nunca se sabe o que pode acontecer amanhã. O mais importante é manter uma atitude positiva. (...) Nunca desista porque, se surgir uma oportunidade, você vai estar pronta para aproveitá-la.

Halt se mostra nesse volume ainda mais sábio. Fiquei realmente impressionada com tudo o que ele fez. Super observador e ótimo estrategista, sabe que as atitudes precisam ser tomadas no momento exato para que funcionem. A lealdade dele é absoluta, não tem como não admirá-lo. Um homem que está disposto a pagar qualquer preço para fazer o que é certo.

Tem uma personagem que aparece nesse livro que é uma das pessoas mais cruéis e detestáveis que eu já tive o desprazer de conhecer. Alguém que tem coragem de se chamar de cavaleiro, sendo que não respeita os princípios mínimos que um cavaleiro deve respeitar. Não tem nenhuma honra, e impõe seu domínio pelo medo. Um ser realmente repugnante.

Achei a leitura desse livro ainda melhor que a dos anteriores, o texto possui mais fluidez. O trabalho gráfico continua lindo - os detalhes coloridos seguem o mesmo padrão dos outros volumes, e a cor utilizada nesse é quase a mesma cor indefinível do volume anterior (laranja meio rosa, ou rosa meio laranja... rs...), só um pouco mais clara. Amei a capa, mais uma vez.

Eu realmente espero que vocês decidam ler essa série, ela é muito boa. Indico para quem gosta desse universo medieval, com cavaleiros, arqueiros, castelos e aldeias, e também para quem gosta simplesmente de um livro em que as personagens têm sempre que encarar uma nova aventura.

Resenha postada no skoob.

17 comentários:

  1. Eu morro de vontade de ler esta série, mas são muitos volumes e isso me assusta. É muito ruim por questões financeiras e de tempo, séries muito grandes são dispendiosas =/. Mas sou super curiosa. A premissa é muito interessante.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conhecia essa serie, só pode saber de sua existência, ano passado na bienal da minha cidade, a capa em sim me chamou atenção e ainda mais do meu marido que gosta de arqueiros. Só não compramos por estar num preço bem salgadinho. Depois fui na saraiva e vi que a série é bem grandinha não sei exatamente quantos são. rs Espero poder acompanhar a narrativa logo e saber mais sobre os personagens, adorei a resenha,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Você gostou de Morta Súbita? Ju querida, eu troquei o meu no Skoob, nem cheguei bem na metade, achei o livro além de confuso, bem ruim, sei lá, não me agradou.

    Rangers, já ouvi falar, já vi em livrarias, mas não é uma leitura que eu iria curtir, pelo menos eu acho. Estou lendo um livro da Fundamento, quem sabe eu me anime.

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju,

    Gostei muito da sua resenha, tenho o primeiro livro e tenho que admitir que nunca li, pois vou colocando outros livros na frente, mas acho que vou lê-lo agora e dar continuidade à série pois adoro romances que se passam antigamente!!!

    Beijos,

    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Ainda não conhecia essa serie.
    Gosto muito do enredo, principalmente quando aparece na história tantas aventuras, sempre me empolgo durante a leitura e só paro quando estou realmente cansada ou já finalizado a leitura.
    A capa já achei linda, sempre gosto de livros que tem um trabalho gráfico diferente que esse parece ter.
    Com toda certeza essa dica já está minha lista, parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. O autor ta realmente conseguindo te segurar Ju, ele te dá umas respostas mas deixa outras rsrsr.
    Já ouvi falar dessa série, mas não me interessei muito porque pelo jeito ele trava batalhas épicas, e eu não gosto.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, olha confesso que este livro não é bem o gênero que faz minha cabeça, mas as vezes devemos dar chance a estes gêneros, ate mesmo para não enjoar daqueles que mais lemos.
    Eu adoro um livro que tenha ação, é uma forma de nos prender e querer saber, ou ate mesmo tentar descobrir qual sera a próxima. Não posso dizer a você que estou louca por ele, mas marquei o nome aqui, para em breve comprar e poder desfrutar desta aventura Medieval.
    Sinceramente, já imagino a loucura(no bom sentido) que vai este livro.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Não conhecia esse livro, mas parece que ele te conquistou, rs.
    Esse lance medieval acabo deixando para os filmes, quem sabe algum dia leia um livro assim... agora que não seja série, haha.
    Achei a capa legal também, diferente do que temos visto por aí.
    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não tive oportunidade de ler Morte Súbita, mas depois de todo auê provocado pelos blogueiros insatisfeito, resolvi me abster e continuar sem saber quais seriam as minhas sensações.
    Já vi várias resenhas sobre a série, mas infelizmente não me interessei pela leitura da mesma :/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Quero ler essa série, adoro todo esse universo medieval. E vendo que vc gostou tanto tem boa parte de chances de eu amar também. Porem to esperando pois são muitos livros. A última vez que olhei eram nove! Adoro uma série grande, mas goste de ter todos para ler seguido! Manias!
    Beijos
    Muito Boa Resenha!

    ResponderExcluir
  11. OI Ju!
    Eu sempre tive curiosidade de ler essa série , mas ela é muito extensa , e isso , me deixa um pouco desmotivado... Espero um dia lê-la .

    Parabéns pela resenha Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amei a capa.Como estou um pouco afastada de livros que apresentam sequências,esse livro ficaria para outro momento. Mas eu gostei da história,e gostei do fato de se passar no ano de 643!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa Ju que bom que você continua amando a serie, dos três livros, até agora esse é o que tem a capa mais linda! Amei o fato do Halt está mais sábio ainda, isso é super bacana! E OMG enfrentar tantos perigos, coitado do Will, que bom que o rapaz parece pelo menos conseguir sair vivo! rsrs!! DOida pra ler essa serie! beijos!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Estou super hiper a fim de ler esta série. Quase comprei o primeiro volume outro dia, mas estava com grana contada... Que legal que vc está gostando cada vez mais conforme vai lendo... Duro quando os livros de uma série perdem o ritmo né?!

    Ah, e acho bem legal como vc coloca as resenhas sem spoilers, mesmo quando já abordou os livros anteriores! Eu, que não li nenhum ainda, só fiquei mais curiosa! :)

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Tudo bom?
    É a primeira resenha que leio desse livro, mas fiquei super curiosa com a série!
    Estilo medieval sempre me atrai, o problema é que a série dele é muito grande.
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  16. Eu amo livro de Fantasia, principalmente quando a jornada continua por muitos anos e você a evolução do personagem.
    Menina eu também me decepcionei de mais com Morte Súbita eu fui toda quente querendo no livro e fique só querendo mesmo.

    Louca Escrivaninha

    ResponderExcluir
  17. Ju, estou apaixonada por essa série, meu pai disse que ja leu um desses livros e adorou, to louca para ler pelo menos o primeiro, e que bom que até agora todos os livros não te decepcionaram.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo